A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral

Horizonte 7 (13):115-126 (2008)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo pretende abordar a atualidade de Santo Agostinho a partir de uma perspectiva teológico-pastoral. O pensamento e a espiritualidade de Santo Agostinho (354-430) sobreviveram na cultura ocidental como uma das contribuições mais vigorosas do Cristianismo e sua experiência de vida, bem como seu legado espiritual, filosófico e teológico trazem profundas intuições na busca de resposta às grandes questões dos homens e mulheres de todos os tempos. Sua conversão é um “evento hermenêutico” que se constitui como chave de leitura para a compreensão de sua vida e sua obra. Sua teologia foi-se construindo na sua experiência de pastor por mais de quarenta anos em Hipona (na atual Argélia), Norte da áfrica. Destaca-se aí sua contribuição como “pacificista”, com uma prática que foi tematizada tanto em suas obras formais como nas suas pregações e correspondência. A recente descoberta de novas cartas e sermões de Santo Agostinho revela um lado pouco conhecido do “ Doctor Gratiae ”. O aspecto político de seu pensamento, uma das abordagens mais atuais da pesquisa sobre suas obras, permite-nos uma aproximação ao tema da Campanha da Fraternidade de 2009, “ Fraternidade e Segurança Pública ”, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Spirituality: A Key Concept in Augustine's Thought.Roland J. Teske - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):53 - 71.
Alegoria E segredo III.Mary Kimiko G. Murashima - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):55-66.

Analytics

Added to PP
2013-11-24

Downloads
31 (#488,695)

6 months
8 (#292,366)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references