Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Vontade geral e decisão coletiva em Rousseau.Cláudio Araújo Reis - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):11-34.
    Nos termos rousseaunianos, a questão fundamental sobre o que de vemos fazer coletivamente (ou seja, o problema da decisão coletiva) se traduz como a questão sobre como podemos conhecer a vontade geral. Só podemos responder adequadamente a essa questão, porém, se prestarmos atenção a uma duplicidade importante no conceito de vontade geral. Rousseau usa a mesma expressão para se referir a duas coisas diferentes: às próprias decisões coletivas, consubstanciadas nas leis (a vg-decisão), e ao padrão do bem comum, em certo (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  • A complementaridade entre os aspectos liberais e republicanos na filosofia política de Rousseau.Joel Thiago Klein & Cristina Foroni Consani - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (1):65-97.
    Este artigo apresenta os aspectos liberais e republicanos da filosofia política de Rousseau e defende que eles devem ser interpretados como complementares. Entretanto, essa complementaridade pode ser caracterizada num sentido específico, qual seja, como sendo um liberalismo republicano.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • O conceito de vontade na filosofia política de Rousseau e condorcet.Cristina Foroni Consani - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):99-140.
    Este texto analisa o conceito de vontade na filosofia política de Rousseau e busca reinterpretá-lo à luz da filosofia de Condorcet. Defende-se que Condorcet consegue tornar o conceito de vontade geral rousseauniano menos ambíguo, a partir da adoção de três critérios, a saber: a elaboração de um rigoroso método para a identificação da vontade coletiva, a defesa da instrução pública e a opção por um republicanismo democrático.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation