Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

APRESENTAÇÃO

No dia 22/08/2001 a Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais concedeu o título de Professor Emérito ao eminentíssimo Professor Henrique Cláudio de Lima Vaz. Título talvez tardio, porque certamente não foi por falta de méritos que ele não foi concedido antes. É o tempo amadurecido do reconhecimento que muitas vezes é necessário esperar para que ele mostre toda a sua riqueza e a riqueza da gratidão sincera, porque foi por unanimidade que o título foi concedido pela Egrégia Congregação da Faculdade a um mestre indiscutível, reconhecido com aquela sinceridade que o coração de todos os seus membros só em ocasiões muito especiais da vida sabe manifestar. E o entusiasmo de todo um auditório lotado é o sinal mais claro e inequívoco de que algo grandioso e, por isso, profundamente singelo, acabava de acontecer.

A Revista Kriterion, editada pelo Departamento de Filosofia, publica neste número o discurso proferido pelo Prof. Carlos Roberto Drawin na ocasião e as palavras de agradecimento pronunciadas pelo Pe. Vaz.

O Pe. Vaz manifestava um sentimento profundo "feito de modéstia e orgulho" ao poder retornar à Universidade com o título recebido e da qual a aposentadoria o afastara. Infelizmente, não muito tempo depois e antes de nós todos podermos gozar, de novo, de sua presença, vimos-nos privados definitivamente de sua convivência. Pe Vaz faleceu no dia 23 de maio de 2002. A nossa dor é tão grande e profunda quanto foi a nossa amizade.

F. Javier Herrero

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Set 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 2002
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br