Open Journal Systems

A Fundamentação do Conceito de Ideologia de Žižek na Psicanálise de Lacan

Allysson Alves Anhaia

Resumo


O conceito de ideologia em Slavoj Žižek tem como fundamento noções da psicanálise, sobretudo da teoria do discurso analítico de Jacques Lacan. Para o filósofo, a ideologia funciona como uma máscara social, como uma fantasia que age nos níveis do imaginário e do simbólico de maneira que molda a realidade dos sujeitos e os distância do encontro traumático com o real. Desta forma, o objeto deste artigo é demostrar como se dá a fundamentação do conceito zizekiano de ideologia na psicanálise de Jacque Lacan com o objetivo de explicitar as influências e implicações da ideologia na contemporaneidade. A partir desta compreensão a respeito da noção de ideologia é possível analisar como se dá a atividade das diferentes ideologias nas sociedades atuais, bem como a influência delas nas relações interpessoais, na subjetividade dos sujeitos contemporâneos, de modo que a crítica a ideologia seja mais pertinente e voltada para a contemporaneidade.


Texto completo:

PDF

Referências


GÁRCIA, G. I.; SÁNCHEZ, C. G. A. Psychoanalysis and Politics: the theory of ideology in Slavoj Žižek. IJŽS. V 2, n 3. 2008.

JURANVILLE, A. Lacan e a Filosofia. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro. J. Zahar. 1987.

LACAN, J. O Seminário Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Tradução de M.D. Magno. Rio de Janeiro, Zahar. 1985.

LACAN, J. Função do campo de fala e da linguagem em psicanálise in: LACAN, J. Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1998.

LACAN, J. De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose in: LACAN, J Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1998.

LACAN, J. Kant com Sade in: LACAN, J. Escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1998.

LACAN, J. O Seminário Livro 6: O Desejo e suas Interpretações. Tradução de Claudia Berliner. Rio de Janeiro, Zahar. 2016.

SILVA, A. C. N. A Estetização da Ideologia Cínica. Kinesis. V. 5, n.10 p. 261-272. São Paulo, Dezembro. 2013

ŽIŽEK, S. Mapping Ideology. Londres/ Nova York, Verso. 1995.

ŽIŽEK, S. Bem-Vindo ao Deserto do Real! Cinco Ensaios Sobre o 11 de Setembro e Datas Relacionadas. Tradução de Paulo Cezar Castanheira. São Paulo, Boitempo editorial. 2003.

ŽIŽEK, S. The Sublime Object of Ideology. Londres/ Nova York, Verso. 2008.

ŽIŽEK, S. Como Ler Lacan. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Zahar, Rio de Janeiro. 2010.

ŽIŽEK, S. Em Defesa das Causas Perdidas. Tradução de Maria Beatriz de Medina. Boitempo, São Paulo. 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/petfilo.v22i1.85611

Apontamentos

  • Não há apontamentos.