Justificação e fundamentação racional da ética em Henrique Cláudio de Lima Vaz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v10i2.620

Palavras-chave:

Ética; Henrique Cláudio de Lima Vaz

Resumo

O presente artigo visa demonstrar a possibilidade de uma justificação e fundamentação racionais da ética, bem assim o seu sentido, segundo o pensamento do filósofo Henrique Cláudio de Lima Vaz. Para tanto, será realizado um exame da fenomenologia do ethos, como objeto da ciência Ética; em seguida, será abordada a questão do sentido de uma justificação e fundamentação racionais da ética, na realidade contemporânea e, finalmente, será apresentada a proposta de Lima Vaz, a partir de dois caminhos convergentes (a saber: o histórico e o teórico) e que culminam apontando a Antropologia Filosófica e a Metafísica como base de tal justificação e fundamentação racional, cuja universalidade decorre do fato mesmo de ser, a Ética, fundamentada na razão filosófica, igualmente universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Mariz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em filosofia contemporânea na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais – Brasil.

Referências

BOTÍN, Francisco Javier Herrero. Estudos de Ética e Filosofia da Religião. São Paulo: Loyola, 2006, Coleção Leituras Filosóficas.

CORTINA, Adela; Martínez, Emilio. Ética. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2005.

DRAWIN, Carlos Roberto. As seduções de Odisseu: paradigmas da subjetividade no pensamento moderno. In: KATZ, C. (Org.). Cultura da Ilusão. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1998, p.9-35.

VAZ, Henrique Claudio de Lima. Escritos de Filosofia II: ética e cultura. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2000.

VAZ, Henrique Claudio de Lima. Escritos de Filosofia III: filosofia e cultura. São Paulo: Loyola, 1997.

VAZ, Henrique Claudio de Lima. Escritos de Filosofia IV: introdução à Ética Filosófica 1. 5.ed. São Paulo: Loyola, 2009.

VAZ, Henrique Claudio de Lima. Escritos de Filosofia V: introdução à Ética Filosófica 2. São Paulo: Loyola, 2000.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

MARIZ, Débora. Justificação e fundamentação racional da ética em Henrique Cláudio de Lima Vaz. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 57–64, 2014. DOI: 10.31977/grirfi.v10i2.620. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/620. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos