Cognitio

ISSN: 1518-7187

32 found

View year:

  1.  10
    Ficção Como Signo-Cesta.Lethícia Pinheiro Angelim - 2023 - Cognitio 24 (1):e61888.
    O experimento mental como recurso filosófico não é raro ou mesmo recente – podemos pensar no gato de Schrödinger ou na alegoria platônica da caverna. Porém, é incomum que textos ancorados na Filosofia se proponham a analisar objetos ou debater propostas da literatura de ficção, e em especial, da ficção científica. Apressadamente tomada, a relação levantaria um descompasso entre a preocupação filosófica com realidade e verdade e a libertária licença poética da ficção. É como se imaginação filosófica e imaginação criativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    Fato, valor, significação, pragmatismo.Arthur Araújo - 2023 - Cognitio 24 (1):e60854.
    considerando o debate nos contextos moderno e contemporâneo da filosofia, exploro a resposta pragmática ao dualismo fato-valor. Nesse sentido, levando em conta que o pragmatismo considera mente e mundo como partes de um continuum experiencial e os humanos como seres sociais, chamo a atenção para a “exigência” de significação e valor nas práticas de vida. Traçando um paralelo entre William James e Wolfgang Köhler relação à noção de “interesse”, como forma de exigência, a ideia central que desenvolvo neste artigo é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Lógica da quantidade hegeliana.Agemir Bavaresco & Christian Iber - 2023 - Cognitio 24 (1):e63438.
    A Ciência da Lógica de Hegel, apresenta na Lógica do Ser, na 2a Seção, a Quantidade, enquanto uma filosofia da matemática moderna. O estágio de desenvolvimento das ciências modernas em geral, e da matemática em especial, permitem a Hegel fazer um diagnóstico, dos avanços e limites alcançados até então, que aponta as contradições do conceito de quantidade/quantum. Reconstruímos, inicialmente, a teoria da quantidade pura e seus momentos contínuo e discreto; depois, a dialética do quantum extensivo e intensivo, com os momentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Abdução peirciana e a relação de probabilidade entre características.José Carlos Camillo - 2023 - Cognitio 24 (1):e61812.
    Este artigo tem como objetivo rever a crítica que Peirce faz a uma definição de abdução como uma relação de probabilidade a partir das características. Parece consensual entre seus comentadores que, de fato, essa definição não se adequa ao conceito peirciano. Contudo, este artigo defende que não há uma desarmonia entre abdução e uma relação de probabilidade. Ao contrário, será defendido que, sendo a abdução composta de formação e seleção de hipóteses, essa relação de probabilidade poderia ter uma função na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Resenha.Mauro Condé - 2023 - Cognitio 24 (1):e59768.
    Nesta resenha é apresentado o livro Arley Morenum Liber Amicorum – Homenagem a Arley Ramos Moreno in memoriam, publicado em 2021, como homenagemao filósofo brasileiro Arley Moreno, falecido em 2018. O livro discute, majoritariamente, temas de filosofia da linguagem – em especial a obra de Ludwig Wittgenstein – e epistemologia dialogando com o universo intelectual do homenageado. Apresenta ainda o último texto produzido por Arley Moreno no qual ele trabalha sua concepção de filosofia da linguagem.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Apontamentos para o estudo de comunidade política na hermenêutica de H.-G. Gadamer.José Wilson Rodrigues de Brito - 2023 - Cognitio 24 (1):e60702.
    O presente texto tem como objetivo apontar, a partir de suas obras mais recentes, que na hermenêutica da práxis de Gadamer há elementos suficientes para ser fundamentada uma teoria da comunidade política enquanto espaço propício ao desenvolvimento do engajamento por parte dos cidadãos nos compromissos éticos e políticos no contexto das sociedades democráticas contemporâneas. Apesar de ainda não ser tão explorada pelos teóricos atuais a dimensão política da hermenêutica gadameriana, a originalidade desta pesquisa se dá a partir da análise da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    John Dewey e o socialismo.Rodrigo Augusto De Souza - 2023 - Cognitio 24 (1):e63832.
    Este artigo apresenta um estudo sobre as conferências proferidas por John Dewey (1859-1952), na Universidade de Pequim, no ano de 1919. O interesse de pesquisa está em uma palestra, na coletânea de conferências, cujo tema versava sobre o socialismo. Portanto, procura-se analisar as intepretações elaboradas por Dewey a respeito do socialismo, suas recomendações sociais e políticas para a China naquele período revolucionário e, principalmente, suas apropriações e considerações no que concerne ao pensamento de Karl Marx (1819-1883). A influência das ideias (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Papel da Informação No Processo Sistêmico da Mente.Jorge Luiz Domiciano, Renan Henrique Baggio & Juliana Moroni - 2023 - Cognitio 24 (1):e63904.
    Investigamos, neste texto, as concepções de informação propostas por Peirce (1839-1914) e Bateson (1904-1980) e suas implicações no processo sistêmico e evolucionário da mente, contextualizando-as no antropoceno. Destacamos as semelhanças entre as abordagens dos dois autores a partir do papel exercido pela informação na dinâmica constitutiva dos processos mentais, bem como tais abordagens podem servir como uma bússola para redirecionarmos nossa visão fragmentada de mundo e minimizarmos os impactos da ação humana na natureza, amenizando as dificuldades da era do antropoceno. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    A arte das metáforas científicas.Tomas Drunkenmolle - 2023 - Cognitio 24 (1):e62110.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    Pampsiquismo.Anderson Luiz do Vale Fonseca - 2023 - Cognitio 24 (1):e60528.
    O presente artigo traduzido de Thomas Nagel, originalmente, foi publicado pelo autor no livro Mortal Questions (1979), obra em que se encontra alguns dos seus principais escritos. No entanto, somente após a publicação de The Conscious Mind, em 1996, de David Chalmers, colocar o Pampsiquismo no cerne da discussão envolvendo o problema da consciência, que o artigo de Nagel parece ter ganho notoriedade. Desde então, a leitura deste texto se tornou essencial para examinar o Pampsiquismo e suas premissas, como as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    Semiotics and discourse analysis.Jorge Francisco & Karl Heinz Efken - 2023 - Cognitio 24 (1):e59258.
    This article revises some of the main elements within Peirce’s general theory of signs and their relationship with discourse analysis. Our discussion focuses on the dialogues between researchers in the areas of semiotics and discourse analysis to follow up interdisciplinary studies on the processes of language signification. The article firstly relates the Peircean trivium and discourse analysis; secondly, examines Pignatari’s analysis on the relations between verbal and non-verbal codes; and, thirdly, discusses Peirce’s footprints in the development of the Linguistic Turn, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Notes toward a Semeiotic of Art.Nicholas Guardiano - 2023 - Cognitio 24 (1):e61862.
    Although Charles Peirce only rarely applied his semeiotic principles to art, his ideas are highly informative for contemplating the exchange of qualitative meaningin the iconic signs constitutive of art. Reflecting on Peirce’s theory of the icon, three hypo-iconic sub-types, the formative role of the sign-interpretant, and the metaphysical “qualisignificance” of a universe “perfused with signs”, I provide some theoretical notes toward sketching a semeiotic of art. Further illustrative of a Peircean semeiotic of art is the American painting of the Hudson (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    John Dewey e as raízes da estética do cotidiano.Laura Elizia Haubert - 2023 - Cognitio 24 (1):e61338.
    Nas últimas duas décadas a estética do cotidiano tornou-se um importante tema de debate entre filósofos de tradição anglófona. Essa teoria contempla a possibilidade de que o cotidiano seja fonte de experiências estéticas, além de realizar uma crítica da tradição. Ambos os elementos também estão presentes e são centrais para a estética pragmatista desenvolvida por John Dewey na primeira metade do século XX. Neste breve ensaio, realiza-se uma aproximação dos dois projetos teóricos por meio de um eixo de questão em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Tirania da luz.Vinícius Yasuto Ikeda & Victor Hugo Domingues - 2023 - Cognitio 24 (1):e64003.
    Uma característica distintiva das sociedades da modernidade tardia é a extensão significativa a qual estas são dependentes do conhecimento para seu funcionamento. Contrário a como o conhecimento era visto nas sociedades pré-modernas, o conhecimento agora tende a ser entendido como informação, isto é, consistindo em representações objetificadas, mercantilizadas, abstratas e descontextualizadas. A superabundância de informação na modernidade tardia torna a sociedade da informação cheia de tentações. Isso nos leva a pensar que o conhecimento como informação é objetivo e existe independentemente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    A ação nos limites da consciência.Jose Jatuff & Claudio Viale - 2023 - Cognitio 24 (1):e60898.
    James procurou superar a cisão da personalidade por meio de uma antropologia da ação em que combinou vários materiais intelectuais que não respeitam fronteiras epistemológicas. Apropriou-se estrategicamente de diferentes fontes culturais e avanços da psicopatologia para pensar a liberação das possibilidades da consciência e da experiência. Entre eles, serão exploradas suas leituras de Giovanni Papini e Pierre Janet para dar conta do modo preciso como essas contribuições intelectuais atuam em sua antropologia da superação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Inteligência, intuição e ação em Henri Bergson.Caroline da Silva Lourenzone & Maria Ester Martins Silva - 2023 - Cognitio 24 (1):e61877.
    Nosso objetivo é discutir sobre o papel da ação na constituição da inteligência e suas implicações para a ação estética na filosofia de Henri Bergson. Sendo, para esse filósofo, o conhecimento humano moldado, em larga medida, pela inteligência – faculdade intimamente relacionada a uma compreensão determinista – como poder- se-ia compreender a atividade criadora, em particular a criação artística, a qual está intimamente relacionada com a noção de imprevisibilidade? O artista, como um pintor, por exemplo, por mais que planeje, não (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    Utopia e Distopia.Wilker Marques - 2023 - Cognitio 24 (1):e57171.
    As utopias nascem do profundo desejo humano de que o mundo seja diferente, seja melhor. As distopias, por sua vez, nascem do reconhecimento-pavor de que esse mundo possa ser pior. De todo modo, utopia e distopia, partem do que se tem, do mundo como aí está, das “coisas como elas são”, em direção a uma possibilidade. A Literatura e a Filosofia – especialmente a Filosofia Política –, andam sempre juntas no caminho que perpassa as utopias e distopias, descrevendo e redescrevendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Algumas abordagens pragmatistas das instituições.Tiago Medeiros - 2023 - Cognitio 24 (1):e64301.
    texto explora uma contribuição pragmatista à teoria e às ciências sociais. Seu tema é a relação entre procedimentos pragmatistas de pensamento e as maneiras com que manipulamos e lidamos com as instituições. O objetivo é organizar alguns pontos de vista pragmatistas sobre elas. O primeiro sugere uma adesão às instituições convencionais reconhecidas como o repertório exemplar de dispositivos de organização em uma sociedade livre e justa. Por trás disso, repousam as teses epistemológicas quanto ao caráter conservador de nossas crenças. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    Peirce’s three-dimensional notion of vagueness.Rocco Monti - 2023 - Cognitio 24 (1):e61872.
    My aim in this paper is to provide some introductory coordinates aiming at orienting a unified discourse on the doctrine of vagueness in Peirce. After tracing some of the stages in Peircean scholarship that have brought the concept of vagueness into focus, I will show that vagueness, as it appears in Peircean philosophy, is a three-dimensional concept. Thus, while vagueness is a concept that appears in a logical-semiotic dimension – and more specifically as a problem related to the quantification of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Unidade em Peirce e relações com estética e ecologia.Gabriela Lima Mascarenhas Moreira & Eluiza Bortolotto Ghizzi - 2023 - Cognitio 24 (1):e64611.
    Interessamo-nos, neste trabalho, em refletir acerca de uma aproximação entre estética e ecologia por meio do conceito de unidade, tal como anteriormente indicada por Freitas (2005). Diante de um contexto contemporâneo de crise ambiental, propomos lançar um olhar para o campo da arquitetura e do urbanismo, em que observamos uma crescente busca por modelos estéticos e epistemológicos que se caracterizem como ecológicos. Tomamos como referencial teórico a filosofia pragmatista de Charles Sanders Peirce (1839-1914), considerando, em especial, a afinidade apontada por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Remarks on Tarski’s Nominalism.Daniel Nagase - 2023 - Cognitio 24 (1):e58224.
    In this article, I will offer some remarks about Tarski’s nominalism. First, I will show that, even though it was mainly developed in private conversation and lectures, Tarski did try to develop a rigorous nominalistic theory, which shows that the issue was of some importance to him. In particular, I show how Tarski’s formulation is based on the idea of a humanly understandable language and show how he tried to develop this idea throughout his career. Unfortunately, even though his formulation (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Historicismo e naturalismo em Dewey.Edna Magalhães Do Nascimento - 2023 - Cognitio 24 (1):e61844.
    O presente artigo analisa o projeto filosófico de John Dewey (1859-1952) que consta de uma crítica radical à epistemologia tradicional a partir da concepção pragmatista de experiência. O status científico da filosofia, conforme Dewey, não exigirá uma teoria científica passível de prova, mas um programa metafísico construído a partir de lógicas situacionais. O presente artigo apresenta as dimensões históricas e científicas da metafísica empírica de Dewey, argumentando a favor da articulação entre as duas abordagens que configuram o projeto de reconstrução (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Um argumento negligenciado em favor da realidade de Deus.Cassiano Terra Rodrigues - 2023 - Cognitio 24 (1):e61482.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Hermenêutica e interpretação “transfigurativa”.Vinicius Oliveira Sanfelice - 2023 - Cognitio 24 (1):e60743.
    Este artigo analisa a crítica de Arthur C. Danto à hermenêutica enquanto teoria que, segundo ele, incorre em uma noção de “interpretação profunda” que exclui a referência ao artista. Apesar dessa crítica, analisaremos a proximidade entre uma noção de interpretação da hermenêutica de Paul Ricœur à noção de interpretação que Danto propõe na sua teoria da arte. Nosso foco é a noção de interpretação “transfigurativa” que concerne à transformação do objeto comum em obra de arte. Essa contribuição de Danto para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    O argumento de Tolstói.Gabriel Chiarotti Sardi & Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Cognitio 24 (1):e61816.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Realismo seletivo, empirismo construtivo e o problema da continuidade teórica.Gabriel Chiarotti Sardi & Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Cognitio 24 (1):e61817.
    No decorrer do debate sobre o realismo científico, alguns antirrealistas, tal como Leo Tolstói e Larry Laudan, criaram um desafio cético para os realistas, questionando, com base na história da ciência, a crença realista de continuidade entre as teorias do passado, atuais e futuras. Stathis Psillos ofereceu uma réplica que ficou conhecida como realismo seletivo ou divide et impera, alegando que, através de um minucioso exame, podemos encontrar elementos teóricos de continuidade entre teorias passadas e atuais, assegurando, por analogia, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Contribuições da psicologia funcionalista de John Dewey à neurociência cognitiva.Leonor Gularte Soler & Neiva Afonso Oliveira - 2023 - Cognitio 24 (1):e62651.
    Este artigo propõe-se a refletir sobre a relação da epistemologia instrumentalista de John Dewey com a neurociência cognitiva, a partir de sua crítica à psicologia tradicional. Realiza-se uma análise da tentativa de John Dewey de relacionar a verdade com a cognição destacando seus argumentos fundamentados no progresso da fisiologia e da psicologia, no avanço da biologia e no desenvolvimento do método experimental. O texto discute a possibilidade de o pragmatismo de Dewey contribuir com a neurociência cognitiva, já que a atitude (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  17
    Como duas mentes podem conhecer uma única coisa.Sofia Inês Albornoz Stein & Camila von Holdefer Kehl - 2023 - Cognitio 24 (1):e57240.
    “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos que Wil-liam James (1842-1910) pretendia reunir sob o nome de Ensaios sobre empirismo radi-cal, embora nunca tenha chegado a ver o projeto concluído. Trata-se da obra tardia do autor, quando este passou a desenvolver algumas das ideias que já se encontravam, em muitos casos de forma embrionária, no monumental Princípios de psicologia. “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos mais importantes desse esforço, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    A dialogicidade da estética peirciana.Alessandro Topa - 2023 - Cognitio 24 (1):e62147.
    Este artigo explora a dialogicidade do objeto da Estética Peirciana. Seguindo Herbart, o pragmaticista americano, em seu relato mais maduro (1911), concebe a Estética como uma ciência que lida com os dois tipos de τὸ καλόν, a saber, com a nobreza da conduta (realizada na ação) e com a beleza sensual (experimentada na arte natureza), embora predilete sistematicamente pela primeira, isto é, pelo estudo das condições da imaginação de um fim último admirável em si mesmo (considerando assim o fim esteticamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    O espectro do neofascismo.Antonio José Romera Valverde - 2023 - Cognitio 24 (1):e60871.
    Ao tempo presente, o fenômeno político do fascismo se mostrarequentado pela forma neofascismo. Se o fascismo pôde ser entendido como “revolta” ou“revolução dentro da ordem”, que contornos lhes são aditados pelo neofascismo, - a facemais expressiva da barbárie contemporânea? Acaso, ao enquadre crítico do estágio atualdo modo de produção capitalista, há similitude e complementaridade entre o neofascismoe o neoliberalismo, - “a nova razão do mundo”?
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    False triviality of truth.Lucas Ribeiro Vollet - 2023 - Cognitio 24 (1):e60571.
    As it stands, Frege’s semantic theory does not provide sufficient general keys for interpreting assertible sentences at different levels of complexity, such as (a) counterfactual-modal-intensional sentences and (b) extensional sentences. It is possible to devise that general key by adding non-classical parameters such as possible worlds, which allow sentences with a high degree of non-extensional complexity to occupy a trivial place in Tarski’s hierarchy as T-scheme-eligible substitutes. The paper argues that finding these non-false (if true) conditions under which complex propositions (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    Relation of normative sciences and the predisposition to act in Peirce's philosophy.José Luiz Zanette - 2023 - Cognitio 24 (1):e63651.
    The article aims to show that Peirce, after realizing the appropriation that James and others made of Pragmatism, taking it far from an ideal of justice and keeping it in the service of a “nauseating utility”, whose principle was that only individual utility, including spiritual well-being, would be the ultimate goal of all practice, he sought a philosophy that would keep logic and science united in a realistic manner with laws that could be metaphysically real. In this way, he perceived (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues