The Leibnizian search for an original way of Modern rationality

Cultura:239-253 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Leibniz desenvolve uma intensa actividade filosófico-científica ao longo de um período de mais de cinquenta anos, na procura de uma via da modernidade mais complexa do que o mecanicismo vulgar, que reduz significativamente o campo do saber. A correspondência com Jacob Thomasius, seu professor mais influente, permitiu ao jovem Filósofo uma cuidada reflexão sobre dois tópicos nucleares da sua elaboração teórica – o da continuidade e o da forma –, que são, simultaneamente, motivo de afinidade e de divergência entre ambos. De facto, tal como Thomasius, Leibniz assume a tarefa de conciliar antigos e modernos, mas, diferentemente do seu Mestre, entende que a matriz dessa ciência eclética é a ciência moderna e não a aristotélica. No que diz respeito à forma e mais precisamente à forma subs­tancial, Leibniz concorda com Thomasius que ela é imprescindível na filosofia natural, mas explica a sua génese de modo mecânico, através do movimento. Por seu lado, em virtude do estatuto fenomenal do movimento, a sua causa primordial não poderá ser outra que o próprio espírito. Por conseguinte, a primeira filosofia de Leibniz conjuga mecanicismo e espiritualismo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Identity, psychological continuity, and rationality.Dana E. Bushnell - 1993 - Journal of Philosophical Research 18:15-24.
The anastylosis of reason: Fitting together Stich's fragments.David H. Sanford - 1992 - Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy 35 (1):113 – 137.
Sobre música e ironia.Marcio de Suzuki - 2007 - Dois Pontos 4 (1).
An inquiry into the original of our ideas of beauty and virtue: in two treatises.Francis Hutcheson - 1971 - Indianapolis, Ind.: Liberty Fund. Edited by Wolfgang Leidhold.
The metaphysics of original sin.Michael C. Rea - 2007 - In Peter Van Inwagen & Dean Zimmerman (eds.), Persons: Human and Divine. Oxford University Press, Clarendon Press ;. pp. 319--356.

Analytics

Added to PP
2015-07-02

Downloads
9 (#1,219,856)

6 months
2 (#1,263,261)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references