Alfama “chorou”: elementos para uma cartografia da presença musical brasileira em Portugal

Autores

  • Tiago José Lemos Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.2256

Palavras-chave:

relações Brasil-Portugal, música brasileira, globalização

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear as novas modalidades de presença e consumo da música brasileira em Portugal, para além dos formatos vinculados à MPB tradicionalmente consagrados e, a partir de variáveis como o processo de globalização e a reconfiguração das indústrias fonográficas, discutir aspectos do momento contemporâneo como o reordenamento dos fluxos migratórios entre Portugal e Brasil e a inserção desta música nos circuitos turísticos e midiáticos portugueses.

Biografia do Autor

Tiago José Lemos Monteiro

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, é Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e possui graduação em Comunicação Social (Radialismo) pela mesma instituição (2004). Professor efetivo do Curso de Produção Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, responsável pelo setor de Audiovusual. Entre 2007 e 2009, atuou como professor substituto da Escola de Comunicação da UFRJ, responsável pelas disciplinas Linguagem audiovisual II, Produção Audiovisual e Comunicação e música popular. Também desempenhou as funções de Coordenador Acadêmico e Tutor do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Institucional, gerenciado pela Universidade Castelo Branco em parceria com o Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro, entre 2006 e 2008. Membro do LabCULT - Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação na Universidade Federal Fluminense e vinculado ao Núcleo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas do INTERCOM, atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "Ruídos e assimetrias no intercâmbio Brasil-Portugal: consumo musical e identidades juvenis entre a modernidade e a tradição", com o auxílio de bolsa de pesquisa PDEE da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Entre março e agosto de 2010, foi bolsista Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Monteiro, T. J. L. (2011). Alfama “chorou”: elementos para uma cartografia da presença musical brasileira em Portugal. Logos, 18(2). https://doi.org/10.12957/logos.2011.2256