46 found

Year:

  1.  2
    Género y nacionalismo en la educación paraguaya: las mujeres en la historiografía escolar de la Guerra de la Triple Alianza.Carolina Alegre Benítez & Antonio Tudela Sancho - 2020 - Dialogos 24 (3):221-241.
    Este trabajo explora las representaciones de las mujeres en una selección de manuales escolares empleados en las escuelas paraguayas durante el período 1989-2020, con el objetivo de analizar el papel histórico atribuido a las mujeres en los relatos escolares acerca de la Guerra de la Triple Alianza. Se sostiene que a pesar del proceso de revisión del currículo escolar y la política educativa iniciado con la transición democrática en 1989 persisten las representaciones hegemónicas de las mujeres ligadas al nacionalismo, afianzando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    Disputas Diplomáticas E Imprensa Após a Guerra Do Paraguai: A Missão Mitre de 1872 No La Nación E No Jornal Do Commercio.Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva - 2020 - Dialogos 24 (3):64-87.
    Neste artigo, analisamos a missão diplomática de Bartolomé Mitre no Brasil, em 1872, por meio das páginas do La Nación e do Jornal do Commercio. Em um contexto de fortes tensões e disputas territoriais, o historiador, general e ex-presidente argentino esteve no Rio de Janeiro a fim de garantir o Tratado de Aliança e a desocupação do território paraguaio por forças aliadas. Sua visita tem grande repercussão nas imprensas brasileira e argentina. Assim, conjugamos história, diplomacia e imprensa, pensando seu papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    La Guerra del Paraguay entre líneas. Los proyectos archivísticos y la correspondencia de Juan E. O’Leary y Luis A. de Herrera. [REVIEW]Liliana María Brezzo & Maria Laura Reali - 2020 - Dialogos 24 (3):155-177.
    Resumen La Guerra del Paraguay es uno de los grandes temas que circulan en el espacio epistolar del historiador paraguayo Juan E. O’Leary y de su par uruguayo Luis A. de Herrera. La extendida correspondencia que cultivaron entre los años 1905 y 1926, que alberga los respectivos archivos personales, es examinada en este trabajo para analizar el pensamiento de los dos historiadores haciéndose, a modo de taller de su escritura sobre la guerra y en tanto estadios eventuales de sus producciones (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    As Relações Diplomáticas da Guiana E o Brasil: Do Surgimento À Consolidação.Iuri Cavlak - 2020 - Dialogos 24 (3):331-350.
    Na primeira década de existência independente, a Guiana passou por uma fase de alinhamento aos EUA e outra de apego ao socialismo. Neste artigo, analiso a documentação diplomática brasileira produzida no Itamaraty, assinada pelos chanceleres e despachadas com os respectivos generais presidentes, de modo a problematizar a política externa da Guiana e sua busca por melhores caminhos de inserção internacional. Trata-se de uma documentação inédita, via preciosa para entendermos a história desse país. Concluo que, com a autonomia no alinhamento em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Exiliografias: Modos de Escrever a História Dos Exílios Na América Latina.Marcos Gonçalves - 2020 - Dialogos 24 (3):284-304.
    Este artigo empreende uma avaliação da historiografia produzida sobre os exílios políticos no contexto social das ditaduras latino-americanas do cone sul. Apresenta como referência três obras publicadas entre os anos de 2007 a 2013. Seu objetivo é destacar os modos de inserção e visibilidade mais frequentes que o tema exilar alcançou na pauta dos historiadores, a partir da percepção e descoberta sobre a magnitude do fenômeno. Neste sentido, desenvolve um debate em torno dos seguintes eixos propositivos: como os trabalhos apontados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Os Líderes Farrapos Na Revolta de 1957 No Sudoeste Do Paraná: Abordagens E Revisões.Paulo José Koling - 2020 - Dialogos 24 (3):265-283.
    O artigo visa analisar as abordagens realizadas sobre a participação e importância, ou não, dos líderes farrapos na Revolta de 1957, ocorrida no Sudoeste do Paraná, que resultou na derrota das companhias de terra e do governo de Moysés Lupion que praticavam a grilagem nas terras das glebas Missões e parte da Chopim. Nas abordagens sobre a revolta, predomina a exaltação dos líderes urbanos que atuaram no período de 1951 até outubro de 1957, bem como no período seguinte à derrota (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Jean-Claude Bernardet Sob Olhar Crítico: Decodificando o “Não-Dito Em Historiografia Clássica Do Cinema Brasileiro.Julierme Morais - 2020 - Dialogos 24 (3):351-374.
    No presente artigo visamos contribuir do ponto de vista teórico-metodológico com os debates pertinentes à História da historiografia da Sétima Arte nacional, problematizando hermeneuticamente a obra Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia, do crítico cinematográfico Jean-Claude Bernardet. Como arcabouço teórico-metodológico, nos munimos das reflexões de Michel de Certeau acerca do lugar social, político, econômico e cultural dos pesquisadores da História, sobretudo um de seus elementos primordiais: o “não-dito”, bem como das propostas do teórico alemão Jörn Rüsen no tocante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    Elisa Lynch Como Heroína Nacional No Stronismo: Representações de Gênero, Domesticidade E Sufragismo.Natania Neres da Silva - 2020 - Dialogos 24 (3):198-220.
    O artigo tem por objetivo analisar os usos e apropriações políticas de Elisa Lynch, companheira do presidente paraguaio Francisco Solano López e personagem importante na Guerra da Tríplice Aliança. Episódio central da História do Paraguai, a Guerra e seus principais personagens foram exaustivamente estudados. Com Lynch não foi diferente: sua trajetória foi reconstruída em diversas obras biográficas. Caracterizada, ao final do conflito, como uma mulher vil e manipuladora, no século XX, durante o stronismo, Elisa Lynch foi alçada ao posto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    “Estando Autorizado Pelo Sr. Conselheiro Barão de Andrada”: Percursos E Limitações da Trajetória Do Diplomata Luiz Augusto de Pádua Fleury Em Buenos Aires (1876)1.Gabriel Passetti - 2020 - Dialogos 24 (3):88-108.
    O artigo analisa os ofícios enviados por Luiz Augusto de Pádua Fleury, Encarregado de Negócios em Buenos Aires no ano de 1876, quando foi assinada a paz entre Argentina e Paraguai. O objetivo é verificar como um diplomata em ascensão na carreira, oriundo de uma típica família da elite imperial de província periférica, tinha sua atuação limitada pela hierarquia do ministério. A análise busca verificar como suas observações e análises eram marcadas pelo fato de ser monarquista e estrangeiro vivendo em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    A Guerra da Tríplice Aliança, 150 anos depois.Gabriel Passetti & Marcela Cristina Quinteros - 2020 - Dialogos 24 (3):1-5.
    Editorial do dossiê "A Guerra da Tríplice Aliança, 150 anos depois".
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    Juan Bautista Alberdi, a Guerra Do Paraguai E Os Revisionismos Históricos.Arnaldo Lucas Pires Junior & Vitor Izecksohn - 2020 - Dialogos 24 (3):132-154.
    O presente artigo discutirá as origens e os desdobramentos do revisionismo no pensamento historiográfico sobre a Guerra do Paraguai, ressaltando a posição do político e escritor argentino Juan Bautista Alberdi como peça chave na gênese desse movimento de interpretação da guerra. Sem desvalorizar o papel de revisionistas históricos como O’Leary e Baéz, argumentamos que é nos escritos de Alberdi que encontramos a gênese mais bem definida do pensamento revisionista que iria assumir diversas cores político argumentativas ao longo dos séculos XIX (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    A Guerra Guasu Na Construção da Identidade Nacional No Paraguai.Marcela Cristina Quinteros - 2020 - Dialogos 24 (3):178-197.
    Este artigo traz uma reflexão sobre como e por que a Guerra Guasu ou Guerra da Tríplice Aliança permanece na memória dos paraguaios como parte da identidade nacional. Partindo-se do pressuposto de que o Paraguai teve que atravessar por um processo de reconstrução simbólica após a derrota de 1870, se analisam as diferentes ressignificações dos mitos consagrados pelos revisionistas, ao longo do século XX, com o objetivo de identificar de que maneira esses mitos permearam as práticas políticas e culturais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    A Institucionalização Do Ensino Universitário de História Na Faculdade de Filosofia, Ciências E Letras da Universidade Federal Do Paraná.Diogo da Silva Roiz - 2020 - Dialogos 24 (3):305-330.
    O principal objetivo deste texto será o de procurar reconstituir o processo de institucionalização do ensino universitário de História na Universidade do Paraná entre 1938 e 1971, dando ênfase ao processo de mudança curricular que o curso de Geografia e História passou até se tornarem autônomos no início dos anos 1960. Entre 1938 e 1961 o curso de História esteve unificado ao de Geografia, processo similar ao que ocorreu em São Paulo e no Rio de Janeiro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    O Paraguai Como Arma Eleitoral: Representações E Identidade Nacional Nos Jornais de Buenos Aires Durante a Campanha Presidencial Argentina de 1873-1874.Bruno Felix Segatto - 2020 - Dialogos 24 (3):109-131.
    Este artigo visa analisar de que modo as questões pertinentes à situação do Paraguai do Pós-Guerra da Tríplice Aliança serviram de instrumento de luta político-partidária entre nacionalistas e autonomistas durante a campanha presidencial argentina de 1873 e 1874. Para isso, foram consultados alguns jornais de Buenos Aires, uma vez que eram os principais canalizadores dos debates públicos e difusores de representações. Da análise das fontes pode-se apontar que a facção autonomista fez daquele conflito, da ocupação do Paraguai e das questões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  3
    O Que as Narrativas Didáticas de História Contam Sobre a Guerra Guasu 150 Anos Depois? Mulheres, Crianças, Negros E Indígenas Em Uma Mirada Comparada: Brasil, Paraguai E Uruguai.Ana Paula Squinelo - 2020 - Dialogos 24 (3):242-264.
    Apresenta-se os resultados de projeto de pesquisa desenvolvido entre os anos de 2014-2020 relacionado as narrativas didáticas de história no Brasil, Paraguai e Uruguai e, pertinentes ao conteúdo Guerra Guasu. Embora tenha ocorrido um significativo avanço historiográfico acerca do tema tais narrativas apresentam um perfil tradicional, descritivo e com enfoque nos feitos daqueles tidos como “grandes homens”. No caso, sobretudo, das narrativas brasileiras foram incorporadas distintas categorias de fontes históricas, entretanto os sujeitos subalternizados elencados para esta análise: mulheres, crianças, indígenas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Proteção de Civis Na Operação de Paz da ONU No Sudão Do Sul: O Emprego Conjunto de Militares E Policiais.Sergio Luiz Cruz Aguilar & Joel Henrique Fonseca De Ávila - 2020 - Dialogos 24 (2):397-416.
    A guerra civil iniciada no final de 2013 no Sudão do Sul causou, pela primeira vez na história das Nações Unidas, um afluxo gigantesco de deslocados internos para o interior de bases da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, em busca de proteção. Assim, foram criados os Protection of Civilian Sites. Com a chegada de dezenas de milhares de pessoas em poucas semanas, houve um enorme crescimento nas demandas humanitárias e de segurança. Para prover a necessária proteção, foi (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    Political Ecology at the Frontiers of Knowledge and Power in a Traditionally Occupied Territory: The Know-How of Coconut Breakers in the Amazon.Jodival Maurício Costa & Joaquim Shiraishi Neto - 2020 - Dialogos 24 (2):292-324.
    This article aims is to promote debate for scientific thinking about the role of political ecology in the decoloniality of knowledge and power in the Amazon region. The work is divided into two parts: the first part discusses the expansion of modernity to the South and the construction of modern coloniality; in the second, we bring the experience of the babassu coconut breakers, in view of the construction of a “nature-world”, the result of the colonization and globalization processes. The current (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    Threads of Memory: The Historical Novel in Suriname as a Writing of Resistance.Natali Fabiana da Costa E. Silva - 2020 - Dialogos 24 (2):12-24.
    This article aims to analyze The free negress Elisabeth: prisoner of color, a historical novel from Suriname written by Cynthia McLeod. The focus given to the research intends to problematize the way the place of speech acts in the construction of the fiction, highlighting historically silenced voices. In addition, the study of the place of speech of black women during the Dutch colonization in Suriname aims to contribute to the debate on racial and gender inequality that underlies colonial societies and (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    O Fracasso Idealizado: Reescrevendo a Vita Anskarii No Liber I Das Gesta Hammaburgensis de Adam de Bremen.Lukas Gabriel Grzybowski - 2020 - Dialogos 24 (2):376-396.
    O presente artigo aborda o problema do fracasso da cristianização da Escandinávia nos séculos iniciais da missão, especialmente entre a segunda metade do século IX e início do século X, a partir da narrativa apresentada por Adam de Bremen. O trabalho parte de uma abordagem ligada à Vorstellungsgeschichte, uma proposta originada no contexto historiográfico alemão no intuito de incorporar as contribuições da reflexão antropológica nas análises históricas referentes ao troisième niveau. Nesse sentido, a narrativa de Adam é analisada primeiramente enquanto (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  3
    The Haitian Migratory System in the Guianas: Beyond Borders.Handerson Joseph - 2020 - Dialogos 24 (2):198-258.
    The Guianas are an important migratory field in the Caribbean migratory system, whereby goods, objects, currencies, and populations circulate for different reasons: geographical, cultural proximity, climatic, geopolitical and socioeconomic factors. From the 1960s and 1970s, Haitian migration increased in the Guianas. Five decades later, after the January 2010 earthquake, the migratory spaces were intensified in the region, Brazil became part of them as a country of residence and transit to reach French Guiana and Suriname. In 2013, the routes were altered. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    Guiana Francesa, Uma Região Ultraperiférica da União Europeia: Questões E Desafios No Século XXI.Rosuel Lima-Pereira - 2020 - Dialogos 24 (2):125-163.
    As regiões ultraperiféricas, RUP, são fronteiras externas da União europeia, UE. Essas fronteiras se situam na região do Caribe, no Oceano Atlântico e no Oceano Índico. Este estudo propõe abordar o lugar da Guiana como região ultraperiférica francesa sob três aspectos. Do ponto de vista jurídico, quais são os tratados, convenções, protocolos adotados pela União europeia, e por conseguinte pela França, em que a Guiana como Região ultraperiférica está incluída. Sob o aspecto econômico e da segurança nacional, quais são as (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    The Dilemma of Local Participation in the Brazil-France Cross-Border Cooperation.Carmentilla das Chagas Martins & Iuri Cavlak - 2020 - Dialogos 24 (2):81-124.
    From the 1980s/90s, Brazilian foreign policy adopted a more assertive agenda regarding neighboring countries in northern South America. In this context, the celebration of the Framework Agreement between Brazil and France is inserted, an institutional framework that implemented cross-border cooperation between Amapá and French Guiana. At the time, France was interested in projecting itself politically and commercially in South America. On the other hand, Brazil has also achieved success with this new agenda. However, after twenty-four years in force, cross-border cooperation (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    Representações Do Feminismo Na Revista Kodak - Porto Alegre.Marlise Regina Meyrer & Mônica Karawejczyk - 2020 - Dialogos 24 (2):358-375.
    A revista Kodak, foi uma das primeiras publicações no sul do Brasil a apostar em um discurso sobretudo imagético para retratar a sociedade moderna das primeiras décadas do século XX. Para tanto, deu grande destaque para as questões da atualidade, adotando uma linha editorial voltada para o humor e crítica da sociedade. Considerando que no período entre os anos de 1912 e 1918, ocorreu uma expansão do movimento feminista no país, pretende-se identificar se a Kodak tratou dessa temática em suas (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  1
    History and International Relations in the Guyana Region.Paulo Gustavo Pellegrino Correa - 2020 - Dialogos 24 (2):1-11.
    “History and international relations in the Guyana Region”.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  1
    Interview with Cynthia McLeod.Paulo Gustavo Pellegrino Correa & Natali Fabiana Da Costa E. Silva - 2020 - Dialogos 24 (2):417-426.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Cross-Border Integration and Social Representation: The Binational Bridge and the Boatman on the Franco-Brazilian Border.Paulo Gustavo Pellegrino Correa & Miguel Patrice Philippe Dhenin - 2020 - Dialogos 24 (2):164-197.
    This paper discusses cross-border projects and their respective social representations to local groups. We present as a case study the boatmen who pilot their boats between Brazil and France on the construction of the Binational Bridge. Catraieiros are currently responsible for much of the logistics between Amapá and French Guiana. Our theoretical framework is based on the literature on Regional Integration and Social Representation. We applied interviews to one third of the catraieiros. We concluded that in the Subject-Representation-Object relationship, the (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  3
    Amerindian Perspectivism in the Mythicized Discourses of Popular Catholicism in the Amazon.Marcos Vinicius Freitas Reis & Marcos Paulo Torres Pereira - 2020 - Dialogos 24 (2):259-291.
    This article aims to problematize, through the theoretical contributions of the post-colonial studies, the catholic church’s colonization project towards the Amapaense Amazon’s popular catholicism - such as the Myth of Cobra Grande - constituted as a project evolved around eurocentric and judeo-christian assumptions to the detriment of afro-amerindian cultural, identity and religious expressions, of catholic communities in the urban and rural areas of the brazilian Amazon. The amazonian population develops strategies of resistance and re-existence in order to maintain their religious (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    Identidades Cristãs E Práxis Judaizante Na Ásia Menor Romana Do Século II D.C.: Um Exame Das Epístolas de Inácio de Antioquia.Monica Selvatici - 2020 - Dialogos 24 (2):325-341.
    Este artigo se insere no quadro maior dos estudos sobre as identidades no cristianismo antigo. A questão central é compreender de que formas as práticas populares se relacionam com o desenvolvimento e a manifestação das identidades cristãs. Como práticas populares elegemos as práticas de judaização, entre os não judeus adeptos da fé em Cristo, existentes no contexto das comunidades cristãs. A judaização é assim compreendida porque foge à instrução/controle das autoridades e da elite intelectual cristã. O recorte espaço-temporal do presente (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    "Aqui Começa o Brasil”: Penal Colonization, Territorialization and Border Construction of the Oyapock River. 1853-1927.Samuel Tracol & Arnaud-Dominique Houte - 2020 - Dialogos 24 (2):25-80.
    The Oyapock River has been the border between France and Brazil since the Treaty of Bern came to resolve a centuries-old dispute between the two states. Only populated by indigenous communities and a few adventurers, the two banks of the river are untouched by any lasting colonial and national settlement before the second half of the 19th century. Penal colonization is the formula adopted by the two states to fill the "void" of a border to be formalized. The criminal models (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Repressão Além Das Fronteiras: O CIEx E a Espionagem Brasileira Em Portugal.Daniel Trevisan Samways - 2020 - Dialogos 24 (2):342-357.
    O presente artigo busca analisar o estabelecimento de uma comunidade de informações no exterior, com destaque para o Centro de Informações do Exterior em Portugal, após a Revolução dos Cravos, em abril de 1974. O CIEX estava vinculado ao Ministério das Relações Exteriores e tinha como objetivo repassar informações sobre a atividade de brasileiros exilados ou banidos residentes no exterior. Com o fim da ditadura em Portugal, muitos brasileiros que residiam em outras localidades migraram para aquele país. Tal movimentação preocupou (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Imigrantes Chineses Nas Terras Baixas da Península de Guanacaste, Na Costa Rica: Crônicas de Integração Social E Parentesco de Alguns Clãs Familiares de Puntarenas, Abangares E Nicoya.Lai Sai Acón Chan - 2020 - Dialogos 24 (1):83-136.
    O objetivo deste artigo é descrever o grau de parentesco existente entre várias famílias de origem chinesa que se estabeleceram em Nicoya e analisar como isso influenciou suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e seus padrões de mobilidade em todo o Pacífico da Costa Rica desde final do século XIX até meados do século XX. Os participantes do estudo são descendentes de imigrantes que se enraizaram em Nicoya entre 1880 e 1950, que possuíam duas peculiaridades: pertenciam aos mesmos (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  3
    Representações de Crianças Bascas Exiladas Na Tela Grande: De “A Outra Árvore de Guernica” À “Route 66”.Óscar Álvarez Gila - 2020 - Dialogos 24 (1):396-430.
    Durante a Guerra Civil Espanhola, o governo regional basco começou a evacuar a população infantil para outros países europeus. A memória desse exílio infantil começou a se recuperar nos anos 60, tanto na Espanha quanto no exterior. Este artigo estabelece uma comparação entre as duas primeiras representações do exílio infantil basco na tela. Por um lado, analisa-se o romance, A outra árvore de Guernica, que reflete o discurso gerado nesse exílio em particular na Espanha de Franco. Por outro lado, é (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    Luta Estratégica Para Obter Lealdades: Discurso E Políticas Em Direção a Huaqiao华侨 Através de Relatórios de Conferência Na China.David Ibarra Arana - 2020 - Dialogos 24 (1):137-177.
    No contexto da Guerra Fria, são analisados os relatórios das conferências relacionadas aos Huaqiao, ou chineses estrangeiros, entre 1951 e 1953. Esse foi um período inicial de políticas divididas entre as comunidades chinesas no exterior, entre o governo da República Popular da China e Guomindang, em Taiwan. Mais do que apoiar as populações chinesas no exterior, enfrentando dinâmicas de exclusão e discriminação nos países em que residiam, esses governos chineses encontraram nos compatriotas estrangeiros um cenário de luta por lealdade através (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    De Roma Para o Atl'ntico. Jornais E Jornalistas de Língua Italiana Entre a Itália, a Europa E a América Latina Durante o Fascismo.João Fábio Bertonha - 2020 - Dialogos 24 (1):498-512.
    Durante o período fascista, a imprensa era considerada um instrumento fundamental para a criação do “homem novo” italiano e, da mesma forma, para a difusão dos ideais do fascismo fora da Itália. Através de várias agências governamentais, o governo italiano promovia a circulação de artigos e de material de propaganda pelo mundo, nos mais diversos idiomas. Do mesmo modo, a imprensa em língua italiana, publicada nos vários países de imigração italiana, servia de instrumento para essa mesma divulgação. O objetivo dessa (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  2
    A Descrição de Balarm (Palermo, Sicília) Em Kitab Ghara’Ib Al-Funun Wa Mulah Al-‘Uyun (C. 1020), de Autor Anônimo.Thomas Bonnici - 2020 - Dialogos 24 (1):540-553.
    Esse estudo consiste numa tradução preliminar em Português do capítulo 12 do Kitab Ghara’ib al-fanun wa mulah al-‘uyun, sobre a Sicília e Palermo, exclusivamente durante o período islâmico. Todos os termos, lugares e locais de Balarm e Sicília mencionados no texto são explicados. Eles proporcionam ao leitor uma nova versão sobre a cidade nos primeiros anos do século 11, um pouco diferente daquela anteriormente dada por Ibn Hawqal no final do século 10. Palavras-chave: Kitab Ghara’ib; Balarm ; Sicília; século 11; (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    Mobilidade humana internacional, transcontinental e intra-regional: biopoder, estratégias e representações de migrantes.Lai Sai Acón Chan & Ronald Soto-Quiros - 2020 - Dialogos 24 (1):1-18.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Impactos Econômicos Dos Governos de Fernando Henrique E Lula da Silva Sobre as Forças Armadas.Luiz Claudio Duarte - 2020 - Dialogos 24 (1):513-539.
    Os governos de Fernando Henrique Cardoso são considerados responsáveis por uma forte redução do Estado através de políticas de contenção dos gastos públicos, as quais atingiram também as Forças Armadas. Inversamente, os governos de Lula da Silva apresentaram um discurso desenvolvimentista, que, supostamente, favoreceu o investimento nas Forças Armadas, invertendo as tendências das gestões anteriores. O artigo faz, a partir da leitura de dois textos do cientista político João Roberto Martins Filho e de dados estatísticos da SEORI, a análise crítica (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  3
    Imigrantes Sírio-Libaneses, Seus Mecanismos de Inserção Social E Maçonaria Na Costa Rica Durante a Primeira Metade Do Século XX.Ricardo Martínez Esquivel - 2020 - Dialogos 24 (1):19-82.
    Esta pesquisa realiza uma análise de rede social e prosopográfica dos processos de emigração sírio-libaneses para a Costa Rica na virada do século XIX para o século XX; os mecanismos de inserção social utilizados por esse grupo de migrantes; e as relações entre as redes de sociabilidade sírio-libanesa e maçônica durante a primeira metade do século XX. Conclui-se que os imigrantes sírio-libaneses participaram ativamente de um processo de reajuste das relações sociais do Estado e contribuíram para forjar novas representações culturais (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    Ideais Religiosos E Expectativas (des)Encantadas: Uma Análise Dos Ideais Missionários da Congregação Redentorista Bávara No Brasil.Robson Rodrigues Gomes Filho - 2020 - Dialogos 24 (1):581-600.
    A fundação da missão redentorista alemã no Brasil, em 1894, representou para os missionários bávaros uma possibilidade pessoal de realização plena daquilo que entendiam como sua vocação, qual seja, a salvação das “almas abandonadas” através do sacrifício pessoal. Todavia, a alteridade entre o que se espera e o que se encontra levou essas expectativas idealizadas ora ao desencantamento, ora ao reencantamento e reelaboração, o que impactou não somente nas expectativas e ações religiosas individuais, mas igualmente no modo como tais sujeitos (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    Subjetividades Dissidentes E Controles de Imigração Nos Êxodos Contempor'neos da América Central.Guillermo Acuña González - 2020 - Dialogos 24 (1):344-395.
