O pessimismo schopenhaueriano: Um estudo de “Sobre o sofrimento do mundo”

Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):22-39 (2010)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo tentaremos inicialmente esclarecer os conceitos centrais da filosofia schopenhaueriana, apresentados principalmente em O mundo como vontade e como representação , para em seguida analisarmos os efeitos que a tese basilar desta obra acarreta para a compreensão de alguns problemas; como o da existência humana, o sofrimento, a negação e a afirmação da vontade de vida, entre outros que a dimensão ética comporta. Para isto, faremos uma análise sistemática de outros textos em que o filósofo trata diretamente destas questões, principalmente da obra Sobre o sofrimento do mundo , procurando relacionar estas duas dimensões de sua obra, buscando assim compreender a influência da metafísica da Vontade sobre questões de cunho ético e existencial. Isto implica dizer que trataremos diretamente dos aspectos da filosofia de Schopenhauer que o tornaram conhecido como um filósofo "pessimista", sendo, portanto, tarefa nossa problematizar este rótulo a fim de evitar possíveis preconceitos e conclusões acríticas

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,139

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Fraqueza da vontade no voluntarismo? Investigações sobre João Duns Scotus.Jörn Müller - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (3):117-138.
Agostinho e a “descoberta” da vontade: primeiro estudo.Roberto Hofmeister Pich - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (3):139-157.

Analytics

Added to PP
2013-11-23

Downloads
85 (#189,423)

6 months
9 (#210,105)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references