O problema da abstração no realismo e no empirismo: um confronto entre Tomás de Aquino e David Hume

Ágora Filosófica 1:49-67 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este texto compara duas possibilidades epistêmicas de se construir conhecimento a partir da experiência registrada pelos sentidos: a defendida por Tomás de Aquino e a proposta por David Hume. O objetivo do texto é mostrar em que se separam autores assumidos como tão distanciados um do outro, mas que principiam aparentemente de uma noção cognoscitiva que parte da apreensão dos sentidos. O texto defende, por um lado, que os pressupostos ontológicos de Tomás de Aquino geram um modelo em que a forma migra da matéria para o intelecto. Portanto, em relação ao conhecimento empírico, não há forma no intelecto que não tenha sido retirada da matéria já informada. Por outro lado, o projeto anti-metafísico de David Hume retira de todos os dados coletados pelos sentidos toda e qualquer informação que seja prévia, exigindo, assim, um uso da linguagem em que memória e imaginação se defrontem com dados que não estavam previamente ordenados. O debate ontológico, portanto, é examinado a partir de uma investigação semântica, em que se avalia o uso dos termos linguísticos em vista dos pressupostos epistemológicos de cada sistema filosófico.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A comunidade moral em Tomás de Aquino.Lorena Maria de Moura Santos - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):1-10.
Invertendo A Hierarquia.Carlos Arthur Nascimento - 2005 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 15:25-31.
Santo Tomás de Aquino: "Del gobierno de los príncipes".Mauricio Beuchot - 2005 - Revista Española de Filosofía Medieval 12:101-108.
Santo Tomás de Aquino: "Del gobierno de los príncipes".Mauricio Beuchot Puente - 2005 - Revista Española de Filosofía Medieval 12:101-108.
Nota sobre a questâo dos universais en Tomás de Aquino.Carlos A. R. Do Nascimento - 2000 - Revista Española de Filosofía Medieval 7:137-140.
Nota sobre a quest'o dos universais em Tomás de Aquino.Carlos do Nascimento - 2000 - Revista Española de Filosofía Medieval 7.

Analytics

Added to PP
2016-09-20

Downloads
544 (#32,082)

6 months
59 (#72,828)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marcos César Seneda
Universidade Federal de Uberlândia

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references