8 found

Year:

  1.  1
    Uma Breve Biografia de Plínio, O Jovem: Os Vacilos de Seu Tempo.Lucas Caminati Amaya - 2022 - Principia 43.
    Um pequeno leque de informações e grandes abismos de ausência de dados formam o estabelecimento histórico atual de boa parte dos grandes homens e, principalmente, mulheres da Antiguidade, o que leva a constantes revisões e até mesmo revoluções sobre o entendimento que temos de Roma e da Grécia antigas. Neste artigo, demonstramos como a reconstrução e o entendimento da vida de um dos homens mais relevantes da segunda metade do século I EC é complexa e depende de fatores nem sempre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Arte E Conhecimento No Íon de Platão: Três Movimentações Dialéticas Sobre a Poesia.Juliana Gama de Brito Assumpção - 2022 - Principia 43.
    Embora o diálogo Íon seja a única obra de Platão que aborda a arte poética como assunto central da investigação filosófica, o texto de extensão relativamente curta, identificado como um dos primeiros escritos do autor e tantas vezes encarado como um “ensaio galhofeiro” da controversa condenação de Platão aos poetas na célebre Politeía, ainda espera por leituras que tornem pensada sua relevância para os estudos literários. Com efeito, se a dinâmica do Íon gira em torno da problemática relação entre os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Oresteia, de Ésquilo: A Transição da Justiça Privada À Justiça Pública.Thais Regina Gimenes Chagas - 2022 - Principia 43.
    A noção de justiça tem sido alterada ao longo do tempo, adaptando-se, assim, às necessidades humanas de mais eficácia nas normas que regem as relações interpessoais. Para a compreensão dessa evolução da concepção de justiça, é necessário voltar à realidade da Grécia Antiga e buscar em seus mitos explicações que visem embasar o pensamento contemporâneo. Diante disso, pretende-se analisar a tragédia grega Oresteia e mostrar a forma gradual de transição da justiça privada, aquela realizada com as próprias mãos para uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Reverberações Desconstrucionistas E Transcriadoras Nas Traduções (a)Caligramáticas Dos Technopaegnia de Símias de Rodes: O Machado, as Asas E o Ovo.Cristóvão José Dos Santos Júnior - 2022 - Principia 43.
    Neste trabalho, são debatidas algumas premissas desconstrucionistas e transcriadoras tomadas como aspectos norteadores para a tradução dos technopaegnia de Símias de Rodes. Os poemas traduzidos são caligramas, apresentando forma de machado, asas e ovo, de modo que se inserem na tradição de escrita constrangida ou, mais especificamente, na tradição dos carmina figurata. Efetuamos duas traduções de cada obra, uma em prosa e acaligramática, além de outra, poética e caligramática, a partir da edição bilíngue greco-alemã de Christine Luz. Em nossas formulações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Uma Introdução Ao Latim Botânico Por Meio de Um Texto de Guilherme Piso.Francisco De Assis Florêncio - 2022 - Principia 43.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar uma introdução ao Latim Botânico, a partir da análise de um trecho da Historia Naturalis Brasiliae. O trecho citado tem por título De Vmbu Arbore Illiusque Facultatibus, cujo autor é Willem Piso, ilustre médico alemão que veio ao Brasil na companhia do conde Maurício de Nassau e sua comitiva. Poderíamos ter escolhido qualquer texto de autoria de Piso presente na HNB, já que todos serviriam de exemplo para o LB, mas escolhemos o supracitado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Reflexões Sobre O Estilo No Watakushi Shōsetsu: Ko Wo Tsurete, Por Kasai Zenzō.Cleiton Santiago Madruga - 2022 - Principia 43.
    Este trabalho visa realizar algumas reflexões a respeito das dinâmicas do estilo em narrativas watakushi shōsetsu, a partir dos comentários de Compagnon sobre estilo literário. Utilizarei Ko wo Tsurete, do escritor Kasai Zenzō — uma das principais obras de narrativa watakushi shosetsu do início do século XX — como foco de análise, buscando elementos estilísticos que me permitam traçar e analisar as individualidade do autor no texto. A análise é relevante a partir do momento que entendemos que ambos os conceitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    A Escolha de Um Herói.Braulio Coelho Melo & Márcia Regina De Faria da Silva - 2022 - Principia 43.
    Neste trabalho, refletiremos sobre a construção do herói na Antiguidade Clássica, ao mesmo tempo que tentamos entender a relação destes com os heróis modernos. Nossa escolha de herói, contudo, não se restringe aos heróis reconhecidos como tal. Escolhemos Carlos Marighella, a personagem do cinema, e buscamos trazer divergências e convergências entre ele e dois grandes heróis da Antiguidade Clássica: Aquiles e Enéias. Uma empreitada difícil, mas possível!
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    A Avareza Como Tema de Sátira.Amós Coêlho da Silva - 2022 - Principia 43.
    Aforismos em Juvenal. A questão da sua “indignatio” e as apropriações juvenalianas nas Sátiras de Horácio e em outros poetas. A construção na sátira menipeia do que é avareza: de Marco Terêncio Varrão a Oscar Wilde.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues