FOUCAULT E A VISIBILIDADE: DO ESPETÁCULO DA SOBERANIA À VIGILÂNCIA PANÓPTICA

Autores

  • George Lucas da Silva dos Santos Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n38.p267-288

Palavras-chave:

Vigilância, Regimes de Visibildiade, Panóptico, Foucault

Resumo

O presente artigo pretende analisar os regimes de visibilidade em Michel Foucault, tendo como centro da investigação sua obra Vigiar e Punir: Nascimento da prisão, de 1975. Nesta obra, Foucault se debruça sobre os processos sócio-históricos que levaram a uma mudança no regime punitivo do Ocidente entre o século XVII e início do século XIX, em que um regime de soberania deu lugar a um regime disciplinar. Pretendemos mostrar que, para além de uma mudança no regime punitivo, tal movimento produziu também uma mudança na economia de visibilidade, marcando uma ruptura entre uma visibilidade espetacular centrada na integralidade e ostensividade do visível e uma nova visibilidade panóptica, cujo centro é o princípio de “ver sem ser visto”. Por fim, faremos uma análise de algumas obras fotográficas do artista norteamericano Trevor Paglen de modo a evidenciar uma contraposição artística ao panóptico contemporâneo a partir de sua inversão funcional dentro do espaço de visibilidade, onde é o próprio dispositivo panóptico que passa a ser visto sem nada ver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, W. Estética e Sociologia da Arte. Edição e Tradução de João Barreto. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2017.

BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013

FOUCAULT, M. A sociedade punitiva: curso no Collège de France (1972-1973). Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo, SP: Editora WMF Martins Fontes, 2015.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2016.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FORNACCIARI, I. Foucault et les Images: Pratiques de l'image et visibilité entre analyse archéologique et irréductibilité critique. Université Paris 8 Vincennes-SaintDenis, Paris: 2017.

PAGLEN, T. Invisible Images (Your Pictures Are Looking at You). The New Inquiry, 8 de dezembro de 2016. Disponível em https://thenewinquiry.com/invisibleimages- your-pictures- are-looking-at-you/. Acesso em 30/06/2019.

RAJCHMAN, J. Foucault’s Art of Seeing. October: Massachusetts, v. 44, p. 89-117, 1988.

Downloads

Publicado

2023-07-28

Edição

Seção

Artigos