Discurso

ISSN: 0103-328X

11 found

View year:

  1.  3
    O lugar da intersubjetividade no Sistema do idealismo transcendental de Schelling.João Geraldo Martins da Cunha - 2021 - Discurso 51 (2):163-183.
    Neste trabalho, pretendo oferecer uma interpretação da “Segunda proposição” da filosofia prática — Capítulo IV do Sistema do idealismo transcendental. A partir dessa delimitação textual, minha hipótese não vai além de uma sugestão segundo a qual a relação de interação recíproca e indireta entre as autoconsciências ocupa um “lugar” estratégico no argumento de Schelling, uma vez que, através dela, pelo menos em princípio, dois problemas seriam resolvidos: aquele acerca da contradição enraizada no limite originário dos atos transcendentais de autoconstituição da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    A Reflexão No Último Livro de Giannotti.Vinicius Berlendis de Figueiredo - 2021 - Discurso 51 (2):15-37.
    Em seu último livro, Heidegger/Wittgenstein — Confrontos, José Arthur Giannotti conclui sua apropriação filosófica da obra de L. Wittgenstein, iniciada com A apresentação do mundo. Examino neste artigo de que modo o corpo a corpo com o filósofo austríaco fez Giannotti rever questões com que se ocupara ao longo de seus trabalhos sobre Marx, em especial no que diz respeito à questão pelo estatuto do lógos prático e da Reflexão.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    A Invenção Do Leitor.Franklin de Mattos - 2021 - Discurso 51 (2):5-13.
    Aula inaugural que apresenta aspectos do livro O leitor Quixotesco a ser lançado em 2022.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    A Vida Como Repetição da Morte: Freud À Luz de Deleuze E Foucault.Carolina Noto - 2021 - Discurso 51 (2):57-69.
    Diante das dificuldades do dualismo pulsional de Freud, o presente artigo levanta a hipótese de que seria possível compreender a diferença entre pulsão de vida e pulsão de morte em termos de empírico e transcendental. Essas categorias permitiriam pensar que o organismo, e em particular o aparelho psíquico, tem duas funções que poderiam ser, metodologicamente, diferenciadas: uma função transcendental de destruição e uma função empírica de construção.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Ceticismo E Dogmatismo Em Pascal.Luís César Guimarães Oliva - 2021 - Discurso 51 (2):113-133.
    O objetivo deste artigo é comparar a maneira como Pascal trata das relações entre ceticismo e dogmatismo em duas de suas principais obras, os Pensamentos e Conversa com o Senhor de Sacy, as quais, embora não conflitantes, trazem uma relevante mudança de pontos de vista. A Conversa aborda o debate ceticismo/dogmatismo diretamente pelo ângulo moral, de modo que os riscos morais para os leitores serão o critério fundamental de avaliação das duas filosofias. É igualmente do ponto de vista moral que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Livros E Bienal.Pedro Paulo Pimenta, Eder Corbanezi, Alexandre Amaral Rodrigues & Rosa Gabriela de Castro Gonçalves - 2021 - Discurso 51 (2):193-205.
    Resenha dos livros Aisthesis. Cenas do regime estético da arte e Le temps du paysage. Aux origines de la révolution esthétique, de Jacques Rancière. De As três fontes das filosofias da história, de Bertrand Binoche, e de A filosofia da fisiocracia: Metafísica, política, economia, de Thiago Vargas. Conta ainda com uma resenha da 34ª Bienal de São Paulo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Corpos Insubmissos E Identidades Decompostas No Cinema de David Cronenberg.Vladimir Safatle - 2021 - Discurso 51 (2):39-55.
    Trata-se de discutir a maneira com que as representações do corpo no cinema de David Cronenberg indicam uma dissociação importante entre gozo e prazer. Tal dissociação deve ser avaliada em sua dimensão propriamente política, abrindo com isso outra dimensão para aquilo que normalmente entendemos por “crítica do fetichismo”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    De Inquieto a Ateu: Ecos de Locke Na Enciclopédia.Antônio Carlos dos Santos - 2021 - Discurso 51 (2):135-161.
    O objetivo deste artigo é pensar a imagem do ateu nos verbetes “Ateu” e “Ateísmo” da Enciclopédia e neles traçar a possibilidade de entendermos as marcas do pensamento lockiano. Esses traços são fundamentais para compreendermos a forma pela qual houve uma mudança na imagem do ateu entre os séculos XVII na Inglaterra e o XVIII na França e como essa alteração vai contribuir positivamente para uma melhor acolhida do não crente no ceio da sociedade moderna. Para fornecer maior inteireza ao (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    Três Poemas de Schelling-Bonaventura.Friedrich Wilhelm Joseph von Schelling & Pedro Nagem de Souza - 2021 - Discurso 51 (2):185-191.
    Três poemas de Schelling-Bonaventura. Tradução de “Tier und Pflanze”, “Lied” e “Los der Erde”.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    A Recepção de Agostinho Em As Confissões da Carne, de Foucault.Luiz Marcos da Silva Filho - 2021 - Discurso 51 (2):91-112.
    Neste artigo, pretendo apreciar a recepção de Agostinho em “As confissões da carne”, volume 4 da História da sexualidade, de Michel Foucault, especialmente no penúltimo capítulo da obra “O bem e os bens do casamento”, com um propósito geral duplo: entender melhor, de um lado, por que a obra agostiniana é expediente privilegiado para Foucault apresentar criticamente a subjetivação e a objetivação de uma moral sexual cristã, bem como problematizar, por outro lado, em que medida a leitura foucaultiana de Agostinho (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    Against the Individual. Who Qualifies as “One”?Adriana Zaharijević - 2021 - Discurso 51 (2):71-89.
    The aim of this paper is to focus specifically on the description of the homo politicus as a sovereign individual who governs itself. Searching to understanding of neoliberalism as a governing rationality through which everything becomes economized.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues