Maquiavel e Rousseau: A luta por reconhecimento

Antonio Cesar Ferreira da Silva

Resumo


A luta por reconhecimento é uma das questões centrais do debate político contemporâneo. Diversos pensadores transformaram esta temática no centro de suas reflexões. No entanto, este debate tem suas origens na obra do pensador Maquiavel. A perspectiva política de Maquiavel, que envolve a questão do reconhecimento, foi fundamental no debate travado entre os pensadores contratualistas como Hobbes, Locke e Rousseau. Assim, como para Maquiavel, o tema da luta por reconhecimento é fundamental para Rousseau. É inegável a influência de Maquiavel sobre os contratualistas, incluindo o pensador genebrino e seu pensamento em torno da luta por reconhecimento. Neste sentido, Rousseau se encontra no conjunto dos leitores de Maquiavel. Desta forma, o texto se debruça sobre o tema da luta pelo reconhecimento na obra de Maquiavel e os reflexos que se desdobram na obra de Rousseau.

Palavras-chave


luta social, reconhecimento, filosofia política.

Texto completo:

PDF

Referências


BIGNOTTO, Newton. Maquiavel republicano. São Paulo: Loyola, 1991.

CASTRO, Fabio Caprio Leite de. “Os influxos hegelianos em Charles Taylor – identidade moderna, políticas de reconhecimento e eticidade”. In: Pensando – Revista de Filosofia. Terezina: Vol. 09, n. 18, 2018, pp. 3—22.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. In: Cadernos de Campo. São Paulo: n. 14/15, 2006, p. 231-239.

HONNETH, Axel. La lutte pour la reconnaissance. Traduit de l’allemand par Pierre Rusch. Paris: Gallimard, 2000.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática social dos conflitos sociais. Tradução de Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2009.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Tradução de Lívio Xavier. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato social. Tradução de Lourdes Santos Machado. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Os Pensadores).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987-1988a. (Os Pensadores).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres complètes. Édition publiée sous la direction de Bernard Gagnebin et Marcel Raymond. Paris: Gallimard, 1959. 5v. (Bibliothèque de la Pléiade).

SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. Tradução Renato Janine Ribeiro e Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

TAYLOR, Charles. Multiculturalisme. Différence et démocracie. Traduit de l’américain par Denis-Armand Canal. Paris: Flammarion, 2009.




DOI: https://doi.org/10.26694/.v10i21.9086

Direitos autorais 2019 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X