19 found

Year:

  1.  3
    A Paixão de Jesus em Marcos: em hermenêutica latino-americana.Junior Vasconcelos do Amaral - 2018 - Horizonte 16 (50):864-884.
    Este estudo visa a perceber que a hermenêutica da Paixão de Jesus no Evangelho de Marcos, em uma perspectiva latinoamericana, enriquece ainda mais a teologia bíblica acerca do evangelho marcano. Este evangelho vem sendo muito lido nos últimos dois séculos. À luz de sua leitura, somos despertados a pensar nossa fé, compreendendo a Paixão de Jesus, em sentido da compaixão para com tantos os seres humanos que sofrem as agruras da maldade do mundo. No intercâmbio de experiências entre o leitor (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    O Antigo Testamento Explicado Aos Que Conhecem Pouco Ou Nada a Respeito Dele.Vicente Artuso - 2018 - Horizonte 16 (50):952-967.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    A Conferência Episcopal de Medellín: Inspiração Para Uma Mística Latino-Americana E Caribenha.Carlos Frederico Bardoza de Souza - 2018 - Horizonte 16 (50):698-728.
    a proposta deste artigo é pensar em uma mística que nasça da inspiração da II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano realizada na cidade de Medellín, Colômbia, no período de 24 de agosto a 6 de setembro de 1968. Após 50 anos deste evento inaugurador de um rosto latino-americano e caribenho da Igreja Católica, com um viés ecumênico e atento aos “sinais dos tempos”, desenvolveu-se, também, uma mística singular e vinculada à realidade vivida na América Latina. Neste sentido, este artigo abordará (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Em Favor de Uma Definição Normativa de Laicidade: Uma Resposta a Marcelo Camurça.Mailson Fernandes Cabral de Souza - 2018 - Horizonte 16 (50):919-929.
    Este texto é uma resposta ao artigo A questão da laicidade no Brasil: mosaico de configurações e arena de controvérsias, publicado no dossiê Religião, Direitos Humanos e Direitos da Natureza na Revista Horizonte, em 2017. Abordarei alguns pontos que estruturam a composição do artigo e que considero problemáticos, uma vez que fazem um recorte arbitrário da discussão teórica sobre do conceito de laicidade. Para o autor, inexiste uma definição normativa pré-existente do que seja a laicidade. Com base em uma breve (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Medellín - Centralidade Dos Pobres Na Igreja: Clamores E Resistências Atuais.Francisco de Aquino Júnior - 2018 - Horizonte 16 (50):576-599.
    O artigo trata da característica mais importante da Conferência de Medellín e de sua atualidade. Começa mostrando como o processo de recepção do Concilio Vaticano II na América Latina se dá a partir da Constituição Pastoral Gaudium et Spes e sua incipiente teologia dos “sinais dos tempos” mediante processo de inserção da Igreja na realidade latino-americana e de compromisso com os pobres e marginalizados e suas lutas por libertação. Em seguida, trata da atualidade desse dinamismo eclesial, indicando alguns ecos e/ou (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Remanso: uma comunidade mágico-religiosa. O fantástico apoiado em uma mundividência afrodescendente – aspectos das ambivalências sociais, geográficas e históricas.Alexandre Frank Silva Kaitel - 2018 - Horizonte 16 (50):973-980.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Metanoia Pentecostal: Sinais de Uma Primavera Educacional Na Assembleia de Deus No Brasil.Marcelo Lopes - 2018 - Horizonte 16 (50):930-932.
    A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil é a segunda denominação pentecostal mais antiga do país. Fundada em 1911 em Belém do Pará pelos missionários pentecostais suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, advindos dos Estados Unidos da América, essa denominação atualmente possui pouco mais de 12 milhões de adeptos, segundo o censo de 2010, sendo, portanto, a maior denominação evangélica do Brasil. Foi forjada no caldo cultural do Norte/Nordeste entre os estratos mais carentes da população e após o fim (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Teologia Do Riso: Humor E Mau Humor Na Bíblia E No Cristianismo.Antonio Carols de Melo Magalhães & Leandro Scarabelot - 2018 - Horizonte 16 (50):981-986.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Religião E Mídia Social: Uma Análise Do Conservadorismo Religioso Católico a Partir da Instituição Opus Dei.Janaína Kelly Gonçalves Moreira da Silva - 2018 - Horizonte 16 (50):935-937.
    Ao analisar a relação entre religião e comunicação um leque se abre para diversas possibilidades de reflexão sobre o assunto. Neste caso, a relação proposta é entre meios de comunicação virtual e a religião, especificamente grupos e movimentos religiosos da Igreja Católica. Vivemos em uma realidade em que, no mundo virtual, temos a oportunidade de sermos receptores e, principalmente, produtores de conteúdos. Nessa dinâmica, é muito importante saber e entender como acontece esse processo comunicacional. É rotineiro encontrarmos nas diversas mídias (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    De Religião a Cultura, de Cultura a Religião: Travessias Afro-Religiosas No Espaço Público.Mariana Ramos de Morais - 2018 - Horizonte 16 (50):949-951.
    Esta tese é uma narrativa sobre a forma como diferentes grupos disputam o entendimento dado às religiões afro-brasileiras no processo promovido pelo Estado brasileiro com vistas à configuração da nacionalidade. Um processo em curso e que não tem uma data precisa para o seu início. A passagem do século XIX para o XX, quando começa a emergir o debate sobre a construção de um ideal de nação brasileira, marca o início da reflexão aqui proposta, que atravessa o século XX, aportando (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    A Pentecostalização de Povos Tradicionais Na Amazônia: Aspectos Conceituais Para Uma Antropologia de Identidades Religiosas.Donizete Rodrigues & Manoel Ribeiro de Moraes Júnior - 2018 - Horizonte 16 (50):900-918.
    Este artigo é um trabalho de enquadramento conceitual, que suporta pesquisas etnográficas que enfocam a presença e a dinâmica religiosa do protestantismo-pentecostalismo na Amazônia. A hipótese que estofa epistemologicamente este texto - e os projetos antropológicos já em andamento e futuros - formula a ideia de que o aspecto étnico-cultural “caboclo”, como ‘tipo ideal’, é um factor crucial nas dinâmicas evangélicas nesta região. Esta construção conceptual está presente, entre outros, em teóricos como Eduardo Galvão, Heraldo Maués, Angélica Mota Maués e (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Do Silêncio E Do Seu Imaginário. A Book of Silence, de Sara Maitland, Sob Interrogação.Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo & Ángel García del Dujo - 2018 - Horizonte 16 (49):257-298.
    O presente estudo parte da obra de Sara Maitland, intitulada A Book of Silence, e procura refletir sobre esse tema na linha da alta espiritualidade cruzando-o com as figuras do imaginário que enformam o próprio silêncio. Com esta finalidade, procuramos na primeira parte, dedicada ao silêncio, compreender a natureza do silêncio, nas suas manifestações, tipos e imagens, tal como ele foi pensado e analisado por Sara Maitland na sua obra O Livro do Silêncio. Em seguida, numa segunda parte, refletir sobre (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Samba e religião presença e resistência na cidade de São Paulo.Ênio José da Costa Brito - 2018 - Horizonte 16 (49):379-398.
    Esta Comunicação visa uma análise crítica de uma tese e uma dissertação, que tem como objetos o samba e a religião afro na cidade de São Paulo. Ambas consideram o samba e a religião como manifestações e expressões culturais através das quais as populações negras em afro-diáspora refizeram e reatualizaram memórias por meio de religiosidades, ritmos, danças e performances.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Jesus. A Biografia Do Homem Que Nasceu Pobre E Jurado de Morte, Revolucionou o Mundo Com Suas Ideias, Foi Perseguido, Crucificado E Retornou Dos Mortos Para Se Tornar a Pessoa Mais Importante da História.Carlos Ribeiro Caldas Filho - 2018 - Horizonte 16 (49):423-427.
    BORG, Marcus. Jesus. A biografia do homem que nasceu pobre e jurado de morte, revolucionou o mundo com suas ideias, foi perseguido, crucificado e retornou dos mortos para se tornar a pessoa mais importante da história. Traduzido por Alyne Azuma e Rafael Longo. São Paulo: Globo, 2017.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Romaria Do Bom Jesus da Lapa: Reprodução Social da Família E Identidade de Gênero Feminina.Sandra Célia Coelho Gomes da Silva - 2018 - Horizonte 16 (49):399-401.
    Esta tese tem por objeto de estudo a mulher na Romaria do Bom Jesus da Lapa, enfatizando as relações de gênero, analisando o espaço da romaria como reprodução social do ideário de família patriarcal e de identidade de gênero feminina. O cenário da Pesquisa é a Romaria do Bom Jesus da Lapa, que se realiza há 323 anos, naquela cidade, localizada na região Oeste da Bahia. Os sujeitos da pesquisa são mulheres romeiras que se enquadram na faixa etária entre 50 (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    Diálogo E Sentido: Vida Espiritual E Encontro Inter-Religioso Na Sociedade Contempor'nea.Camila Campos Marçal da Cruz - 2018 - Horizonte 16 (49):402-404.
    Ao analisar o desenvolvimento da sociedade moderna, percebemos que, a despeito de todo o progresso econômico e tecnológico, a sociedade vive um momento de crise espiritual. Na realidade brasileira, esse contexto de globalização e pluralidade, somado à procura cada vez maior das pessoas por experiências espirituais e religiosas, torna o convívio com as diversidades religiosas um desafio urgente. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é refletir sobre as necessidades e possibilidades do ser humano contemporâneo encontrar sentido para sua vida e, (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    A Religião Na Cultura Hipermoderna: A Personalização da Crença Em Uma Igreja Midiática.Cassiana Matos de Moura - 2018 - Horizonte 16 (49):408-409.
    A presente dissertação tem como objetivo analisar a religião na cultura hipermoderna, em uma igreja midiatizada, à luz do conceito de personalização do filósofo francês Gilles Lipovetsky. Partindo do espaço empírico através do recurso da mídia, nos dedicamos a evidenciar os elementos que se coadunam ao que o referido autor aponta como característica do processo de personalização. Para tal empreitada, se fez necessário mergulhar na teoria de Lipovetsky, buscando trazer à tona os caminhos percorridos pelo autor para a construção do (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    A Naturologia No Brasil: Histórico, Contexto, Perfil E Definições.Matheus Oliva da Costa - 2018 - Horizonte 16 (49):428-432.
    STERN, Fábio Leandro. A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições. São Paulo: Entre Lugares, 2017. 447p. ISBN 978-89-7326-343-1 A editora Entre Lugares estreou em 2017 com uma obra de qualidade exemplar: trata-se do livro A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições. Seu autor, Fábio Stern, além de graduado na área que é o objeto de seu estudo, usou com maestria instrumentos da outra área em que está se formando em todos os níveis, a Ciência da Religião, (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Pentecostalismos em movimento. O lugar religioso na modernidade.Claudia Danielle Andrade Ritz - 2018 - Horizonte 16 (49):433-436.
    LEMOS, Fernanda. Pentecostalismos em movimento: o lugar religioso na modernidade. Curitiba: Prismas, 2017. 166 p.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues