"A Cor de um Crime" nos Arquivos da Memória (São Paulo, século XIX)

Palavras-chave: ordem escravocrata no Brasil, violência, escravos e forros, criminalidade, sociedade e cultura.

Resumo

Por meio de processos-crime, reflete-se sobre a organização racial/racista da sociedade no passado. O assassinato de Vicente Crioulo, no ano de 1848, funciona como o primeiro paradigma para que se entenda que o Estado representa apenas um dos canais para a subjugação de povos não-brancos aos brancos dominadores. Esta abordagem filia-se à micro-história, e procura ver a vida cotidiana de homens e mulheres negras, escolhendo três casos paradigmáticos, que caminham da tortura e morte de um homem negro à uma rebelião de escravos contra o seu feitor. Trata-se de uma narrativa de dor, mas também de resistência à ordem escravocrata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Lobo de Arruda Campos, Universidade Santo Amaro
Mestra e Doutora em História Social (USP/SP); Livre-docente em Metodologia da História (UNESP/FRANCA); Professora Titular do Programa em Ciências Humanas (nível: Mestrado) da UNISA/SP.
Marília Gomes Ghizzi Godoy, Universidade Santo Amaro
Mestra em Antropologia (USP) e Doutora em Psicologia Social (PUC/SP); docente do Programa de Mestrado em Ciências Humanas da UNISA (área interdisciplinar).
Paulo Fernando Souza Campos, Universidade Santo Amaro
Mestre e Doutor em História (UNESP, Assis) com pesquisa de Pós-Doutorado (USP/FAPESP); Docente do Mestrado em Ciências Humanas da UNISA.
Publicado
2019-02-06
Como Citar
de Arruda Campos, A. L., Godoy, M. G. G., & Campos, P. F. S. (2019). "A Cor de um Crime" nos Arquivos da Memória (São Paulo, século XIX). Dialogos, 23(1), 266-286. https://doi.org/10.4025/dialogos.v23i1.43498