Year:

  1. Opinião Provável Sobre Guerra E Paz No Indiarum Iure, de Juán Solórzano Pereira.Gonzalo Tinajeros Arce - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36681.
    O presente artigo é um estudo de escolástica barroca colonial que combina elementos lógicos, raciocínios práticos e probabilismo, para compreender o movimento processual das deliberações jurídico-políticas sobre “guerra e paz” no pensamento de Juan de Solorzano Pereira. Pensador escolástico do período barroco ibero-americano que residiu por mais de duas décadas nas Índias ocidentais, que elaborou e sistematizou o Direito Indiano, De Indiarum iure. Corpo sistemático e erudito no qual se encontram compiladas cédulas reais, leis, disposições ou mandatos régios; os quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Apresentação.Agemir Bavaresco, Evandro Pontel, Nythamar De Oliveira & Thadeu Weber - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):37812.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Eric Weil E o Futuro da Filosofia.Judikael Castelo Branco - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36279.
    L’avenir de la philosophie é a conferência proferida por Eric Weil à Association régionale des professeurs de philosophie, da cidade de Nice, em 1974. Nela, ficam destacadas alguns temas fundamentais com os quais o autor se preocupou a partir da publicação da sua Logique de la philosophie, em 1950. A tradução do texto vem aqui precedida por uma apresentação que visa a, justamente, sublinhar elementos essenciais à compreensão da obra weiliana, e presentes na conferência, tais como o caráter capital do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Vaza-Jato, a Modernidade, a Correlação de Direito E Política: O Direito Ainda Como Médium Entre Sistema E Mundo da Vida?Leno Francisco Danner - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):34729.
    Argumentamos e correlacionamos dois pontos, no texto. Primeiro, que, na filosofia política e no direito contemporâneos, a imparcialidade, a impessoalidade, a neutralidade e o formalismo metodológico-axiológicos das e por parte das instituições público-políticas, dos e por parte dos sistemas sociais direito e política, são a única base garantidora e fiadora do caráter antifascista, antitotalitário e antimassificador das instituições direito e política; da separação, da autonomia e da sobreposição dos sistemas sociais direito e política em relação às concepções abrangentes de mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Linguagens da Morte: Revisitando a Linguagem Totalitária Com Arendt E Klemperer.Ricardo Timm De Souza - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36648.
    O texto pretende, a partir de abordagens das obras Eichmann em Jerusalém – um relato sobre a banalidade do mal, de Hannah Arendt e de LTI – A linguagem do terceiro Reich, de Victor Klemperer, caracterizar algumas características da linguagem nazista de relevância para a compreensão da contemporaneidade, especialmente no que tange à confecção dos chamados discursos de “pós-verdade”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. “Reflexão Transcendental Sobre o Homem” E “Filosofia Crítica”.José Edmar Lima Filho - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36303.
    Neste artigo introdutório pretendo contribuir com o debate a respeito da importância das discussões sobre a “antropologia” em Kant, na medida em que compreendo que a relação dessa com outras regiões do pensamento kantiano pode produzir uma interpretação mais próxima entre a filosofia de Kant e a realidade concreta. Para cumprir esse intento, sugiro que existe a possibilidade de se pensar a Filosofia Crítica sustentada por uma “teoria da subjetividade” que se aproxima de uma “reflexão transcendental sobre o homem”, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Utopias Autárquicas – Autonomia Irracional da Natureza.Nelson Costa Fossatti - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36892.
    Este artigo pensa as contingências decorrentes das máquinas autônomas da natureza no universo das utopias concretas. Pensa como artefatos podem ganhar autonomia diante da irracionalidade da matéria? É sabido que as máquinas utópicas podem exteriorizar um poder desconhecido do ser humano e alcançar uma condição autárquica diante do descaso de seu criador. Ernst Bloch situa tais utopias no 3.º nível da categoria, um ainda-não-ser, que na sua ontologia responde a “possibilidade conforme estrutura do objeto real”. Contingências e imprevisibilidades advindas neste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Entre Dois Paraísos: A Nova Arqueologia Filosófica de Giorgio Agamben.Ana Suelen Tossige Gomes & Andityas Soares de Moura Costa Matos - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):35639.
    Resenha de: AGAMBEN, Giorgio. Il regno e il giardino. Vicenza: Neri Pozza, 2019, 123 pp.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A Concepção Filosófica da História Em Ato E Suas Categorias Fundamentais.Inácio Helfer & Polyana Tidre - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):35910.
    Neste artigo propomos fazer uma breve reconstrução da concepção filosófica da história em Hegel a fim de podermos apresentar os aspectos determinantes através dos quais, para o filósofo, a história se exibiria ao pensamento, bem como expor seu entendimento da história em ato. Para além das categorias “passado”, “presente” e “futuro”, Hegel, à maneira dos Iluministas e de sua aproximação entre história e progresso ou perfectibilidade, oferece um entendimento da história como “progresso na consciência da liberdade”. Analisaremos em que consiste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A Ambiguidade Das Redes Sociais Na Dominação Oligopólica.Paulo J. Krischke - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):37006.
    ALBOM, Mitchell David. The First Phone Call from Heaven – a novel. New York: Harper Collins Books, 2014. 324p.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Canguilhem: Saúde, Doença E Norma.Alysson Leandro Mascaro - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):35902.
    A relação entre o vital e o social no pensamento de Georges Canguilhem envolve uma específica reestruturação filosófica, por ele empreendida em O normal e patológico, realizando um deslocamento teórico em face das análises quantitativas da saúde quanto, ao mesmo tempo, construindo uma problemática própria a respeito da normação, fazendo com que o vital seja pensado, inexoravelmente, como a imbricação do biológico com o social, acarretando, ainda, um reposicionamento político, crítico, no que tange à consideração sobre saúde e doença.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    O Problema da Relação Todo-Partes Na Lógica da Essência de Hegel.Federico Orsini - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):34836.
    O objetivo do meu artigo é apresentar a relação todo-partes no contexto da Doutrina da Essência de Hegel. Depois de ter indicado sucintamente a variedade de contextos em que essa relação ainda está debatida hoje em dia, tanto fora como dentro da interpretação da filosofia hegeliana, analisarei o contexto específico da primeira subdivisão do terceiro capítulo da segunda seção da obra referida, analisando o argumento do texto e contextualizando o significado da Observação anexa. A relevância deste ensaio consiste em promover (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O Problema da Fundamentação da Moral E a Ética Feminista.Viviane Magalhães Pereira - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36862.
    Este artigo tem como tema o problema filosófico da fundamentação da moral com o objetivo de apresentar o sentido e a validade de uma ética feminista. Parte-se da hipótese de que uma ética feminista se distinguiria das éticas antigas e apresentaria uma alternativa adequada ao problema da fundamentação da moral, bem como dos conflitos morais atuais, em especial, pelo tipo de solução que propõe, a qual segue uma lógica construída mediante uma práxis humana determinada. Em outros termos, o objetivo deste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Second Scholasticism and Black Slavery1.Roberto Hofmeister Pich - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36662.
    In order to systematically explore the normative treatment of black slavery by Second Scholastic thinkers, who usually place the problem within the broad discussion of moral conscience and, more narrowly, the nature and justice of trade and contracts, I propose two stations of research that may be helpful for future studies, especially concerning the study of Scholastic ideas in colonial Latin America. Beginning with the analysis of just titles for slavery and slavery trade proposed by Luis de Molina S.J., I (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Entrevista Basada En la Conferencia Del Rabino Dr. Fishel Szlajen, “Inteligencia Artificial y Transhumanismo: Falacias Del Humano Exacerbado y Desfondado En la Tecnologia”, En El IV Coloquio de Bioética de la PUCRS.Evandro Pontel & Ricardo Ronchetti - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36050.
    Entrevista com o Rabino Dr. Fishel Szlajen.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Sobre Idealistas E Realistas: O Estado Novo E o Constitucionalismo Autoritário Brasileiro On Idealists and Realists: The New State and Brazilian Authoritarian.Luis Rosenfield - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36252.
    O artigo busca explicar o processo de decadência da democracia liberal e ascensão do autoritarismo no Brasil entre 1930 e 1945. Através da história intelectual, o objetivo é analisar de que forma se consolida o constitucionalismo autoritário brasileiro no Estado Novo. O foco da investigação está centrado na consagração do autoritarismo declarado da Era Vargas e de seu impacto sobre a Teoria Constitucional e a História Constitucional. A chave-de-leitura do trabalho é a contraposição conceitual entre idealistas constitucionais e realistas autoritários.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Soberania E Governamentalização Do Homo Oeconomicus: Entrecruzamentos Críticos Entre Ludwig Von Mises E Michel Foucault.Castor Bartolomé Ruiz & William Costa - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):35293.
    A partir da segunda metade do século XX, as políticas econômicas disseminaram um conjunto de dispositivos sutis, no sentido de seu exercício, ao mesmo tempo em que mais plurais, em relação à sua extensão. Um dos principais deslocamentos epistemológicos produzidos pelo discurso neoliberal diz respeito à inserção da subjetividade humana como elemento central da racionalidade econômica. A inclusão da subjetividade na lógica dos cálculos econômicos possibilitou construir a figura do homo oeconomicus como referente antropológico do novo discurso neoliberal. Um dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Instante Ou Duração? Problematizando E Dissolvendo o Paradoxo Do Tempo a Partir da Querela Entre Bachelard E Bergson.Regina Schöpke - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36055.
    Se, para Gaston Bachelard, a realidade do tempo se reduz ao instante presente, circundado por dois nadas, para Henri Bergson, que se encontra em uma posição diametralmente oposta à de Bachelard, o tempo é um contínuo, uma duração ininterrupta. Mais do que isso, para Bergson, a única dimensão real do tempo é o passado, que se prolonga no presente e abre as portas para o futuro, ou seja, para o novo, para a novidade. Pois bem, tomando por base a querela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    Transcender Sem Transcendência: Elementos Para Uma Reabilitação Materialista da Religião.Rosalvo Schütz - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36155.
    O objetivo deste artigo é compreender como Ernst Bloch articula as concepções de materialismo e religião. Apoiando-se especialmente em F. Schelling, Bloch elaborou uma concepção de materialismo que concebe a capacidade de transcender sem a necessidade de recorrer a um ente transcendente. É a recusa radical de qualquer forma de idolatria. Carregadas de conteúdo utópico, como indicara Feuerbach, as religiões seriam um locus privilegiado de pré-anúncio e emergência do inédito. Seria preciso, no entanto, trazer esses conteúdos para o âmbito da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Por Uma Filosofia da Migração.Mauro Cardoso Simões - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36152.
    O objetivo deste texto é participar do debate sobre uma filosofia da migração. Em uma época que se destaca pela discussão sobre o fechamento de fronteiras e se procura estabelecer critérios para aceitação de refugiados e migrantes, a filosofia pode auxiliar na compreensão do que se passa na atualidade. Nesse sentido, o tema das migrações, dos estrangeiros, da soberania e das atribuições do estado-nação ganham contornos demasiado importantes e que merecem um tratamento renovado. Mais do que fornecer ferramentas para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A Questão Fundamental da Crítica de Tugendhat a Heidegger: Falsidade, Descerramento E a Transição Sem'ntica de ‘Verdade’.Paulo Mendes Taddei - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36570.
    Reconstroem-se, neste artigo, as objeções de Daniel Dahlstrom e Rufus Duits à crítica de Tugendhat à tese heideggeriana de que o conceito primordial de verdade consiste na noção de desvelamento. De diferentes modos, ambos os autores mantêm que Heidegger, ao contrário das acusações de Tugendhat, seria capaz de dar conta da falsidade. Grosso modo, enquanto Dahlstrom propõe que Tugendhat não apreciou o caráter transcendental do conceito originário de verdade em Heidegger, Duits acusa Tugendhat de haver se prendido à perspectiva metafísica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Crítica da Tecnologia Como Metafísica: Reflexão Sobre a Narrativa Pós-Natureza Do Antropoceno.Tales Tomaz - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):36679.
    Este texto propõe uma crítica da tecnologia conforme abordada na narrativa pós-natureza do antropoceno. Para essa narrativa, também chamada de pós-ambientalismo, o antropoceno é o momento histórico em que fica clara a impossibilidade de uma noção idealizada da natureza, distinta da intervenção humana. Neste texto, argumenta-se que, embora tenha méritos no questionamento de aspectos cruciais do pensamento moderno, essa narrativa tem também problemas teórico-conceituais significativos derivados da centralidade atribuída à mediação técnica, que acaba convertendo-a em uma espécie de metafísica. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Immigrants and discourse of inclusion in educational policy in Chile. Reflections from the redistribution or recognition dilemma.Jorge Alarcón Leiva - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45:75-96.
    Resumen A partir de la evidencia del fenómeno migratorio en Chile, se examina la situación de los estudiantes inmigrantes extranjeros, tomando como referencia la normativa del sistema escolar y la perspectiva del dilema redistribución o reconocimiento. En particular, el texto pretende mostrar las consecuencias de la comprensión generada por dicho dilema en relación con la dialéctica igualdad/diversidad, para explicar los efectos del discurso inclusivo sobre la situación de los estudiantes inmigrantes, considerados como paradigma de grupo minoritario. Con este propósito, se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Migration, an absent epistemology: Fundamental theological approach.Luis Mauricio Albornoz Olivares - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45:39-56.
    Resumen La movilidad humana es un fenómeno social que ha puesto en la sensibilidad pública nacional una serie de inquietudes, que han derivado en definiciones normativas desde la política pública. Tras decisiones de orden administrativo, emergen convicciones sociales y culturales que tienden a relativizar, y en otros casos estigmatizar ciertas realidades migratorias subjetivamente evaluadas. En este contexto el aporte que podemos reconocer desde una reflexión teológica, contribuye a ampliar la mirada y reorientar aquellas convicciones previas que se ven ilumina das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  1
    Xenía 3.0: Recreating hospitality in a diverse world.Alberto Ares Mateos - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45:19-38.
    Resumen El objetivo principal de este artículo es recrear la práctica de la hospitalidad en el contexto de la realidad migratoria actual, con la intención de aportar luz a la manera de gestionar la diversidad, de repensar la formación de identidad, de acercarnos a ciertas dinámicas políticas y últimamente de incentivar procesos de integración y cohesión social, especialmente en la vida de nuestros barrios. Para ello, el autor se adentra en las raíces bíblicas de la hospitalidad, aportando algunas claves para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Saint Augustine and the transformations of the skeptical gaze. The figure of Proteus in ‘Contra Academicos’.Claudio César Calabrese - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45:121-140.
    Resumen Este artículo estudia la transformación de las bases del escepticismo antiguo en el pensamiento agustiniano; para presentar el proceso se parte de la crisis que supuso la ruptura con experiencia maniquea, se distingue su preocupación y consideración sobre el modo y los límites del conocimiento y se analiza la función de la imagen mítica de Proteo en Contra Académicos; esta imagen permite ponderar la capacidad de la representación mítica como contrafuerte del carácter discursivo del saber humano. Mediante este recurso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. An educational reading to the encyclical Spe Salvi by Benedict XVI.Giancarlo Castillo Gutiérrez - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45:143-159.
    Resumen La esperanza cristiana no consiste en una espera químicamente pura de aquellas realidades futuras de la fe, sino por el contrario, dicha espera ya tiene consigo, de algún modo, las realidades esperadas, aquellas que son capaces de educar a quien las posee. En ese sentido, el presente artículo es una lectura pedagógica a la encíclica Spe Salvi de Benedicto XVI, para identificar en ella, la dimensión educativa de la esperanza y los momentos que la componen. Para el desarrollo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Exegesis and parental anthropology. An introductory study of ‘adelphós’ in the New Testament.Antonio Lebeo Guzmán Raya - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45:161-178.
    Resumen El estudio del empleo de la palabra adelphos en el Nuevo Testamento en las últimas décadas ha tendido a un consenso donde se favorece la perspectiva literal en la cual se asocia a Jesús de Galilea “hermanos” carnales, según los testimonios de los textos griegos. Sin embargo, desde otra perspectiva como la antropología del parentesco y la historia social parental, los datos que atestigua el Nuevo Testamento no son unívocos y se interpelan a la luz de la estructura familiar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Primacy of perception and other characteristic features from Merleau-Ponty ’s theory of knowledge.Patricia Moya Cañas - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45:99-120.
    Resumen El artículo parte del supuesto que Merleau-Ponty realiza en su filosofía una formulación y caracterización del conocimiento humano. Se explican cuatro notas que dan cuenta, no exhaustiva, de los rasgos centrales de su pensamiento gnoseológico. La característica principal, de la que se desprenden las otras tres notas, es la primacía de la percepción. La segunda nota, que dice relación con la opacidad del conocimiento, se explica tomando una expresión de Bech: “el pensamiento de la no-coincidencia”. La tercera nota corresponde (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. The exodus: the founding structure of migration. Scope of the transcendental constitution of the passer-by as an ethical foundation.Germán Vargas Guillén - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45:57-74.
    Resumen Tanto la migración como el exilio, al lado del extranjero y el extraño, han sido objeto de la investigación fenomenológica. En este estudio se da un pequeño paso con respecto a la fenomenología de la migración. En particular, se lleva a cabo una profundización en torno a un estrato fundante: el éxodo en sus intrincadas relaciones con estratos tales como la frontera y la diáspora. Así, centramos la atención en el éxodo como experiencia y en los estratos protofundadores de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues