View year:

  1. Nietzsche et "la grande erreur fondamentale de Schopenhauer".Tom Bildstein - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (1):e87684.
    Le Fragment 47[5] constitue un point aveugle dans la recherche sur Nietzsche. Ce texte est pourtant capital pour saisir le fond de la critique de la philosophie schopenhauerienne, dans la mesure où Nietzsche y dévoile ce qu’il nomme la «grande erreur fondamentale de Schopenhauer» qui, selon lui, réside dans une fausse compréhension du rapport entre la «volonté» et la «connaissance». La comparaison de ce fragment avec d’autres permet d’une part de souligner que Nietzsche est en désaccord non seulement avec les (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    La música como lenguaje de la voluntad en Schopenhauer y su materialización en el cuarteto k285, de Mozart.José Manuel López D'Jesús - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (1):e84058.
    El siguiente trabajo estabelece un análisis sobre la Filosofía de la Música. Su propósito principal es exponer la materialización de elementos musicales como melodía, armonía y ritmo expuestos por Arthur Schopenhauer en el parágrafo 52 de El Mundo como Voluntad y Representación, a través de la implementación de tales conceptos filosóficos en el cuarteto de flauta y cuerdas K285, compuesto por W.A Mozart. Ambos humanistas aportan ideas fundamentales que influyen en el modo de pensar, comprender, interpretar y ejecutar tanto la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Resenha da tradução de Eli Vagner F. Rodrigues do livro Metafísica dos Costumes, de Arthur Schopenhauer.Felipe dos Santos Durante - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (1):e88585.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    O remorso de Raskólnikov em uma perspectiva schopenhaueriana.Ana Paula Manoel Felipe - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (1):e88213.
    O meu objetivo com o presente texto é relacionar o conceito de justiça apresentado por Schopenhauer no §62 de O mundo como vontade e representação com um dos mais célebres romances fundamentais da literatura ocidental, Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski. Tentar-se-á explorar em que medida o personagem principal desse romance se aproxima das definições schopenhauerianas de arrependimento e de remorso. Para tanto, pretendo destacar a importante distinção entre esses sentimentos, a injustiça incursa na mentira e a justificação moral do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Notas sobre o uso técnico de Darstellung por Schopenhauer.Dax Moraes - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (1):e85486.
    Pretende-se com este artigo demonstrar que a Darstellung, em seu uso técnico, concerne, sobretudo, às objetidades da Vontade, mas também à sua autonegação. No contexto da “metafísica da vontade”, torna-se fundamental ao vocabulário schopenhaueriano estabelecer um correlato necessário da Vorstellung, especialmente quando se consolida a demonstração da complementaridade de Real e Ideal. Em síntese, a Darstellung consiste no termo pelo qual se aponta para a livre apresentação da coisa em si, conteúdo real daquilo que nos aparece determinado pelo intelecto.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    O antinatalismo benatariano e o pessimismo metafísico de Schopenhauer.André Mário Gonçalves Oliveira - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (1):e88376.
    O presente artigo tem como objetivo analisar como o conceito de antinatalismo – isto é, uma visão filosófica que defende a ideia de que é melhor que os humanos parem de trazer novas vidas ao mundo, ou que teria sido melhor não termos sido trazidos à existência – e, mais especificamente, o antinatalismo de David Benatar, se alinham à vertente metafísica do pessimismo schopenhaueriano, presente no Tomo I de O Mundo como Vontade e Representação e também nos Suplementos. Ao fazer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Sobre o padecer (leiden) e o compadecer (mitleiden) na crítica de Nietzsche à filosofia moral schopenhaueriana.Pedro Damasceno Uchôas - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (1):e87851.
    Este artigo tem como objetivo principal expor a posição filosófica crítica de Nietzsche em relação ao pensamento moral de Schopenhauer presente em O Anticristo, fragmentos 7, 8 e 9, nos quais há, diretamente, um comentário geral à compaixão (Mitleiden) como sentimento mortificador e prejudicial à vida, manifesto sobretudo através da noção schopenhaueriana de negação da vontade de vida. Em acordo com os comentários de Nietzsche, é possível compreender, justificadamente, que a compaixão, enquanto sofrer junto e partilhar do sofrimento, é recusável (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    O apocalipse filosófico: considerações onto-historiais sobre o problema do limiar catastrófico entre a era final da técnica e um outro pensar a partir de Heidegger.Marina Coelho - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e84889.
    O objetivo deste trabalho é entender, por algumas vias escolhidas, o que significa pensar o limiar final da história, enquanto história da metafísica. Trata-se de partir da conferência de Derrida sobre um tom apocalíptico da filosofia contemporânea a respeito dos múltiplos fins que a filosofia do século XIX ao século XX proclamou, para evocar como Heidegger, o autor guia dessas considerações, pensa o fim da história da metafísica enquanto era da técnica e o desdobramento de suas consequências enquanto possibilidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    No olho do furacão.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85574.
    O que é a catástrofe? O que a leva, a cada reedição, manter a sua essência última? De que forma, de tempos em tempos, ela se reinventa a ponto de impor uma agenda da qual o filósofo não pode deixar de pautar como um ponto interrogativo acerca do seu real sentido e alcance? Essas entre outras questões se colocam na emergência aqui do debate que procuraremos balizar à luz da obra fenomenológico-existencial de Gabriel Marcel. Trata-se de revisitar, a partir, sobretudo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    Ciência e sociedade: uma abordagem socioconstrutivista.Marcos Rodrigues da Silva & Gabriel Chiarotti Sardi - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e84563.
    De acordo com a concepção socioconstrutivista, uma compreensão da ciência deve levar em conta não apenas a própria ciência, mas também uma compreensão da sociedade. Contemporaneamente, isto se torna mais claro quando se leva em conta exemplos reais, tal como o problema da tragédia (futura ou já em andamento) do aquecimento global. O objetivo deste artigo é mostrar que situações como a do aquecimento global não são compreendidas apenas a partir da ciência ou da sociedade isoladamente, senão que por meio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    catastrofismo metodológico de Hans Jonas.Jelson Roberto de Oliveira - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85286.
    Pretende-se, nesse artigo, analisar o conceito de “catastrofismo metodológico” a partir da ética da responsabilidade desenvolvida por Hans Jonas. Para isso, iniciaremos analisando o diagnóstico do autor a respeito das dificuldades contemporâneas de enfrentamento da emergência climática. A partir daí, demonstraremos qual é o lugar de Jonas no debate que envolve o catastrofismo e a colapsologia, demonstrando que esta última levaria a um imobilismo, enquanto a primeira – caso usada metodologicamente – deveria conduzir a um engajamento em vista do enfrentamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Medicina como Crença: reflexões sobre a Relação entre Ciência e Fé em Tempos de Pandemia.Luana Rayara Vieira de Sousa, Carliane Maria da Silva Batista & Rodrigo Barros Gewehr - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2).
    A pandemia da COVID-19 causou uma completa modificação nas formas de interação e comportamento social, visto que a contenção do vírus tornou-se prioridade mundial. O Estado, junto à medicina, passou a determinar os protocolos sanitários seguidos pela comunidade. A partir da indagação do filósofo Giorgio Agamben acerca da facilidade na qual uma sociedade permitiu considerar-se contagiada e entendendo como um período de calamidade deflagra a fragilidade da racionalidade científica diante da demanda por cura, neste artigo objetivou-se analisar se a medicina (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Ninguém mais lerá a inscrição “Era uma vez...”.Alisson Ramos de Souza - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85445.
