Year:

  1. Kierkegaard E a Prioridade Do Existente Pessoal.Paulo Barroso - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):77.
    O tema deste artigo é o imperativo existencial de Kierkegaard, o existente pessoal que se impõe ao existente social. Este tema é transversal na obra deste autor e é pertinente, pois é sempre necessário e profícuo refletir sobre a condição humana e os estádios da existência atemporais que se tem de seguir. Qual é o cabimento dos três estádios da existência de Kierkegaard para a condição do indivíduo enquanto simples existente pessoal? A resposta a esta pergunta é o objetivo deste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Razões Metafísicas.Rodrigo Reis Lastra Cid - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):129.
    Richard Taylor apresenta abordagens interessantes de quatro tópicos importantes da metafísica, entre outros; a saber: o problema da mente-corpo, a relação entre determinismo e liberdade, a natureza do tempo e a existência de Deus. Taylor defende teses com relação a esses tópicos e, ao argumentar a favor delas, mostra-nos também as teorias tradicionais concorrentes. Isso faz desse livro uma ótima introdução argumentativa a alguns dos grandes problemas da metafísica. Exporei a seguir, resumidamente, o que se encontra nessa obra, fazendo-o a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O Problema Do Argumento Do Quarto Chinês Para a Superinteligência de Bostrom.Gustavo Coelho De Oliveira - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):05.
    Um dos problemas a serem superados pelos defensores de uma IA forte é o argumento do quarto chinês de J. Searle. Este artigo propôs-se a analisar se o argumento estruturado no experimento de pensamento do quarto chinês foi refutado pelo modelo de superinteligência. Analisamos o modelo de N. Bostrom e o argumento de S. Bringsjord e verificamos não serem eles suficientes para rejeitar qualquer premissa do argumento de Searle.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O Problema Do Erro (Pseûdos), a Possibilidade Do Discurso Predicativo E a Questão Ontológica No Sofista de Platão.Rodrigo César Floriano, José Henrique Fonseca Franco & Richard Romeiro Oliveira - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):27.
    O trabalho analisa as relações entre discurso_ _e ser estabelecidas de forma dialética por Platão em seu diálogo tardio _Sofista_. Os sofistas defendiam a impossibilidade de provar a falsidade ou veracidade dos discursos. Tais pensadores baseavam-se no interdito ontológico de Parmênides de Eleia, que preconizava, em linhas gerais, a existência de uma estrita correspondência entre tudo que pode ser dito e o ser, de forma que seria, assim, impossível, dizer algo que não é, ou seja, um não-ser. Contrariando tal perspectiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    O Poder Do Povo No Federalista: Virtude E Vontade Na República Federativa Dos Estados Unidos da América de Acordo Com Hamilton, Madison E Jay.Felipe Augusto Mariano Pires - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):55.
    Com este trabalho, buscamos verificar o quanto de poder o povo possui na forma de governo defendida no _Federalista_ em relação ao direcionamento do governo para os seus fins. Para isso, buscamos entender o papel dos conceitos de virtude e vontade na referida forma de governo e a relação de tais conceitos com o poder. Utilizamos como pano de fundo as ideias de Locke, Montesquieu e Rousseau sobre representação. Concluímos que o _Federalista_ se contrapõe a Rousseau e segue Montesquieu, trazendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Rawls E Um Intuicionismo Mitigado: Intérprete Do Liberalismo de Mill.Everton Miguel Puhl Maciel - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):15.
    Nosso objetivo neste trabalho é, em primeiro lugar, apresentar o modelo de liberalismo proposto por John Stuart Mill como relevante para o construtivismo da teoria política de John Rawls. Para tal, vamos mostrar que o contratualista americano em alguma medida subscreve o liberalismo do utilitarista inglês. Vamos aproximar ambos os autores no tocante ao método intuicionista e verificar se ainda há alguma vantagem no consequencialismo de Mill. Para Rawls, um procedimento intuicionista é ligado a um conjunto de princípios que não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    O Leviatã Hobbesiano E o Medo de Poderes Invisíveis: Reflexões Filosóficas Durante a Pandemia.Luiz Carlos Santos da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):39.
    O presente ensaio tem por finalidade abordar filosoficamente o cenário de medo e desconfiança instaurado no Brasil e no mundo durante a recente pandemia do COVID-19, a partir de algumas considerações sobre os fundamentos políticos da moderna filosofia de Thomas Hobbes. A questão central tratada pelo trabalho é a influência do medo sobre as ações humanas e políticas dentro de uma situação de desarmonia social avessa aos princípios democráticos. Em primeiro lugar, buscaremos mostrar como o medo é considerado pela filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Sobre a Import'ncia E Abrangência da Análise Das Proposições Condicionais Na História da Lógica.Eduardo Simões, Vinícius Martins Corrêa & Walter Ribeiro Dos Santos - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):95.
    As proposições condicionais receberam atenção teórica concentrada, embora intermitente, desde a Antiguidade. A atenção durante últimos quarenta anos tem sido intensa. Nesse artigo, apresentaremos os principais desenvolvimentos da análise lógica acerca das proposições condicionais e discutiremos como elas desempenham papel central em muitas teorias filosóficas. Na primeira parte dessas observações introdutórias, mostraremos como os antigos, principalmente as escolas megárica e estoica, envolveram-se com a questão dos condicionais e quão importante isso foi para os posteriores desenvolvimentos da análise lógica dos condicionais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Camus entre a peste e a pandemia.Bethânia Silva Tristão, Lúcio Álvaro Marques & Yani Aparecida Oliveira - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):115.
    O artigo será dividido em introdução, onde apresentaremos _A Peste_ de Albert Camus, retratando a cidade de Oran que é acometida pela peste. Logo em seguida, em tópicos analisaremos cada personagem e/ou situação de Oran em paralelo com nossa realidade, a saber: à luz da pandemia do novo coronavírus. Situaremos a análise em países mundo a fora como exemplo para apresentarmos uma reflexão mais assertiva, daremos atenção maior na realidade brasileira e como a população enfrenta a pior e maior crise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    A Liquidez Das Relações Socioculturais Na Contemporaneidade: Os Paradoxos Trazidos À Baila Pela Pandemia Do Novo Coronavírus.Daniel Cardoso Alves - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):71.
    Este artigo aborda sobre as clássicas concepções do atual modelo de sociedade em meio a um contexto de pandemia viral. Para tanto, a questão que o permeia é a seguinte: O que caracteriza uma “sociedade em rede”, alterada pelo “meio técnico-científico-informacional” e imersa numa “modernidade líquida”? Essa abordagem, sobretudo num latente contexto de crises, revela-se imprescindível para a compreensão do que venha a ser progresso na sociedade contemporânea. Adotando como pano de fundo o contexto da pandemia do novo Coronavírus no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    Estado de Exceção E Emergência Sanitária: Giorgio Agamben Sobre a Pandemia Por Coronavírus.Alan Barbosa Buchard - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):37.
    O presente artigo possui como tema a perspectiva do filósofo italiano Giorgio Agamben sobre a atual emergência sanitária por _Sars-Cov-2,_ a pandemia pelo novo _coronavírus._ A pesquise circunscreve a problemática levantada pelo filósofo acerca das consequências ético-políticas dos _estados de exceção_ decretados pelos governos democráticos contemporâneos em resposta crise sanitária por _covid-19_. O artigo tem por objetivo analisar e explicitar as teses defendidas Giorgio Agamben em um conjunto de textos publicados em seu blog particular – _Una Voce_ – e disponível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    “Isso É Verdade?” – a “Infodemia” da Pandemia: Considerações Sobre a Desinformação No Combate À COVID-19.Victor André Pinheiro Cantuário - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):175.
    O presente trabalho trata do tema “desinformação na pandemia da COVID-19”, identificando como problema se notícias falsas realmente têm causado algum impacto no combate à doença. Para isso, tem como objetivo discutir alguns aspectos explorados por notícias falsas como a origem do vírus, as formas de propagação e tratamentos disponíveis. A fim de cumprir o referido objetivo, recorre à consulta a notícias disponíveis _on-line_ e veiculadas por sítios da imprensa formal, bem como faz uso do suporte de Foucault, Janich, Levinson, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    A Articulação Entre Saber E Poder Em Tempos de Covid-19: Uma Reflexão a Partir de Foucault.Ricardo Max Lima Cavalcante - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):163.
    O objetivo deste artigo é resgatar na obra de Michel Foucault reflexões acerca da articulação entre o saber médico moderno e o poder do Estado em instalar políticas públicas de saúde como a que vemos em todo o mundo de isolamento social como medida preventiva contra o avanço da pandemia do Covid-19 no ano de 2020, demonstrando que esta estratégia não é uma novidade dos dias de hoje e como as reflexões de Foucault acerca do surgimento da medicina moderna e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Hobbes, Pandemia E Bolsonarismo: Um Convite À Desobediência Civil.Camila Moura De Carvalho & Mariana Dias Pinheiro Santos - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):13.
    Neste trabalho, explicamos de que maneira a teoria do filósofo inglês do século XVII, Thomas Hobbes, pode ser aproveitada e aplicada, com as devidas proporções e limitações, ao atual contexto de pandemia no que circunscreve o Brasil. Mais especificamente, analisaremos a situação atual a partir de casos concretos do fenômeno definido como bolsonarismo, termo utilizado para se referir às políticas e à ideologia do atual Presidente da República Federativa do Brasil e seus filhos. Os seguidores do bolsonarismo são conhecidos por (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  2
    Pandemia E Biopolítica: Uma Leitura Foucaultiana Sobre as Intervenções de Agamben E Esposito.Fábio Gonzaga Gesueli & Eduardo Arruda Passos - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):55.
    Os filósofos Giorgio Agamben e Roberto Esposito mobilizaram as suas concepções de _biopolítica_ para opinarem sobre a pandemia do vírus SARS-CoV-2. O objetivo deste artigo é fazer uma leitura foucaultiana sobre esses posicionamentos. Nossa proposta se fundamenta em três momentos: uma análise do conceito de _biopolítica _a partir dos cursos de Foucault no Collège de France; em seguida fazemos uma análise das intervenções de Agamben e de Esposito à luz de suas propostas de _biopolítica_; por fim, tais leituras serão movimentadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    As Dores Do Mundo: Pandemia E Liberdade.Cesar Augusto Mathias de Alencar - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):87.
    Propõe-se neste ensaio uma análise filosófica dos dilemas morais e políticos a que fomos submetidos pela situação de pandemia da Covid-19. As dificuldades de muitas sociedades ocidentais no enfrentamento à pandemia têm posto em questão o paradigma liberal da preservação da vida, da privacidade e da liberdade a partir da adoção de políticas de austeridade estatal que se tornaram a orientação principal no combate ao coronavírus, e que não raro esbarram nos chamados _direitos individuais_ a que os orientais não parecem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    A Mec'nica Do Vírus: Perspectivas Filosóficas.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):139.
    Desde o final do ano de 2019, o novo coronavírus vem preocupando a população global devido ao crescente aumento de casos de pessoas infectadas e de mortes causadas pelo vírus. Independentemente do resultado da pandemia, é certo que o mundo não mais será como antigamente. Mas que mundo se formará após a epidemia viral? Esse trabalho tem o intuito de discutir as capacidades que temos para construir o porvir. Isto é, os mundos possíveis ainda não explorados e suas perspectivas diante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    Coronavírus Em Tempos de Crise Humanitária.Francisco Jameli Oliveira Reinaldo & Victor Sérgio Freire Araújo - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):127.
    O artigo que se segue formula reflexões acerca de um evento cujo distanciamento e imparcialidade são impossíveis. O caráter ensaístico da escrita é, neste sentido, exigência do próprio evento em análise. Não escrevemos para fornecer respostas, nem com o distanciamento de Heródoto, que evocou de igual forma testemunhos históricos feitos de gregos e troianos; escrevemos para compreender, enfrentar e resistir ao problema. Dessa forma, o presente artigo aborda a pandemia do coronavírus de maneira que possibilite contribuir para uma melhor compreensão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A Representação Simbólica Do Nojo Em Tempos de Isolamento Social.Alessandra Carvalho Abrahão Sallum - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):117.
    Este artigo se propõe a discutir as formas discrepantes como os indivíduos vêm se comportando no que tange a higiene e os relacionamentos interpessoais, na esfera privada e num contexto mais amplo, público, em tempos de pandemia do Covid-19. As principais questões que impulsionam esta análise emanam das diferentes maneiras como o homem vê o problema do contágio, do sujo, do repulsivo e da morte entre seus círculos mais íntimos, bem como a mudança dessa percepção e do próprio comportamento quando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  1
    Diário de Uma Professora Em Crise: Adaptações de Aulas Práticas Em Dias de Isolamento.Emanuella Scoz & Albio Fabian Melchioretto - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):189.
    Este artigo tem como problema de pesquisa os desafios de comunicação entre discentes e docentes vivenciados por uma professora auto intitulada em crise, durante o isolamento social em Santa Catarina, a partir de 16 de março de 2020. O objetivo deste artigo é explorar este contexto de mudanças nas práticas de ensino e comunicação, que ocorreu em turmas de ensino presencial dos cursos superiores de Design de Moda e técnicos em Modelagem do Vestuário de uma instituição de ensino federal de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Hobbes E a Pandemia Hipotética No Leviatã: Entre a Liberdade E a Segurança.Jairo Rivaldo Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):05.
    O aparecimento do coronavírus fez ressurgir um antigo debate no âmbito da filosofia política: o debate entre liberdade e segurança. A maioria dos países atingidos precisou adotar medidas que restringiram a liberdade dos cidadãos para conter o avanço da doença. Esse artigo tem o objetivo de apresentar a posição do filósofo inglês, Thomas Hobbes exposta no _Leviatã_, para enfrentar esse problema. O texto está dividido em três partes. Em um primeiro momento, apresento a tese de Hobbes sobre a segurança e (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    A Pandemia, o Ideal E o Material.Laurenio Leite Sombra - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):99.
    Este artigo visa investigar a imbricação entre ideal e material a partir de formulação do antropólogo francês Maurice Godelier, em diálogo com Marx. O problema formulado é: dado o contexto da pandemia mundial da Covid-19, com ênfase na especificidade brasileira, como pensar os problemas que vivemos atravessados pelas “realidades ideais” forjadas no capitalismo e, mais especificamente, no capitalismo brasileiro? O objetivo é formular algumas proposições conceituais que, articuladas, definam a própria condição central do capitalismo, referidas posteriormente ao caso atual. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A Presença de Elementos Míticos Na Filosofia de Empédocles.Nayra Sousa Barros & Rafael César Pitt - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):105.
    O tema do presente artigo é a presença de elementos míticos na obra do pré-socrático Empédocles de Agrigento. O problema que nos dispomos a abordar é discutir a possibilidade de haver uma noção filosófica que tenha ao mesmo tempo significado mitológico e filosófico. Os objetivos foram num primeiro momento resgatar a figura do _aedo _a fim de mostrar a persistência de formas poéticas antigas na nascente filosofia. Em seguida, comparamos a teogonia de Hesíodo com a cosmologia empedocleana de forma a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    Wittgenstein E a Verdade.Marcondes Rocha Carvalho - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):19.
    Este trabalho investiga a questão da verdade em Ludwig Wittgenstein. Buscar-se-á analisar o artigo _Wittgenstein on Truth_ de Paul Horwich, confrontando-o com o de Hans-Johann Glock, intitulado _Truth in the Tractatus_, tendo como objetivo compreender os pressupostos filosóficos centrais das teorias correspondencialista e deflacionária da verdade. Para tanto, na primeira parte, faremos uma caracterização geral dos elementos centrais das teorias substancialista e não-substancialista da verdade; na segunda parte, comentaremos as dificuldades apontadas por Horwich e Glock na identificação da concepção de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  1
    A Import'ncia da Tragédia Na Arte Moderna.Felipe Sá Cavalcante Alves - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):117.
    Pretendemos neste artigo analisar a relação entre tragédia antiga e moderna tal qual se apresenta na obra _Ou-Ou_, de Kierkegaard. Assim, analisando o conceito de tragédia na antiguidade e sua mudança na modernidade, afigura-se como problema mostrar de que maneira a reflexão acerca do trágico aponta uma condição para que a arte moderna tenha significado. Levando em conta, então, que a tragédia antiga é caracterizada pela ação no seio do Estado, da família e da religião e que, por outro lado, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Easy, but Not That Much: How Easy Ontology Can Get Complicated.César Frederico Dos Santos - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):05.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    Kant E Foucault: A Priori, a Priori Histórico E Genealogia.Felipe Luiz - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):31.
    Nosso fito no presente trabalho é comparar duas concepções de _a priori_, uma de vertente kantiana, como consta na primeira parte da _Crítica da razão pura_, mais exatamente na Introdução desta mesma obra; a outra, tal qual elaborada por Foucault no livro _As palavras e as coisas_, sob o nome de _a priori histórico_ e articular isto com a questão da genealogia, tal como aparecerá nos trabalhos de maturidade de Foucault, isto é, em seus trabalhos das décadas de setenta e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  2
    Hannah Arendt E o Totalitarismo Como Forma de Governo Apoiada Na Ralé E Nas Massas.Felipe Augusto Mariano Pires - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):39.
    Em _Origens do Totalitarismo_, Hannah Arendt faz uma caracterização do totalitarismo como uma forma de governo inédita, fincada em duas novas camadas sociais, a ralé e as massas. Sua descrição do totalitarismo é realizada a partir de uma diferenciação com a tirania. Este trabalho buscou observar como o surgimento dos supracitados grupos sociais permitiram o surgimento dessa nova forma de governo. Vimos que a definição dela de povo diferencia-se da tradicional, quando afirma ser o povo diretamente relacionado à busca de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    A Aporía Democrática: O Caminho de Prometeu.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):85.
    Desde a antiguidade, a democracia apresenta-se como uma espécie de _aporía_ política, pois ao mesmo tempo em que permite a liberdade a todos os cidadãos, ela também nos traz a problemática do conhecimento para governar. Afinal, todos os cidadãos são tão aptos a governar como o são para votar ou haveria uma autoridade epistêmica para se julgar as decisões políticas? Segundo o mito de Prometeu, há uma aporia sobre a humanidade que será solucionada através do roubo do fogo e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  2
    As Representações Literárias de Seres Mitológicos Feitas Por Platão: Estudo de Caso de Orfeu.Sami Hiasmin dos Santos Nobre & Rafael César Pitt - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):115.
    Este artigo pretende abordar a representação que Platão fez do personagem mítico. O objetivo é responder à seguinte questão: como Platão representou Orfeu? Assim, de acordo com esta pergunta traçamos três objetivos para chegarmos à conclusão. O primeiro objetivo tem como meta principal apresentar obras literárias antigas nas quais Orfeu é citado. Isto nos permitirá ter uma perspectiva interna do mundo antigo sobre este personagem, ajudando no momento de julgar a representação feita por Platão. O segundo objetivo traz as citações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  1
    Análise Sobre a Concepção de Vida Nua: Por Uma Política Vital.Enock Da Silva Peixoto - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):93.
    O texto a seguir é uma análise sobre a concepção de _vida nua_ presente no livro _Homo Sacer, o poder soberano e a vida nua I_ do filósofo italiano Giorgio Agamben. Salientamos que o tema não se reduz a este livro sendo possível um entendimento mais preciso sobre o mesmo em obras posteriores, mas como se trata de um estudo introdutório, nos ateremos na obra supracitada conscientes de que o termo central “poder soberano e vida nua” não se restringe a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  1
    Breve Análise da Peça Teatral Incompleta de Hölderlin, “A Morte de Empédocles”.Rafael César Pitt - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):129.
    O tema deste artigo é o insucesso da produção teatral do poeta suábio Friedrich Holderlin na confecção de “A morte de Empédocles”_. _O objetivo é apontar a crescente ausência de indicações cênicas e elementos de representação entre as três versões inacabadas da obra. Para tal comentaremos diversos instantes do objeto analisado nos quais transparecem ora caracteres filosóficos, ora caracteres poéticos e também teatrais, com indicações do abandono da teatralidade e do ambiente cênico em favorecimento da poesia e de uma visão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Hannah Arendt E o Espaço Público Como Possibilidade de Se Pensar a Emancipação Política Das Mulheres a Partir da Figura de Rosa Luxemburgo.Jessica Thainá Ribeiro Viana - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):57.
    Este trabalho tem por objetivo analisar a figura de Rosa Luxemburgo como exemplo de ascensão das mulheres ao espaço público tal qual descrito por Hannah Arendt, e refletir sobre os motivos que permitiram seu negligenciamento histórico. Tendo em vista que apesar de ter tido grandes contribuições teóricas e práticas e ter ascendido ao espaço público, ainda assim Rosa Luxemburgo fora negligenciada, estereotipada por meio da figura ora sanguinária, ora romantizada, e por esses motivos Arendt acredita que a política alemã não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    A Filosofia Moral E Política de Hobbes Em Duas Tradições Interpretativas Do Leviatã.Jairo Rivaldo Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):69.
    O objetivo do presente artigo é apresentar e confrontar os pressupostos de duas tradições interpretativas _Leviatã _de Thomas Hobbes. Pretendo demonstrar como, a partir dos pressupostos e dos critérios de interpretação de cada uma delas, teremos não apenas duas abordagens diversas, mas resultados e soluções distintas para problemas políticos e morais que o próprio Hobbes buscou solucionar com essa obra. Na primeira parte do artigo, apresentarei os aspectos inovadores da nova interpretação do _Leviatã_ em contraposição às interpretações tradicionais ou ortodoxas. (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  1
    Do Biopoder À Psicopolítica.Débora Aymoré - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):101.
    Nossa condição humana contemporânea está inter-relacionada com o avanço do domínio das aplicações tecnológicas para vários aspectos da vida biológica, existencial e política, levantando uma postura reflexiva diante das tecnologias de informação. Se é verdade que o projeto baconiano estimula, a partir do século XVI, o controle sobre a natureza, a partir dos séculos XVII e XVIII, a Europa testemunhou o nascimento de duas formas de poder moderno: o poder disciplinar e o biopoder. Assim, a estratégia adotada para o exercício (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    A Ilegalidade de Bens E Direitos No Sistema Capitalista: Uma Análise a Partir Do Pensamento de Michael Foucault.Márcio Bonini Notari - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):85.
    Michel Foucault embora não tenha sistematizado uma Teoria ou Filosofia do Direito em sentido estrito e, mesmo não sendo da área jurídica,construiu suas propostas em diversas obras, as quais acabam tecendo críticas e considerações acerca do Direito Penal e do Sistema de Justiça Criminal, a partir do modelo panóptico e das novas formas de punição no ambito do cárcere, envolvendo a transição do modelo feudal para o sistema capitalista de produção. Nesse sentido que se pode perguntar: qual a concepção foucaultiana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  1
    Podemos Naturalizar a Dignidade Humana?José Costa Júnior - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):135.
    Resennha de: SCRUTON, Roger. _A natureza humana_. Tradução de Maria de Fátima Carmo. Revisão Científica de Aires Almeida. Lisboa: Gradiva, 2017.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  1
    A Contribuição Positiva de Fichte À Formação da Filosofia de Schopenhauer.Helio Lopes Da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):21.
    Neste artigo procuro determinar as contribuições positivas que Schopenhauer possa ter recebido do ensinamento de Fichte quando, como um jovem estudante, ele frequentou as aulas e estudou os textos de Fichte nos anos 1811-1813. Vou tentar mostrar que, embora a filosofia de Schopenhauer seja absolutamente original, algumas ideias fichteanas certamente o estimularam na busca de seu pensamento filosófico final.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    O Desafio de Dialogar No Ciberespaço: Uma Abordagem À Luz da Hermenêutica Gadameriana.Thiago Delaíde da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):113.
    Este artigo pretende apresentar elementos para refletir sobre o desafio de desenvolver a arte do diálogo no contexto do ciberespaço à luz da hermenêutica gadameriana, tendo em vista crescente cultura de intolerância presente nas redes digitais na atualidade. O artigo, de cunho teórico, visa aproximar a temática da cibercultura da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, refletindo sobre as implicações derivadas das mídias pós-massivas sobre o diálogo no ciberespaço. O texto procura apresentar alguns traços pertinentes da cultura digital do mundo contemporâneo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  1
    O Novo Materialismo E a Crítica da Atividade Científica de Marx a Partir Das Teses Ad Feuerbach.Douglas Rafael Dias Martins - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):71.
    O presente artigo visa tratar do “novo materialismo” na filosofia de Karl Marx após 1845, com a produção das chamadas _Teses ad Feuerbach_. Nesse sentido, buscaremos expor essa nova concepção filosófica através da reformulação da relação sujeito-objeto levada a cabo por Marx, que levou o autor a uma noção crítica de ciência, distinta daquela que vigorava no pensamento europeu e posteriormente caracterizada como tradicional, bem como da crítica da metafísica da economia política. A partir dessas críticas, a concepção marxiana se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Notas Sobre o Problema Do Realismo Científico.Tiago Oliveira - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):47.
    O problema envolvendo o estatuto ontológico das entidades inobserváveis postuladas pelas teorias científicas é um dos mais centrais em filosofia da ciência. O objetivo deste pequeno artigo é o de oferecer um mapa dos posicionamentos mais recentes, sem a ambição de aprofundá-los. O enfoque será nos principais argumentos a favor e contra a capacidade de a ciência descrever corretamente a realidade natural inobservável. Mais especificamente, exporei o argumento do sucesso para o realismo e uma variação do mesmo, bem como as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  1
    Uma Análise da Leitura de Popper Acerca Do Antiteoricismo de Bacon.Helton Lima Soares - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):61.
    O presente artigo tem como objetivo analisar a interpretação de Popper acerca de um suposto antiteoricismo, que se manifesta na ideia de purificação da mente e na defesa da observação como ponto inicial da ciência, em Francis Bacon. Popper considera que tal posição antiteórica, a que deu o nome de “observacionismo”, supervaloriza o papel da observação no método científico. Procuramos discutir se Bacon realmente assume tal posição e em quais circunstâncias a leitura popperiana é possível. Nossa hipótese é de que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  2
    O Problema da Técnica E a Urgência Do Mistério.Lisandra C. De Araújo Lima Teixeira - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):127.
    O artigo propõe analisar o problema da técnica moderna trabalhada pelo filósofo alemão Martin Heidegger em sua crítica a modernidade e à metafísica, elencando a questão da verdade, não metafísica, para Heidegger: alétheia. A questão da técnica nos leva a problemática de sua própria essência ge-stell, interpelação, o mundo, o ser humano e a natureza são forçados a se mostrarem como reservas, estoques, de acordo com sua demanda meramente econômica, científica, comercial, o próprio ser em sua essência é esquecido. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues