Switch to: References

Citations of:

Mental illness and its limits

In Jennifer Radden (ed.), The Philosophy of Psychiatry: A Companion. Oxford: Oxford University Press. pp. 426 (2004)

Add citations

You must login to add citations.
  1. Uma Definição de Loucura.Rui Gabriel Silva Caldeira - 2021 - Revista Filosófica de Coimbra 30 (59):99-144.
    Pretendo formular uma definição positiva de loucura: o sentimento de comoção e vertigem psíquica resultante da perceção de conhecimento extra do indivíduo sobre si próprio. Farei um percurso histórico‑filosófico e literário sobre o tópico com alguns dos principais pensadores contemporâneos, de Kant e Pinel, Hegel, Hölderlin e Nietzsche, até Wittgenstein e Derrida. Apresento uma perspetiva diferente da atual convenção cultural humanística que estabelece uma relação de causalidade eficiente entre a entidade nosológica «esquizofrenia», funcionando como Deus ex‑machina, e a produção artística, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Filosofia, Psicologia e Psiquiatria.Rui Gabriel Da Silva Caldeira - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):339-384.
    Partindo de definições de Filosofia, Psicologia e Psiquiatria procura-‑se mostrar que na Antropologia de Hegel há a) a resolução do dualismo clássico corpo/mente, b) uma resposta ao problema dos universais, c) uma filosofia da corporalidade que compreende um inconsciente pulsional que – sui generis do pensamento de Hegel – através do trabalho dialético da razão é integrado na estrutura da psique. Finalmente, d) partindo da liberdade dialético-‑especulativa imanente ao Espírito e das investigações contemporâneas comprova-‑se a irredutibilidade da vida da consciência, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark