Year:

  1. Francisco Jozivan Guedes de Lima (2014). A relev'ncia das emoções nos processos decisórios e o mito da racionalidade pura a partir da neurociência de António Damásio. Intuitio 7 (2):236-247.
    O artigo objetiva demonstrar a relevância e a influência das emoções nos processos decisórios e, consequentemente, criticar a ideia de racionalidade pura difundida ao longo do pensamento filosófico ocidental. Para isso, tomará como base precípua a proposta neurocientífica de Damásio, especificamente, a partir do livro O erro de Descartes.
    No categories
    Translate
      Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  2.  13
    Jacson Jonas Faller (2014). Mundo perceptível, mente e linguagem: uma leitura a partir de Thomas Reid. Intuitio 7:139-156.
    Na filosofia moderna, Thomas Reid (1710-1796) foi um dos filósofos que olhou com atenção para o problema da vagueza das palavras quando utilizadas para expressar nosso pensamento ao outro. Ao tratar da concepção de linguagem, Reid parece abordar o tema da ambiguidade e da vagueza das palavras de modo a afastar os erros que a linguagem carrega consigo, apurando-a no sentido de torná-la mais adequada à representação dos fenômenos mentais e, desta forma, tornar possível o avanço sobre o estudo acerca (...)
    Translate
      Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
 Previous issues
  
Next issues