Skip to main content
Domingos Bengo
  • Angola, Luanda
  • +244 925 933 555
Filosofia contemporânea
Research Interests:
Teoria do conhecimento.
Research Interests:
Consciência moral, é a dimensão ética que avalia racionalmente as açcões ou actos humanos como bons ou maus, adequando-os à virtude ou ao vício.
Research Interests:
A  Teoria  do  Conhecimento  tem  por  objectivo  buscar  a  origem,  a  natureza,  o  valor  e  os  limites  do  conhecimento,  da  faculdade  de  conhecer.  Seus  principais  problemas  são:  A  possibilidade  do  conhecimento,... more
A  Teoria  do  Conhecimento  tem  por  objectivo  buscar  a  origem,  a  natureza,  o  valor  e  os  limites  do  conhecimento,  da  faculdade  de  conhecer.  Seus  principais  problemas  são:

 A  possibilidade  do  conhecimento, A origem  do  conhecimento, Limite  do  conhecimento, A  essência  do  conhecimento, As  formas  do  conhecimento, Valor  do  conhecimento  (o  problema  da  verdade).
Research Interests:
O conhecimento da lógica é fundamental para o estudo da filosofia. A obra resenhada “Lógica – Conceitos-Chave em Filosofia”, oferece uma explicação clara e explora os temas centrais e as questões examinadas quando se estuda lógica.
Research Interests:
Durante longo tempo, o homem esteve seguro da sua essência. Metafisicamente, antes de qualquer antropologia, identificou-se como sendo um ser vivo, possuindo o dom da palavra. Estava certo de que era um animal racional, uma criatura feita... more
Durante longo tempo, o homem esteve seguro da sua essência. Metafisicamente, antes de qualquer antropologia, identificou-se como sendo um ser vivo, possuindo o dom da palavra. Estava certo de que era um animal racional, uma criatura feita à imagem e semelhança de Deus, um ser pensante, o dono do planeta. Hoje, porém, numa altura em que o humanismo se encontra tão dividido, estas definições serão suficientes? Heidegger*, no seguimento da fenomenologia**, teve o mérito de reencontrar e descrever a unidade do ser-no-mundo, voltando-se para o lado da dualidade da animalidade e da razão. Definiu o Dasein*** a partir da sua transcendência, da sua temporalidade estática, da sua abertura relativamente ao ser, em suma a partir do pensamento-palavra.
Research Interests:
Deve-se considerar que o continente africano possui um potencial de riquezas ainda pouco explorado. A valorização dos preços das commodities e os grandes investimentos que têm sido feitos por vários países do mundo, sobretudo a China,... more
Deve-se considerar que o continente africano possui um potencial de riquezas ainda pouco explorado. A valorização dos preços das commodities e os grandes investimentos que têm sido feitos por vários países do mundo, sobretudo a China, parecem mostrar que os países africanos começam a participar mais ativamente do processo de globalização.
Research Interests:
Eu teria querido unir-me a elas na batalha pela eliminação dos verdadeiros abusos, com o objetivo de tornar a vida melhor para as mulheres, mas a ideia das militantes feministas de uma mudança positiva consistia em deitar abaixo a... more
Eu teria querido unir-me a elas na batalha pela eliminação dos verdadeiros abusos, com o objetivo de tornar a vida melhor para as mulheres, mas a ideia das militantes feministas de uma mudança positiva consistia em deitar abaixo a família, promover a liberação sexual e defender o aborto a pedido. Não se pode permitir às feministas dissolver todas as famílias e destruir todos os casamentos apenas porque elas têm medo do casamento e da maternidade.
Research Interests:
Não há dúvidas de que a família está em crise. À luz da história, no entanto, é mais exato dizer que a família nasceu em crise. O plano primordial do Criador para o homem e a mulher - que vivessem o amor, como imagem do amor com que Deus... more
Não há dúvidas de que a família está em crise. À luz da história, no entanto, é mais exato dizer que a família nasceu em crise. O plano primordial do Criador para o homem e a mulher - que vivessem o amor, como imagem do amor com que Deus os criou.
Research Interests:
Religion, Comparative Religion, Sociology, Cultural Studies, Gender Studies, and 27 more
A outra face do vírus ébola. Dimensão económica, política e climática do vírus ébola.
Research Interests:
Antropologia Cultural
Research Interests:
Ética nos negócios. Sustentabilidade financeira e acção social como requisitos fundamentais para a transformação de uma empresa não ética em uma empresa ética; código de ética do administrador; ética e moral; ética, moral e cidadania.
Research Interests:
Research Interests:
Research Interests:
Research Interests:
Research Interests:
Research Interests:
Research Interests:
Um olhar mais atento à origem da Filosofia nos revela que lá estavam e encontravam-se articulados conjuntamente metáforas, aforismos, poemas, diálogos, o que não minimizou a força do exercício filosófico, nem impossibilitou sua elaboração... more
Um olhar mais atento à origem da Filosofia nos revela que lá estavam e encontravam-se articulados conjuntamente metáforas, aforismos, poemas, diálogos, o que não minimizou a força do exercício filosófico, nem impossibilitou sua elaboração sistemática com carácter interdisciplinar.

No mais, sobre a alma humana Rohden & Pires (2009) não há como não olhar e dizer senão deste modo. Nessa ótica, o confronto crítico entre a Filosofia e a Literatura é gerado incessante de sentidos, seja para os escritores, seja para os leitores. Enfim, tanto as obras literárias quanto as filosóficas são como que variações imaginativas acerca do ser, do real, da vida humana.

Destarte, um filósofo pode empregar gêneros literários, como o romance, o conto, o teatro, para expressar idéias filosóficas – da mesma sorte que a literatura permite ao escritor articular num só escrito todos os saberes. Um romance pode apresentar uma visão económica, social, política, religiosa de um povo, de uma cultura.
A importância da filosofia do direito justifica-se de diversas formas. Tanto como crítica da experiência jurídica e determinação de suas condições últimas, bem como filosofia aplicada ao direito. Sabe-se, assim mesmo, que sua relevância... more
A importância da filosofia do direito justifica-se de diversas formas. Tanto como crítica da experiência jurídica e determinação de suas condições últimas, bem como filosofia aplicada ao direito. Sabe-se, assim mesmo, que sua relevância não se esgota nesses dois elementos.
Teoria do Conhecimento
Research Interests:
Epistemologia
Research Interests:
Filosofia Sócio-Política e Religiosa
Research Interests:
A orientação vocacional e profissional é uma especialidade que busca dar resposta às indecisões que surgem em adolescentes, jovens e adultos quanto ao sentido a dar à sua carreira académica e/ou profissional. Trata-se de uma área que... more
A orientação vocacional e profissional é uma especialidade que busca dar resposta às indecisões que surgem em adolescentes, jovens e adultos quanto ao sentido a dar à sua carreira académica e/ou profissional. Trata-se de uma área que procura dar resposta às necessidades identificadas pelo indivíduo, fazendo uma avaliação que permita analisar seus interesses e aptidões.
Research Interests: