Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. A fisiologia da arte em Nietzsche: entre a décadence moderna e a arte da transfiguração.Clademir Luís Araldi - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240075.
    In this paper I investigate how Nietzsche’s approaches to the physiology of art become operative in the last year of his philosophical production to consummate the critique of modern décadence. Through intoxication, transfiguration, and increased power, the physiology of art could reveal new ways to express the values of ascendant life as opposed to decadential movements. I question, finally, whether the will to power is a satisfactory criterion for the artistic affirmation and transfiguration of existence.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Do "Valor" dos "Valores" à fisiologia da arte: Pressupostos para a compreensão de o caso wagnere de Nietzsche contra wagner.Luís Eduardo Rubira - 2013 - Dissertatio 38:137-153.
    No fragmento póstumo 18[17], Julho-Agosto de 1888, que é a anotação para um novo projeto, o terceiro livro intitulado “Conflito dos valores” teria três capítulos: “1) Pensamentos sobre o cristianismo; 2) Sobre a fisiologia da arte; 3) Sobre a história do niilismo europeu”. Ora, se Nietzsche pensava a questão da “fisiologia da arte” a partir do “conflito dos valores”, parece ser significativo explorar esta anotação, para compreender as perspectivas axiológicas que levaram Nietzsche a escrever O caso Wagner e Nietzsche contra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Nietzsche, Debussy e o sul da música: esboços de uma cartossonografia.Márcio José Silveira Lima - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):209-229.
    Resumo: o artigo apresenta de forma seminal a noção de cartossonografia, um modo de considerar a música por suas regiões sonoras. Para tanto, tenta estabelecer uma relação de proximidade entre Nietzsche e Debussy. Do filósofo, procura compreender a ideia de um Sul da música, enquanto do compositor se investiga as formas pelas quais ele estabeleceu um novo caminho para a música numa busca por sonoridades francesas. Além disso, ambos têm em comum um percurso que vai da adesão ao rompimento com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Nietzsche belle époque: decadência e performatividade.Fabiano Lemos - 2013 - Cadernos Nietzsche 33:245-272.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • A medicina do estilo: sintomatologia e terapêutica na estilística de Nietzsche.Alexander Gonçalves - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (1):111-134.
    Resumo: Neste texto, proponho utilizar a noção de estilo como uma chave de interpretação ética para a estética fisiológica de Nietzsche no âmbito de sua crítica tardia a Wagner. Procuro analisar o papel performativo da “arte do estilo” nietzschiana na medida em que, ao comunicar a condição fisiológica de um corpo, ele pode afetar de maneira negativa ou positiva a configuração pulsional de outro corpo. Considero que, ao subsidiar as etapas fundamentais do ato médico, o diagnóstico e a terapêutica, o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte.Ernani Chaves - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):51-63.
    Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations