13 found
Order:
Disambiguations
Alfredo Storck [18]Alfredo Carlos Storck [6]
  1.  28
    A noção de ideia na filosofia medieval: apresentação.Moacyr Novaes & Alfredo Storck - 2010 - Discurso 40 (40):39-44.
    A noção de ideia na filosofia medieval: apresentação.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Algazel como sequax Avicennae: a transmissão latina da tese acerca da acidentalidade da existência.Alfredo Storck - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Uma das particularidades da recepção do pensamento de Algazel entre os pensadores latinos medievais foi o fato de ele ter sido considerado um sequax Avicennae. As críticas que Algazel direcionou a Avicena não foram conhecidas em um primeiro momento de modo que sua obra influenciou positivamente a recepção do pensamento aviceniano. O objetivo do presente artigo é passar em revista o modo como as versões latinas da Lógica e da Metafísica de Algazel transmitem a tese aviceniana da existência como acidente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    As fontes democráticas do poder civil segundo Francisco Suárez.Alfredo Storck - 2020 - Doispontos 17 (2).
    O presente artigo tem por objetivo destacar o contexto no qual a obra Defensio Fidei de Francisco Suárez foi elaborada. Após salientar alguns elementos centrais dos debates entre partidários do direito divino dos reis e defensores da origem democrática do poder civil, veremos as linhas gerais do argumento avançado por Suárez para defender a origem democrátiva do poder civil e como ele interpreta essa tese.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  49
    Alberto Magno: metafísico e teólogo.Alfredo Storck - 2010 - Discurso 40 (40):145-182.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    A recepção da Política de Aristóteles na Nova Espanha: Alonso de la Vera Cruz e o seu Speculum Coniugiorum.Alfredo Carlos Storck - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e35291.
    Este artigo está dividido em duas partes. Começo por oferecer algumas informações de fundo sobre as discussões e os debates que tiveram lugar na Europa no final da Idade Média e no início dos tempos modernos e que envolveram autoridades políticas e eclesiásticas. Não pretendo ser exaustivo nesta apresentação. Procuro apenas sugerir o contexto mais amplo das disputas entre o poder dos monarcas europeus e o da Igreja Católica durante os séculos XV, XVI e o início do século XVII. Na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  62
    Ens rationis e a natureza da lógica segundo Avicena.Alfredo Storck - 2008 - Discurso 38:7-30.
    O presente artigo divide-se em duas partes. Na primeira, analisa-se a noção de um ser mental como sujeito da lógica. O principal objetivo dessa parte é fornecer algumas notas históricas sobre a origem e a importância de uma noção bastante difundida nos séculos XIII e XIV. A segunda parte concentra-se na filosofia de Avicena e procura mostrar como esse autor opõe-se à existência de um ser mental como sujeito da lógica.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  22
    Não contradição ou terceiro excluído? Avicena e o primeiro princípio da metafísica.Alfredo Storck - 2010 - Doispontos 7 (1).
    In his paraphasis of Aristotle’s Metaphysics, Avicenna seems to adopt a first principle distintc form the one adopted by the Greek philosopher for this science. In fact, some interpreters consider him as prefering the principle of third excluded instead of the principle of non contradiction. Since I desagree with this thesis, I propose to analyse here Avicenna’s formulation of the first principle. In order to do that, I propose, first, to clarify the meaning of the first principle by looking to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    O indivíduo E a ordem política na dimensão da civitas.Alfredo Carlos Storck - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):539-544.
    Este artigo tratará da natureza da associação política tal como concebida por Tomás de Aquino. Duas características serão analisadas: primeiramente a noção de cooperação social e sua necessária relação com a figura da autoridade em segundo lugar, os limites da autoridade e a noção de um fim último do homem.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  25
    The Meanings of ‘Logic’ in the Thirteenth Century.Alfredo Storck - 2015 - Logica Universalis 9 (2):133-154.
    The goal of this article is to call attention to different ways in which logic was understood in the thirteenth century. Thus, it will recall some relevant historical facts related to the problem of classifying logic among scientific disciplines. This problem involved methodological questions linked to the form of presenting both the scientific disciplines and the books by which they were transmitted. Next, it will stress the contexts that led Medievals to raise questions about the nature of logic and why (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    Natureza E Direito Nas Institutas De Gaio.Alfredo Carlos Storck - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (1):9.
    Em uma famosa passagem de suas Institutas, o jurista romano Gaio dividiu o direito privado em duas partes: o direito civil e o direito dos povos. O primeiro é o direito criado pelo povo romano enquanto o segundo é o direito seguido por todas as nações. A despeito de sua origem clássica, os especialistas discordam acerca do modo de interpretar essa tese. No início do século XX, historiadores como Michel Villey viram na distinção sinais da influência da filosofia grega entre (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    A moralidade na interpretação histórica do direito: reflexões sobre o caso Michel Villey. [REVIEW]Alfredo Storck - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):230-241.
    Este artigo propõe retornar à interpretação histórica de Michel Villey acerca do direito que ele desenvolveu ao longo de sua carreira como filósofo e historiador do direito. Em primeiro lugar, será questão de reconstruir as linhas gerais de sua crítica à noção de direitos humanos e de mostrar como, segundo o filósofo francês, essa crítica deve ser entendida por relação ao nascimento da noção de direito subjetivo no final da Idade Média e no início do período moderno. Na segunda parte, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  25
    Jean Duns Scot. La théorie du savoir. [REVIEW]Alfredo Storck - 2007 - Chôra 5:204-208.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    Jean Duns Scot. La théorie du savoir. [REVIEW]Alfredo Storck - 2007 - Chôra 5:204-208.