O contar sobre a cidade: a biografia e as memórias que distinguem o lugar

  • Marília Garcia Boldorini Universidade da Região de Joinville
  • Roberta Barros Meira
Palavras-chave: paisagem cultural, biografia, literatura

Resumo

Reflete-se sobre o papel das biografias na escrita das memórias da cidade com um paralelo entre Primavera em pleno outono: a jovem Olívia faz 80 anos!, de Wilson Gelbcke (2004), e Eu, Wittich Freitag, de Raquel S. Thiago (2000), para averiguar como memória, narrativas e paisagem cultural de Joinville aparecem nos discursos. Questiona-se a construção do contar biográfico, ressaltando as interferências dessas narrativas nas discussões de memória e patrimônio cultural, reforçando/negando os discursos oficiais da cidade. Como discurso oficial, tomamos como narrativa História de Joinville: crônicas da Colônia Dona Francisca, de Carlos Ficker (1965), importante influenciador do discurso que envolve Joinville.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Garcia Boldorini, Universidade da Região de Joinville
Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) pela Universidade da Região de Joinville (Univille), especialista em Língua Portuguesa com ênfase em Revisão de Textos pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura e Sustentabilidade.
Roberta Barros Meira
Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille.
Publicado
2018-09-27
Como Citar
Garcia Boldorini, M., & Barros Meira, R. (2018). O contar sobre a cidade: a biografia e as memórias que distinguem o lugar. Dialogos, 22(2), 140-159. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/40236