Páginas de Filosofía

ISSN: 2175-7747

7 found

View year:

  1.  5
    Beneficiar aos mortos, cultivar a compaixão e lidar com o luto.Felipe Donadon & Maximiliano Augusto Sawaya - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):5-17.
    Nesse artigo propomos a análise de um dos eventos presentes no Sutra de Kṣitigarbha, que narra sobre uma das vidas do contínuo do desperto na qual suas aspirações iniciais de beneficiar todos os seres a superarem os renascimentos miseráveis são fortalecidas. Essa análise ocorrerá sob a perspectiva do desenvolvimento da compaixão como explicado por Tsongkhapa no Grande Tratado do Caminho Gradual da Iluminação. Buscaremos assim entender como esse sutra devocional busca estimular o desenvolvimento dessa virtude através de uma narrativa alegórica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Os limites da definição de Budismo em Émile Durkheim: uma análise das Quatro Nobres Verdades.Nirvana Oliveira Moraes Galvão França & Ethel Panitsa Beluzzi - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):39-53.
    Émile Durkheim, em seu As Formas Elementares da Vida Religiosa, cita como o pilar da filosofia e da religião budista as Quatro Nobres Verdades – um referencial teórico que permeia o desenvolvimento de todas as principais tradições de pensamento budistas. Neste artigo, nosso objetivo é apresentar linhas gerais e introdutórias sobre esse conceito tendo como linha narrativa o texto de Durkheim – trazendo, também, discussões sobre os contextos onde Durkheim escreveu e contrapondo outras abordagens teóricas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Uma ilusão de crescimento - o declínio do budismo no Brasil.Nirvana Oliveira Moraes Galvão França & Yu Jun - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):19-38.
    O budismo é a quarta maior religião do mundo, reunindo cerca de meio bilhão de seguidores. No Brasil, por outro lado, esta religião representa uma parcela muito pequena da população, cerca de apenas 0,13%, num total de 245 mil budistas. Contudo existe uma ilusão de que há um crescimento do budismo no Brasil, pois tem ocorrido um despertar pela indústria do bem-estar, em especial em meditações mindfullness, workshops e imersões de meditações, páginas de jornais e revistas tratam sobre este assunto. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    Apresentação.Nirvana França & Ethel Beluzzi - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):1-3.
    Nascido há mais de 2.500 anos, na Índia, o budismo se apresenta como uma das cinco grandes religiões mundiais, tendo mais de 506 milhões de adeptos. Ao redor do mundo, diversas pesquisas vêm sendo desenvolvidas para conhecer tanto a religião quanto a filosofia budista, mas em termos de Brasil, isso ainda é um assunto pouco abordado.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    O código normativo budista e o ato de esmolar alimentos.Patricia Guernelli Palazzo Tsai & Cibele Priscila Busch Furlan - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):77-91.
    O presente artigo visa apresentar algumas das regras normativas do código monástico budista relacionadas ao ato de esmolar alimentos pelos renunciantes de ambos os sexos das comunidades budistas, Saṃgha. O ato de esmolar alimentos, assim como todo o conjunto de características comportamentais e morais relacionado aos praticantes monásticos, se tornou um importante elemento que proporcionou identidade para as Saṃghas do Buda, uma vez que benfeitores – que moravam nas cidades e vilas ao entorno das comunidades – acabavam por reconhecer monges, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    COMIDA E SAṂSĀRA: Prazer, Desejo Aflitivo e Sofrimento.Thaís Moraes Azevedo Maetsuka - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):55-75.
    Este artigo visa fazer um diálogo a respeito do desejo aflitivo por comida, de um lado dialogando com textos da tradição budista tibetana Geluk, e do outro com pesquisas realizadas na área da saúde, especialmente as voltadas à parte biológica-comportamental da alimentação. Bem como, trazer contribuições para a área da saúde, a respeito do desejo aflitivo, que contribui na problemática crescente do sobrepeso, obesidade e doenças associadas no contexto mundial das sociedades desenvolvidas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Princípio pluralista e literatura: novas possibilidades de existência.Luis Fernando De Carvalho Sousa - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):93-108.
    A presente discussão pretende relacionar a temática da literatura de Lourenço Mutarelli, a filosofia de Deleuze e Guattari com o princípio pluralista. A proposta consiste em sinalizar os elementos convergentes nas obras de Mutarelli com a proposta teológica pluralista. Para tanto analisará as obras: O Natimorto; Nada me faltará e O cheiro do ralo visando evidenciar as tônicas teológicas que nela existem e apresenta-las numa proposta de libertação comprometida com a vida e com a emancipação humana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues