Prometeus: Filosofia em Revista

ISSNs: 1807-3042, 2176-5960

16 found

View year:

  1.  1
    Pela democratização radical da filosofia.Juliana Aggio - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    Este ensaio procura mostrar a complexidade da atual situação da filosofia acadêmica no Brasil ao especular as razões da exclusão estrutural de mulheres, negros e indígenas. Da exclusão sobressai o que percebemos como sendo nossa dificuldade em ousarmos filosofar. A explicação sobre o fato visível e quantificável da evasão de alunas da filosofia não é óbvia, mas a reação a ele é visível e palpável na insurgência do movimento feminista das filósofas brasileiras. O ponto problemático, porém, é que a mudança (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O Excesso de positividade e o sofrimento acadêmico: Transversalidades em Byung-Chul Han e Franco "Bifo" Berardi.Ulysses Albuquerque - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    O sofrimento mental no ambiente acadêmico, manifestado por depressão, ansiedade e burnout, resulta do excesso de estímulos e da constante pressão por desempenho impostos pela sociedade moderna. Tal situação é interpretada por este artigo à luz das teses de Byung-Chul Han e Franco “Bifo” Berardi. Han argumenta que a era atual é dominada por doenças neuronais causadas pelo excesso de positividade, em contraste com as doenças infecciosas do passado, caracterizadas pela negatividade e pela defesa imunológica. Essa discussão é ampliada com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Mulheres nas sombras da filosofia do Renascimento e alguns lampejos de resistência.Flávia Benevenuto - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    A inquietação que caracteriza essa investigação é a suspeita de que o período do Renascimento, conhecido pelo florescimento da ciência, da arte e da cultura, pelos pensadores humanistas e por uma filosofia voltada ao tema da liberdade política, tenha se aberto pouco, ou quase nada, às mulheres. Na filosofia, se nos dirigimos ao debate político do período nos deparamos com um discurso que toma a ideia de igualdade como pressuposto para se pensar a liberdade política. De fato, as questões em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Apresentação - Dossiê Mulheres na Filosofia.Flávia Benevenuto - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    Apresentação do Dossiê Mulheres na Filosofia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O método das hipóteses no Mênon de Platão.Weriquison Corbani - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    No Mênon, o dialético é quem está em condições de saber o que é uma opinião verdadeira e uma falsa opinião. Seria justo dizer, seguindo esse raciocínio, que o dialético é o único capaz de ensinar a virtude (política), mas o diálogo não nos permite fazer esta afirmação, visto que termina dizendo que virtude não é conhecimento (89c-100c) e, portanto, não pode ser ensinada (98d). Como frisa Sócrates, para saber se virtude é conhecimento é preciso antes investigar “o que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Anarquismo segundo Voltairine de Cleyre.Mariana Lins Costa - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    O presente artigo visa apresentar a concepção multifacetada do anarquismo oferecida pela pensadora política e militante anarquista Voltairine de Cleyre. Como no caso de um pensador radical, a obra não pode jamais estar dissociada da prática, iniciamos com um breve resumo da vida dessa anarquista, ainda hoje surpreendentemente desconhecida mesmo entre o público mais especializado. Em seguida passamos propriamente para a sua compreensão do anarquismo enquanto teoria socioeconômica e movimento político, nela, indissociável da defesa do que nomeou como “Novo Espírito” (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    Resenha - Stock, G. (2022). O Estoicismo.AfonsoFerreira de Lima Jr - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    Stock, G. (2022). O Estoicismo. Tradução e introdução: Edson Bini. Edipro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Tradução - Diógenes Laércio, VI: A vida de Diógenes, o cão, e A vida de Hipárquia.Aldo Lopes Dinucci & Cristóvão Santos Júnior - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    Tradução de excertos de Diógenes Laércio referentes à vida de Di´ógenes, filósofo cínico, e Hipárquia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    Lélia Gonzalez: filósofa e feminista negra brasileira.Halina Macedo Leal - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    Os movimentos feministas negros impelem à busca de mudanças e de liberação e de superação do sexismo, racismo e classismo presentes em distintos campos da sociedade, inclusive no campo filosófico. Nesses termos, olhares críticos são lançados à filosofia e questionamentos surgem: A filosofia tal como apreendida em sua história reserva algum lugar para o não-homem, para o não-branco? A filosofia reserva algum lugar para as mulheres negras? Quando direcionamos o nosso olhar para a filosofia e para o feminismos negros brasileiros, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O problema do reducionismo na ciência.Sergio Hugo Menna - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    O objetivo deste texto é analisar os principais Tipos de redução científica assim como explicitar suas características principais e apontar seus principais problemas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    Corpo e senioridade: pensando limites éticos não bio-lógicos com Oyèrónkẹ Oyěwùmí.Yasmin Alcantara Galvão Pereira - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    O presente artigo tem por objetivo apresentar os argumentos de Oyèrónkẹ́ Oyěwùmíem sua obra A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero, (1997), para ser pensado a relação entre o corpo e a ética na cosmovisão e na cosmopercepção. Para demonstrar que a epistemologia ocidental engendra sobre si e os demais povos a universalidade da categoria gênero e os problemas sociais oriundos desta generificação, a epistemóloga iorubana escreve A invenção das mulheres com um caráter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Patricia Hill Collins e a noção de interseccionalidade: contribuições para uma teoria social crítica.Renata Dias Ribeiro - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    O presente trabalho pretende apresentar, em um primeiro momento, uma noção de interseccionalidade a partir da obra Interseccionalidade (2021), de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge. Para tanto, em um primeiro momento consideraremos o percurso histórico de tal noção, bem como sua estreita relação com o feminismo negro a partir da ancoragem que esta noção fornece à tradição feminista negra no Brasil. É possível compreender a interseccionalidade sob diversas óticas, como um conceito, uma teoria, uma prática ou, a forma mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Liberdade política e sexual das mulheres no Iluminismo brit'nico.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    Pretende-se analisar a liberdade sexual e política das mulheres nas luzes britânicas a partir de uma investigação dos escritos de Bernard Mandeville e Delarivier Manley. O primeiro se apresenta como um pensador que se difere, profundamente, da maior parte dos filósofos da república das letras, no que diz respeito às análises e observações geralmente legadas ao sexo feminino, já que reconhece a desigualdade entre os sexos como artificial. Já a segunda, também partindo de uma consideração acerca das desigualdades artificiais, fornece (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Laura Cereta: em defesa de uma "República das Mulheres".Natália Braga Tavares - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    Seriam as mulheres notáveis e intelectualmente talentosas exceções à regra? A esta pergunta, que reflete com precisão uma concepção do feminino reiteradamente apresentada e defendida por filósofos e escritores filiados às mais diversas tradições intelectuais, Laura Cereta, uma humanista italiana do século XV, busca responder em uma das cartas mais agudas de seu conjunto de ensaios epistolares. Ao longo das linhas endereçadas a um correspondente que recebe, ironicamente, o nome de Bibolo Semproni, Cereta desafia e busca refutar, com base em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Philosophia e phrónêsis sob o olhar de Epicuro.Marcos Zmijewski - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    Este artigo se ocupa com a relação e interconexão entre philosophia e phrónêsis na doutrina de Epicuro. O estudo tem como objetivo, primeiro, evidenciar o significado e a função que cada uma das sabedorias assume no pensamento epicureu e, segundo, inserir-se e contribuir com o debate científico acerca de uma suposta hierarquia existente entre elas, conforme afirmação feita pelo filósofo na Carta a Meneceu. Argumentamos em favor da hierarquia (da primazia da phrónêsis) e apresentamos algumas razões que sustentam essa interpretação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    O Sonho Dos Ombros de Marfim: Marco Aurélio Frente À Missão Do Governar Roma.Aldo Dinucci - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (45).
    Analiso duas versões que nos chegaram do sonho de Marco Aurélio antes de ser indicado como sucessor de Antonino Pio, sonho no qual Marco tem ombros de marfim. Examino o sonho metaforicamente e passo a um sumário da vida de Marco, de sua infância ao império, terminando por compreender o sonho como uma prescrição onírica sobre qual atitude seria favorável a Marco no comando de Roma, bem como uma antecipação sobre sua capacidade de suportar grandes desafios durante o seu governo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues