Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante.Rusanil dos Santos Moreira Júnior & Rita de Cássia Souto Maior - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):122-148.
    RESUMO Neste artigo, objetivamos compreender os discursos que compõem a condição histórico-social de uma amante. Para isso, procuramos refletir sobre o modo como uma mulher em uma relação extraconjugal constrói ético-discursivamente a visão da sociedade a respeito da sua condição amorosa. Inseridos no campo de estudos da Linguística Aplicada, buscamos interpretar a historicidade dos atos discursivos e a repercussão desses atos na representação das subjetividades, por meio da análise dos discursos envolventes ali presentificados. Em vista disso, consideramos os estudos sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  • O conceito de compreensão em Bakhtin e o Círculo: reflexões para pensar o processo educativo.Guilherme da Silva Lima - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):297-317.
    RESUMO A compreensão é um processo que fundamenta a atividade educativa e permite o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Este artigo apresenta um esforço teórico para sintetizar o conceito de compreensão presente nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, baseado em uma revisão das obras Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem e O freudismo, bem como dos ensaios Os gêneros do discurso, presente na coletânea Estética da criação verbal, e O discurso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark