Por um aprender da invenção: modos de ler-escrever em oficinas de escrileituras // For a learning of invention: modes of read-write in escrileituras's workshops

Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):362-384 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Levando em consideração a ideia de aprender para Deleuze, este artigo tem por objetivo investigar os modos como vêm sendo realizadas intervenções nas práticas de leitura e de escritura em escolas brasileiras da rede pública que aderiram ao projeto denominado Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, durante seus quatro anos de desenvolvimento, de 2010 a 2014. Este trabalho prioriza a análise de Oficinas planejadas e desenvolvidas por diferentes universidades do país na composição de quatro núcleos de pesquisa. Filoescritura com Kafka, Cores, sabores e texturas e Vida! foram as atividades escolhidas para o exercício de análise, sendo aquelas direcionadas aos estudantes do ensino fundamental e disponibilizadas na coleção intitulada Caderno de notas 5. De maneira a contemplar todos os núcleos do projeto, analisou-se, também, a Oficina denominada Filodança. Como resultado, compreende-se que um aprender, observado pela perspectiva filosófica deleuziana e experimentado em Oficinas de Escrileituras, constitui-se pela invenção, ao vivenciar outras formas de se relacionar com o pensamento, seja lendo, escrevendo ou criando. Torna-se, dessa forma, um processo não somente de solução, mas de invenção de outros problemas ainda não existentes. A aprendizagem acontece pelo meio, entre o não saber e o saber. Dos possíveis agenciamentos realizados e dos efeitos produzidos durante as atividades, percebe-se um modo artistador de operar com o ler-escrever, levado pelas circunstâncias que provocam tal ação a partir dos signos emitidos daquilo que se reúne da arte, da filosofia e da ciência. Palavras-chave : Aprender. Projeto Escrileituras. Oficinas de Escrileituras. Filosofias da diferença.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência.Neires Soldatelli Paviani - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):77-88.
Las nuevas ciencias de la vida.Francisco Gutiérrez - 2010 - Polis: Revista Latinoamericana 25.

Analytics

Added to PP
2016-06-11

Downloads
7 (#1,351,854)

6 months
1 (#1,533,009)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Carla Rodrigues
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references