Year:

  1. O Fim Da Filosofia Na Modernidade Com O Surgimento Da Hermenêutica Heideggeriana: The end of philosophy in modernity with the rise of heideggerian hermeneutics.Wellington Lima Amorim & José Carvalho da Silva - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:113-125.
    Para Heidegger a filosofia até então fora metafísica e enquanto tal chega a seu acabamento na era tecnológica, ou seja, a modernidade atinge seu auge com a inauguração da autonomia das ciências particulares pela linguagem cibernética. O filósofo chama a atenção para um pensamento capaz de pensar além da metafisica e da essência da técnica que tem dominado a compreensão do habitar humano no mundo. Redescobrir um pensar que não seja nem metafísico nem técnico é o que Heidegger chama de (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  2. Razão Prática E A Questão Da Técnica: Practical Reason and the Technical Question.Gustavo Batista - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:81-87.
    A reflexão de Hans-Georg Gadamer sobre a hermenêutica filosófica como filosofia prática pretende afirmar um aspecto essencial de seu pensamento, a saber, o traço eminentemente prático. Tal esfera prática encontra-se fundamentalmente ligada a uma tarefa, a defesa da razão prática em detrimento ao domínio da razão técnico-científica, assumida por Gadamer a partir da publicação da obra “A Razão na Época da Ciência” . Assim, neste presente artigo pretendemos discutir a relação entre a noção de razão que, na perspectiva de Gadamer, (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  3. Ética Do Discurso E Responsabilidade: Discourse Ethics and Responsibility.Bartolomeu Leite da Silva - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:99-112.
    Ética do discurso e racionalidade comunicativa são temas fortes na filosofia de Habermas. Ambos se voltam para o estudo dos efeitos ilocucionários que os atos de fala causam na atividade comunicativa dos falantes. A presença do sujeito, no sentido da modernidade, tornou-se problema na construção da argumentação a favor da ação comunicativa, e isso se tornou motivo de discordâncias quanto à proposta de fundamentação pela pragmática formal que Habermas propõe para afirmar a sua teoria da ação comunicativa. Neste artigo, discutimos, (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  4. O Sistema Técnico-democrático: The technical-democratic system.Ronie Teles da Silveira - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:26-40.
    Possuímos sentimentos divergentes com relação a aspectos do presente: somos otimistas com relação à expansão da democracia e cautelosos com relação à aplicação intensa da técnica. Indago se é possível manter esses dois sentimentos divergentes a partir de uma análise da situação cultural que produziu as noções atuais de natureza e sujeito – os respectivos fundamentos da técnica e da democracia contemporâneas. Constato que o sistema técnico-democrático, do qual essas noções emergiram, impõe uma conexão específica entre a natureza e o (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  5. Editorial.Helder de Carvalho & José de Sousa - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:1-1.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  6. Técnia E Ciência Como Ideologia Aos 45: "Technique and Science as Ideology", 45 years later.Aldir Carvalho Filho - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:88-98.
    Breve reavaliação do famoso ensaio homônimo de Habermas, à luz dos deslocamentos temporais havidos após 45 anos de sua publicação e da rearrumação das perspectivas intelectuais, econômicas e políticas, desde então.A brief reassessment of Habermas’ famous homonymous essay published 45 years ago, considering the rearrangements of intellectual, economical and political perspectives since then.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  7. Tecnologias Contempor'neas: Ainda Há O Que Temer?: Contemporary Technologies: what is there to fear?Lilian Godoy Fonseca - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:2-15.
    O presente artigo propõe uma reflexão sobre a tecnologia contemporânea e os riscos que ela traz consigo para as diferentes formas de vida no presente e no futuro, com base, sobretudo, na formulação que Hans Jonas oferece em diferentes textos entre as décadas de 1970 e 1980, que é corroborada, em grande medida, por alguns dos principais pensadores da tecnologia dos séculos XX e XXI.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  8. O Futuro Nas Mãos Da Técnica: O Destino Do Homem E Da Natureza Segundo Hans Jonas: The future in the hands of technique.Jelson Oliveira - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:16-25.
    Pretende-se, no presente artigo, analisar as raízes ontológicas da noção de técnica, demonstrando como ela faz parte do movimento de abertura - e de liberdade, portanto - da vida humana em direção ao futuro. Para isso, analisar-se-á como a técnica toma em suas mãos o destino do homem e da natureza, sob os riscos e os perigos que acompanham essa tarefa, pois onde habita a liberdade também cresce o perigo. Dada tal condição, é preciso ainda perguntar sobre as consequências éticas (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  9. “o Nada: O Ser” : “The Nothing: the Being”.Rossano Pecoraro - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:41-54.
    Este artigo é dedicado à investigação filosófica do sentido do Nada com o objetivo de indicar uma possível chave hermenêutica para compreender as dinâmicas do poder político, jurídico e médico-científico sobre a vida e os corpos na Idade da Biotécnica e da Biopolítica.This paper is dedicated to the philosophical investigation of the meaning of Nothing. The aim is to indicate a possible hermeneutic way to understand the dynamics of power about the lives and bodies in our contemporary culture, in the (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  10. Tecnologia E Progresso: Dois Pontos De Vista Da Teoria Crítica: Technology and Progress: two views of critical theory.Rafael Silva - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:55-69.
    O artigo pretende mostrar a discussão sobre a tecnologia no Instituto de Pesquisa Social baseado nos pensamentos de Horkheimer e Marcuse. Embora ambos discutam a tecnologia referenciada socialmente, as conclusões a que chegam não são as mesmas. O pensamento do jovem Horkheimer avalia positivamente a tecnologia enquanto força produtiva capaz de libertar o ser humano. Gradativamente essa posição vai cedendo lugar, a partir dos anos 1940, a uma posição mais cética sobre as possibilidades da tecnologia. Esta passa a ser vista (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  11. Técnica E Inteligência Artificial: O debate entre J. Searle e D. Dennett/Technique and Artificial intelligence: the debate between J. Searle and D. Dennett. [REVIEW]Wellistony Viana - 2013 - Pensando: Revista de Filosofia 4:70-80.
    O debate entre J. Searle e D. Dennett acerca da possibilidade técnica de uma Inteligência artificial gira em torno de uma única questão: estados mentais expressam algo intrínseco, privado e subjetivo, experimentado em primeira-pessoa ou não passam de entidades obscurantistas, frutos da ignorância e, em princípio, reduzíveis à objetividade científica da neurociência? Searle defende a primeira tese, enquanto Dennett argumenta pela segunda. O texto expõe a posição de Dennett, a crítica de Searle e se direciona para uma nova solução, que (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
 Previous issues
  
Next issues