    O presente artigo pretende apresentar, a partir da filosofia de Günther Anders, a mudança de nosso estatuto metafísico com o advento do antropoceno, o qual borrou os contornos que distinguiam a história natural e a história humana, em razão das mudanças climáticas. Tornamo-nos seres de um novo gênero, mas, também, apocalípticos de um novo gênero, a saber, apocalípticos profiláticos. O eixo apocalíptico já não é mais aquele da bomba, antes, é o do aquecimento global. A ideia progresso – que no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Alagação: quem salvará nossa cidade?Felipe dos Santos Durante - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85579.
    Este artigo tem como objetivo, a partir da leitura e interpretação das Vorlesungen über Ethik (Lições Sobre Ética), da coletânea de conferências Não somos de Arama Rígido de Ernst Tugendhat e da análise dos dados oficiais compilados pelo Governo Estadual do Acre e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), analisar a catástrofe ocorrida na cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, no ano de 2023. Nos meses de maio e abril a cidade enfrentou a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Nietzsche e as consequências de um grande terremoto: metafísica ou grande saúde?Wilson Antonio Frezzatti Jr - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85522.
    Por meio de sua fisiopsicologia, isto é, da morfologia e doutrina do desenvolvimento da vontade de potência, Nietzsche avalia a condição impulsional de indivíduos e culturas. Assim, produções que afirmam a vida como um movimento contínuo de autossuperação são sintomas de uma dinâmica saudável; mórbidos são os organismos que procuram estratégias de conservação e paralisação das mudanças, como, por exemplo, a metafísica. Nesse contexto teórico, este artigo pretende investigar a reação de Nietzsche em face de um grande terremoto ocorrido em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Niilismo, neoliberalismo e catástrofe.Ronaldo Pelli Junior & Ádamo Bouças Escossia da Veiga - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85259.
    Niilismo, neoliberalismo e catástrofe: A subjetividade neoliberal, como estudada por Foucault, Laval e Dardot, acaba por reforçar o niilismo, que já tinha sido tão bem interpretado e conjurado por Nietzsche, ainda no século XIX. Esse aprofundamento acontece principalmente pelo viés do ressentimento, um dos afetos que está presente tanto na leitura neoliberal como nos estudos sobre o niilismo. No século XXI, a cientista política Wendy Brown atualizou essa correlação do niilismo e do ressentimento com o neoliberalismo, demonstrando que os atuais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Tempos de crise e locais de catástrofe.Marcos Alexandre Gomes Nalli - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85592.
    O presente artigo tem por finalidade ensaiar uma reflexão sobre a aporia imposta pela catástrofe. Para isso, inicialmente, apresenta-se alguns dados de catástrofes a serem tomadas como exemplares: a cheia no Vale do Taquari (RS) e a seca nos rios da bacia amazônica (AM). A seguir, busca-se pensar a questão da catástrofe desde seu índice temporal, e para isso, se recorrerá a duas propostas: de Jean-Pierre Dupuy e de Alain Brossat. Intentou-se outra alternativa, ainda que não exclusiva: a de enfatizar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Inflexões da ética da alteridade em Byung-Chul Han: modos de enfrentamento à catástrofe do dataísmo.Camila Braga Soares Pinto & Leandro Pinheiro Chevitarese - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85933.
    Tendo em vista o excesso de positividade e máximo desempenho presentes na Sociedade do Desempenho, Byung-Chul Han retoma o diálogo sobre a transição das sociedades disciplinares de Foucault e de controle de Deleuze, diagnosticando a condição de violência psicopolítica e o aprisionamento narcísico, em um cenário de catástrofe presente no atual regime de informação que configura o dataísmocomo uma das principais ferramentas do sistema neoliberal. Este artigo visa investigar outros modos de existência civilizacional, a partir dos desafios de reincorporação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    A queda pandêmica do céu: contágios entre o palácio e a floresta.Maurício Fernando Pitta - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85084.
    O que significa dizer, como fez o coletivo Indigenous Action em meio à pandemia de covid-19, que “o capitalismo é pandêmico” e que “nós [indígenas] somos os anticorpos”? Quais os vínculos entre crises pandêmicas, o capitalismo em seu estágio globalizado e a emergência climática que ficou conhecida como “Antropoceno”? De que modo esse vínculo é visto por aqueles, como os povos indígenas, que, não obstante à margem do processo, são os mais diretamente afetados por seus efeitos deletérios? Com base nessa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Catástrofe algorítmica – A vingança da contingência, de Yuk Hui.Maurício Fernando Pitta & José Fernandes Weber - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85093.
    O presente texto é a tradução para o português brasileiro do artigo “Algorithmic Catastrophe — The Revenge of Contingency”, do filósofo chinês Yuk Hui (2015), professor na City University of Hong Kong, criador dos conceitos de “tecnodiversidade” e “cosmotécnica” e autor de livros como The Question Concerning Technology in China (2016) e Recursivity and Contingency (2019). O presente artigo, cedido generosamente pelo autor para tradução sob licença CC BY-NC-ND 4.0, originalmente fazia parte de uma edição especial da revista Parrhesia dedicada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  5
    Apresentação – Dossiê Catástrofe.Maurício Fernando Pitta & José Fernando Weber - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e87398.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Nietzsche, Kafka e a dor de existir.Jarlee Oliveira Silva Salviano - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85049.
    O artigo faz uma análise da importância para Nietzsche e Kafka do castigo, do infligir a dor, para a efetivação da autoridade dos códigos morais na história. Ademais, procura acrescentar a esta reflexão, a partir da filosofia do primeiro e da literatura do segundo, uma análise da espetacularização da dor na constituição histórica das culturas e lançar luzes à fundamentação de uma estética do fenômeno do sofrimento e da morte, a partir do ultrapassamento de suas tradicionais configurações éticas e religiosas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    Técnica da Aliança.Rosalvo Schutz - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85625.
    Segundo Ernst Bloch, o fato de grande parte das técnicas atualmente disponíveis tratarem a natureza apenas como objeto de dominação seria a consequência de uma relação instrumental e alienada da nossa sociedade com a natureza, resultando em uma tecnologia da violação, da destruição e da repressão. Daí a importância de se entender essa alienação fundamental, que estaria na base das catastróficas tendências ambientais da atualidade, a fim de se conceber, filosoficamente, uma técnica sem violação, também denominada de Técnica da Aliança (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    O antropoceno e a contribuição da eudemonologia schopenhaueriana para pensar a crise ambiental.Iasmim Martins Souto & Michelle Bobsin - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85340.
    A ideia de um novo período geológico expressa pelo conceito de Antropoceno nos dá a dimensão do impacto humano sobre a Terra. Nós, os humanos contemporâneos, somos uma força geológica, ou melhor, o nosso modo de existência se tornou essa força. Relatórios do Painel do Clima da ONU, dados climatológicos, projeções, entre outras fontes científicas, tornaram-se objetos de interesse da reflexão filosófica sobre o futuro em um planeta fortemente impactado pelos excessos da civilização tecnológica. Tal situação impõe à filosofia contemporânea (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  4
    Ignis mutat res.Marco Antonio Valentim - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e84836.
    O ensaio investiga a diferença qualitativa do fogo a partir de suas diversas configurações histórico-físicas. Com apoio em concepções de Schrödinger, Margulis & Sagan, Asimov e Prigogine & Stengers, desenvolve-se o problema da conexão entre matéria, vida e espírito por meio da comparação entre conceitos divergentes de entropia. Conclui-se com uma especulação cosmológica a respeito da historicidade da natureza.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    (1 other version)Reseña de Schopenhauer-Lexikon (Hg. Daniel Schubbe u. Jens Lemanski).Osman Choque-Aliaga - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85274.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Reseña de Schopenhauer–Lexikon, Paderborn: Brill, Fink, 2021. [REVIEW]Osman Choque-Aliaga - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):1-8.
    Reseña de Schopenhauer–Lexikon (Hg. Daniel Schubbe u . Jens Lemanski), Paderborn: Brill, Fink, 2021, en Voluntas, 14, 2023, 1-8.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues