Contributos para uma crítica da aceleração do tempo

In Emília Araújo & Eduardo Duque (eds.), Os tempos sociais e o mundo contemporâneo. Um debate para as Ciências Sociais e Humanas. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Centro de Investigação em Ciências Sociais - UMinho. pp. 117-127 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Gilles Deleuze (1992: 178) escreveu que nenhum pintor “(...) pinta numa tela virgem, nem o escritor escreve numa página branca, mas a página ou a tela estão desde logo de tal modo cobertas por “clichés” preexistentes, preestabelecidos, que é necessário antes de mais apagar, limpar, laminar, ou até rasgar para fazer passar uma corrente de ar vinda do caos, que nos traz a visão”. Razão pela qual apresentamos, inicialmente, um pequeno poema de Miguel Torga para, de seguida, empreendermos uma breve análise sobre a capacidade que a aceleração do tempo tem para determinar alguma coisa a ser e das suas consequências, ou possíveis consequências, num mundo onde o progresso, que se nos apresenta profundamente contraditório, tem por objetivo proteger-nos da tirania do passado.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Dentre os guardados.José Arthur Giannotti - 2005 - Discurso 35:109-116.
Heidegger y Kant.Modesto Berciano Villalibre - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):819-839.
‘aplicação’ E ‘uso’ No Período Intermediário De Wittgenstein.Rafael Azize - 2004 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 14 (2).

Analytics

Added to PP
2016-04-03

Downloads
993 (#13,113)

6 months
63 (#68,861)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

É possível sair do presente? Uma teoria prospetiva.Eduardo Duque - 2014 - In Emília Araújo, Eduardo Duque, Mónica Franch & José Durán (eds.), Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo - As crises, As Fases e as Ruturas. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade / Centro de Investigação em Ciências Sociais - UMinho. pp. 154-169.

Add more citations

References found in this work

Luz misteriosa: a consciência no mundo físico.Manuel Curado - 2007 - Vila Nova de Famalicão: Quasi Ediçoes.
Os tempos sociais e o mundo contemporâneo. Um debate para as Ciências Sociais e Humanas.Emília Araújo & Eduardo Duque (eds.) - 2012 - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Centro de Investigação em Ciências Sociais - UMinho.

Add more references