REBOLLO, Maria José E. Dioses, héroes y hombres. G. Vico, teórico de la educación. Sevilha: G.I.H.U.S. / C.I.V., 2000. 493 p. Biblioteca Viquiana — serie Monografias y ensayos (no 1).

Autores

  • Humberto Aparecido Aparecido Guido Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-689

Palavras-chave:

Filosofia, Vico, Pensamento viquiano

Resumo

Maria José Rebollo Espinosa é professora Titular da Faculdade de Pedagogia da Universidad de Sevilla, Espanha. A autora apresenta ao leitor uma pormenorizada explicação do pensamento educacional de G. Vico (1668-1744). O livro é composto de três partes, sendo a primeira dedicada à análise do lugar de Vico na Cultura moderna e, em contrapartida, a influência decisiva desta cultura para a formação intelectual do filósofo napolitano.

A segunda parte do livro adentra as obras de Vico. O primeiro capítulo da segunda parte é destinado a discutir o estilo literário de Vico como o esforço constante de elaboração e reelaboração do texto filosófico, cujo propósito é oferecer ao seu leitor um trabalho original, no qual, forma e conteúdo estejam sempre em harmonia. Em seguida, são abordadas as principais fontes filosóficas e jurídicas que atuaram sobre a formação do pensamento viquiano. A segunda parte do livro é concluída com a apresentação sumária das obras de Vico, a partir da classificação consensual entre os estudiosos de Vico.

A terceira parte do livro é de natureza teórica e trata da filosofia da educação de Vico. O ponto de partida

Palavras-chave: Filosofia; Vico; Pensamento viquiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Aparecido Aparecido Guido, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto de Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

-

Downloads

Publicado

2008-08-13

Como Citar

GUIDO, H. A. A. REBOLLO, Maria José E. Dioses, héroes y hombres. G. Vico, teórico de la educación. Sevilha: G.I.H.U.S. / C.I.V., 2000. 493 p. Biblioteca Viquiana — serie Monografias y ensayos (no 1). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 16, n. 31, p. 201–203, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v16n31a2002-689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/689. Acesso em: 4 jun. 2024.