O Enigma do Mal: uma leitura do 'De casu diaboli'de Santo Anselmo

Horizonte 11 (32):1551-1570 (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo quer investigar o problema do mal na perspectiva de Santo Anselmo, tomando como ponto de partida sua obra "De casu diaboli", onde o tema é abordado, a partir da íntima ligação entre mal e pecado. Ao enfocar o mal na perspectiva da queda diabólica, o Doutor Magnífico intenta mostrar a conexão entre vontade, liberdade e justiça. Sua preocupação é investigar o significado moral da má escolha, realizada por uma criatura racional e puramente espiritual, feita boa e para ser boa. O pecado, consoante o autor, não está em almejar a felicidade, pois um tal desejo é dádiva divina; o mal praticado pelo anjo está, precisamente, em querer a felicidade fora da justiça, isto é, ao querer ser feliz, ele foi de encontro ao que ele deveria ser: quis ser semelhante a Deus, extrapolando a sua própria natureza, pois ele desejou algo que, enquanto criatura, não caberia a ele almejar. Este é o ponto de partida para analisar o mal e sua mais dramática consequência, o sofrimento

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Truth, freedom, and evil. Anselm - 1965 - New York,: Harper & Row. Edited by Jasper Hopkins & Herbert Warren Richardson.
Justiça: igualdade e bondade no Platonismo Medieval.Noeli Dutra Rossato - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:155-164.
Studi di storia della filosofia: ricordando Anselmo Cassani (1946-2001).Domenico Felice & Anselmo Cassani (eds.) - 2009 - Bologna: Dipartimento di filosofia, Università di Bologna.

Analytics

Added to PP
2013-12-17

Downloads
22 (#688,104)

6 months
3 (#1,023,809)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Manoel Vasconcellos
Universidade Federal de Pelotas

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Anselm on freedom.Katherin A. Rogers - 2008 - New York: Oxford University Press.
Razão E mística. Algumas considerações a partir do proslogion de santo anselmo.Maria Cândida Pacheco - 2009 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 34.

Add more references