Filme, Texto, Obra: Relato de uma experiência de ensino de Filosofia na universidade

Marta Nunes da Costa

Resumo


Neste artigo, parto de um desafio concreto, a saber, o desafio de lecionar uma disciplina dirigida a alunos de terceiro semestre, e que tem uma sequência desde o primeiro até ao sexto semestre do curso de licenciatura em Filosofia. O objetivo geral da disciplina, repartida em seis semestres, é propiciar as bases e fundamentos filosóficos, metodológicos e formais para que no final cada aluno seja capaz de cumprir três tarefas: 1) ler um texto filosófico, de forma autónoma e crítica, comprometida com o rigor analítico e regras de exposição formal de argumentos; 2) desenvolver metodologias de ensino, de forma a familiarizar-se com a sala de aula e com algumas técnicas pedagógicas; 3) estar familiarizado com as especificidades de uma pesquisa filosófica e por isso, ser capaz de redigir trabalhos académicos (artigos científicos, trabalho de conclusão de curso, entre outros) da forma esperada, isto é, aceite hegemonicamente pelo meio académico filosófico. Tendo lecionado essa mesma disciplina no primeiro semestre, onde me concentro fundamentalmente num trabalho de leitura filosófica, compreendi que o terceiro semestre deveria tentar articular as três dimensões – leitura, ensino e pesquisa – mesmo que de forma introdutória. Assim, procurei desenvolver uma metodologia que cumprisse os seguintes objetivos: em primeiro lugar, partindo de algo familiar e conhecido, fornecer as bases para uma reflexão filosófica a partir da identificação e construção de conceitos; segundo, trabalhar a redação filosófica em diferentes formatos: textos mais curtos, como comentários, até textos mais longos – ensaio e artigo; terceiro, fornecer o espaço para uma primeira experiência de pesquisa a partir da colocação de um problema ou questão. A minha questão era: é possível, de facto, conciliar estas três dimensões? Pretendo, neste artigo, oferecer um relato desta experiência, caracterizando as várias etapas. 


Palavras-chave


Autonomia, Conceito, Ensino, Filosofia, Prática

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1989.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. “O Ensino da Filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel”. In: Trans/Form/Ação, são Paulo: 31 (2); 2008: 153-166.

PERRENOUD. Philippe. Espaços-tempos da formação e organização do trabalho Disponível em: .

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante – Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autentica, 2012.

SENEDA, Marcos. “Conceitos de Filosofia na Escola e no Mundo e a Formação do Filósofo segundo I. Kant”. In: Kriterion, v.119, Jun/2009: p.233-249.

THIESEN, Juares da Silva. “Tempos e Espaços na Organização Curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares” em Educação em Revista, v.27, n.1, 2011: p.241-260.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v11i22.9210

Direitos autorais 2020 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X