Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs

ISSNs: 0042-3955, 1984-6746

39 found

View year:

  1.  2
    Práticas críticas de si.Juliana Ortegosa Aggio - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41911.
    O texto foi dividido em quatro partes: primeiro, eu procurei expor a questão filosófica sobre a relação entre liberdade, práticas de si e crítica. Em seguida, eu respondi a duas perguntas a partir do chamado último Foucault: o que são tais práticas de si e o que é o si? Em terceiro, eu pretendi demonstrar, à luz de Foucault e Butler, o motivo pelo qual tais práticas devem ser necessariamente críticas. E, por fim, em quarto lugar, mostrar que, para Butler (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Interpretação de atos de fala.Bernardo Alonso & José Carlos Camillo - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40490.
    Neste artigo apresentamos de forma breve uma teoria searliana de interpretação dos atos de fala. Mostramos através do exemplo das metáforas que, conforme proposta por Searle, a interpretação de atos de fala consistiria em reconhecer a intenção do falante. Esse processo se daria por meio do uso de regras convencionais da linguagem tanto pelo falante quanto pelo ouvinte. Contudo, as metáforas são um exemplo de que essa proposta de interpretação não é suficiente para descrever o processo pelo qual os agentes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    A obrigação é predicável somente da Vontade.Silvério Becker - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41195.
    MAHAN, Asa. Obligation Predicable Only of the Will. In: MAHAN, Asa. Doctrine of the Will. Oberlin: J. M. Fitch, 1847. p 124-136.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Normatividade como estilo de vida.Francisco Verardi Bocca - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41174.
    Este artigo trata do conceito “normatividade biológica” de Georges Canguilhem, historiador e epistemólogo das ciências da vida, a partir de um cotejo crítico com cientistas e temas cruciais da história das ciências naturais contemporâneas. Pesquisadores como Erwin Schrödinger e François Jacob, entre outros, e temas como ordem, desordem, entropia, neguentropia, catálise e outros. Tal cotejo, além de esclarecer e situar a noção de normatividade, subsidiou uma reflexão a respeito da origem, do regime e do destino da vida, em uma palavra, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    Pensando o multiculturalismo.Odair Camati - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40883.
    O presente trabalho tem por objetivo analisar as teorias de Charles Taylor e Will Kymlicka no que tange ao multiculturalismo, especialmente quando estiverem em questão sociedades liberais e democráticas. Pretendemos refletir acerca da dicotomia entre liberais e comunitaristas mostrando como, em alguns aspectos, as vertentes teóricas em questão podem ser aproximadas. Isso nos permitirá oferecer respostas mais consistentes aos problemas multiculturais que podem ser resumidos da seguinte forma: na difícil conciliação entre reconhecimento das particularidades culturais e o desenvolvimento de elementos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Empatia fenomenológica.Gillianno José Mazzetto de Castro - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41354.
    O presente artigo tem como objetivo produzir um estudo sobre a empatia a partir da perspectiva fenomenológica. Para tanto, será feita uma distinção entre os vários sentidos e usos da palavra “empatia” na contemporaneidade. Logo após, serão analisadas as várias teorias e modelos explicativos da empatia a partir da investigação de “como” a consciência humana acessa o mundo externo. Dentre os modelos explicativos explorados, destacam-se o modelo Theory – Theory, o Simulation Theory, o Integrated Theory, o Graded Empathy Hypothesis e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    Depois da dialética.Luiz Philipe de Caux - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40988.
    PUCCIARELLI, Daniel. Materialismus und Kritik: Konzept, Aussichten und Grenzen des Materialismus um Ausgang von der Negativen Dialektik Theodor W. Adornos. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2019.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Sobre a eficiência da ética como ferramenta de governança da inteligência artificial.Nicholas Kluge Corrêa, Nythamar Fernandes de Oliveira & Diogo Fernando Massmann - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e42584.
    A 4ª Revolução Industrial é o culminar da era digital. Atualmente, tecnologias como robótica, nanotecnologia, genética e inteligência artificial prometem transformar nosso mundo e a maneira como vivemos. O campo da Segurança e da Ética da Inteligência Artificial são áreas de pesquisa emergentes que vêm ganhando popularidade nos últimos anos. Diversas organizações de cunho privado, público e não governamentais têm publicado diretrizes propondo princípios éticos para a regulamentação do uso e desenvolvimento de sistemas inteligentes autônomos. Meta-análises do campo de pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    Interseccionalidade e lugar de fala.Antônio Carlos da Rocha Costa - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e39787.
    Este artigo traz, desde uma perspectiva lógico-hegeliana, uma proposta de articulação operatória das noções de interseccionalidade e lugar de fala, com as quais, muitas vezes, se realizam análises de discursos e de situações sociais. O fundamento da proposta é a sequência de silogismos de ideias que, derivados da Lógica de Hegel, estratificam a noção de mundo em três níveis: mundo do sujeito, mundo do gênero e mundo do espírito. O artigo complementa esse fundamento introduzindo duas operações, particionamento de ideias e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    Notas sobre a psicanálise existencial sartriana.Luciano Donizetti da Silva - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e42734.
    O presente artigo traz uma reflexão sobre o livro Mallarmé – la lucidité et sa face d’ombre, obra em que Sartre discute a relevância e o alcance da psicanálise existencial. A introdução e a primeira nota, fundadas em EN, visam mostrar o papel situado da liberdade; a segunda nota cuida de aplicar essa chave de leitura à existência do poeta Mallarmé; a terceira nota mostra as consequências para toda poesia, caso seja desconsiderada a “escolha original” do poeta (homem situado). Enfim, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    Hegel e a liberdade social.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):41862-41862.
    Neste artigo eu pretendo apresentar a abordagem de Honneth acerca da liberdade social em Hegel do ponto de vista da eticidade. A pesquisa se concentra na Filosofia do Direito de Hegel e no Direito da Liberdade de Honneth enquanto dois pilares principais de análise. Em um primeiro momento, eu esboço alguns elementos da liberdade social como um terceiro tipo de liberdade pensada como alternativa aos modelos negativo e reflexivo; em um segundo momento proponho aportes metodológicos da liberdade social a partir (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    Truques de Linguagem.Karl Heinz Efken & Fanuel Melo Paes Barreto - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):38295-38295.
    A teoria da implicatura constitui o principal legado de Paul Grice aos modernos estudos da pragmática linguística. Embora associado à filosofia da linguagem ordinária, seu pensamento não se apresenta marcado pela aversão à sistematização teórica que, segundo se diz, caracterizou essa corrente filosófica. Pelo contrário, a obra do filósofo inglês, apesar de dispersa em artigos só postumamente reunidos em livro, constitui um esforço coerente e rigoroso de analisar os princípios que explicam o comportamento racional do homem. Este ensaio oferece uma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    Nietzsche e a linguagem.Adilson Felicio Feiler - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41412.
    Entre as características fundamentais que se depreendem da obra de Nietzsche está a sua alta capacidade de expressão estilística. A forma com que o filósofo aborda inúmeros temas é permeada por uma linguagem que faz eco ao seu pensamento, expresso em arte e dança. De uma verdade absoluta e unilateral ele conduz a uma visão perspectiva plural, de modo que a linguagem, com a sua multiplicidade de figuras, chancela este processo de desconstrução metafísica. A concepção organicista, que caracteriza o pensamento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Sobre fake news.João Fett & Marcelo Bonhemberger - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e43603.
    O artigo busca oferecer um quadro conceitual útil para pensar sobre fake news nas trocas testemunhais em ambientes informacionais complexos. Pretende-se mostrar que, em um ambiente social fortemente marcado por interações sociais difusas, no qual fake news afloram ou podem potencialmente aflorar, modificam-se as exigências epistêmicas para a obtenção de racionalidade e conhecimento, sejam elas concebidas de modo internista ou externista. Trata-se, também, de uma revisão integrativa da literatura, com a finalidade de sintetizar os resultados obtidos sobre o tema em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Maquiavel como filósofo.Davi Galhardo Oliveira Filho - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40895.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    Unseen beauty.Vitor Guerreiro - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e43273.
    The experience of beauty is no less mysterious for the aesthetician today than it was in the Middle Ages. Here I focus on the notion of ‘unseen beauty’ and how certain aspects of medieval philosophizing about the nature of beauty can still be of use for the contemporary aesthetician. I draw a comparison between some concepts that pervade the whole of the Medieval period – that there is a transcendent source of visible beauty, and that visible beauties function as images (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  1
    Wittgenstein e a distinção entre sentido e significado.Gerson Francisco de Arruda Júnior & José Marcos Gomes de Luna - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40079.
    O presente artigo enfrenta a questão da distinção entre sentido e significado nas Investigações Filosóficas. Considerando a mudança radical na virada linguístico-pragmática ocorrida no pensamento de Wittgenstein, que passa a situar tanto o sentido quanto o significado no âmbito do uso que fazemos da linguagem, procura-se mostrar que distinguir as noções de sentido e de significado, nas Investigações Filosóficas, não somente é possível, mas também é de fundamental importância para uma mais ampla compreensão desses termos no pensamento do segundo Wittgenstein. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Opacidade literária como conhecimento literário.Washington Morales Maciel - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40357.
    O objetivo geral desta contribuição é elucidar um dilema envolvido no debate sobre a relação entre o conhecimento teórico-prático e o valor estético da literatura. Para atingir esse objetivo, são analisados os argumentos defendidos por Peter Lamarque contra a redução epistêmica do valor literário. Em primeiro lugar, mostra-se que a defesa do valor cognitivo da literatura não necessariamente implica um compromisso com uma teoria proposicional do valor estético da literatura. Em segundo, que o que determina o valor estético da literatura (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    Por uma teoria da justiça feminista.Tatiana Vargas Maia & Camila Palhares Barbosa - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41469.
    Este artigo tem o objetivo de apresentar e desenvolver as críticas feministas à Teoria da Justiça de John Rawls, especialmente por meio do diálogo e das contribuições de Martha Nussbaum e Susan Okin para um liberalismo feminista. Para tanto, discutimos três pontos centrais no debate entre essas duas filósofas feministas e Rawls: a) a noção de família como uma instituição básica da sociedade; b) a distinção entre doutrinas morais abrangentes razoáveis e não razoáveis; e c) a concepção de pessoa política (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Filosofia e teologia cristã.Alison Vander Mandeli & Marcelo Marconato Magalhães - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e38911.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Os referentes de nomes próprios têm propriedades sortais essenciais?Martin Motloch - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40327.
    De acordo com a visão padrão, a teoria da referência direta e o essencialismo são independentes. Jubien, no entanto, afirma que aplicamos nomes próprios a objetos com propriedades sortais essenciais e deixamos de aplicá-los se os objetos perderem estas propriedades. O objetivo deste artigo é defender esta tese. Em primeiro lugar, argumentarei que nomes próprios são geralmente usados para se referir a objetos que possuem tipos de propriedades sortais socialmente relevantes. A comunidade linguística determina através da divisão do trabalho linguístico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    Cérebro imanente.Moysés Pinto Neto - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40662.
    O artigo pretende apresentar a neurofilosofia de Catherine Malabou em alguns dos seus principais eixos. Para tanto, após dividir a obra da filósofa em quatro segmentos, dirige-se aos estudos sobre o cérebro que investigam as questões epistemológicas e políticas que as neurociências colocam para as humanidades. A investigação se dá em três momentos: a) Que fazer do nosso cérebro?, que propõe superar o dualismo como modelo da resistência às neurociências e incorporar a biologia no altermundismo; b) os textos que criticam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  2
    O cérebro imanente.Moysés Pinto Neto - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40662.
    O artigo pretende apresentar a neurofilosofia de Catherine Malabou em alguns dos seus principais eixos. Para tanto, após dividir a obra da filósofa em quatro segmentos, dirige-se aos estudos sobre o cérebro que investigam as questões epistemológicas e políticas que as neurociências colocam para as humanidades. A investigação se dá em três momentos: a) Que fazer do nosso cérebro?, que propõe superar o dualismo como modelo da resistência às neurociências e incorporar a biologia no altermundismo; b) os textos que criticam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  1
    (Des)fazendo-nos e (re)fazendo-nos.Luiz Fernando de Oliveira - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41610.
    O presente texto constitui-se como resenha do livro Foucault: pensador transversátil, de Laerthe de Moraes Abreu Junior. A obra reúne ensaios sobre diversos temas e conceitos presentes no pensamento foucaultiano, desde os mais conhecidos, como humanismo, ética, violência, sujeição e poder, até aqueles sobre os quais os estudiosos costumam se debruçar com menor frequência, caso dos escritos do filósofo francês sobre as artes plásticas, o cinema, a literatura e a música. O tratamento dado a esses temas revela como por trás (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. The apophatic visuality.Una Popovic - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e43270.
    This paper is about the specific character of the aesthetic experience of icons. I am arguing for the idea that the aesthetic experience of icons is a necessary condition of their role and function in Christian worship, and, moreover, that this particular aesthetic experience is of an apophatic kind. My arguments will be developed on the background of the Byzantine iconoclastic debate and the apophatic theology of Pseudo-Dionysius the Areopagite. Also, they should present the very debate from the perspective of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    O profano transformado em sagrado pelo interdito.Helano Ribeiro & Laura Silva E. Souza - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e42024.
    Ao longo de suas obras, Georges Bataille e Roger Caillois se concentraram na conexão inabalável entre termos, aparentemente contrários, como interdição e transgressão, homogêneo e heterogêneo e mundos profanos e sagrados. Apesar de esses seis termos estarem ligados entre si, é no último par que este artigo se concentrará, pois tem como objetivo analisar de quais formas lugares, objetos e pessoas podem se transformar em entidades sagradas no romance O Nome da Rosa, de Umberto Eco, usando como base as teorias (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    Hermenêutica e psicanálise.Luiz Rohden & Mauricio Martins Reis - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e42814.
    A articulação entre psicanálise e hermenêutica não é algo de incomum no pensamento dos últimos anos, em especial a partir da segunda metade do século vinte. Ocorre, todavia, que essa articulação muito raramente é postulada como constitutiva ou intrínseca, se tomarmos em consideração os pressupostos da psicanálise freudiana comparativamente à filosofia da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. O presente artigo tem por objetivo pavimentar essa clareira comum entre ambos, tomando como base a interpretação na especificidade da clínica do inconsciente e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. “ideia de filosofia como ciência originária” na preleção friburguense do KNS (= Kriegsnotsemester) de 1919 (GA 56/57) de Martin Heidegger. [REVIEW]Bento Silva Santos - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41533.
    Em busca de uma compreensão originária da filosofia entre 1919-1923, que incorpore a experienciação da vida em si e para si, e sem que essa ideia de realização de nossas vivências cotidianas dependa de representações abstratas, Martin Heidegger se confrontará criticamente com o cenário filosófico de sua época: a filosofia neokantiana, a fenomenologia, a hermenêutica e as filosofias da vida, entre outros. Para captar essa nova compreensão do pensamento filosófico no quadro de uma concepção hermenêutica da fenomenologia em gestação, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Agostinho de Hipona.Paula Oliveira E. Silva - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e43271.
    Este artigo analisa a conceção agostiniana do belo a partir da relação dinâmica entre três elementos fundamentais: a congruência, o desejo e a felicidade. Nesta análise assinalam-se duas etapas do desenvolvimento da teoria agostiniana do belo. Uma primeira caracteriza-se pela adesão a uma conceção intelectualista do belo e da vida feliz. Uma segunda mostra como Agostinho, confrontado com o problema da visão de Deus in patria, integra a corporeidade na experiência do belo na fruição do bem supremo. Na conclusão, evidencia-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  2
    Cristianismo e modernidade no pensamento filosófico de Henrique Cláudio de Lima Vaz.João A. Mac Dowell Sj - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41987.
    O artigo trata da primeira da fase, bem mais breve, do pensamento filosófico de Lima Vaz, reconhecido como um dos principais filósofos de sua geração no Brasil. Depois de fornecer algumas indicações sobre sua formação intelectual, detém-se na sua reflexão sobre as condições de reconciliação entre a mensagem cristã e o pensamento moderno através de seus artigos sobre “consciência histórica”, visando resgatar o verdadeiro sentido da modernidade. Analisa também a aplicação feita por ele dessas ideias à solução dos graves problemas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  1
    Um corpo constituinte no pensamento sartriano?Thana Mara de Souza - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e42116.
    Pretende-se, neste artigo, compreender o que é uma conduta emotiva para Jean-Paul Sartre, a partir de Esboço de uma Teoria das Emoções. Para tanto, será necessário descrever as diferenças entre os modos pragmático e mágico de ser-no-mundo, dado que a emoção se constitui como crença no aspecto mágico. Esta noção de crença, na medida em que se localiza no corpo, exige, por sua vez, uma discussão sobre o papel do corpo e sua relação com a consciência. Veremos que, embora com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  1
    A idolatria em Vilém Flusser.Jair Inácio Tauchen - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41863.
    A pesquisa demonstra que a nova magia na contemporaneidade se dá por meio da ritualização de programas, que são estruturados com a clara intenção de programar o comportamento idolátrico da sociedade. A partir da teorização de Vilém Flusser examina-se o processo idolátrico das imagens que transforma as pessoas em sombras das imagens, presas ao desejo da imortalidade. O problema reside em saber como o ser humano se ocupará de símbolos, códigos, sistemas e como será sua vida nesse ambiente imaterial. Até (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    The moral relevance of biological ties in the parental relationship.Fernando Arancibia-Collao & Camila Martínez-Villavicencio - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:83-108.
    Resumen En este artículo se argumenta a favor de la relevancia moral de los lazos biológicos en la parentalidad. En primer lugar, se realiza un estado del arte en base a dos cuestiones: 1) la importancia de hecho que poseen los lazos biológicos en la caracterización de la relación parental; 2) la relevancia moral de estos lazos. Se argumenta que los lazos biológicos son importantes para establecer el paradigma de la parentalidad, que este es condición de posibilidad de la moralidad (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Is the perverted faculty argument saved by the principle of totality? A view from Thomistic ethics as a dialectical discipline.Carlos A. Casanova & Ignacio Serrano del Pozo - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:109-128.
    Resumen Este artículo analiza, en discusión con Joaquín García-Huidobro y Alejandro Miranda, la conveniencia de utilizar en moral sexual el argumento de la facultad pervertida, conforme al cual sería inmoral frustrar el fin natural de las facultades reproductivas. Según García-Huidobro y Miranda este argumento sólo puede utilizarse desde el “principio de totalidad”, pues su uso aislado llevaría a los absurdos denunciados por la New Natural Law Theory. Con vistas a una reconsideración de este argumento, se demuestra la importancia de considerar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    The concept of “work” in the philosophy of music.Sixto José Castro Rodríguez - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:57-82.
    Resumen En el presente artículo reflexiono sobre cómo el concepto de “obra” ha llegado a ocupar un lugar determinante en el pensamiento sobre el arte y en el modo de experimentarlo y comprenderlo. Presento igualmente algunos elementos de reflexión sobre la ontología de la “obra” para centrarme en el caso de las obras musicales, “mutantes ontológicos”, que han sido objeto de atención preferente de la filosofía analítica. Esta reflexión, sin embargo, al poner en primer término las consideraciones ontológicas relativas las (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  3
    Apologetics as a rigorous science. Critical analysis of Heidegger's writings in 1911.Francisco de Lara - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:35-56.
    Resumen: El artículo analiza los escritos de Heidegger de 1911 sobre el “juramento modernista” exigido por Pío X. En la discusión de Heidegger con el liberalismo encontramos tensiones políticas que se mantienen hasta nuestros días. La separación efectiva entre Iglesia y Estado, la pretensión de una educación laica, el rol neutro de un Estado al que grupos ultraconservadores acusan de parcial e ideológico, son algunos de los problemas que aparecen en esta polémica.: The article analyzes Heidegger's 1911 writings on the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    Ecumenism with Pentecostals. Analysis from the recent Spanish language bibliographic evidence.Patricio Merino Beas - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:129-144.
    Resumen: Este artículo presenta un análisis del ecumenismo entre católicos y pentecostales en América Latina, a través, de la revisión de obras recientes e importantes, por su envergadura y seriedad metodológica, escritas en lengua castellana. La panorámica que nos presentan las obras recientes que intento relacionar, ofrecen categorías que abren un camino esperanzador para el diálogo ecuménico entre católicos y pentecostales. Ciertamente, con dificultades y desafíos, pero con bases y experiencias interdisciplinarias e interconfesionales de mucha riqueza. En el análisis y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Patience in Kierkegaard.Ángel Viñas Vera - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:9-33.
    Resumen: El objeto de estudio es mostrar la relevancia de la paciencia en el pensamiento kierkegaardiano. Abordaremos, en primer lugar, los textos fundamentales donde Kierkegaard la analiza. Mostraremos seguidamente la idea que tiene sobre la paciencia el paradigma clásico de San Agustín y Santo Tomás para valorar la peculiaridad del pensamiento de Kierkegaard. Explicaremos, en tercer lugar, las características de la paciencia en relación con el tiempo, el bien, el sufrimiento, la libertad y Dios en el pensador danés. Esto nos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    Theology at the university: requirements of the plural paradigm.Elias Wolff - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:145-173.
    Resumo O cenário religioso mutável e plural do nosso tempo implica na teologia cristã, particularmente aquela produzida nas universidades, espaços catalisadores de questões mundiais, sendo a religiosa uma das mais relevantes. O objetivo deste artigo é verificar como a teologia acadêmica, especialmente aquela produzida na universidade, expressa essa característica da atualidade: a pluralidade. O método é a análise qualitativa de estudos que valorizam o plural na fé e na teologia cristã. A hipótese é que as perspectivas ecumênicas e inter-religiosas são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues