Year:

  1.  24
    Simmel e a hipótese da compreensão como reconstrução de processos psíquicos no conhecimento histórico.Marcos César Seneda - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):1073-1091.
    Esse texto procura explicitar a tese da compreensão atual que Simmel pressupõe como lócus de apreensão e interpretação dos processos humanos dotados de sentido. Para explicitá-la, confronta as posições de Dilthey e Simmel sobre o papel da vivência na fundamentação do conhecimento histórico. Ao contrário de Dilthey, no entanto, Simmel não pressupõe uma vivência que possa ser apreendida em outrem ou circunscrita a partir de um objeto, porque põe o fundamento da compreensão na atualidade daquele que compreende. Assim, opera com (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    A Indústria Cultural E Suas Vicissitudes: Entre o Conceito E a Realidade.Sílvio Camargo - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):691-710.
    Eu busco neste artigo mostrar alguns aspectos relativos a diferentes pesquisas e reflexões que empreendi em anos recentes sobre o conceito de indústria cultural. A questão central é o pensamento de Theodor W. Adorno com especial atenção para a atualidade de sua dialética negativa. Minha intervenção acerca da atualidade do conceito de indústria cultural possui três passos argumentativos: o entrelaçamento entre racionalidade e dominação como a base de uma teoria da sociedade em Adorno; algumas mudanças no capitalismo contemporâneo e suas (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    « Madame de Beauvoir, C’Est Moi » Une Archéologie Féministe de la Pensée Française Contemporaine.Grégory Cormann - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):640-672.
    Sartre, Lévi-Strauss et Bourdieu ont fortement structuré l’espace intellectuel des sciences humaines en France des années 1950 au milieu des années 1980. Malgré l’importance politique mais aussi philosophique du Deuxième sexe, malgré ses engagements et sa célébrité planétaire associée à celle de Sartre, la philosophie de Simone de Beauvoir reste, en revanche, le plus souvent cantonnée à un rôle interstitiel. Elle aurait posé les bases de sa pensée dans les marges de l’existentialisme et du structuralisme. Notre hypothèse prend le parti (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Skoteinos Ou Como Se Ler: Adorno Leitor de Hegel.Fábio Caires Correia & Oneide Peirus - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):765-779.
    Nosso objetivo neste trabalho é tentar esclarecer o mal-estar causado por algumas leituras que muitas vezes despacham a influência e a presença constante de Hegel na obra de Adorno de forma muito breve e fácil, seja a partir da perspectiva antissistêmica da filosofia adorniana, ou então, desde a perspectiva negativa que a dialética assume em seu pensamento. Nesse sentido, pretendemos expor alguns pontos fundamentais da filosofia hegeliana, em relação aos quais Adorno se coloca claramente como herdeiro. Pretendemos mostrar que o (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    A Atualidade da Criminologia Crítica: Pensamento Criminológico, Controle Social e Violência Institucional.Salo de Carvalho - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):626-639.
    O ensaio discute e afirma a atualidade da Criminologia Crítica a partir da identificação de sua emergência na Escola de Frankfurt e, em consequência, dos vínculos entre a constituição do saber criminológico crítico e a crítica das violências institucionais. Ao apresentar as diferenças entre as teorias tradicional e crítica, aponta as relações entre razão jurídica e razão instrumental e direciona o enfoque aos autores do círculo externo da Escola de Frankfurt que enfrentaram a questão penal. Ao final, projeta formas de (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Da Justiça Como Princípio de Vontade Igualitária Para a Justiça Como Aumento de Potência. Nietzsche E a Justiça Como Meio de Inversão da Má Consciência Em Aumento da Potência Afirmadora da Vida.Adilson Felicio Feiler - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):458-472.
    Conceber a justiça como princípio que iguala, é colocar-se no processo contrário ao aumento da vida. É esta a ideia principal que se depreende dos escritos de Nietzsche, em especial, em Humano, demasiado humano e Para a Genealogia da moral. Compreendida como jogo de forças, a vida se eleva na medida em que, a ela, se opõe obstáculos, como é o caso da violência, da guerra, da ofensa e da exploração. À medida em que a justiça sacraliza a vingança, eleva (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Catirina Entre Desencanto E Emancipação: Uma Leitura Filosófico-Social Do “Mais IDH”.Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior & José Henrique Assai - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):673-690.
    A filosofia social se propõe a explicitar o social inserido nas múltiplas formas de vida e compreendido como condição constitutiva para se entender a liberdade e a individualidade. Nesse sentido, a filosofia social questiona não apenas a legitimidade das instituições sociopolíticas mas também a justificação de nossas ações e, sobretudo, das estruturas das instituições e práticas sociais orientadas à emancipação. Pretendemos explicitar em que sentido o programa social “Mais IDH” pode ser concebido como uma forma de vida social emancipatória que (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    Theodor Adorno and the Freudian Revisionism.Verlaine Freitas - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):780-800.
    The purpose of the text is to present an interpretation of Theodor Adorno’s critical reading of authors considered revisionists of Sigmund Freud’s psychoanalytic theory, particularly Karen Horney. We discuss critically Adorno’s favorable positioning to the Freudian conception of the individual psychic nucleus in contrast to the hasty sociologization of psychoanalysis practiced by the revisionism of Karen Horney. In the final part we try to show how the Adornian perspective ends up by making, in his own way, the same mistake of (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Theodor W. Adorno E a Dialética Material da Moral.Douglas Garcia Alves Júnior - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):711-726.
    Adorno pensou a filosofia moral em diversos momentos de sua carreira filosófica, notadamente em Minima Moralia, Dialética Negativa e em seu curso publicado postumamente Probleme der Moralphilosophie. Uma avaliação conjunta desses textos permite indicar a centralidade do que Adorno chamou de “dialética da moral” – entre impulso somático e racionalidade – na constituição da experiência do prático. Além disso, as reflexões sobre a moral são um momento privilegiado das análises metafilosóficas de Adorno, que identificam em boa parte da tradição filosófica (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    A Comunicação Humana a Partir de Vilém Flusser: Uma Leitura Do Fenômeno Comunicacional Na Pós-História.Draiton de Souza Gonzaga & Jair Inácio Tauchen - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):493-514.
    No começo dos anos de 1990, a informática já era uma realidade nos países desenvolvidos, tema que provocou muito interesse na nova geração de designers, intelectuais e artistas, entusiasmados com os avanços das novas tecnologias. É essencialmente nesse cenário que Flusser foi reconhecido como um teórico inovador das novas mídias. O objetivo do trabalho é discutir a comunicação humana no pensamento de Vilém Flusser, sobretudo a do período maduro das suas convicções teóricas, a partir das conferências de Bochum, onde se (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Experiência formativa: crítica e paradoxo.Nadja Hermann - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):614-625.
    O artigo analisa a crítica social de Adorno, apontando os laços entre formação, sujeito e condições sociais e os efeitos para a educação. A despeito da tradição neo-humanista e idealista e das certezas emancipatórias, a formação mostra sua face ilusória. É justamente em relação às questões educativas que o pensamento crítico de Adorno mais revela sua atualidade e potência para mostrar os paradoxos da própria educação. De tal crítica - apesar do paradoxo - decorrem determinadas exigências expressas numa dimensão ético-política (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    Biopolítica E Biocapitalismo: Implicações da Violência Do Controle.Augusto Jobim do Amaral - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):515-543.
    Como fundamento da constituição de uma crítica política do presente, frente a estratégias biopolíticas do capital que dispõem a vida tanto como sujeito quanto objeto da política, necessário sempre atentar para suas metamorfoses e reconfigurações. Os dispositivos de poder neoliberal, em especial que se exercem sobre a população, a vida e os vivos e que penetram todas as esferas da existência, mobilizando-as inteiramente, ademais, transformam-nas em cativas do medo e da solidão, cenário frutífero para a proliferação de tecnologias de controle. (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Tempo E História Em Santo Agostinho.José Nicolao Julião - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):408-435.
    O objetivo principal deste ensaio é o de apresentar como se constituiu um modelo teológico da filosofia da história em Santo Agostinho que tem a Providência divina como o seu princípio de determinação, o tempo linear sucessivo como a sua forma de desenvolvimento e a salvação como a sua finalidade. Para o proposto, focamos nossa análise em A Cidade de Deus, especialmente, nos livros de XI a XXII e nas Confissões, no livro XI, acerca do tempo. Apresentamos a seguinte estratégia (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    Adorno E Os Estertores da Derradeira Chance Do Pensamento.Marcelo Leandro dos Santos - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):727-743.
    Este artigo discute o sentido pretendido por Adorno com a expressão “derradeira chance do pensamento”. Para tal, busca-se uma aproximação entre alguns elementos presentes nas seções 1 e 41 de Minima moralia, em especial: o intelectual independente e o filósofo-escritor como porta-vozes da crítica à falta de originalidade na produção filosófica.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Tra beatitudine ed im-potere: note sull’avvenire del biopolitico.Pietro Lembo - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):473-492.
    partendo dal pensiero foucaultiano, ed in particolare dalla tesi secondo cui la rottura epistemologica tra sovranità e biopolitica avrebbe svelato la consustanzialità tra potere e vita, il presente contributo intende rintracciare nelle filosofie francesi della differenza, ossia nel pensiero di Deleuze e di Derrida, due filosofie della vita che, nel pensare il nesso tra vita e potere in modo antitetico, risultano imprescindibili qualora si voglia riflettere circa l’avvenire della bipolitica.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Concretude E Virtualidade Nossas Liberdades Na Era da Internet.Eduardo Luft & Rosana Pizzatto - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):544-574.
    Como qualquer outra sociedade humana, as comunidades virtuais enfrentam questões éticopolíticas. Discussões sobre os direitos humanos dos internautas, especialmente os relativos à liberdade humana, e sobre a legitimidade de modelos de regulamentação estão sempre presentes nos fóruns internacionais da Internet. A disputa contemporânea pela verdadeira concepção da liberdade ainda coloca na arena os herdeiros de Kant e de Hegel. Seguindo a via dialética, vemos como um dos principais desafios de nossa época desvelar o conceito de liberdade que emerge de uma (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    A Atualidade da Crítica de Adorno Para as Pesquisas Qualitativas Com Bases Empíricas Em Educação.Pedro Savi Neto - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):744-764.
    Neste artigo, serão apresentados dados e argumentos sobre a atualidade da crítica de Theodor W. Adorno para as pesquisas qualitativas com bases empíricas em educação, com especial ênfase à hermenêutica objetiva, desenvolvida por Ulrich Oevermann e aplicada por Andreas Gruschka às pesquisas em educação. O tema será abordado da seguinte maneira: serão apontados elementos históricos e teóricos do desenvolvimento de um método de pesquisa próprio pela Teoria Crítica; serão apresentados elementos caracterizadores da hermenêutica objetiva; para, por fim, apresentar algumas das (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  2
    Filosofia, Estética E Arte: Ensaio Sobre Transgressão E Censura.Fabio Pezzi Parode & Maximiliano Zapata - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):575-594.
    Este artigo, de forma interdisciplinar, tem como propósito questionar e refletir sobre a construção do discurso e do sentido no campo da arte, focando na questão da transgressão e da censura. Busca construir um entendimento a partir de conhecimentos de filosofia, de estética e da arte, trazendo também um aporte da semiótica. O fato da exposição de arte Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira, ter sido censurada, evidenciou uma tendência iconoclasta no campo da cultura. Outros acontecimentos de censura se (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    A Ontologia da Semiformação em tempos de neoliberalismo.Bruno Pucci - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):595-613.
    Este artigo se propõe estabelecer um diálogo com o ensaio Teoria da Semiformação, de Theodor Adorno, escrito em 1959, no contexto do capitalismo do bem-estar social. O objetivo é ressaltar sua atualidade na abordagem da crise da formação cultural contemporânea, em que prevalece a forma de capitalismo neoliberal e, ao mesmo tempo, detectar novas nuances constitutivas da referida teoria nesse momento histórico. Nessa trajetória, o texto percorrerá os seguintes passos: a Teoria da Semiformação como um diagnóstico da crise da formação (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    OLIVEIRA, C.M.R. Metafísica e ética. A filosofia da pessoa em Lima Vaz como resposta ao niilismo contempor'neo. Coleção Estudos Vazianos. São Paulo: Loyola, 2013, 295p. [REVIEW]Elton Vitoriano Ribeiro - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):814-818.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  2
    Paul Ricoeur E Um Novo Conceito de Interpretação: Da Hermenêutica Dos Símbolos À Hermenêutica Do Discurso.Manel Tavares - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):436-457.
    Este texto é uma reflexão sobre a riqueza da problemática hermenêutica como estruturante do pensamento de Ricoeur, seguindo o próprio percurso do autor e esclarecendo a transição de uma hermenêutica dos símbolos para uma hermenêutica do discurso, não esquecendo que o projeto do filósofo e os horizontes do seu pensamento são a construção de uma nova antropologia e de uma ontologia da compreensão do ser humano aplicáveis à problemática educacional. Esclareceremos o que se entende por hermenêutica da via longa que (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    A lógica da essência.João Alberto Wohlfart - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):801-813.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    A Virtude da “Mulher Adúltera”: Ibn Gabirol E a Dignidade da Matéria.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):9-25.
    Podemos dizer que a predominância da forma sobre a matéria - ontologicamente, em hierarquia e em dignidade - no pensamento medieval é quase unânime. Na maior parte das propostas medievais de compatibilização entre filosofia e religião, a matéria sensível foi vista como bastarda, como fonte da imperfeição, da carência e da falha, e, por vezes, associada diretamente ao mal e ao pecado. A imagem da matéria como mulher pecadora de origem duvidosa está já presente em Ibn Sina e passa a (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    Victor Klemperer: A Linguagem Do Mal E a Nazificação da Sociedade Alemã.Marcelo Leandro dos Santos - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):150-189.
    Este artigo contextualiza o nazismo como projeto de degradação da multiplicidade humana a partir da instrumentalização da língua alemã e consequentemente da linguagem como experiência humana. Tal contextualização se inicia apresentando os projetos amplamente conhecidos do nazismo, que se dão à sombra de Auschwitz, para, em seguida, partir à análise das observações de Victor Klemperer sobre a aplicação da LTI na sociedade alemã no período que envolveu o entreguerras e o final da Segunda Guerra Mundial, precisamente na cidade de Dresden, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues