Para uma (re)leitura das Anotações sobre as cores de Wittgenstein

Autores/as

  • João Carlos Salles

DOI:

https://doi.org/10.14409/topicos.v0i34.8080

Palabras clave:

Wittgenstein; Goethe; Modelos cromáticos; Fenomenologia; Necessidade

Resumen

As Anotações sobre as cores não têm tido o destaque merecido, pois parecem um conjunto parcialmente amorfo e desconexo, com precária estrutura de conjunto. Isso se deve, em grande medida, ao estado da edição dos textos realizada por G. E. M. Anscombe, que despreza variantes, faz sugestões equivocadas para a datação dos manuscritos, suprime parágrafos (inclusive uma quarta parte), além de ter desfigurado a Parte II, ordenando equivocadamente esses parágrafos. Uma edição bem cuidadaé necessária à recuperação de suas chaves interpretativas, permitindo-nos um roteiro claro de leitura. Desse modo, a Parte II logo se apresenta como um projeto de tratamento de proposições gramaticais sobre cores, ao que se segue o extenso e rico material da Parte III, a ser lido em conjunto com a Parte IV. Assim, em conjunto, essas partes preparam a bem elaborada Parte I, que sintetiza os principais problemas anteriores e, de modo claro, mostra as razões mais profundas para o fracasso da análise fenomenológica de Goethe e, por conseguinte, de toda fenomenologia que se pretenda uma ciência definitiva do conceito de cor ou que, em relação a outros temas, pretenda universalizar a "matemática" própria de um emprego específico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Carlos Salles

Professor titular do Departamento de Filosofia da UFBA, ora exercendo o cargo de Reitor da Universidade Federal da Bahia. Entre outros livros, publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (2002), O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (2012) e A Cláusula Zero do Conhecimento: Estudos sobre Wittgenstein e Ernest Sosa (2017). Também restabeleceu e traduziu o texto das Anotações sobre as Cores, de Wittgenstein (Editora da Unicamp, 2009). Preside desde 2013 a Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF).

Descargas

Publicado

29-03-2019

Cómo citar

Salles, J. C. (2019). Para uma (re)leitura das Anotações sobre as cores de Wittgenstein. Tópicos. Revista De Filosofía De Santa Fe, (34), 95–120. https://doi.org/10.14409/topicos.v0i34.8080