ELEMENTOS DA LIBERDADE REPUBLICANA EM JOHN LOCKE

Autores

  • Rodrigo Ribeiro de Sousa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2018.144128

Palavras-chave:

John Locke, liberdade, republicanismo, liberalismo, jusnaturalismo

Resumo

Ao longo da história da filosofia, John Locke tem sido frequentemente associado à tradição do liberalismo político, o que decorre, invariavelmente, de um modo peculiar de interpretação da noção de liberdade para o filósofo, que estaria estruturada em torno da ideia de não-interferência. Derivada frequentemente de propostas analíticas realizadas em um “vácuo histórico”, em que as ideias de Locke são tomadas como uma estática coleção, tal conclusão expressa uma perspectiva que não considera o caráter essencialmente discursivo da filosofia política e o “campo problemático” em que os conceitos foram pensados pelo filósofo. Diante dessa perspectiva, o propósito deste artigo é o de realçar, na linguagem política utilizada pelo filósofo, os elementos contextuais que permitem a compreensão dos argumentos desenvolvidos pelo autor como parte de uma performance – na acepção proposta por John Pocock –, a fim de destacar os aspectos que indicam a possibilidade de aproximação do conceito de liberdade de Locke da ideia de liberdade republicana, descrita por Philip Pettit a partir da ideia de não-dominação, sem descuidar da análise das evidências textuais que indicam a presença de argumentos na obra do autor que compõem o cerne da concepção republicana de liberdade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Ribeiro de Sousa, Universidade de São Paulo
    Doutorando em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com estágio de doutoramento na Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

Referências

ASHCRAFT, Richard. (1986). Revolutionary Politics and Locke's Two Treatises of Government. Princeton: Princeton University Press.

BARROS, Alberto R. G de. (2012). Republicanismo. In: Manual de Filosofia Política. São Paulo: Saraiva, p. 69-95.

FILMER, Robert. (1991). Patriarcha and other writings. (Cambridge texts in the history of political thought). New York: Cambridge University Press.

JAFFRO, Laurent (coord). (2000). Le sens moral. Une histoire de la philosophie morale de Locke a Kant. Paris: Presses Universitaires de France.

LOCKE, John. (2005). Dois Tratados Sobre o Governo. São Paulo: Martins Fontes.

MADEIRA, Hélcio M. França (trad.). (2000). Digesto de Justiniano. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais.

MIQUEU, Christophe. (2012). Spinoza, Locke et l´idée de citoyenneté. Une génération républicaine à l´aube des Lumières. Paris: Classiques Garnier.

PETTIT, Philip. (1999). Republicanism: a theory of freedom and government. Oxford: Oxford University Press.

POCOCK, John. (2003). The machiavellian moment: florentine political thought and the Antlantic Republican traditition. Princeton: Princeton University Press.

________. (2013). Linguagens do ideário político. São Paulo: Edusp.

SCHOCHET, Gordon. (1988). The autoritharian family and political attitudes in 17th century England: – Patriarchalism in political thought. New Brunswick: Transaction Books.

SIDNEY, Algernon. (1996). Discourses concerning government. Indianapolis: Liberty Fund.

SKINNER, Quentin. (1984). The Paradoxes of Political Liberty. In: The Tanner Lectures on Human Values, p. 227-250.

________. (1999). Liberdade antes do liberalismo. São Paulo: Ed. UNESP.

________. (2010). Hobbes e a liberdade republicana. São Paulo: Ed. UNESP.

SOUSA, Rodrigo Ribeiro de. (2016). Jonh Locke e a liberdade republicana. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SPITZ, Jean-Fabien. (1995). La liberté politique - Essai de généalogie conceptuelle. Paris: Presses Universitaires de France.

________. (2001). John Locke et les fondements de la liberté moderne. Paris: Presses Universitaires de France.

THOMAS, D. A. Lloyd. (2006). Locke on government. Londres: Routledge.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sousa, R. R. de. (2018). ELEMENTOS DA LIBERDADE REPUBLICANA EM JOHN LOCKE. Cadernos Espinosanos, 38, 171-188. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2018.144128