Dimensões pedagógicas da religiosidade e proteção ao uso de drogas na adolescência: um estudo de caso // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.5

Autores

  • Evaldo Luís Pauly Universidade LaSalle
  • Cristine Gabriela de Campos Flores Universidade LaSalle

Resumo

Existem diversos estudos que indicam os fatores de risco relacionados ao uso de drogas, entre eles, está a adolescência, considerada um período de maior vulnerabilidade. No entanto, pesquisas atuais estão interessadas em conhecer os fatores promotores de saúde e proteção, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de comportamentos de risco, mesmo em situações de vulnerabilidade. Nessa perspectiva, a religiosidade vem sendo identificada como fator protetor ao uso de drogas; mas, apesar disso, pouco se sabe sobre os mecanismos causais desse importante fenômeno. Esse artigo, apresenta uma pesquisa que buscou investigar as dimensões pedagógicas das práticas religiosas de um grupo de adolescentes pertencentes a uma igreja evangélica do município de Canoas/RS, que atuam na proteção ao uso de drogas na adolescência. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis jovens que atuam como líderes do grupo de adolescentes da instituição religiosa participante da pesquisa. Esse contexto caracteriza a pesquisa como um estudo de caso. Para a análise dos dados, utilizaram-se os princípios da grounded-theory, ou teoria fundamentada nos dados. Dessa forma, foram observadas quatro dimensões pedagógicas nas práticas religiosas do grupo participante da pesquisa, que poderiam atuar de maneira protetiva ao uso de drogas na adolescência. São elas: educação para o apoio social, educação para a autorregulação, educação para o entretenimento consciente e educação para a espiritualidade. Os resultados da pesquisa apontam a relevância do tema para a saúde pública e para a possibilidade da inserção das dimensões pedagógicas, encontradas nesse contexto religioso, em programas educativos de prevenção ao uso de drogas na adolescência.

Biografia do Autor

Evaldo Luís Pauly, Universidade LaSalle

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Mestre (1993) e graduado em teologia (1985) pela Escola Superior de Teologia (EST) de São Leopoldo/RS. Integrou o Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) de 1984 a 1988. Pastor da Comunidade Evangélica de Porto Alegre/RS de 1985 a 1996. Docente do PPG em Teologia da EST (2000-2005). Desde 2005 é docente permanente do PPG em Educação da Universidade La Salle de Canoas/RS, o qual coordenou de 2007 a 2016. Coordenador (2014-2015) do Fórum Sul de Coordenadores (FORPRED/Sul) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Lidera o Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas. Pesquisa as contribuições de de São João Batista de La Salle (1651-1719) à constituição da educação moderna, da universalização da educação elementar e da profissionalização docente. É Editor-Chefe da Revista Diálogo (ISSN 2238-9024). Foi conselheiro da temática Saúde e Assistência Social (1995) no Conselho do Orçamento Participativo de Porto Alegre/RS. Integrou o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Sul (2000-2001) e o Conselho Municipal de Educação de Canoas/RS (2013-2014). Tem experiência na área das Políticas Educacionais, principalmente nas temáticas: hermenêutica da legislação e da política educacional em relação à doutrina dos Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente; Movimentos Sociais e Ciência Política; Educação e religião, João Batista de La Salle.

Cristine Gabriela de Campos Flores, Universidade LaSalle

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - Canoas, como bolsista de dedicação exclusiva da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS - FAPERGS. Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle (2016). Possui graduação em Pedagogia (2011) e Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2013). Atualmente, dedica-se a pesquisar, principalmente, os seguintes temas: educação, espiritualidade, religiosidade e desenvolvimento espiritual.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Pauly, E. L., & de Campos Flores, C. G. (2018). Dimensões pedagógicas da religiosidade e proteção ao uso de drogas na adolescência: um estudo de caso // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.5. CONJECTURA: Filosofia E educação, 23(Especial), 118–135. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6223

Edição

Seção

Dossiê: ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA EM PAULO FREIRE.