Contra a realidade: a negação da ciência, suas causas e consequências

Front Cover
Papirus 7 Mares, 2021 - Fiction - 185 pages
O que leva alguém a negar fatos e evidências científicas? Que crenças e interesses orientam os negacionistas, levando-os a disseminar ideias sem nenhum compromisso com a realidade?
Nesse livro, a microbiologista Natalia Pasternak e o jornalista Carlos Orsi fazem uma análise minuciosa e independente das principais teorias negacionistas, mostrando como todas podem ser facilmente refutadas com sólidos argumentos científicos.
Em tempos obscuros, a obra oferece um norte ao leitor, para que não caia em armadilhas subjetivas, e prova que ciência não é questão de opinião.

"Este livro vai interessar a todos os que se preocupam com a negação à ciência, fenômeno que os autores descrevem da Antiguidade às ideias de Galileu Galilei e Charles Darwin, à transgenia, ao aquecimento global, às vacinas e até a fatos históricos como o Holocausto. Espero que seja adotado nas escolas e universidades, é uma aula sobre os princípios que regem o pensamento científico." (Drauzio Varella)

Other editions - View all

About the author (2021)

Natalia Pasternak é microbiologista (USP) e divulgadora científica brasileira, presidente do Instituto Questão de Ciência. Atua como professora convidada na Fundação Getulio Vargas, na escola de Administração Pública, e na Universidade de Columbia (EUA), no Departamento de Ciência e Sociedade. É colunista do jornal O Globo, da revista The Skeptic UK, do portal Medscape, publisher da revista Questão de Ciência e autora do livro Ciência no cotidiano. Em 2020, tornou-se membro do Committee for Skeptical Inquiry e recebeu o prêmio internacional de promoção do ceticismo "The Ockham Award" (Navalha de Ockham) e o "Brasileiros do Ano" (revista IstoÉ), na categoria Ciência, além de ter sido indicada como “Personalidade do Ano” pelo jornal O Globo. Carlos Orsi é jornalista (ECA- USP), escritor, editor-chefe da revista Questão de Ciência e fundador do Instituto Questão de Ciência. Tem várias obras de divulgação científica publicadas, como O livro dos milagres, Pura picaretagem, O livro da astrologia e Ciência no cotidiano. Integrante da equipe que implantou, na década de 1990, a produção de conteúdo exclusivo para internet no Grupo Estado, criou, em 1997, a seção on-line de divulgação científica “Ano 2000”, iniciativa pioneira no Brasil. Foi repórter especial e colunista do Jornal da Unicamp, responsável pela coluna “Telescópio”, e da revista Galileu, onde assinava a coluna “Olhar Cético”, tratando de pseudociências e da análise de temas polêmicos de uma perspectiva científica.

Bibliographic information