View year:

  1.  3
    Kandinsky e a relação entre música e pintura na metafísica do belo de Schopenhauer.Gabriel do Carmo Aguiar & Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e71798.
    O presente texto tem por objetivo compreender a pintura de Wassily Kandinsky a partir da metafísica do belo de Arthur Schopenhauer, especialmente a partir da relação entre pintura e música estabelecida pelo pintor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Schopenhauer e o darwinismo, de David Asher.Antonio Alves Pereira Junior - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e74246.
    Antes de qualquer coisa, o leitor do presente artigo encontrará uma grande preocupação de David Asher em transmitir o pensamento filosófico de Schopenhauer para o leitor britânico da época (1871), isso fica claro, pois esse empreendimento por vezes levou o autor a fazer citações ultra extensas de Schopenhauer (das quais ele mesmo traduzia da língua alemã para o inglês). Nessas longas citações/traduções que o autor faz do filósofo, tratei de copiá-las da tradução brasileira de Jair Barboza d’O mundo como vontade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Schopenhauer y Mainländer: un diálogo filosófico-pesimista a través de Rupertine del Fino.Laura Vanessa Castellanos Carbonell - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (2):e6.
    El presente artículo ha sido pensado como un análisis introductorio que explora la presencia de Schopenhauer en la novela filosófica Rupertine del Fino del filósofo y literato alemán Philipp Mainländer, debido a la exigua investigación que se ha realizado al respecto y a la ineluctable influencia que desplegó el filósofo pesimista en la obra de Mainländer, asimismo, dicho análisis se entreteje con algunos puntos de la Filosofía de la redención de Mainländer. El esquema que se sigue es, primero, desarrollar una (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Thomas Nagel sobre o ‘sentido da vida’: um diálogo com Schopenhauer e Nietzsche.Wander Andrade De Paula - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (2):e1.
    Dando continuidade às discussões iniciadas em “O ‘sentido da vida’ em Schopenhauer e Nietzsche”, o presente artigo analisa o problema do “sentido da vida” na filosofia contemporânea, tomando como referência sobretudo o pensamento de um autor pouco debatido no Brasil: Thomas Nagel. Inicia-se com uma breve retomada do tema em Schopenhauer e Nietzsche (1); indica-se em que medida ele surge apenas nas últimas décadas como uma preocupação da filosofia contemporânea de língua inglesa (2); analisa-se como Nagel trata do mesmo em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Liberdade e neurociência: como a metafísica de Schopenhauer responderia ao determinismo neurológico?Rogério Moreira Orrutea Filho - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (2):e5.
    Experimentos realizados por neurocientistas como Benjamin Libet e Michael Gazzaniga, sugerem a impossibilidade de haver liberdade nas ações individuais. Embora os dois referidos cientistas tenham elaborado teorias e experimentos um tanto distintos entre si, o resultado geral é o de que o cérebro decide independentemente da consciência do agente. Neste artigo, mostramos que tais experimentos podem ser qualificados como a confirmação empírica daquilo que o filósofo Arthur Schopenhauer, já no século XIX, afirmava a partir de argumentos apriorísticos, baseando-se no princípio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    Resenha do livro O náufrago da existência, de Jair Barboza.Antonio Alves Pereira Junior - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (2):e3.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    A animalidade do homem e sua conexão íntima com a natureza: uma abordagem niilista a partir de Schopenhauer.Bruno de Andrade Rodrigues - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (2):e2.
    O niilismo é um pressuposto hermenêutico tanto da epistemologia quanto da metafísica da vontade na obra magna de Schopenhauer. Neste artigo, intentamos examinar de que modo o niilismo, que não se reduz à negação da vontade, opera a desmitificação do homem, esclarecendo-o sobre sua condição existencial.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    A noção de extinção na filosofia de Schopenhauer.Pedro Damasceno Uchôas - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (2):e4.
    Este artigo tem por objetivo apresentar a ideia de que Schopenhauer reavalia a noção de extinção com o passar do tempo através do contato com pensamentos filosóficos e científicos contemporâneos a sua vida ligados a concepções evolucionistas. Em O mundo como vontade e representação não há espaço para a consideração da extinção das espécies animais, imutáveis e eternas; ao passo que em Parerga e Paralipomena e em Sobre a vontade na natureza é comum que o autor faça alusão a conceitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues