Dissertatio

ISSNs: 1413-9448, 1983-8891

44 found

View year:

  1.  13
    A Condição Transumana.Celso C. Azambuja - 2024 - Dissertatio 58:136-155.
    O artigo problematiza o transumanismo no debate contemporâneo, abrindo caminhos deinvestigação para compreender as complexas linhas da sabedoria transumanista. Busca umacompreensão da condição transumana e dos novos desafios éticos e políticos na era da evolução pordesign intencional. Debate as contradições e possibilidades admiráveis do aperfeiçoamento humano pormeio das sofisticadas técnicas contemporâneas de manipulação e criação de novas formas de vida,inclusive fisiológicas. Assim, pergunta: qual a relação da phronesis transumanista diante da phronesishumanista iluminista? Seria uma superação completa dos ideais humanistas tradicionais? (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    From Scottish Enlightenment to Tripartite Theory.Evandro Barbosa & Thais Alves Costa - 2024 - Dissertatio 58:247-271.
    : In today’s political philosophy framework, it is commonplace to associate Adam Smith with akind of theory that ignores human dispositions and considers only the self-interested perspective ofindividuals. Although this view has been widely supported in different fields – viz Philosophy andEconomy, we consider this a biased interpretation. Using the Cambridge School orientation, we explainthe importance of historical background in reading Smith’s work to argue that Smith’s writings should beinterpreted within the Scottish Enlightenment context. From this contextual approach, it is (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Um Novo Status Ontológico da Responsabilidade.Leonardo Nunes Camargo - 2024 - Dissertatio 58:115-135.
    O presente artigo tem como objetivo mostrar o novo status ontológico e fenomenológico daresponsabilidade a partir de uma releitura do animal na obra de Hans Jonas. Neste trabalho,sustentamos que a responsabilidade deve ser entendida como um degrau presente na escala dofenômeno vida. Por ser uma escala que acumula, conserva e compartilha as características de outrosseres, nos parece possível afirmar que a responsabilidade, mesmo que em estado latente, deve estargerminalmente prefigurada em outros seres vivos. Nosso problema de pesquisa coloca o seguintequestionamento: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Elementos Antignósticos da Filosofia de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2024 - Dissertatio 58:37-60.
    O presente artigo pretende analisar como a filosofia de Nietzsche, especialmente aqueladesenvolvida a partir de Assim Falou Zaratustra, pode ser compreendida como um empreendimentoantignóstico. Leva-se em conta, para tanto, as referências ao zoroastrismo que, embora escassas,evidenciam a compreensão da própria tarefa filosófica assumida por Nietzsche como uma crítica àperspectiva antiterrenal do dualismo que se iniciou com os movimentos gnósticos e se difundiu nacultura ocidental por meio do cristianismo. Para tanto, começaremos por distinguir o uso dos termosgnose e gnosticismo, para examinar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    De Um Bergsonismo Sem Duração, Sem Memória, Sem Élan.Adriano Henrique de Souza Ferraz - 2024 - Dissertatio 58:198-217.
    Na defesa que Maurice Blanchot faz da consistência ontológica da experiência poéticoliterária, surge uma relação filosófica ambígua com bergsonismo. Compreender como o pensamento deHenri Bergson incide em sua teoria é imprescindível para podermos estabelecer a importância deMallarmé na constituição de uma teoria do espeço literário e encontrarmos o devido lugar do devir e daduração nesta teoria da literatura. Em Blanchot podemos verificar algumas linhas de ruptura econtinuidade com o bergsonismo, procedendo sobretudo uma reversão do fluxo temporal no espaçodiferencial da escrita (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Escólios Esparsos Ao Essai Sur L’Origine Des Langues de Rousseau.Luiz Antônio Lindo - 2024 - Dissertatio 58:61-92.
    O Essai sur l’Origine des Langues integra o conjunto das reflexões de Rousseau destinadas ainfluenciar a intelligentsia moderna, num campo, o da especulação sobre a linguagem, que cada vezmais passou a interessar os que, como ele, se empenhavam em produzir uma reforma do conteúdo dossaberes com vistas a estabelecer os princípios norteadores duma pretendida renovação das artes e dasciências. Os tópicos tratados aqui dizem respeito a temas considerados ao mesmo tempocontemporâneos ao autor e, supõe-se, aos leitores atuais da obra. Para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. In What Sense Wrong Conceptions of Eudaimonia Get at Least Some Things Right.Fernando Martins Mendonça - 2024 - Dissertatio 58:272-301.
  8.  10
    Reflexões Sobre “Restituição” (Restitutio).Roberto Hofmeister Pich - 2024 - Dissertatio 58:1-36.
    Neste estudo, busca-se uma exposição e uma análise da teoria tomasiana da “restituição” (restitutio). Isso implica apresentar a restitutio como parte da teoria da justiça comutativa e expor os vários aspectos de consideração que servem como pressupostos e condições para a sua realização virtuosa. Em particular, procura-se analisar a confluência de motivos normativos e penitenciais que a abordagem de Tomás de Aquino contém e que, ao final, é decisiva para a devida compreensão da dimensão de obrigação que a restituição importa.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    Lévi-Strauss Leitor de Rousseau.Luis Felipe de Salles Roselino - 2024 - Dissertatio 58:93-114.
    A partir de uma revisão bibliográfica do século XVIII, resgataremos elementos que estavam naraiz da concepção universalista de homem desse século, como pertencente ao continuum da natureza.Com recurso aos métodos da antropologia estrutural, analisaremos nosso objeto que está situado nosdomínios do pensamento científico do século XVIII. O principal objetivo consistirá em identificar erecuperar a influência de alguns “mitos” acerca de seres antropomorfos, recuperando a origem dealgumas representações gráficas desses seres. A partir de algumas fontes de Rousseau e seuscontemporâneos, esboçaremos algumas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    A Relação Entre a Defesa Das Liberdades e as Regras Do Jogo Democrático No Pensamento de Norberto Bobbio.Luiz Paulo Rouanet & Ludovyco José Viol Moras - 2024 - Dissertatio 58:156-175.
    O presente trabalho tem por propósito demonstrar a defesa das liberdades, realizada porNorberto Bobbio, enquanto uma precondição salutar para o funcionamento das regras do jogodemocrático. Para tanto, será explicitado que o filósofo e jurista italiano parte, num primeiro momento, daanálise da democracia para, posteriormente, abordar as liberdades e a sua defesa. Em seu livro Il futurodella democrazia (1984), o pensador apresenta, em oposição aos regimes autocráticos, uma definiçãoprocedimental da democracia, concebida como regras do jogo. Essas regras configuram osprocedimentos, que devem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Sujeição e Resistência.Felipe Gonçalves Silva, Graziella Alcântara Mazzei & Milena Martin Bravo - 2024 - Dissertatio 58:176-197.
    Este artigo reconstrói as objeções dirigidas por Amy Allen ao modelo de sujeição contido nopensamento de Judith Butler. Em suas obras The Power of the Feminist Theory (1999) e The Politics ofOur Selves (2008), Allen atribui fragilidades políticas ao modelo de Butler em função do destinoinevitavelmente subordinante vinculado aos processos de sujeição. Apesar de suas críticas, entretanto,questionamos a capacidade de Allen superar por completo as consequências negativas vinculadas àtese da “subordinação necessária”, o que poderia comprometer seu próprio modelo de resistênciadesenvolvido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Agostinho Contra Tito Lívio: Pudor, Estupro e Suicídio Feminino.Cristiane Negreiros Abbud Ayoub - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):351-370.
    Agostinho discute a violência sexual contra as mulheres no primeiro livro de A Cidade de Deus (De ciuitate Dei). Tendo vivido nos séculos IV e V, o autor se reflete sobre o estupro de três perspectivas: moral, legal e social. Quanto à moral, defende que o estupro não macula a dignidade das vítimas. Quanto à legal, considera o estupro um crime contra a vítima e que esta, além de não merecer culpabilização nem pena, deve ter uma consolatio. No âmbito social, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Primeros Abordajes Sobre la Proereses o Eligentia En Los Comentarios a la Ética a Nicómaco Anteriores a 1250.Valeria Andrea Buffon - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):3-29.
    La primera recepción de la Ética a Nicómaco (1230-1250) encuentra varias discusiones teológicas en curso, entonces es fácil, interesante y hasta natural para los Maestros de Artes de la Universidad de París incluirlas en los debates sobre la interpretación literal de la Ética aristotélica. Por eso, ellos incluyen en sus desarrollos sobre la elección (proereses-eligentia, que también podemos traducir como “decisión”) una conexión inmediata con el libre albedrío, el cual no está considerado en la Ética. En este artículo presentaremos la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Negation Et Connaissance Categoriale Chez Jean Scot Erigène.Pedro Calixto - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):317-338.
    L’article en question a comme objetif examiner l’analyse que fait Jean Scot Erigène du champ de validité des catégories, analyse qui s'accompagne d'une réflexion intense sur la portée du discours apophantique. Pour ce faire, nous allons nous arrêter sur les arguments les plus importants du premier livre du Periphyseon de Jean Scot Erigène, dont le but central est de démontrer la pertinence de la négation et le caractère périphérique de l'affirmation, concernant non seulement Dieu, mais aussi l'ousia et la matière. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  3
    Entre Razões Especulativas e Prática - Algumas Notas Sobre a Motivação No Comentário de Tomás de Aquino À Ética a Nicômaco VI, 1-2.Pedro Konzen Capra - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):423-435.
    O presente artigo visa investigar em algumas passagens do comentário de Tomás de Aquino à Ética a Nicômaco de Aristóteles se razões especulativas podem ser razões para ação. No geral, intérpretes dividem-se entre uma posição que identifica todos os princípios da lei natural como proposições prescritivas e uma posição que identifica alguns princípios da lei natural como proposições descritivas. A hipótese do presente artigo é que razões especulativas podem ser razões para ação, considerando apenas o contexto dos comentários. No comentário (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    Definições Matemáticas e Naturais na Física de Alberto Magno.Marco Aurélio Oliveira da Silva - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):339-350.
    O presente trabalho pretende avaliar como as definições matemáticas são abordadas no comentário de Alberto Magno à Física de Aristóteles. Particularmente, procura-se distinguir definição natural de definição matemática. Em seguida, propomos uma interpretação segundo a qual Alberto estaria preocupado em conciliar dois níveis de definições matemáticas: uma definição genética, responsável pela construção dos objetos matemáticos na imaginação, e uma definição matemática propriamente dita, responsável pelas considerações universais dos geômetras.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  2
    Do Movente Ao Termo: Causalidade e Evidência Na Notitia Intuitiva de Re Non Exsistente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):31-79.
    Retomando alguns dos principais estudos sobre o conhecimento intuitivo do não existente em Guilherme de Ockham, pretendemos mostrar tanto alguns equívocos do que ficou estabelecido como a atual interpretação do problema, como também oferecer uma nova análise que enfatiza os vínculos entre os conceitos de evidência e de causalidade na argumentação ockhamiana. Fundamentando nossa exposição, estará a análise de pequenos trechos dos textos de alguns dos principais debatedores e intérpretes medievais do texto ockhamiano quanto a esse tema, como Walter Chatton, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A Noção de Ens Diminutum Nas Questões Sobre a Metafísica Do Ms. Escorial, H.II.1, Atribuídas a Henrique de Gand.Gustavo Barreto Vilhena de Paiva - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):399-422.
    O manuscrito Madri, Bibl. del Escorial, h.II.1, ff. 1ra-73rb, contém um conjunto de Questões sobre a Metafísica I[A]-VI[E] de Aristóteles, atribuídas na margem inferior do f.1r a Henrique de Gand, por uma adição classificada como tardia por Martin Grabmann. Deixando de lado metodologicamente a problemática da autoria dessas Questões, busca-se aqui compreender a noção de ‘verdade’ desenvolvida na obra, principalmente no que diz respeito ao discurso metafísico que tange à descrição do ‘ser’ atribuível à verdade. Para tanto, consideramos o modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    O conceito agostiniano de matéria: Confessiones, XII.Maurizio Filippo Di Silva - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):229-242.
    O objetivo deste artigo é o de delinear o conceito agostiniano de matéria assim como aparece no âmbito da hermenêutica de Gn. 1,1 do livro XII das Confessiones. Tendo em vista tal fim, na primeira fase deste estudo examinar-se-á o problema do estatuto ontológico da hyle, segundo a interpretação agostiniana das palavras céu e terra do primeiro versículo do Gênesis. Em seguida, isto é, no segundo momento, o intuito será o de esboçar a relação entre a matéria e o tempo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    La intentio y el acto intelectual: Herveo de Natal vs. Radulfo Brito.Julio Antonio Castello Dubra - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):293-315.
    El trabajo procura mostrar que la propuesta de Herveo sobre la naturaleza de las intentiones puede entenderse como una revisión y corrección de los planteos de Radulfo Brito. En el De secundis intentionibus de Herveo de Natal, el modista Radulfo Brito aparece aludido en la presentación de una de las opiniones que identifica la intentio con el acto intelectual (d. 1, q. 2). Conforme a esta doctrina, la cosa real que es objeto de conocimiento es denominada intentio precisamente a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Fuentes y Destino Del Problema Medieval de Los Universales: Un Estado de la Cuestión.Carolina J. Fernández - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):103-130.
    Este artículo aborda las fuentes antiguas del problema medieval de los universales em relación con la tradición filosófica posterior. Nos enfocamos en la Antigüedad Tardía como el marco dentro del cual se forja el problema de los universales y repasamos algunos acuerdos básicos del mundo académico, así como los tópicos actualmente debatidos. Sobre esa base, tratamos la doctrina de los universales de Porfirio, tanto en la Isagogé como en otras obras. En cuanto a Boecio, señalamos sorprendentes diferencias, no solo entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Ontologia, Linguagem e História Em Agostinho: Contradição e Sexualidade N’a Cidade de Deus.Luiz Marcos da Silva Filho - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):243-270.
    Neste artigo, proponho-me investigar a sexualidade e a contradição a partir da análise do “início” da história n’A cidade de Deus, XIV, de Agostinho, onde a “vontade”, sob a figura privilegiada da “libido”, é disposta como princípio e fundamento da história por meio da elucidação de vários planos de contradições constitutivas da condição humana. Mais precisamente, se o pecado inaugura um regime de existência humana em ruptura com a essência, trata-se da passagem ou queda do ser humano da natureza para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  1
    Juízo e Sensação Em Tomás de Aquino.Markos Klemz Guerrero - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):271-292.
    Neste artigo, examinaremos a noção de juízo sensível, isto é, o aspecto judicativo que se pode encontrar nos atos da sensação, aspecto esse irredutível ao juízo intelectual. Usaremos como fio condutor uma comparação e contraste entre esse aspecto judicativo e aquele que se encontra na segunda operação do intelecto. Mostraremos que o sentido julga na medida em que reflete parcialmente sobre si mesmo, de modo proporcional àquele em que ocorre uma reflexão completa no complexo predicativo. Esses diferentes tipos de reflexão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  1
    Virtuosos, amentes e incontinentes: Santo Tomás de Aquino e as potências da alma humana em conflito.Napoleão Schoeller de Azevedo Júnior - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):371-387.
    Neste artigo, partindo de textos de Santo Tomás de Aquino acerca da natureza humana, propomos uma interpretação na qual o ato do intelecto e o ato da vontade estão fortemente relacionados. Analisaremos algumas consequências dessa interpretação que podem ajudar a esclarecer o caso do incontinente. Sustentaremos que, mesmo nesse caso, o vínculo entre intelecto e vontade é mantido.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    João Buridan e a Retomada da Suposição Natural.Roberta Magalhães Miquelanti - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):187-205.
    Esse artigo tem como objetivo tratar de uma noção comum nos tratados lógicos do século XIII, mas que praticamente desaparece nas teorias no século XIV: a suposição natural. Primeiramente, tentaremos mostrar como essa noção aparece no século XIII, especialmente na obra de Pedro da Espanha. Num segundo momento, trataremos da interpretação dessa noção no quadro nominalista do filósofo medieval João Buridan (séc. XIV). O papel da suposição natural nesse quadro é cobrir os casos em que os termos de uma proposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O Herói e o Forasteiro: Narração e Metafísica Nas Confissões.Moacyr Novaes - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):207-228.
    O trabalho examina a escolha da narração autobiográfica no plano geral de composição das Confissões. Para isso, indica primeiro o papel que cumprirá para o desenvolvimento da obra, ao longo da qual outras formas de linguagem serão apresentadas e discutidas, para depois destacar o processo de transformação da própria narração como forma específica de linguagem filosófica, desde o final do prólogo geral da obra (I vi 7) até o início do que caracterizamos como parte metafísica da obra, os livros X-XIII.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    Tomás de Aquino, Simplicio y Los Maestros de Artes de París, Intérpretes de Las Categorías: Posibles Explicaciones Para Algunas “Incongruencias Desconcertantes”.Violeta Cervera Novo - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):131-155.
    El presente trabajo propone explorar algunas de las alusiones de Tomás de Aquino al Comentario sobre las Categorías de Aristóteles del filósofo neoplatónico Simplicio, con el propósito de mostrar que algunas de las disonancias entre el Comentario de Simplicio y la interpretación que de él hace Tomás pueden deberse a la exégesis de las Categorías que circulaba en la Facultad de Artes de la Universidad de París antes de la traducción de Simplicio por Guillermo de Moerbeke (ca. 1266). El trabajo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  1
    A Vox e o Verbum No Sermão 288: Algumas Notas Sobre o Discurso Interior Em Agostinho.Diego Fragoso Pereira - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):437-451.
    Neste estudo sobre o Sermão 288 de Agostinho de Hipona, pretendo investigar o papel desempenhado no discurso interior pelos conceitos ‘uox’ e ‘uerbum’, ambos fundamentais para se compreender o uerbum in corde agostiniano. Em junho de 401, na solenidade de João Batista, Agostinho proclama esse sermão diante da assembleia de Cartago. O objetivo era diferenciar Jesus e João Batista. Para isso, Agostinho analisa dois conceitos: uerbum e uox. Jesus seria o Verbum Dei e João seria a uox que clama no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    Notitia Intuitiva, Notitia Abstrativa e Habitus Na Teoria Do Conhecimento de Guilherme de Ockham.Laiza Rodrigues Souza - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):389-397.
    A teoria do conhecimento desenvolvida por Guilherme de Ockham no século XIV traz uma importante distinção entre dois níveis de cognição: conhecimento intuitivo e conhecimento abstrativo. O conhecimento intuitivo ou notitia intuitiva tem uma relação de causalidade com os objetos do mundo extramental: os objetos são a causa do conhecimento intuitivo. Este conhecimento é aquele pelo qual pode-se afirmar que algo existe ou não existe; ele desempenha um papel central na epistemologia ockhamiana porque é destacado como a base de todo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  2
    Speculum Maius: Metafísica e Teologia Em Uma Enciclopédia Do Século XIII.Alfredo Storck - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):81-101.
    O presente artigo pretende analisar o Speculum doutrinal de Vicente de Beauvais, destacando o modo como o autor busca assimilar materiais de origem árabe, especialmente no que diz respeito à divisão e classificação das ciências. Defenderemos que Vicente de Beauvais manterá em sua obra o espírito que animava as enciclopédias do século do século XII ao mesmo tempo em que recorrerá aos textos árabes para apresentar a estrutura do conhecimento humano. Como resultado, surgirá uma certa tensão entre a metafísica e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  1
    Quando o Fogo Não Queima, Quando a Decapitação Não Mata:Causalidade No Tahafut Al-Falasifa XVII, de Al-Ghazali.Tadeu Mazzola Verza - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):157-185.
    Este artigo aborda se a discussão XVII do Tahafut al-falasifa pode fornecer elementos para se obter qual seria a noção ghazaliana de causalidade apesar da natureza eminentemente disputativa da obra. O artigo sugere uma leitura do texto em que al-Ghazali, ao considerar haver dois sistemas alternativos de explicação da causalidade no mundo (o dos filósofos e o que incorpora uma noção forte de vontade divina), ambos não demonstrados, defenderia que a participação divina na relação entre causa e causado seria preferível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. (1 other version)Metafora e Realtà Nell’Ermeneutica di Paul Ricoeur.Vereno Brugiatelli - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):171-183.
    In questo saggio prenderò in esame la valenza conoscitiva che Ricoeur assegna all’enunciato metaforico. Nella prima parte analizzerò la relazione che M. Heidegger e J. Derrida stabiliscono tra il movimento del pensiero metafisico con il meccanismo di costruzione della metafora per poi soffermarmi sulle obiezioni di Ricouer alle loro argomentazioni. Nella seconda parte, muovendo dal punto di vista ermeneutico di Ricoeur, passerò all’esposizione delle potenzialità dell’enunciato metaforico di svelare nuove dimensioni del reale, di mettere sotto gli occhi del lettore nuove (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    (1 other version)Ética No Plural: Uma Bioética Reflexiva Atravessada Na “Pequena Ética” de Paul Ricoeur.José Vanderlei Carneiro - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):84-99.
    Este artigo tem o objetivo de percorrer a reflexão do pensamento ético de Paul Ricoeur através da sua “pequena ética” orientada para uma concepção de bioética. A questão fundamental desta abordagem ética será o seguinte: como resolver os conflitos provocados pelos hard cases? Tomaremos como materialidade textual as obras de Paul Ricoeur: O Si-Mesmo como Outro (2014) e O Justo II (2008). E dela os conceitos de estima de si, solicitude e cuidado atravessados neste estudo como visada para uma deliberação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  1
    (1 other version)Paul Ricoeur, Ética e Vida Urbana: Leituras Cruzadas.Hélio Salles Gentil - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):74-82.
    O artigo procura formular algumas questões iniciais sobre as relações entre as condições contemporâneas da vida urbana e a reflexão ética. Toma como referência as elaborações de Paul Ricoeur sobre o ser humano e suas dimensões éticas, interrogando-as por sua vez a partir dessas condições de vida.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. (1 other version)Paul Ricoeur e a Efetivação da Liberdade: Contribuições Para a Educação.Gomercindo Ghiggi, Neiva Afonso Oliveira & Fausto dos Santos Amaral - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):45-53.
    O artigo visa discutir o papel da educação na efetivação da liberdade no mundo contemporâneo, a partir de um suporte conceitual proveniente da filosofia de Paul Ricoeur. Em primeiro lugar, discute a ideia de descentração antropocêntrica e a dificuldade de se estabelecer uma adequada relação entre homem e natureza. Em seguida, concentra-se no tema da relação necessidade-liberdade e das dimensões éticas da liberdade, em diálogo com Ricoeur. Por fim, conclui que a partir da filosofia de Paul Ricoeur é possível levantar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  3
    (1 other version)O Perdão Difícil: Ricoeur Sobre a Relação Entre Vingança, Justiça e Reconhecimento.Paulo Gilberto Gubert - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):140-154.
    O objetivo do artigo é apresentar a inter-relação entre os conceitos de vingança, de justiça e de reconhecimento e investigar se é possível oferecer uma resposta à questão da vingança que não se circunscreva meramente ao justo; isto é, se o perdão pode contribuir para experiências de reconhecimento positivo, não obstante os inevitáveis conflitos do cotidiano social e político.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. (1 other version)Traduction Et Raison Pratique: Entre Ricœur Et Granger.Philippe Lacour - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):155-170.
    Placer la pensée de la traduction entre Ricœur et Granger ne revient pas à abandonner la réflexion traductologique empirique au profit de spéculations philosophiques abstraites et vagues. Il s’agit plutôt d’insister sur le rôle la traduction dans la définition contemporaine de la rationalité, en soulignant plusieurs aspects souvent négligés, sinon oubliés, de la philosophie du langage. Rétablir la place fondamentale de la traduction au sein de la linguistique, là où la tradition ne lui a, le plus souvent, réservé qu’une fonction (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. (1 other version)Ricoeur e a Tarefa Filosófica de Uma Crítica da Razão.Gonçalo Marcelo - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):54-73.
    Este artigo apresenta a crítica da razão como sendo uma das mais importantes tarefas filosóficas. Argumentando que é hoje necessário retomar esta tarefa, para operar uma crítica da “razão miserável”, aqui entendida como o exercício dominante da razão que a mantém ao nível dos reducionismos técnico-científico e económico, o artigo mostra até que ponto a filosofia de Paul Ricoeur contém contribuições que permitem encetar esta crítica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. (1 other version)A Mediação Em Paul Ricoeur: Aproximações Com Hegel.Adriane da Silva Machado Möbbs - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):7-15.
    Trata-se de um estudo acerca da mediação de Paul Ricoeur e a sua aproximação com a dialética de Hegel e dos hegelianos, no qual se pretende apresentar em que medida a dialética de Paul Ricoeur é hegeliana. Defende-se que, a dialética ricoeuriana tem, ao menos, três pontos de aproximação com a proposta de Hegel, a saber: a necessidade de mediação; a rejeição à permanência na dicotomia (ou paradoxo) e a visão teleológica da mediação. Contudo, embora próximas, as duas propostas são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  1
    (1 other version)Apresentação.Adriane da Silva Machado Möbbs, Luiz Rohden & Paulo Gilberto Gubert - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):3-6.
    É com grande satisfação que apresentamos o “Dossiê Paul Ricoeur: hermenêutica e ética” e manifestamos a nossa gratidão a todos os colaboradores deste volume e, em especial, a ASIER, à Capes, à Unisinos pelo fomento à pesquisa e a realização dos congressos Paul Ricoeur. Nossa gratidão também aos leitores, lembrando que – como nos ensina Ricoeur – a leitura é um exercício de alteridade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. (1 other version)Narração Como Meta-Gênero.Cláudio Reichert do Nascimento - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):16-30.
    O objetivo do presente texto é caracterizar a narração como meta-gênero em Paul Ricoeur, buscando apontar de que modo o campo do narrativo em geral exprime sua função na organização dos acontecimentos, das ações, em uma história narrada. Expor a noção de meta-gênero requer que se considere a narração como possuidora de uma historicidade própria, decorrente de um princípio formal de composição da trama narrativa, derivada do mythos de Aristóteles. Ademais, se entende que existam certos modos de composição próprios à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  1
    (1 other version)Da Sabedoria Prática À Toler'ncia Como Virtude Hermenêutica.Fernando Luiz do Nascimento - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):31-44.
    Neste artigo, proponho uma análise do conceito de tolerância a partir de um diálogo entre ética e hermenêutica. Argumento que podemos encontrar um aspecto importante do homem tolerante através de um olhar hermenêutico para a sabedoria prática e seu processo deliberativo. Desde sua origem trágica, a sabedoria prática (to phronein) está relacionada a um determinado modo de deliberação que leva em conta tanto aspectos quanto possível de uma dada situação para decidir pela melhor alternativa prática. Para analisar esse processo deliberativo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Hermenêutica Entre Filosofia e Literatura; Funções Éticas da Imaginação.Luiz Rohden & Valdinei Vicente de Jesus - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):100-123.
    Partindo de uma suspeita, em geral negativa, que pesa sobre a imaginação, pretendemos, em primeiro lugar, aqui justificar a dignidade e a importância filosófica da imaginação na elaboração de textos literários. Em segundo lugar, vamos fundamentar algumas funções éticas que o texto literário comporta realizar e corporificar experimentos mentais sobre ideias, valores. E, por fim, atestar a contribuição impar que o jogo da imaginação exerce na solução dos hard cases da filosofia moral a partir de Ricoeur. Faremos isto, num primeiro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  1
    (1 other version)O Respeito Ao Outro Na Ética de Paul Ricoeur.Noeli Dutra Rossatto - 2024 - Dissertatio 8 (supl.):125-139.
    No artigo Simpatia e respeito (1954), Paul Ricoeur delimita o campo da ética da segunda pessoa aos sentimentos de simpatia, luta e respeito. Mais tarde, em O si-mesmo como um outro (1990), o esquema será modificado com a introdução da amizade (philia) e da solicitude em lugar da simpatia. O respeito permanecerá como categoria moral. Algumas questões parecem ficar em aberto. Primeiro, por que Ricoeur assume a ética do respeito no tratamento da segunda pessoa? Em segundo, por que substitui a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues