Cognitio

ISSN: 1518-7187

18 found

View year:

  1.  3
    teoria topológica da significação de René Thom e semiótica.Arthur Araujo - 2024 - Cognitio 25 (1):e65590.
    Este artigo representa uma segunda etapa da minha pesquisa sobre o trabalho do matemático francês René Thom. Foco principalmente em dois artigos da teoria dos signos de Thom: Do ícone ao símbolo (De l’icône au symbole), 1973 e O Espaço e os signos (L’espace et les signes), 1980b. Neste artigo, explorando a concepção topológica de significação de Thom, exponho sua ideia de que todas as formas de semiose (como processos de significado) desenvolvem uma forma espacial. É a partir do seu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Espaço e Os Signos.Arthur Araújo - 2024 - Cognitio 25 (1):e64207.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Summum Bonum Digital.Levy Henrique Bittencourt - 2024 - Cognitio 25 (1):e65222.
    O objetivo desse trabalho é relacionar os três princípios, ou prazeres, estéticos de um videogame, isto é, imersão, agência, transformação, com o summum bonum e as categorias fenomenológicas de Charles S. Peirce. O summum bonum pode ser entendido como uma mistura entre sentimento, ação e razão. Os sentimentos, ações e pensamentos do jogador são responsáveis pela concretização e ampliação desse horizonte estético. A imersão é um princípio estético de primeiridade. Podemos entender o ato de imergir como um prazer de primeiridade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Perceptos e conceitos.Aisllan Calado - 2024 - Cognitio 25 (1):e63763.
    Este trabalho é uma tradução do capítulo 4 intitulado "Perceptos e conceitos: o valor dos conceitos" presente na obra Some problems of philosophy de William James, publicado em 1911. Neste capítulo, James elabora, considerando propostas pragmatistas e no contexto de sua doutrina chamada empirismo radical, a relação do mundo conceitual com os estímulos perceptuais. James analisa o que o sensível e conceitual representam para as perspectivas racionalistas e empiristas, e revisa o impacto de tais noções na filosofia e ciências no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Giannotti, Marx e o projeto filosófico uspiano para o país.José Crisóstomo de Souza - 2024 - Cognitio 25 (1):e65972.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Pedra Angular Do Arco.David Dilworth - 2024 - Cognitio 25 (1):e64371.
    A Naturphilosophie e a Freiheitsschrift de Schelling como proveniência do princípio fundamental do sinequismo de Peirce.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Filosofia como caminho para a transformação.Rossella Fabbrichesi - 2024 - Cognitio 25 (1):e65419.
    No período antigo – grego e helenístico em particular – a filosofia era concebida não como uma atividade intelectual pura voltada para a busca da verdade, mas como um exercício prático de pensamento que deveria servir à vida e ter como objetivo a autotransformação. O objetivo era aprender a conduzir uma vida filosófica e a cuidar de si: principalmente de suas falas e ações. Não era tão importante poder expor uma doutrina verdadeira, mas sim colocar em prática os ensinamentos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Anomaly stands.Marcelo Fischborn - 2024 - Cognitio 25 (1):e65267.
    Donald Davidson’s anomalous monism has been repeatedly criticized since its initial defense in the paper Mental Events, which was published in 1970. Despite the widespread rejection, there seems to be no agreement on why anomalous monism fails. This paper systematizes two strong objections to anomalous monism. First, Davidson’s argument for monism requires the problematic assumption that physics can provide strict causal laws for causal relations in general. Second, Davidson’s monism requires an ontology of events for which no satisfactory criterion of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    introdução ao pragmatismo na filosofia de Charlotte Perkins Gilman.Laura Elizia Haubert - 2024 - Cognitio 25 (1):e66439.
    O resgate da memória e dos trabalhos das filósofas pragmatistas que foi iniciado na década de 1990 por Charlene Haddock Seigfried culminou na revisão do cânone histórico do pragmatismo, ao qual foi adicionado uma série de novos nomes, entre eles, o de Charlotte Perkins Gilman (1860-1935). Embora mais conhecida no âmbito literário, Gilman foi considerada uma filósofa pragmatista em recentes interpretações devido tanto a sua proximidade contextual com os pragmatistas da idade de ouro, quanto a proximidade de seu método reflexivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Considerações preludiais sobre o advento da física contempor'nea.Pedro Menezes Alves Laureano - 2024 - Cognitio 25 (1):e65862.
    O presente ensaio resulta de uma indagação introdutória e parcimoniosa acerca da transformação da mundividência científica e epistemológica no século XX. Em primeira instância, são analisados os conceitos fundacionais da Relatividade Restrita e da Relatividade Geral, visando elencar as principais dissonâncias entre a proposta científica de Albert Einstein e a cosmovisão estabelecida pela física clássica. De seguida, é invocada a célebre experiência de Edwin Hubble, responsável pela origem da Teoria do Big-Bang. Como não poderia deixar de ser, esta é também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    Utopia e retrotopia.Wilker Marques - 2024 - Cognitio 25 (1):e65521.
    Zygmunt Bauman e Richard Rorty, dois luminares contemporâneos do pensamento político, cada um a seu modo, descrevem a sociedade, fazem diagnósticos e apontam caminhos. Ambos estão preocupados com aspectos relevantes da vida social, como a sensibilidade moral, a inclusão, a solidariedade, a democracia e a justiça. Seus caminhos se distanciam e se cruzam ao longo de suas carreiras. Utilizam taxonomias diferentes, como contingência e liquidez, para descrever, muitas vezes, fenômenos semelhantes e construir argumentos completares. Este texto não pretende esmiuçar o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    leitura neopragmatista de Rorty sobre Foucault.Edna Magalhães do Nascimento & Maria Jordana de Brito Gomes - 2024 - Cognitio 25 (1):e64392.
    O objetivo deste artigo foi investigar a leitura neopragmatista de Richard Rorty (1931-2007) sobre a concepção de subjetividade em Michel Foucault (1926-1984). Rorty ficou conhecido como um celebre filósofo que se opôs à concepção moderna de sujeito, sobretudo, o excesso de antropocentrismo e cientificismo. Quanto ao filósofo francês Michel Foucault, pode-se constatar no terceiro domínio de sua produção teórica, a presença de uma investigação vigorosa sobre a constituição do sujeito. Inicialmente, percebe-se desde seus primeiros escritos, o papel que exerce o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Revisiting political pragmatism and education.Nythamar Oliveira - 2024 - Cognitio 25 (1):e64973.
    By placing John Dewey between John Rawls and Richard Bernstein, I argue for a socialist reading of Dewey’s takes on liberal democracy that moves away both from conservative readings of Dewey of those who claim that his democratic liberalism actually belongs to right-wing or center views, and from left-wing, communitarians who dismiss such views as irrelevant for socialist and radical variants of liberal democracy. Overall, it can be shown that Rawls and Dewey’s different takes on political liberalism could be ultimately (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Interpretação diagramática e regra-matriz de incidência tributária.Raphael RicardoDe Faro Passos & Clarice von Oerzten de Araujo - 2024 - Cognitio 25 (1):e65936.
    Trata-se de texto dedicado à aplicação da interpretação diagramática de eventos da realidade tangível no modus apregoado por Charles Sanders Peirce no reino do direito tributário, utilizando-se como ferramental epistemológico para tal desiderato a fórmula de lógica simbólica criada por Paulo de Barros Carvalho chamada “regra-matriz de incidência tributária.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Caminho Bem-Trilhado.Giovanni Rolla - 2024 - Cognitio 25 (1):e58254.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    L’imagination e figuração (depiction).Vinicius Oliveira Sanfelice - 2024 - Cognitio 25 (1):e66222.
    A publicação simultânea do livro de Paul Ricœur, Lectures on imagination (2024) e L’imagination (2024), sua tradução para o francês, é um evento relevante para a investigação filosófica do tema da imaginação. O objetivo deste artigo é apresentar os interesses de Ricœur pelo tema da imaginação em L’imagination; analisar pontos centrais do livro e entender a trajetória do texto de Ricœur usando também como referência a introdução da edição americana e do artigo da edição francesa; mostrar a relevância de L’imagination (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Argumentos soríticos e existência difusa.Frank Thomas Sautter - 2024 - Cognitio 25 (1):e66819.
    Proponho uma nova caracterização, simples, dos argumentos soríticos. Essa caracterização utiliza uma família de predicados auxiliares com os quais caracterizo um quantificador de existência difusa mais fraco do que o quantificador existencial clássico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Structure, ingredient sense and assertoric strategy.Lucas Ribeiro Vollet - 2024 - Cognitio 25 (1):e66007.
    In this article, we will revisit a motivation to consider the advantages of a theory about structured contents over a semantics of possible worlds. We will argue that a structure represents the strategic organization of the content of “p” under conditions in which asserting it does not imply contradictory consequences. These are the winning conditions for the assertion of ‘p’. When ‘p’ is modally sensitive – it can change its winning parameters – knowledge of the structure thus represents the rational (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues