Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs

ISSNs: 0042-3955, 1984-6746

24 found

View year:

  1.  15
    Olho e a Orelha.Augusto Jobim do Amaral & José Luís Ferraro - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1).
    O trabalho pretende, a partir da publicação das “Confissões da Carne”, analisar o impasse que diz respeito a sua não publicação em vida por Foucault, em especial em função da entrada do sujeito como terceiro componente do triângulo arqueológico-genealógico, impondo uma reviravolta decisiva em sua pesquisa. A força aletúrgica do sujeito implica uma definitiva dessoberanização do dispositivo de poder. Por um lado, se a forma moderna prevê a sua transferência de um poder sobre si próprio aos outros, o complexo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Regra secundária de reconhecimento.Gianfranco Andréa, José Francisco & Wagner Gundim - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e41716.
    O positivismo jurídico é predominantemente ensinado e aplicado há décadas por profissionais da área jurídica brasileira, geralmente com referência à construção teórica de Hans Kelsen (1881-1973), deixando à margem muitos outros estudos que oferecem importantes formulações e conceitos para a compreensão do Direito contemporâneo. Este artigo se junta a algumas poucas pesquisas sobre outros referenciais teóricos acerca do positivismo jurídico, analisando a regra de reconhecimento no pensamento teórico de Herbert Hart (1907-1992), apresentando-a como incremento e superação da teoria imperativista de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Resenha: SOUZA, Ricardo Timm. Crítica da razão idolátrica.Judikael Castelo Branco - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44059.
    Crítica da razão idolátrica, de Ricardo Timm de Souza, representa, acima de tudo, um esforço para compreender um “mundo doente”. No entanto, é importante ressaltar que não se trata meramente de mais um exercício de diagnóstico desse mundo, ou seja, não é apenas uma nova abordagem dos inúmeros problemas que o cercam, embora essa tarefa seja sempre relevante. Na obra em questão, a crítica vai além da análise de um mundo enfermo e das suas condições; ela também aponta para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Além do tempo.Keberson Bresolin & Carolina Moreira Paulsen - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44830.
    O objetivo deste artigo é analisar a concepção de Justiça Internacional em Kant e Rawls e colocá-las em diálogo. Os eixos de análise serão o direito cosmopolita (Weltbürgerrecht) de Kant e o direito dos povos de Rawls. Nesse sentido, os setores internacionalistas dessas teorias serão discutidos e comparados em seus principais componentes, como a visão dos autores sobre a guerra, a imigração e a obrigação de acolhimento de refugiados. Buscar-se-á, ao longo do artigo, colocar essas teorias lado a lado com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Conservadorismo da Radicalidade?Diogo Silva Corrêa - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44770.
    Philosophie des expérientes radicales, livro recém-publicado pelo filósofo pragmatista e professor da Universidade de Lyon III, Stéphane Madelrieux, propõe uma maneira original e inovadora de ler a filosofia francesa do século XX. Sem abordá-la por caminhos tradicionais, tais como a sucessão cronológica de gerações (1860, 1900, 1900, etc), conceitos típicos (espírito e vida; existência e transcendência; dialética e práxis; estrutura e descontinuidade; diferença e desconstrução, etc.), correntes hegemônicas (espiritualismo bergsoniano, filosofias da vida; existencialismos; hegelianismos, marxismos; estruturalismo, epistemologia histórica; pós-estruturalismo ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Nicolau de Paris e a suficiência das categorias.Mário João Rosas Rebelo Correia - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e43272.
    A lista de dez categorias apresentada por Aristóteles no capítulo 4 das Categorias gerou, desde cedo, sérios problemas aos intérpretes. Em primeiro lugar, não é claro qual o objetivo e o âmbito desta lista. Trata-se de uma tentativa de estabelecer os gêneros mais gerais de palavras, de coisas, de conceitos, de todos eles? Em segundo lugar, Aristóteles enumera as categorias, mas não apresenta qualquer justificação para o seu número e completude. Esta lacuna conduziu os intérpretes a forjar diversas tentativas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Entrando no teatro das Formas.Nazareno Eduardo de Almeida - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e42533.
    Apresento neste ensaio alguns argumentos em defesa de uma proposta de metafilosofia que fornece uma resposta abrangente, formal e metodológica à questão ‘como se faz filosofia?’, tomada como anterior e mais fundamental do que a questão tradicional ‘o que é filosofia?’. Essa proposta se materializa metodologicamente através das ideias de uma poética e uma dramaturgia do fazer filosófico. A poética do fazer filosófico tem a ver com uma reapropriação do trivium clássico na forma de um trivium filosófico, composto por uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Justiça Distributiva, Desigualdades Sociais e Utilitarismo em Hume.Pedro Fior Mota de Andrade - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44013.
    Neste artigo, pretendo desafiar duas teses que compõem a interpretação padrão da teoria de justiça social de Hume. Primeiro, que esse entendimento não oferece recursos conceituais sufi cientes para se esboçar uma teoria de justiça distributiva e, segundo, que essa teoria é, em princípio, indiferente a ocasionais arranjos sociais fortemente desiguais. Contrariamente, proponho aqui um esboço para uma possível teoria de justiça distributiva em Hume. Argumento, com base em evidência textual, que Hume aborda sistematicamente questões como a distribuição inicial, mudanças (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    John Rawls e Hannah Arendt.Ricardo Corrêa de Araujo, Alceu Mauricio Junior, Carolina Matedi Barreira, Edson Kretle dos Santos & Gustavo Antonio Pierazzo Santos - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e43776.
    Este artigo investiga as posições do liberalismo político de John Rawls e do republicanismo de Hannah Arendt em relação ao humanismo cívico e ao republicanismo clássico. Defende que o republicanismo de Arendt não deve ser considerado um humanismo cívico abrangente e que há uma proximidade entre o liberalismo político e o republicanismo clássico, pois sustenta que um perfeccionismo minimalista baseado em virtudes políticas informa as duas teorias.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Gênese e Conquista do Conceito de Filosofia Cosmopolita de Kant.José Henrique Alexandre de Azevedo - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44016.
    Este artigo pretende mostrar a gênese e a conquista do conceito de filosofia cosmopolita de Kant ao longo do seu período pré-crítico. Esse conceito foi erigido por meio das pesquisas de Kant tanto sobre o que significava filosofar na Antiguidade quanto sobre a pretensão de encontrar um método que resolvesse o problema da cientificidade da metafísica. Defende-se que tal conceito é o principal elemento que dota sua filosofia de organicidade, de maneira a conceder coerência lógica ao longo de toda a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    O problema da empatia na fenomenologia da intersubjetividade de Husserl.Fabio Caprio Leite de Castro - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44596.
    No debate teórico sobre a empatia, há uma recente renovação do interesse pelo modelo husserliano. Após uma análise prévia sobre o lugar da empatia na fenomenologia transcendental, propõe-se uma investigação sobre como Husserl desenvolveu sua perspectiva, a partir de dois textos, em especial, nas Ideias II (Hua 4) e na Fenomenologia da Intersubjetividade (Hua 13, 14 e 15). Avalia-se inicialmente, nas Ideias II, qual é o papel da empatia, na constituição da realidade anímica. Em seguida, propõe-se, a partir da Fenomenologia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Oakeshott e a gênese do racionalismo moderno.Gabriel Ferreira - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44546.
    O pensamento do filósofo britânico Michael Oakeshott é frequentemente recrutado no debate entre conservadorismo e posições progressistas, no qual algumas de suas distinções e explicitações são postas a serviço da crítica a determinados aspectos dessa última. Um de seus principais movimentos argumentativos consiste em apontar que posições políticas fundamentalmente revolucionárias pressupõem certa concepção de racionalidade que, por sua vez, estaria em desacordo com uma visão clássica acerca da faculdade intelectiva humana ao mesmo tempo em que privilegia tal concepção em relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Between bets and rational choices.Ivo Assad Ibri - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44913.
    Starting from the exposition of the fundamental guiding principles of Peirce's philosophy, mainly, its three categories viewed under his Phenomenology and its correlated Ontology, I conjecture about three possible dimensions of Time, considering the function of predicting the future course of events with varying degrees of certainty as the main role of our human rationality. In these three dimensions, the affection of the first of the three Peircean categories occurs with differentiated intensity, this first category precisely the one that includes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Música, sociedade e emancipação: um processo (im)provável para um leitor impossível.Adriano Bueno Kurle - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e45137.
    Resenha de Em Um com o Impulso, de Vladimir Safatle. O livro trata da emancipação social por meio da estética da arte. O livro parte da crítica da associação tradicional entre autonomia, modernidade, e emancipação social, e divide-se em três partes: a primeira trata da autonomia; a segunda, do sublime; a terceira, da expressão. Soma-se a isto um excerto e a conclusão. A perspectiva geral tem o viés da dialética negativa adorniana vinculada com a psicanálise – viés este bastante conhecido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Desumanização e a banalidade do mal.Leonardo Delatorre Leite & Gerson Leite de Moraes - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44191.
    O presente artigo apresenta como intuito primordial uma exposição acerca da temática da desumanização presente na literatura de testemunho de Primo Levi (1919-1987) e nas reflexões de Hannah Arendt (1906-1975), sobretudo em sua obra Eichmann em Jerusalém. A investigação acerca do fenômeno da desumanização no universo concentracionário nazista será realizada, primordialmente, a partir de sua relação com a tese da banalidade do mal, que aborda a impessoalização e a perda da consciência moral como integrantes do projeto totalitário de supressão da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Papel Dos Adjetivos Modificacionais No Discurso Ficcional.Italo Lins Lemos - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44617.
    Argumento, seguindo a perspectiva de Amie Thomasson acerca da metafísica da ficção, que os objetos ficcionais são artefatos abstratos. No entanto, o artefactualismo encontra dificuldades em fazer sentido das propriedades que podemos atribuir corretamente a um objeto ficcional: como é possível que um personagem ficcional, como L. B. Jefferies do filme Janela Indiscreta, seja um fotógrafo e um artefato abstrato ao mesmo tempo? Tal personagem pode fazer algo como investigar um crime? A fim de solucionar essa tensão conceitual, introduzo o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Ideologia de gênero em perspectiva genealógica.Pablo Ornelas Rosa, Jésio Zamboni & Breno Buxton dos Reis Vieira - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44665.
    O avanço de lutas em torno dos direitos sexuais e reprodutivos vem sendo tratado por diversos segmentos políticos e religiosos como uma ameaça às hierarquias tradicionais. Diante deste campo que envolve diferentes perspectivas conflitantes, o artigo apresentado propõe uma análise sobre o uso da noção de “ideologia de gênero” como elemento fundamental na ofensiva contra esses direitos. Para isso, o texto proposto será dividido em duas partes: na primeira, serão apresentados os seus antecedentes e sua posterior difusão; na segunda, será (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Para além da paranoia epistêmica.Thiago Pinho - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e42711.
    A Ontologia Orientada ao Objeto (OOO) é uma linha filosófica contemporânea muito difundida no universo acadêmico, com vários debates acalorados ao longo do globo, mas ainda bastante tímida quando o assunto é o campo da Teoria Social. O objetivo desse ensaio é compreender esse ponto de cruzamento, muitas vezes até de tensão, tomando como ponto de partida as ideias de Graham Harman e suas implicações epistêmico-ontológicas. Como resultado, existe nesse nosso horizonte investigativo uma nova atmosfera teórica, uma nova forma de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Hegel e a analítica da racialidade de Denise Ferreira da Silva.Federico Sanguinetti - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44349.
    Neste texto, proponho-me a acompanhar as linhas fundamentais da interpretação de Hegel no livro Homo modernus, de Denise Ferreira da Silva. A interpretação de Hegel oferecida pela autora é profunda e original, mas é completamente ignorada na literatura sobre Hegel a nível nacional e internacional. Tentarei mostrar o papel central que o pensamento de Hegel desempenha no contexto do projeto de Ferreira da Silva em Homo modernus e destacarei dois temas de refl exão que me parecem relevantes dentro do âmbito (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Redes Dialéticas.Frank Thomas Sautter - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44462.
    As Redes Dialéticas visam a representação dos elementos de uma disputa: as asserções do Proponente e do Oponente, e as ações de ataque e de defesa. Proponho uma representação diagramática – o Diagrama Dialético – e uma representação algébrica – o Grafo Dialético – das Redes Dialéticas. Este trabalho está limitado aos aspectos estático-estruturais das Redes Dialéticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    Sorensen sobre a vaguidade e o sorites.Emerson Carlos Valcarenghi - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44897.
    Mostraremos que o tratamento dado por Sorensen à vaguidade e ao sorites não deve ser classificado como epistemicista. Além disso, tentaremos mostrar que as aproximações que Sorensen tenta fazer entre o paradoxo sorítico e os paradoxos do não-não e do prefácio não são bem-sucedidas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    ERRATUM - Veritas v.68 n.1-2023-artigo-ID44913.Equipe Editorial da Revista Veritas - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e45555.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Nietzsche e Prinz.Jorge Luiz Viesenteiner & Vinícius F. Apolinário - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e43798.
    O objetivo do texto é não apenas explicar a contribuição da filosofia de Nietzsche no atual debate em torno da filosofia das emoções, por meio da aproximação teórica com o emocionismo de Jesse Prinz – especialmente da abordagem das emoções entendidas como sentimento –, mas, sobretudo, defender a tese da compatibilidade da abordagem cognitiva e não cognitiva das emoções. Assim, se por um lado, emoções são acompanhadas de sinais somáticos, por outro lado, emoções também representam preocupações (Prinz) ou avaliações (Nietzsche) (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    Vida Como Esc'ndalo da Verdade.Lucas Villa - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44132.
    O presente artigo tem por objetivo analisar o último curso ministrado por Michel Foucault no Còllege de France, em 1984, extraindo dele uma espécie de testamento filosófico. Início buscando fazer emergir dessa escrita de si foucaultiana uma prestação de contas parresiástica, em que Foucault fala de forma franca sobre as dimensões de seu trabalho e de seu horizonte de preocupação com o entrelaçamento de três grandes temas: a verdade, o poder e o sujeito. Posteriormente, analiso como esses três temas são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues