INTERFACES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A HERMENÊUTICA DE HANS-GEORG GADAMER E PAUL RICOEUR

Autores

  • Roberto Roque Lauxen Unisinos - EPHE Sorbonne Se o trabalho for aprovado deve constrar que que esta pesquisa tem o apoio da CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v17i1.13942

Palavras-chave:

Hermenêutica, Gadamer, Ricoeur, Crítica.

Resumo

Este artigo apresenta as interfaces de dois dos maiores representantes da hermenêutica contemporânea, Hans-Georg Gadamer e Paul Ricoeur. Sem a pretensão de reconstruir a gênese teórica das posições em litígio, analisa diferentes aspectos dela apontando convergências e divergências. Após breve introdução (primeira parte), desenvolve, na segunda parte, de forma mais analítica, o cruzamento das posições dos interlocutores em sete tópicos principais. Na terceira parte assume um momento de distanciamento em relação à hermenêutica das tradições de Gadamer, através da mediação crítica de Hans Ineichen e Paul Ricoeur. Com eles sustentamos a necessidade da hermenêutica das tradições incluir a ideia de crítica e o diálogo com a linguística e a filosofia analítica, posição que converge em favor da hermenêutica crítica de Ricoeur que pretendemos destacá-la em sua contribuição especifica em relação à hermenêutica das tradições de Gadamer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Roque Lauxen, Unisinos - EPHE Sorbonne Se o trabalho for aprovado deve constrar que que esta pesquisa tem o apoio da CAPES.

Roberto Roque Lauxen possui Graduação em Filosofia. Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (Capes 6). Doutor pela Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS (Capes 4) com Sanduwich na École Pratique des Hautes Études (EPHE-Sorbonne). Tem experiência de docência em nível de Graduação e Pós-graduação. Atua principalmente nas áreas de: Filosofia da educação, Antropologia filosófica, Ética e Filosofia da linguagem. É pesquisador do pensamento de Paul Ricoeur.

Downloads

Publicado

15-09-2011

Como Citar

LAUXEN, R. R. INTERFACES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A HERMENÊUTICA DE HANS-GEORG GADAMER E PAUL RICOEUR. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 127–158, 2011. DOI: 10.5216/phi.v17i1.13942. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/13942. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Artigos Originais