    Este artigo reflete sobre a relação entre os recentes processos de mobilidade regional da América Central, os aspectos de conformação das subjetividades que respondem e as ações de controle com as quais são feitas tentativas para impedir os processos migratórios. Ele aborda alguns ângulos da abordagem da autonomia da migração e especifica exemplos específicos nos quais esses relacionamentos estão presentes.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Migração Hondurenha Para Os EUA: De Escassa Para Mais Compulsiva.Vladimir López Recinos - 2020 - Dialogos 24 (1):289-343.
    Este artigo, de uma perspectiva histórica, analisa a relação imigração e emigração para explicar o caso dos movimentos migratórios de Honduras para os Estados Unidos da América. Com a análise de figuras, testemunhos e informações históricas coletadas e sistematizadas, o ambiente das primeiras práticas migratórias é reconstruído para localizar o ponto de ruptura e / ou transformação de uma migração escassa para uma mais compulsiva, atualmente em desenvolvimento em um contexto de anarquia migratória.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  3
    Quando Transborda o “Caldo Cultural”: A Reação Populista Contempor'nea E a Percepção da Imigração No Brasil E Nos Estados Unidos.Bradley Safarik - 2020 - Dialogos 24 (1):227-288.
    O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, usam discurso e política anti-imigração como ferramenta política para atrair e fortalecer suas bases eleitorais. Nos dois casos, o discurso da campanha foi transmitida à administração. As implicações dessa estratégia na percepção pública dos imigrantes serão examinadas com base nas teorias de Michel Foucault sobre biopoder e biopolítica e sua mobilização através do discurso político e das políticas públicas. O estudo questiona até que ponto essa agenda política (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  2
    O Equal Rights Amendment Na Segunda Onda Feminista Dos Estados Unidos.Cristian Sparemberger & Ariosto Sparemberger - 2020 - Dialogos 24 (1):601-620.
    O contexto social e político da Segunda Onda do Feminismo nos EUA foi marcado pela emenda constitucional denominada Equal Rights Amendment. A proposta de emenda constitucional vislumbrava conceder às mulheres uma garantia legal contra a discriminação de gênero e teve um grande apoio político e social na década de sessenta. No entanto, no início dos anos setenta, grupos conservadores e antifeministas começaram a emergir no contexto norte-americano, impedindo a ratificação da emenda como lei nacional. Avaliando as perspectivas políticas que permearam (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    Transições Negociadas: O “Não” de Pablo Larraín E as Memórias Do Plebiscito Na Pós-Transição Chilena.Tereza Maria Spyer Dulci - 2020 - Dialogos 24 (1):554-580.
    Este artigo procura lidar com as batalhas travadas pela memória na pós-transição democrática vivenciada pelo Chile a partir da análise do filme “Não”, de Pablo Larraín. O objetivo é pensar nas produções audiovisuais como um lugar privilegiado de disputa pela memória. Examinaremos como a obra, terceira de uma trilogia sobre a ditadura civil-militar chilena, procura retratar as campanhas do SIM e do NÃO antes do plebiscito de 1988, em que se decidiu sobre o destino da ditadura de Pinochet. Será analisada, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    Memória e história da migração centro-americana nas primeiras décadas do século XXI através seu cinema regional.Andrea Cabezas Vargas - 2020 - Dialogos 24 (1):431-497.
    O cinema, na mesma maneira da televisão, da prensa, e outros meios de comunicação, contribui na construção de imaginários sociais e culturais, como mostrou claramente o Bourdieu em Langage et pouvoir simbolique e o Chomsky em A Fabricação do Consenso. Contudo, o cinema a retratar fenômenos sociais, não somente constrói imaginários sino também constrói a criação de arquivos fílmicos e com eles permite construir e reconstruir uma parte da história. Essa é nossa posição, adoptando os postulados do Ferro, do Kracauer (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  3
    O Sonho Americano: Imigração E Formação de Identidade Cultural Nos Estados Unidos.Mimi Yang - 2020 - Dialogos 24 (1):178-226.
    Este artigo confronta a identidade americana monoculturalista e postula uma identidade multicultural e multirracial, moldada pela história da imigração. Além disso, ele disseca o sonho americano sob a lente de imigrantes WASPs e não-WASPs, particularmente em meados do século XIX. Ao correlacionar a dualidade cultural e a dupla consciência por meio de WASPs, imigrantes, nativistas e culturalistas afro-americanos, o artigo afirma uma identidade cultural americana maleável e em evolução, constantemente moldada por ondas sucessivas de imigrantes.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues