Year:

  1. A Forma Lógica da Linguagem Religiosa E Ética.John Bolender - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):155-176.
    Resumo: Ludwig Wittgenstein tentou desenvolver, desde 1929, uma abordagem à filosofia da lógica em termos de escalas de medição. Embora mostrasse grande sensibilidade a diversos tipos de escalas, Wittgenstein não estava bem posicionado para fazer seu projeto render frutos, porque a teoria das medidas não começou a fazer avanços significativos antes do final da década de 1940, e continuou desfrutando de um progresso relevante, até os anos 80. Não obstante, nas suas obras e palestras dos anos 30, Wittgenstein fez diversas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Para Além da Abstração da Posição Original: Uma Proposição a Partir de Nozick E Sandel.Lara Bonemer Rocha Floriani & Marcia Carla Pereira Ribeiro - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):91-114.
    Resumo: O presente artigo tem como objetivo propor uma hipótese para superação das críticas feitas por Robert Nozick e Michael Sandel à teoria da justiça de John Rawls, no que concerne à necessidade de se considerar aspectos históricos e práticos, na formulação de princípios na posição original. Para tanto, é preciso analisar inicialmente as correntes filosóficas do liberalismo, do libertarianismo e do comunitarismo, a fim de fundar as bases necessárias ao desenvolvimento do estudo. Na sequência, será apresentada a teoria da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    A Deutsche Nation E a Razão Tupiniquim: O Pensamento Vivo Diante Do Conceito Estéril.Luis Fellipe Garcia - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):53-74.
    Resumo: Este artigo é um exercício de leitura comparada dos textos Reden an die deutsche Nation, publicado por Johann Gottlieb Fichte, em Berlim, em 1808, e Crítica da razão tupiniquim, publicado por Roberto Gomes, em São Paulo, em 1977. Se, à primeira vista, os dois universos de discurso parecem tão distantes que dificilmente se vê o que os aproxima, parece haver contudo uma flama comum que os anima, na medida em que ambos buscam evitar o aprisionamento do espírito local nos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Postestructuralismo y Estética: Entre Arte y Género.Naím Garnica - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):205-222.
    Resumen El objetivo general del trabajo es analizar las influencias y recepciones del post-estructuralismo en las lecturas de Judith Butler y sólo algunas derivaciones en el pensamiento de Paul B. Preciado. A partir de este rastreo se pueden establecer las críticas de la teoría queer al feminismo a través de las imágenes y textualidades que propone el arte. La hipótesis general del trabajo supone que, a partir de la recepción del postestructuralismo en los análisis de Butler y Preciado, se podría (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    O empirismo construtivo e o argumento de Musgrave: um problema ou um pseudoproblema?Alessio Gava - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):177-204.
    In 1985, Alan Musgrave raised a serious objection against the possibility that a constructive empiricist could coherently draw the distinction between observables and unobservables. In his brief response in the same year, Bas van Fraassen claimed that Musgrave’s argument only works within the so-called ‘syntactic view’ of theories, while it loses its force in the context of the ‘semantic view’. But this response was not adequate, or so claimed F. A. Muller, who published two articles in order to extend the (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Filósofo E Operário: O Soneto “Spinoza” de Machado de Assis.Fernando Bonadia de Oliveira & Para Jucimara Tarricone - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):31-52.
    Resumo: Machado de Assis, um dos mais famosos escritores brasileiros, oferece um retrato de Bento de Espinosa em um soneto de 1880. Em seus versos, o poeta combina, do início ao fim, a imagem do pensador como operário e como filósofo. Apesar de certa imprecisão nos traços estampados no retrato, o artigo pretende mostrar que o soneto pode, tanto quanto o poema “Spinoza”, de Jorge Luis Borges, operar como um primeiro convite ao estudo do espinosismo. Embora não haja qualquer intenção (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A Filosofia de Hegel À Luz da Teoria Do Romance Do Jovem Luckács.Antonio Vieira da Silva Filho - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):75-90.
    Resumo: A partir da Teoria do romance do jovem Lukács, o artigo desenvolve uma discussão com a filosofia de Hegel, no que concerne, de um lado, à herança da dialética histórica hegeliana, presente na Teoria do romance, e, de outro lado, ao distanciamento do autor húngaro das conclusões de Hegel sobre a unidade efetiva entre indivíduo e Estado moderno. A herança hegeliana na obra de Lukács é definidora na sua compreensão da relação imanente e necessária entre forma artística e conteúdo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    “A Verdade Decorada, Vestida Com a Veste da Aparência”: Sobre a Ilusão Poética No “Opponenten-Rede” de Kant.Fernando Silva - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):9-30.
    Resumo: O presente ensaio visa debruçar-se sobre o conjunto de anotações coligidas por Immanuel Kant, tendo em vista a arguição da dissertação do seu colega J. G. Kreutzfeld. Mais concretamente, pretende-se analisar a visão kantiana do tópico da ilusão poética, e o vínculo que esta forja entre as inferiores e as superiores faculdades do ânimo, a sensibilidade e o entendimento. Almeja-se ainda demonstrar como, para Kant, o engano apenas suscita o fastídio do espírito e, portanto, nenhum conhecimento ou prazer, ao (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    Afinidades Entre Marxismo E Cristianismo da Libertação: Uma Análise Dialético-Compreensiva.Flávio Munhoz Sofiati, Allan da Silva Coelho & Rodrigo Augusto Leão Camilo - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):115-134.
    Resumo: As apropriações de conceitos da teoria marxista por parte de teólogos da libertação podem ser consideradas incoerentes, seja pela histórica relação de condenação mútua entre marxistas e clérigos, seja pela distinção entre religião e economia-política, típica da modernidade. Diante disso, o conceito de afinidade eletiva de Weber, na interpretação do sociólogo franco-brasileiro Michael Löwy, possibilita renovar os estudos dos fenômenos sociais nos quais o marxismo e a teologia cristã parecem fundir-se em uma crítica social radical, como teologia da libertação. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Pluralidade E Diálogo Inter-Religioso: Possibilidades E Limites Das Atuais Abordagens Pluralistas.Marciano Adilio Spica - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):135-154.
    Resumo: A questão que move este trabalho é a seguinte: é possível justificar e fomentar o diálogo inter-religioso, através das abordagens pluralistas atuais? Pretende-se empreender uma análise de duas teorias pluralistas, mostrando suas vantagens e limites, para justificar e fomentar o diálogo inter-religioso. Num primeiro momento, será feita uma breve introdução e contextualização dos problemas filosóficos gerados pela diversidade religiosa. Feito isso, serão apresentadas e discutidas duas teorias pluralistas atuais. Será focalizada primeiramente a teoria pluralista de John Hick, o qual (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Ceticismo E Verdade. Ensaio Sobre a Universalidade Radical de Um Pensamento Pós-Cético.Abah Andrade - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):9-38.
    Resumo: A partir de um estudo sobre os tropos de Enesidemo consignados e discutidos por Sexto Empírico, em suas Hipotiposis pirrônicas, propomos um ensaio de filosofia no qual a leitura desses tropos nos conduz à necessidade de postular uma universalidade nova, radical e intransponível. Por meio dela, não só o teor e o alcance filosóficos do ceticismo podem ser enfatizados, mas também se pode assegurar um lugar de pensamento não-relativista contra a intolerância dogmática ou contra a insatisfação com os conflitos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    A irredutibilidade das paixões em Descartes.Érico Andrade - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):79-104.
    Resumo: O presente artigo tem como objetivo central apresentar uma visão alternativa para o debate sobre o dualismo cartesiano mente e corpo. Nessa perspectiva, vou sustentar a tese de que o dualismo de substâncias cartesiano está presente apenas na metafísica cartesiana e não serve para explicar a condição humana, marcada, notadamente, pelo composto mente e corpo. Desse modo, vou procurar mostrar que as paixões ou emoções, responsáveis por nossos estados mentais, são decorrentes da interação entre a mente e o corpo (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Franz Brentano's Theory of Judgment : A Critique of Aristotle's Correspondence Theory of Truth.Evandro Oliveira de Brito - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):39-56.
    : The purpose of this paper is to discuss the concept of truth formulated by Franz Brentano in 1889. As a textual basis, I take Brentano's communication, presented to the philosophical community of Vienna in March 1889, entitled "On the concept of truth", and I provide a systematic exposition of Brentano's analysis of the problems surrounding the interpretation of the Aristotelian concept of truth as correspondence. My analysis explains how Brentano reinter-preted the Aristotelian concept of truth as correspondence within the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Transformando o patriarcado? O papel da luta feminista na reconfiguração das categorias marxistas.Marta Nunes da Costa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):125-144.
    Resumo: A partir de uma análise de categorias marxistas, neste artigo, quero trazer para o domínio da visibilidade a "questão da mulher" e defender que esta deve ser o fio condutor no processo de identificação de condições de possibilidade para a transformação do sistema das práticas que visam à emancipação humana, entendida como superação da lógica de dominação.: Based on an analysis of Marxist categories, I attempt in this article to bring into the domain of visibility the 'issue of women', (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    A possibilidade da crítica no capitalismo tardio. Sobre os remetentes e os destinatários da teoria crítica.Amaro Fleck - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):145-168.
    Resumo: De acordo com parte da literatura, a teoria crítica de Adorno é um lamento sobre o fracasso da civilização moderna que é incapaz de dar conta de suas próprias condições de possibilidade. No presente artigo, questiono tal veredito, por meio da análise da questão de como a crítica pode ser feita e de quem seria o destinatário dela, em uma situação de quase completa dominação.: According to a certain part of the relevant literature, Adorno's critical theory is a lament (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeito.Pedro Laureano - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):105-124.
    Resumo: Este artigo parte da análise da influência de Hegel na construção do conceito de capital e de ideologia, na obra de Marx. Para tal, buscou-se analisar a passagem dos primeiros escritos humanistas de Marx à sua teoria tardia. Da ruptura realizada por Marx em relação a suas obras de juventude, surge o problema de como determinar o sujeito, uma vez que a perspectiva humanista inicial é abandonada. A ideia é a de que, paradoxalmente, quando critica a dialética hegeliana, Marx (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  1
    Nietzsche E a Escrita Artística Do Pensamento.Renarde Freire Nobre - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):57-78.
    Resumo: O artigo inicia-se com uma distinção entre poesia e filosofia, a partir do destaque da relação especial que a primeira mantém com a palavra. O enfoque desloca-se para o pensamento de Friedrich Nietzsche, argumentando haver, em seus escritos, a construção de uma filosofia nada convencional, em parte por conta do estatuto das ideias expostas, mas também e sobremaneira pela relação íntima com a arte poética, o que se faz evidente pela estilização do pensamento. A hipótese principal é de que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Pulsão E Dimensão: Heidegger E a Estrutura da Aptidão Org'nica.Róbson Ramos dos Reis - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):191-212.
    Resumo: Nos Conceitos fundamentais da metafísica, Heidegger esboçou uma ontologia da vida que concebe os animais e as plantas como totalidades relacionais compostas por aptidões, complexidade orgânica e relação ao ambiente. A estrutura da aptidão é apresentada como formalmente determinada pelo fenômeno da pulsão. Tal determinação concede à aptidão a característica de uma dimensão em sentido formal. Neste artigo, realizo uma análise da dimensionalidade orgânica, a partir de dois aspectos da dimensão enquanto tal: a travessia de algo para algo e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  3
    Da materialidade às metáforas bem-sucedidas: reflexões sobre as transformações materiais e representativas do corpo biológico.Tatiana Gomes Rotondaro - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):213-228.
    Resumo: A partir de uma análise sobre a utilização das biotecnologias médicas, este artigo pretende compreender como a disseminação de uma lógica e um discurso "informacional", na área de saúde, mascaram as intervenções médicas efetuadas no corpo humano. Argumenta-se que frequentemente as práticas biotecnológicas são tratadas como meras relações linguísticas, como se não fossem operações de carne e sangue realizadas nos corpos. Para abordar a forma como essa lógica se processa, será feita, neste texto, uma breve discussão sobre como as (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  3
    El Cuerpo Como Fundamento de la Socialidad En José Ortega y Gasset.Miguel Vicente-Pedraz & María Paz Brozas-Polo - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):169-190.
    Resumen: Este artículo constituye un acercamiento a la noción de cuerpo en el pensador español José Ortega y Gasset, sobre todo, en lo que aquel tiene de motivo en sus indagaciones fenomenológicas sobre la socialidad. A partir del análisis de los textos más representativos de la sociología y la antropología orteguianas, se pone de relieve que el cuerpo no es un elemento aislado ni esporádico sino, más bien, un elemento mediador de lo más representativo de su pensamiento.: This article is (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Hannah Arendt and the Problem of Secularization in the Founding of New Political Bodies.Daiane Eccel - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):119-136.
    Resumo: A questão da secularização também tem espaço no pensamento de Hannah Arendt. A autora sempre procurou um conceito puro de política, que fosse independente de qualquer raiz religiosa ou que estivesse desvinculado de toda fonte metafísica e transcendente. No entanto, desde Platão, a tradição do pensamento político ocidental não encontra tal autonomia e esse problema se repete nos tempos modernos, sobretudo no momento da fundação de corpos políticos, como é o caso das revoluções, por exemplo. Além disso, Arendt também (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    Hannah Arendt e o problema da secularização na fundação de novos corpos políticos.Daiane Eccel - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):119-136.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    Contemporary Democracy and its Medieval Foundations: Marsilius of Padua and the Rational Justification of the Normative Principles of the State.Mauricio Chapsal Escudero & Roberto Castillo Vallejos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):55-72.
    Resumen: En el presente artículo se pretende, junto con ampliar las referencias de interpretación y caracterización del pensamiento social y político de la Edad Media, rastrear, por medio de los aportes de Marsilio de Padua, las posibles fuentes o referencias que, en el contexto de las discusiones de los siglos XIII-XIV, pueden verse contenidas en los márgenes de las fundamentaciones de las democracias contemporáneas, incluyendo, para el caso, las discusiones en torno al liberalismo político y el imperativo del pluralismo.: Through (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    La democracia contemporánea y sus fundamentos medievales. Marsilio de Padua y la justificación racional de los principios normativos del Estado.Mauricio Chapsal Escudero & Roberto Castillo Vallejos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):55-72.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    “Management of an Inheritance”: The Genetic History of Technical Objects in the Philosophy of Gilbert Simondon.Ericson S. Falabretti & Jelson R. De Oliveira - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):177-196.
    Resumo: Pretende-se, com este artigo, analisar o conceito de história genética no pensamento do filósofo francês Gilbert Simondon. Para isso, faz-se necessário analisar a proposta de uma filosofia a qual pretende romper com as barreiras que separam técnica e cultura, a fim de, a partir daí, examinar o modo próprio de existência dos objetos técnicos. Nessa perspectiva, analisa-se a tecnicidade da técnica, utilizando-se do conceito de invenção, com vistas a formular uma história genética da técnica que recolhe, ao mesmo tempo, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    "Gestão de Uma Herança": A História Genética Dos Objetos Técnicos Na Filosofia de Gilbert Simondon.Ericson S. Falabretti & Jelson R. De Oliveira - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):177-196.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Vilém Flusser, a Brazilian Philosopher of Language.Debora Pazetto Ferreira - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):37-54.
    Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir com o conhecimento e reconhecimento da filosofia brasileira, apresentando alguns aspectos da teoria de um de nossos autores mais originais, Vilém Flusser. Embora seja um pensador judeu de origem tcheca, Flusser foi naturalizado brasileiro e viveu mais de trinta anos em São Paulo. Nesse período, escreveu uma importante e pouco discutida parte de sua obra. Por esse motivo, pretendemos expor alguns aspectos da ontologia inicial de Flusser, que marcam sua permanência em solo intelectual (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    Vilém Flusser, um filósofo da linguagem brasileiro.Debora Pazetto Ferreira - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):37-54.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Non-Being in Parmenides of Elea.Nicola Stefano Galgano - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):9-36.
    Resumo: No fragmento DK 28 B 2 de seu poema, Parmênides apresenta seu método para distinguir a persuasão verdadeira da falta de persuasão verdadeira. As famosas duas vias para o pensar que ele propõe são o enunciado complexo de um sistema que quer garantir a veracidade das afirmações para obter, afinal, um discurso confiável, o único capaz de persuasão verdadeira. O presente artigo mostra que o papel central da argumentação parmenidiana é atribuído ao não-ser, uma noção derivada certamente de uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  3
    O Não-Ser Em Parmênides de Eleia.Nicola Stefano Galgano - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):9-36.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    La ontología social y el círculo virtuoso de la educación pública.Rodrigo A. González F. & María Soledad Krause M. - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):157-176.
    En este artículo argumentamos que la naturaleza pública o privada de la educación tiene una incidencia directa en las instituciones que conforman la realidad social. Para sustentar lo anterior, en primer lugar discutimos cómo, según Searle, habitamos un mundo de instituciones gobernadas por reglas y poderes deónticos, ontológicamente irreductibles. Luego, postulamos que la intencionalidad colectiva requiere de la confianza para mantenerse, y esta aumenta cuando gobiernan reglas y poderes deónticos en circunstancias normales. Finalmente, planteamos que la educación pública es una (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    From the Impolitico to Das Politische: Notes on an Absent Dialogue Between Roberto Esposito and Carl Schmitt.Deyvison Rodrigues Lima - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):95-118.
    Resumo: Este artigo analisa a categoria de impolitico de Roberto Esposito. Tem por objetivo demonstrar a relação entre os conceitos de impolitico e de das Politische. Inicialmente, a pesquisa explora a categoria de impolítico e demonstra alguns pressupostos não assumidos em relação ao pensamento de Carl Schmitt. Em seguida, insere Schmitt na tradição impolítica reconstruída por Esposito e elabora algumas considerações sobre as características impolíticas do das Politische. Ao demonstrar, como resultado, um ponto cego na análise espositiana, qual seja, a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Do Impolitico Ao Das Politische: Notas Sobre Um Diálogo Ausente Entre Roberto Esposito E Carl Schmitt.Deyvison Rodrigues Lima - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):95-118.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Modernity and the Ecological Crisis: From Uncertainty of Risk to Ethical Responsibility.Silvia Maria Santos Matos & Antônio Carlos dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):197-216.
    Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a crise ambiental, a partir do conceito de modernidade e, levando em consideração a preocupação com a natureza, debater as possibilidades de pensar uma ética da responsabilidade que influencie as práticas da ciência e da política. A discussão tomou como referência diversos autores que examinaram a modernidade e sua relação com o contexto da crise, entendida como resultado do caráter experimental na expansão das ciências e das técnicas. Diante disso, as saídas aqui indicadas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    Modernidade e crise ambiental: das incertezas dos riscos à responsabilidade ética.Silvia Maria Santos Matos & Antônio Carlos dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):197-216.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    The Relevance of the Original Meaning of Love to the Main Horizon of Martin Heidegger’s Thought.Dax Moraes - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):137-156.
    Resumo: Embora ainda sejam escassas as abordagens sobre o amor em Heidegger, tal reflexão pode ser liberada em múltiplos sentidos, sendo objetivo do presente artigo apontar para um deles, talvez o mais abrangente. Para tanto, após introduzirmos breves considerações acerca de trabalhos já existentes, buscamos privilegiar aqui, de início, a centralidade, não do amor como um conceito na obra de Heidegger, mas do sentido do amor em sua própria concepção de Filosofia, tal como ele parece assumir. Todavia, a restrição a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  1
    A Pertença Do Sentido Originário Do Amor Ao Horizonte Central Do Pensamento de Martin Heidegger.Dax Moraes - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):137-156.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  2
    Sovereignty Beyond Power and Dominance: On the Biopolitics of Jacques Derrida.Iván Trujillo - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):73-94.
    Resumen: En el presente artículo planteamos la existencia, en el Derrida de La diseminación, de cierto pensamiento sobre la bio-política. Incluyendo la figura animal, este pensamiento es también el pensamiento de una soberanía más allá de la instancia del poder y del dominio. El Seminario La bestia y el soberano publicado postumamente, parece ser su más acabada expresión. En primer lugar, seguimos las indicaciones realizadas por Derrida acerca de la pintura como zôgraphia en La diseminación. La deconstrucción derridiana de lo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    La Soberanía Más Allá de la Instancia Del Poder y Del Dominio En Torno a la Bio-Política de Jacques Derrida.Iván Trujillo - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):73-94.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    O conceito de vontade na filosofia política de Rousseau e condorcet.Cristina Foroni Consani - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):99-140.
    Este texto analisa o conceito de vontade na filosofia política de Rousseau e busca reinterpretá-lo à luz da filosofia de Condorcet. Defende-se que Condorcet consegue tornar o conceito de vontade geral rousseauniano menos ambíguo, a partir da adoção de três critérios, a saber: a elaboração de um rigoroso método para a identificação da vontade coletiva, a defesa da instrução pública e a opção por um republicanismo democrático.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Spinoza: o sujeito oculto das disputas entre iluministas radicais e moderados na fundação dos eua.Francisco de Guimaraens - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):141-162.
    Este trabalho analisa uma questão pouco explorada sobre o processo de formação da federação e da república dos EUA, ao final do século XVIII. Trata-se da presença de teses spinozanas nos debates que conduziram tal processo. Para demonstrar essa presença, o trabalho se valerá do cenário apresentado por Jonathan Israel, no qual se verifica uma divisão entre radicais e moderados, dentro do próprio iluminismo, e o protagonismo de Spinoza na formação do iluminismo radical. Esse conflito teria alcançado os EUA justamente (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    Kyrieuon Logos: Diodoro Crono y El Problema Del Determinismo a la Luz de Metafísica IX, 31.Iván de los Ríos Gutiérrez - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):9-30.
    Resumen: El presente artículo tiene por objetivo la reconstrucción del argumento dominador atribuido a Diodoro Crono y su revisión filosófica a la luz de la crítica aristotélica al actualismo extremo de la Escuela de Mégara en Metafísica IX, 3. Desde esta perspectiva, el trabajo aspira a situar el proyecto teórico de Diodoro en el marco de su disputa filosófica con la metafísica aristotélica y su concepto de δύναµις, con el fin de traducir esta querella dialéctica en lo que, a nuestro (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  2
    "Entre las cosas cotidianas": El aparecer del mundo sensible desde la fenomenologia temprana.Felipe Johnson - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):163-190.
    Este artículo se propone describir el modo de aparecimiento del mundo sensible, entendiéndolo como el primer suelo sobre el cual la vida humana se instala efectivamente entre cosas concretas. Se intentará desvincular este nivel de presencia inmediata y cotidiana del mundo exterior del modo como tradicionalmente se le concibe, a saber, en el sentido de una manifestación “objetual”. En este contexto, se recurrirá a descripciones fenomenológicas de la percepción que tuvieron lugar principalmente en trabajos filosóficos y psicológicos de la primera (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    Deleuze, color y cosmos-klee.Sergio Martínez V. - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):223-248.
    En este trabajo buscamos proponer una teoría del color de inspiración deleuzeana, esto es, propondremos una teoría que atenderá al color en cuanto multiplicidad y acontecimiento. Para ello, ensayaremos un recorrido a través de ciertos pasajes deleuzeanos que nos permitirán avanzar en dicha propuesta y llevarla al territorio artístico para establecer una interferencia que implicará variar la dirección de nuestro trabajo al proponer un diálogo con Paul Klee. En definitiva, intentaremos desarrollar las siguientes preguntas: ¿Cómo pensar una teoría del color (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    Fenomenología, verdad y horizonte.Daniel Michelow - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):209-222.
    El presente articulo retoma la larga discusión sobre la relación entre los principales conceptos de verdad de la fenomenología – la evidencia husserliana y el estar al descubierto heideggereano – para argumentar contra las dos vertientes analíticas imperantes que, transitando caminos diferentes, han arrojado sin embargo la misma conclusión en cuanto a una insalvable mutua exclusión entre tales conceptos. A continuación se darán algunas claves que permitirán exponer tales conceptos como modos complementarios de un fenómeno de verdad mas amplio, para (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  2
    A noção Husserliana de mundo da vida : Em defesa de sua unidade e coerência.Juliana Missaggia - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):191-208.
    Neste artigo, investigo algumas questões controversas acerca do conceito de mundo da vida, no pensamento de Edmund Husserl, defendendo que tal noção deve ser lida de maneira unívoca, apesar dos seus diferentes usos, e que pode ser compreendida como um conceito que mantém coerência interna com relação à obra do filósofo. Para uma apresentação completa desse último aspecto, analiso a ligação entre mundo da vida e ciência, bem como a questão de seu papel no conhecimento e o vínculo com a (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  2
    Kyrieuon Logos: Diodoro Crono y el problema del determinismo a la luz de metafísica IX, 3.Iván de los Ríos Gutiérrez - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):9-30.
    El presente artículo tiene por objetivo la reconstrucción del argumento dominador atribuido a Diodoro Crono y su revisión filosófica a la luz de la crítica aristotélica al actualismo extremo de la Escuela de Mégara en Metafísica IX, 3. Desde esta perspectiva, el trabajo aspira a situar el proyecto teórico de Diodoro en el marco de su disputa filosófica con la metafísica aristotélica y su concepto de???????, con el fin de traducir esta querella dialéctica en lo que, a nuestro juicio, constituye (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Evangelho Eterno. Hermenêutica E Fim de História Em Joaquim de Fiore.Noeli Dutra Rossatto - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):61-80.
    O estudo trata o tema do Evangelho eterno, em Joaquim de Fiore. A principal hipótese é que Joaquim entende o Evangelho eterno como uma nova mensagem derivada da compreensão espiritual das Escrituras, válida para o terceiro estado do mundo, o chamado estado espiritual. A defesa dessa hipótese implica a rejeição da ideia de que há uma nova escritura para o terceiro estado do mundo, como quer o espiritual franciscano Geraldo de Borgo, condenado em 1255.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    Deveres intergeracionais: como defini-los a partir da filosofia?1.Geraldo Alves Teixeira Júnior & Marijane Vieira Lisboa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):31-60.
    Resumo: Conhecer os deveres que temos em relação às gerações futuras é cada vez mais urgente, diante da degradação individual, social e ambiental que a humanidade enfrenta. O presente artigo pretende mostrar, de início, a complexidade filosófica dessa questão, indicando que, nos enunciados sobre o assunto, há três pressuposições filosoficamente problemáticas: 1) haverá gerações futuras; 2) nossas ações são contingentes; e 3) somos responsáveis por nossos impactos sobre as próximas gerações. Discutimos essas suposições, por meio das questões sobre a eternidade (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  2
    Deveres Interferacionais: Como Defini-los a partir da filosofia?Geraldo Alves Teixeira Júnior & Marijane Vieira Lisboa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):31-60.
    Conhecer os deveres que temos em relação às gerações futuras é cada vez mais urgente, diante da degradação individual, social e ambiental que a humanidade enfrenta. O presente artigo pretende mostrar, de início, a complexidade filosófica dessa questão, indicando que, nos enunciados sobre o assunto, há três pressuposições filosoficamente problemáticas: 1) haverá gerações futuras; 2) nossas ações são contingentes; e 3) somos responsáveis por nossos impactos sobre as próximas gerações.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  51.  2
    Entre Laboriosos E Contemplativos: O Papel Das Noções de Trabalho E Preguiça No Ensaio Sobre a Origem Das Línguas, de Rousseau.Thiago Vargas - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):81-98.
    No Ensaio sobre a origem das línguas, texto publicado postumamente, em 1781, Rousseau reflete sobre certos aspectos da conformação antropológica e social, tendo em vista as diferentes configurações climáticas e geográficas nas quais os homens se encontram. O objetivo do artigo será examinar a importância das noções de trabalho e preguiça sobre elementos que, no Ensaio, constituem a antropologia desenvolvida por Rousseau. Para isso, buscaremos demonstrar como as diferentes dificuldades impostas pela natureza exigem variadas respostas aos obstáculos do meio ambiente.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  52. Two Paradoxes of Projection.Whit Blauvelt & Clare E. Mundell - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):183-198.
    : Recently developed projective models of consciousness and its contents challenge received schemas in which all contents of consciousness are held to be well contained in the skull. Working our way into this from several angles, it becomes evident that there are inconsistencies in how we frame classes of mental contents which are arguably equivalent in being. Particular examples of imagery, of dancing and of words, are brought forward to highlight the clash in our apprehensive assumptions, focusing on possible cognitive (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  53. The Merits of Higher-Order Thought Theories.Sam Coleman - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):31-48.
    Over many years and in many publications David Rosenthal has developed, defended and applied his justly well-known higher-order thought theory of consciousness.2 In this paper I explain the theory, then provide a brief history of a major objection to it. I suggest that this objection is ultimately ineffectual, but that behind it lies a reason to look beyond Rosenthal's theory to another sort of HOT theory. I then offer my own HOT theory as a suitable alternative, before concluding in a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  54. Quantum Physics and Consciousness: A Defense of Panpsychism.Carlos Eduardo Maldonado - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):101-118.
    : Probably the crux of quantum science is the relationship between consciousness and reality. The name for that relation is varied, and points out to a most fundamental problem, namely the possibility to overcome dualism. In science and philosophy at large, determinism and reductionism have already been tackled, if not superseded. The trouble though remains with dualism. This paper argues in favor of a radical relationship between reality and consciousness based on quantum theory. Such a relation is panpsychism, which can (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  55.  11
    Projecting the Trees but Ignoring the Forest: A Brief Critique of Alfredo Pereira Jr.'s Target Essay.Gregory Michael Nixon - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):269-292.
    Pereira’s “The Projective Theory of Consciousness” is an experimental statement, drawing on many diverse sources, exploring how consciousness might be produced by a projective mechanism that results both in private selves and an experienced world. Unfortunately, pulling together so many unrelated sources and methods means none gets full attention. Furthermore, it seems to me that the uncomfortable breadth of this paper unnecessarily complicates his project; in fact it may hide what it seeks to reveal. If this conglomeration of diverse sources (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  56. Apresentação.Alfredo Pereira Jr - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):9-12.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  57. The Projective Theory of Consciousness: From Neuroscience to Philosophical Psychology.Alfredo Pereira Jr - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):199-232.
    : The development of the interdisciplinary areas of cognitive, affective and action neurosciences contributes to the identification of neurobiological bases of conscious experience. The structure of consciousness was philosophically conceived a century ago as consisting of a subjective pole, the bearer of experiences, and an objective pole composed of experienced contents. In more recent formulations, Nagel refers to a “point of view”, in which qualitative experiences are anchored, while Velmans understands that phenomenal content is composed of mental representations “projected” to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  58. Critique Phénoménologique D’Une Approche Neuronale de la Conscience.Jean-Luc Petit - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):75-100.
    Résumé: La conscience est toujours conscience de quelque chose, généralement une chose autre qu’elle-même - mais quelle sorte de chose est donc la conscience, considérée en et pour elle-même? Naguère redoutable paradoxe qu’une science sérieuse abandonnait volontiers aux philosophes, la conscience a-t-elle été ramenée finalement à la condition d’un objet de science parmi les autres? Le développement d’une nouvelle «neuroscience de la conscience» depuis une vingtaine d’années est souvent présenté comme une avancée naturelle pour une science forte de son succès (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  59. Misrepresentation and Mental Appearance.David Rosenthal - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):49-74.
    I begin by discussing an objection often lodged against higher-order theories of consciousness. The objection is that those theories do not preclude consciousness from misrepresenting the mental properties of our conscious states. I argue that there are several reasons why this objection cannot succeed. Sam Coleman agrees that the objection fails, but sees it as pointing to a related objection, which he argues poses difficulties the higher-order theorist cannot avoid. His solution is a variant theory of consciousness that invokes mental (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  60. A Constituição Do Eu Em Merleau-Ponty E o Estatuto da Projeção Na Psicanálise Freudiana.Renato dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):243-268.
    Resumo: As reflexões desenvolvidas ao longo do presente artigo se apresentam como desdobramento do texto3 de Alfredo Pereira Jr., mais especificamente sobre a noção de Eu sentiente e do conceito de “projeção”, desde a psicanálise freudiana. Num primeiro momento, analisa-se de que forma Merleau-Ponty, em contraste com as filosofias empirista e racionalista, reformula a noção da subjetividade, num plano fenomenológico e ontológico. O Eu se define não mais por uma sorte de pensamento, ou por uma causalidade de leis físicas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  61. Syneidesis, Para Além da Fragmentação Do Espírito: Uma Introdução À Teoria Do Abrangente E Do Pensar Em Imagens.Manuel Moreira da Silva - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):13-30.
    Resumo: Este artigo discute a emergência da syneidesis e do pensar em imagens, na atualidade, em contraposição às discussões contemporâneas em torno da consciência e do pensamento como representações abstratas. A hipótese de trabalho assumida é de que a syneidesis - como consciência sociocultural ou ético-política, à qual os medievais designaram conscientia consequens - é histórica e ontologicamente anterior à consciência teórica individual, em suas múltiplas formas, e à consciência prática individual, daquela derivada. Essas duas são formas da que também (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  62. How to Investigate Perceptual Projection: A Commentary on Pereira Jr., “The Projective Theory of Consciousness: From Neuroscience to Philosophical Psychology”.Max Velmans - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):233-242.
    : This commentary focuses on the scientific status of perceptual projection-a central feature of Pereira’s projective theory of consciousness. In his target article, he draws on my own earlier work to develop an explanatory framework for integrating first-person viewable conscious experience with the third-person viewable neural correlates and antecedent causes that form conscious experience into a bipolar structure that contains both a sense of self and a sense of the world. I stress that perceptual projection is a psychological effect and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  63. The Extended Dual-Aspect Monism Framework: An Attempt to Solve the Hard Problem.Ram Lakhan Pandey Vimal - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):153-182.
    : In prior work, we reported the followings: There are about forty meanings attributed to the term consciousness. They were identified and categorized according to whether they were principally about function or about experience. The frameworks for consciousness that are based on materialism, idealism, and dualism have serious problems. Therefore, an extended dual-aspect monism framework was proposed for consciousness, where the problematic materialism/panpsychism based integrated information theory was interpreted and the inseparability between physical and non-physical aspect holds because none of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  64. The Fish in the Creek is Sentient, Even If I Can’T Speak with It.Michael L. Woodruff - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (SPE):119-152.
    : In this paper I argue that Velmens’ reflexive model of perceptual consciousness is useful for understanding the first-person perspective and sentience in animals. I then offer a defense of the proposal that ray-finned bony fish have a first-person perspective and sentience. This defense has two prongs. The first prong is presence of a substantial body of evidence that the neuroanatomy of the fish brain exhibits basic organizational principles associated with consciousness in mammals. These principles include a relationship between a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues