View year:

  1.  15
    Curso de Geografia de Jean-Jacques Rousseau.Marcos Saiande Casado & Marcos Antonio de Carvalho Lopes - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):360-371.
    Curso de Geografia de Jean-Jacques Rousseau integra o X volume da edição de OEuvres complètes de Jean-Jacques Rousseau, Édition thématique du Tricentenaire, Slatkine/Honoré Champion (2012), subintitulado Escritos Científicos. Para esta tradução, além do texto consagrado na edição do tricentenário, também utilizamos a edição norte-americana dos textos de Rousseau organizada por Christopher Kelly, intitulada Autobiographical, scientific, religious, moral, and literary writings (2007). Preservamos, integralmente, as indispensáveis notas ao texto em língua francesa, que são de autoria de Christophe Van Staen.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Para Além Dos Sons: O Estatuto da Música No Jovem Sartre.Ágatha Cavallari - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):32-50.
    Este artigo tem como objetivo investigar o papel da música no interior das considerações de Sartre sobre a obra de arte, com base no período de publicação dos primeiros escritos do autor. Sabe-se que Sartre, em suas poucas investidas sobre estética, conferiu maior densidade ao caso pictórico. No entanto, isso não significa que a música não possua notáveis peculiaridades frente às demais manifestações artísticas. Em especial, quando consideramos as análises do autor sobre o contraste entre a irrealidade e o real, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Alteridade e Sensibilidade: O Outro Em Buber e Lévinas e a Influência No Pensamento de Enrique Dussel.Derek Assenço Creuz, Letícia Pereira de Lemos & Stephanie Mercedes Meireles Aparicio - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):110-134.
    O objetivo deste artigo é investigar a filosofia do diálogo, de Martin Buber, e a ética da alteridade, de Emmanuel Lévinas, como propostas filosóficas de mudança de paradigma em relação à alteridade e sensibilidade. Almeja-se expor as aproximações e divergências entre os pensamentos dos filósofos para, na sequência, analisar sua influência sobre o trabalho de Enrique Dussel. Trata-se de pesquisa qualitativa, que emprega a técnica de pesquisa bibliográfica e se divide em três momentos, cada qual representado por um dos autores (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Introdução Ao Período Moral da Literatura de Simone de Beauvoir: Pirro, Cinéias e o Lugar Necessário de Cada Ação.Lucas Joaquim da Motta - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):231-254.
    Trata-se de uma introdução interpretativa ao primeiro livro filosófico publicado por Simone de Beauvoir, Pirro e Cinéias (1944), que inaugura, segundo ela, após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o período moral de sua carreira literária e seu interesse particular em atribuir um conteúdo material à moral existencialista – junto de um livro publicado posteriormente, Por uma moral da ambiguidade (1947). Destaca-se, portanto, que Beauvoir é a autora que vai superar as oposições que separavam a natureza da cultura, o corpo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    A Doutrina da Essência Como Esfera de Mediação.Gabriel Rodrigues da Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):167-181.
    O objetivo do artigo é apresentar e analisar o que é a Doutrina da Essência. Por que a essência é a esfera de mediação entre a lógica objetiva e a lógica subjetiva, e sendo a própria essência incluída na lógica objetiva? Essa é a questão que nos guia. Para isso, é claro, será necessário expor de modo geral o significado de cada um dos momentos da lógica de Hegel e como eles se relacionam. Ou seja, o que são e como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Filosofia da Tecnologia: Introdução Ao Pensamento Dos Teóricos Do Século XX.Luiz Raimundo Tadeu da Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):372-381.
    O livro é direcionado tanto para um público mais familiarizado com a temática quanto para um público mais geral da Filosofia, pois abre um grande cenário de possibilidades para estudos sobre a Filosofia da Técnica e da Tecnologia. Apresenta, comenta e atualiza aspectos do pensamento filosófico a respeito da temática. Faz isso apresentando pesquisas que contribuem significativamente para a edificação das temáticas filosóficas que perpassam a Filosofia da Técnica e da Tecnologia enquanto “novo” campo disciplinar filosófico. A intenção dos organizadores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Pulsão e Instinto Em Suas Aproximações: Um Debate Ainda Atual.Cristiane Daniel - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):342-359.
    Este trabalho parte da discussão sobre as diferentes traduções do termo alemão Trieb para evidenciar as relações entre o conceito de pulsão, originário da psicanálise, e o conceito de instinto, da psiquiatria. Para isso, aborda momentos da construção teórica do conceito de pulsão de Freud no primeiro dualismo pulsional e o trabalho de Foucault, quando tratou do instinto, destacando nessas construções o atributo de força e a teoria do apoio na psicanálise. A noção de força estava presente como integrante da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    Para Ler Parmênides: Uma Breve Introdução À Questões Estruturais Do Texto.Raul Mendes de Barros - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):300-319.
    Como é possível extrair filosofia de um texto de quatro ou cinco páginas, arbitrariamente montado ao longo de mil anos de citações na Antiguidade, cujo tamanho original se desconhece, e suas partes, precariamente conectadas, juntam-se a partir de critérios e suposições tardias? Normalmente, nem se quer refletimos sobre questões desse tipo quando tratamos de estudar o pensamento de um autor, pois é comum que o estudo de um filósofo não passe pela história da obra em questão, quando e de que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Anti-Historicismo e Engenharia Social Parcelar Em Karl Popper: Realismo Ou Moralismo Político?Júlio César Lima de Farias - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):213-230.
    Conhecido pela sua defesa da sociedade aberta, Karl Popper inseriu no seu pensamento uma atitude de combate ao historicismo, identificado como a raiz dos totalitarismos ao longo da história do Ocidente. Propôs também uma forma de intervenção na sociedade que estaria atrelada a essa conduta, a engenharia social parcelar. Essas noções podem ser contextualizadas a partir de um dos debates da filosofia contemporânea, a dicotomia moralismo político x realismo político. Considerando as premissas que dão origem ao debate, percebe-se que os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Sobre a Abdução Peirceana e a Possibilidade de Outro Tipo de Raciocínio Inferencial.Bismarck Bório de Medeiros - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):72-88.
    No presente artigo, elucidaremos como a ideia de inferência abdutiva peirceana é apresentada, bem como seu duplo aspecto, formal e explicativo, não tem uma resolução bem definida e torna-se problemática ao buscar uma definição clara e distinta ao termo. Isto indica, para nós, uma infiltração de um tipo distinto de raciocínio. A partir do esclarecimento contextual dos termos e da discussão proposta acerca do que tomamos por raciocínio inferencial, buscaremos defender a existência de um quarto tipo além do dedutivo, indutivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Neoliberalismo e as Crises Das Democracias No Século XXI: Reflexões e Alternativas.Adriano Rodrigues de Oliveira - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):1-31.
    Nos últimos dez anos, o mundo vem se deparando com diversas turbulências de ordem política e social, em grande medida relacionadas às crises e aos dilemas enfrentados pelas democracias. O presente trabalho visa analisar o sentido político do neoliberalismo, seus efeitos na sociedade contemporânea e sua relação com as principais crises políticas do sistema democrático. Por fim, apresentar alguns dos desafios e alternativas a serem enfrentados no médio e longo prazo. Para isso, será feita uma revisão da bibliografia recente acerca (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. O Mal da Morte No Pessimismo: Considerações a Partir de Arthur Schopenhauer e David Benatar.Felipe Dossena - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):152-166.
    Neste trabalho, investigo a possibilidade de compatibilidade entre o pessimismo filosófico e a compreensão da morte como um mal para quem morre. Por pessimismo filosófico, compreendo a doutrina filosófica que mantém como tese fundamental que a não-existência é preferível à existência, de modo que o pessimismo é tomado como a filosofia de que a vida não vale a pena ser vivida. Por mal da morte, me refiro à compreensão da morte como um dano para o indivíduo que morre, cujo pressuposto (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Qual É o Papel da Ética Na Ética da Inteligência Artificial?Monica Franco - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):276-299.
    O estudo filosófico da ética sobre as interações entre os seres humanos e as tecnologias que empregam a Inteligência Artificial se tornou um tópico popular e importante como nunca antes. O estudo dos problemas que concernem essas interações justifica-se por conta das transformações tecnológicas pelas quais as sociedades humanas têm passado, e que ainda podem acarretar profundas mudanças legais, políticas e sociais. O artigo tem como objetivo principal identificar o papel da ética, enquanto disciplina filosófica, com relação ao recente e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  22
    Reflexões Filosóficas Sobre Edição Genômica: Uma Discussão Com Habermas.Antonio Alves Pereira Junior - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):51-71.
    No presente artigo começo fazendo considerações sobre a história das inovações de desenvolvimentos genéticos, abordando as questões relativas ao descobrimento e elucidação do DNA, sobre a influência da genética para o pensamento evolucionista, a decodificação do genoma humano, a técnica DGPI e também sobre o CRISPR-Cas9. Depois, o texto passa a ter um tom mais filosófico, donde exponho e reflito a partir da perspectiva habermasiana em Sobre o futuro da natureza humana: a caminho de uma eugenia liberal? – Nesse sentido, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    O Legado Do Marxismo No Século 20: Entre a Tradição e a Crítica.Douglas Rafael Dias Martins - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):135-151.
    O presente artigo busca analisar e compreender o legado deixado por uma das correntes políticas e intelectuais mais influentes do século 20, o marxismo. Em meio a um contexto histórico de crise do capitalismo, e do marxismo, tendo este perdido influência enquanto orientação política nos partidos e movimentos políticos contemporâneos, bem como nas ciências humanas e sociais, principalmente, buscamos reconstruir alguns aspectos que permitem compreender algumas particularidades e limites dessa corrente no século passado. Ainda, em meio a compreensão do desenvolvimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Da Aparência À Essência da Derivação da Forma Mercadoria: A Forma Das Relações Socioeconômicas No Modo de Produção Capitalista.Gilberto Davanço Neto - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):182-212.
    Este artigo tem o objetivo de desvelar o núcleo da forma das relações socioeconômicas no sistema capitalista de exploração para acumulação de propriedade privada. Referido núcleo deriva nos sujeitos de direito, no Estado e nas demais instituições que derivam do modo de produção posto pela classe socioeconômica dominante que detém a propriedade privada dos meios de produção. Por meio do método materialismo histórico-dialética em Karl Marx e sob a ótica da interpretação filosófica e científica de Evguiéni Bronislavovitch Pachukanis e especialistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    O Problema da Demarcação Científica e o Status da Metafísica No Racionalismo Crítico de Popper.Rodrigo Pedro Mella Parmeggiani - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):320-341.
    Este artigo pretende apresentar as principais ideias que circundam o problema da demarcação científica a partir da perspectiva do filósofo da ciência Karl Popper. Primeiramente, se buscará apresentar o problema ligado ao raciocínio indutivo, conhecido como o problema da indução. Posteriormente será apresentado o critério de demarcação de Popper, qual seja, a falseabilidade. Por fim, o tratamento que Popper dá à metafísica. Conclui-se que o critério de falseabilidade se caracteriza pela sua decidibilidade unilateral ad falsitatem, ou seja, a ciência deve (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    Genetic Epistemology, From Jean Piaget's Own Words and Works.Ricardo Tassinari - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):382-414.
    The principal intention and meaning of Jean Piaget's work is difficult to grasp, particularly due to its great length and depth, and some widely spread general misconceptions about it. In order to help clarify it, and furnish data for the discussions about it, this article aims to expose and clarify, in general lines, Piaget's main project: Genetic Epistemology. The intention here is to point out its motive and constitution, from Piaget's own published works and words. In the end, the data (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  18
    Morte, Ideia e Indestrutibilidade Do Nosso Ser Em Schopenhauer.Camila Gomes Weber & José Fernandes Weber - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):89-109.
    O objetivo do artigo é explorar as conexões entre o problema da morte, o conceito de ideia e a tese da indestrutibilidade do nosso ser com a morte, em Schopenhauer. Como ponto de partida, é apresentada a crítica de Schopenhauer à compreensão empírica da morte como passagem ao não-ser. Passa-se, então às considerações do filósofo sobre a indestrutibilidade do nosso ser com a morte, por meio do destaque às suas considerações sobre o caráter de coisa, vinculado à sua intepretação das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues