Year:

  1.  4
    Max Weber e Adorno sobre o conceito de progresso: Contrastes da racionalização técnica na música e na pintura / Max Weber and Adorno on the concept of progress: contrasts of technical rationalization in music and painting.Luis Felipe de Salles Roselino - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2020):317-340.
    This review will develop a theme from the theoretical contrast between Max Weber and Adorno approach of the concept of “progress”, read by their discussions on, respectively, “The Meaning of Wertfreiheit in Sociology and Economics” (1917) and “Fortschritt”, (Progress, 1962). After establishing a comparison between both writings and their theoretical tools, we shall identify the differences in resources by the critical and traditional theory elements. The opposition shall become more distinctly as the comparison reach the historical examples from their readings (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  79
    A tese da mente estendida à luz do externismo ativo: Como tornar Otto responsivo a razões?Eros Carvalho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):143-166.
    The extended mind thesis claims that some mental states and cognitive processes extend onto the environment. Items external to the organism or exploratory actions may constitute in part mental states and cognitive processes. In Clark and Chalmers’ original paper, ‘The Extended Mind’, this thesis receives support from the parity principle and from the active externalism. In their paper, more emphasis is given to the parity principle, which is presented as neutral regarding the nature of cognition. It would be advantageous to (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Guattari: Máquinas E Sujeitos Políticos.Larissa Drigo Agostinho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):103-126.
    Resumo: A partir de uma apresentação do contexto político e social no interior do qual a obra de Guattari se insere, buscamos definir o debate político francês da década de 60, no campo do marxismo, sobretudo do materialismo histórico em torno da questão do sujeito da história. O objetivo deste artigo é explicitar as razões que levam Guattari a romper com o estruturalismo, representado na psicanálise por Lacan e no marxismo por Althusser. A relevância deste texto está na apresentação do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Apresentação.Marcos Antonio Alves - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):9-16.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    O Estádio Estético, Interesses E Política: Um Debate Entre Kierkegaard E Rancière.Lauro Ericksen - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):127-150.
    Resumo: O artigo aborda a conjunção temática entre estética e política. Discute o pensamento de dois autores da filosofia contemporânea que fazem essa conexão: Kierkegaard e Rancière. Ele debate como o critério do interesse no estádio estético kierkegaardiano pode ser comparativamente analisado, no contexto estético-político de Rancière. O texto apresenta os regimes políticos de Rancière em alusão aos estádios da vida humana em Kierkegaard, especificamente se relacionando ao estádio estético. Objetiva oferecer um estudo atualizado da multiplicidade política contemporânea, através dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    A Amplificação Nos Processos de Informação.Pedro Peixoto Ferreira & Evandro Smarieri - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):283-300.
    Resumo: Esta é a tradução do texto “L’amplification dans les processus d’information”, conferência ministrada por Gilbert Simondon em 1962, no Colloque de Royaumont sobre “o conceito de informação na ciência contemporânea. Aqui Simondon apresenta, e correlaciona, três “níveis do processo informacional de amplificação”: a amplificação transdutiva “por recrutamento positivo”; a amplificação moduladora “por limitação”; e a amplificação organizadora “por descoberta de um sistema de compatibilidade”. Para cada um dos três níveis, Simondon apresenta exemplos dos mundos físico, vivo, técnico e psicossocial.: (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Ordenação Moral de Mundo E Justificação da Existência Na Metafísica de Schopenhauer.Wander Andrade de Paula - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):255-282.
    Resumo: Arthur Schopenhauer ficou conhecido como o pensador do “pessimismo filosófico”. Tratase de uma doutrina que, em linhas gerais, apresenta uma determinada interpretação acerca do valor do mundo, mas que, em seu sentido ainda mais básico, questiona a possibilidade de atribuição de valor ao todo da existência: há “justificação” para a existência? A partir da resposta a essa pergunta, o filósofo alemão desenvolve sua “metafísica da vontade” e, como seu desdobramento, sua teoria da “redenção”, ou soteriologia. Entretanto, o “filósofo do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Drones, Imagem-Tempo E o Fim Do Poder Soberano.Ulysses Pinheiro, Leonardo Monteiro Crespo de Almeida & Deyvison Rodrigues Lima - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):213-244.
    Resumo: O artigo trata da especificidade de um dos produtos tecnológicos de vigilância e de ataque aéreos mais importantes em uso atualmente, os drones, mostrando em que sentido essa nova tecnologia traça um marco decisivo na evolução do domínio dos ares e, portanto, como sugere Carl Schmitt, na transformação do campo teológico-político das sociedades contemporâneas. A imanência radical do campo político proposta pelo liberalismo, diagnosticada por Schmitt, terá nos drones um de seus instrumentos mais exemplares. Para caracterizar a especificidade dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Conquistar o Tertium Datur: Sloterdijk Em Defesa de Uma “Antropologia Cibernética”.Maurício Fernando Pitta & José Fernandes Weber - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):189-212.
    Resumo: Martin Heidegger desenvolveu uma análise da metafísica e da tecnologia que questionava radicalmente seus pressupostos ontológicos. Contudo, para Peter Sloterdijk, autor de uma revisão do motivo da clareira heideggeriana intitulada Domesticação do ser: clarificando a clareira, Heidegger padece daquilo mesmo que ele critica: uma pendência para a ontologia clássica que, desde pelo menos Platão e Aristóteles, separa o ser e o nada, basila o princípio de bivalência na lógica, excluindo qualquer terceira possibilidade, e permite os dualismos constitutivos da metafísica. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Tecnología y Transparencia.Iago Ramos, Elías Fuentes Guillén & Evandro Smarieri Soares - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):77-98.
    Resumen: La concepción del ser humano como animal tecnológico, junto con la idea del progreso como sustento de la civilización, plantea varias cuestiones que precisan ser consideradas con detenimiento, entre ellas qué se entiende por progreso y qué sentido y valor tiene la tecnología. El caso de la realidad virtual patentiza de hecho la habitual asunción de la tecnología como algo ajeno a la producción cultural, humana. Sin embargo, la tecnología comparte nuestros límites y está sometida a nuestro designio, por (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    A Ciência Pós-Determinista, Supradisciplinar E Transparadigmática: Reacendendo o Debate Sobre Teoria, Analogia E Conceito.Leo Peixoto Rodrigues - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):151-172.
    Resumo: Este artigo se inicia discutindo um tema relativamente clássico na epistemologia, qual seja, analogia, conceito e teoria, explorando uma perspectiva contemporânea do fazer científico e, em alguma medida, da filosofia. A partir daí, busca reacender o debate, sempre necessário, sobre teoria, analogia e conceito, à luz da produção do conhecimento científico, destacando abordagens supradisciplinares e transparadigmáticas. Para tanto, socorre-se de diferentes áreas do conhecimento científico, a sociologia clássica e contemporânea, elementos da biologia, aspectos da cibernética, para demostrar que a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    A Relação Entre Ciência Natural E Cosmologia Em Tomás De Aquino.Evaniel Brás dos Santos & Jakob Hans Josef Schneider - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):39-50.
    Resumo O presente estudo aborda a articulação entre ciência natural e cosmologia em Tomás de Aquino. Para tanto, são investigadas as concepções da noção de cosmo, mediante a questão: o cosmo pode ser o assunto central da ciência natural em Tomás? No intuito de refletir sobre essa questão, são apresentadas três concepções de cosmo. A primeira é a concepção da metafísica, na qual o cosmo é uma hierarquia de entes. A segunda, por sua vez, é a concepção da cosmografia segundo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    “Kierkegaard Não SE Desprendeu De Hegel”: Notas Sobre O Juízo De Heidegger Sobre Kierkegaard Em A Hermenêutica Da Facticidade.Gabriel Ferreira da Silva - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):51-76.
    Resumo O curso proferido por Heidegger, no semestre de verão de 1923, e publicado posteriormente, sob o título de Ontologia: a hermenêutica da facticidade, é um dos importantes loci nos quais Heidegger deixa entrever tanto a influência e importância de Kierkegaard quanto algumas de suas avaliações acerca do pensamento do filósofo dinamarquês. Uma delas, em especial, não obstante formule um interessante juízo sobre a relação entre Kierkegaard e Hegel - a partir da figura de F. A. Trendelenburg -, um dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Sobre a Negatividade Conceitual Do Sentimento Ou a Filosofia Schopenhaueriana da Linguagem.Luan Corrêa da Silva - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):173-188.
    Resumo: Arthur Schopenhauer possui uma concepção acerca da natureza do conceito que atravessa o seu pensamento, desde o início de sua produção filosófica. Inicialmente abordado a partir de sua acepção racional abstrata, em O mundo como vontade e como representação, o conceito adquire traços mais profundos em função do sentimento. O conceito “não-conceito” sentimento determinará os rumos da filosofia de Schopenhauer, ao evidenciar os limites da linguagem. A linguagem filosófica, por consequência, exprime um paradoxo, pois pretende expressar em linguagem abstrata (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Comentário “Deleuze E a Perversão”.Zamara Araujo - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):93-98.
    Resumo Ainda que de modo introdutório, dizemos que existe um sujeito, o perverso, no interior da filosofia de Deleuze. Mais, que é tornando-se esse sujeito, fazendo do perverso um filósofo, que Deleuze dá início à sua filosofia, em Diferença e repetição e na Lógica do sentido. Ou seja, que existindo um devir-perverso do próprio Deleuze, esse devir condiciona uma abordagem à relação do seu pensamento com o tema da perversão, e isto por ser justamente a criação desse heterónimo, o perverso, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    ¿Fue Lakatos Un Realista Epistémico?: El Rol de la Verdad En la Metodología de Los Programas de Investigación Científica.Bruno Borge - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):47-72.
    Resumen Un diagnóstico más que difundido acerca de la obra de Lakatos señala que su proyecto soslayó por completo la cuestión de la verdad como parte central del análisis del conocimiento científico. En una línea semejante, Hacking afirma que Lakatos encontró en la metodología un sustituto para la verdad. Incluso quienes descreen de estas interpretaciones acuerdan respecto de que Lakatos falla en dar cuenta de la relación entre el desarrollo del conocimiento y el aumento de la verosimilitud. En el presente (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17. O Caráter Antirrepresentacionalista da Cognição No Pensamento de Merleau-Ponty.Gilbert Cardoso Bouyer - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):145-166.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de forma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Comentário Pseudomorfose E Convergência Em Theodor Adorno.Joaquim Braga - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):341-344.
    Resumo A revisão que será desenvolvida a seguir foi identificada diante do contraste teórico no tratamento do conceito de “progresso”, nos escritos de Adorno e Max Weber, respectivamente, no texto de 1962, “Fortschritt”, e no texto de 1917, “Sobre o sentido da Wertfreiheit nas ciências econômicas e sociológicas”. Pretende-se comparar as abordagens, destacando-se os diferentes recursos teóricos empregados, identificando diferenças nos usos conceituais da teoria tradicional e da teoria crítica. O contraste teórico ficará mais nítido, quando comparados os exemplos da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    Sobre as Consequências Filosóficas Do Primado da Percepção Em Merleau-Ponty.Jeovane Camargo - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):231-256.
    Resumo O propósito deste texto é mostrar que os problemas enfrentados por Merleau-Ponty, ao longo de seu percurso de pensamento, decorrem dos pressupostos dicotômicos dos quais ele parte. Assim, procuramos trazer à tona outras consequências de se assumir tal pressuposto, o do primado de uma experiência perceptiva muda como solo natal de todas as outras modalidades da experiência. Para tanto, tomam-se em consideração tanto a primeira como a segunda fase do pensamento de Merleau-Ponty.Our purpose is to show that the problems (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20. Comentário ao artigo "Sobre as consequências filosóficas do primado da percepção em Merleau-Ponty".Gisele Batista Candido - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):263-268.
    Resumo O propósito deste texto é mostrar que os problemas enfrentados por Merleau-Ponty, ao longo de seu percurso de pensamento, decorrem dos pressupostos dicotômicos dos quais ele parte. Assim, procuramos trazer à tona outras consequências de se assumir tal pressuposto, o do primado de uma experiência perceptiva muda como solo natal de todas as outras modalidades da experiência. Para tanto, tomam-se em consideração tanto a primeira como a segunda fase do pensamento de Merleau-Ponty.Our purpose is to show that the problems (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  2
    La Metafísica y El Agujero de la Política: El Sentido de la Topología, Entre Lacan y Heidegger.Gianfranco Cattaneo - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):123-144.
    Resumen Tomando como motivo una conjetura de Lacan dirigida a Heidegger, referida a lo que sería la metafísica y lo que determinaría su historia y sus efectos, el presente trabajo pretende poner en relación la topología lacaniana y la topología heideggeriana. Ahí donde Lacan traduce a Heidegger, veremos que lo que asoma, y que parece haber pasado inadvertido, es la cuestión topológica del agujero y los efectos políticos que implica velarlo. En definitiva, cuando se lleva hasta sus últimas consecuencias lo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Comments on Thomas Kuhn’s Philosophy of Language.Mauro L. Condé - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):373-378.
    Thomas Kuhn is mostly known for his contributions to the philosophy of science. However, it was chiefly to investigations in philosophy of language that he dedicated the last part of his career. The aim of this paper is to present a systematic view of Kuhn’s main ideas on this subject. I start by describing his theory of concept, in particular what he says about kind terms. Such terms, acquired in blocks that form contrast sets or “taxonomies,” are learned through ostensible (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Hannah Arendt E a Intencionalidade Das Aparências.Lucas Barreto Dias - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):301-316.
    Resumo Neste texto, investiga-se o conceito de intencionalidade presente no pensamento de Hannah Arendt. Termo proveniente da fenomenologia husserliana, a intencionalidade designa que a consciência sempre se movimenta em direção a um objeto, de modo que, para Husserl, se trata aqui de um atributo do ego transcendental. Arendt, em sua obra póstuma, faz um deslocamento do conceito: a intencionalidade passa a ser compreendida não apenas como algo vinculado a um sujeito, mas, sobretudo às aparências. Desse modo, assim como o sujeito (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  1
    Cuerpo y Símbolo En Ernst Cassirer: La Función Orgánica En la Conformación Del Mundo Cultural.Gustavo Esparza - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):205-230.
    Resumen En este trabajo se estudia la función del cuerpo humano y su relación con la cultura en la Filosofía de formas simbólicas de Ernst Cassirer. Según el neokantiano, la relación cuerpo-alma conforma la relación básica para el desarrollo de la “Fenomenología del conocimiento”, sin embargo, a través del proceso dialéctico es necesario negar la forma material para lograr la forma espiritual de la cultura por lo que la organicidad corporal, al parecer, debe anularse en esta progresión dialéctica. El objetivo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Deleuze E a Perversão.Filipe Ferreira - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):77-92.
    Resumo Ainda que de modo introdutório, dizemos que existe um sujeito, o perverso, no interior da filosofia de Deleuze. Mais, que é tornando-se esse sujeito, fazendo do perverso um filósofo, que Deleuze dá início à sua filosofia, em Diferença e repetição e na Lógica do sentido. Ou seja, que existindo um devir-perverso do próprio Deleuze, esse devir condiciona uma abordagem à relação do seu pensamento com o tema da perversão, e isto por ser justamente a criação desse heterónimo, o perverso, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    Comentário: Pensamientos caminados para caminar: una contribución al concepto de meditación filosófica en Ortega y Gasset como síntesis de teoría y práctica.Jesús González Fisac - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):41-46.
    Resumen: El principal objetivo de este trabajo es pensar el concepto de meditación en la filosofía de Ortega y Gasset. La meditación es la esencia de la filosofía para Ortega. Meditar y filosofar son sinónimos. La filosofía no es mera teoría, sino que implica también práctica. El elemento teórico sólo tiene sentido cuando surge de la vida, pero ante todo la teoría sólo vale si vale para vivir. El ser humano para Ortega piensa porque vive, pero lo fundamental es que (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Comentário Uma Resposta Estética (Extravagante?) Para Um “Problema Insolúvel”.Osvaldo Fontes Filho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):257-262.
    Resumo O propósito deste texto é mostrar que os problemas enfrentados por Merleau-Ponty, ao longo de seu percurso de pensamento, decorrem dos pressupostos dicotômicos dos quais ele parte. Assim, procuramos trazer à tona outras consequências de se assumir tal pressuposto, o do primado de uma experiência perceptiva muda como solo natal de todas as outras modalidades da experiência. Para tanto, tomam-se em consideração tanto a primeira como a segunda fase do pensamento de Merleau-Ponty.Our purpose is to show that the problems (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  1
    Pluralismo y Absolutismo En la Crítica: Dialética Reflexiva y Política Democrática a Partir de Horkheimer y Adorno.Emiliano Gambarotta - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):99-118.
    Resumen En la actualidad, a la teoría crítica se le objeta su pretensión de fundarse normativamente, por imposibilitarle ello acoger el pluralismo, presupuesto del orden democrático. Partiendo de esa objeción, este trabajo busca sostener que en Horkheimer y Adorno hay elementos con los que avanzar en la elaboración de una teoría crítica “postnormativa”. Esto en estrecha conexión con - lo que Habermas llama - el carácter “postmetafísico” de su pensamiento, es decir, su rechazo a todo intento por fundar el edificio (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Pensamientos Caminados Para Caminar: Una Contribución Al Concepto de Meditación Filosófica En Ortega y Gasset Como Síntesis de Teoría y Práctica.Antonio Gutiérrez-Pozo - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):19-40.
    Resumen: El principal objetivo de este trabajo es pensar el concepto de meditación en la filosofía de Ortega y Gasset. La meditación es la esencia de la filosofía para Ortega. Meditar y filosofar son sinónimos. La filosofía no es mera teoría, sino que implica también práctica. El elemento teórico sólo tiene sentido cuando surge de la vida, pero ante todo la teoría sólo vale si vale para vivir. El ser humano para Ortega piensa porque vive, pero lo fundamental es que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Comentário Intencionalidade e representação na fenomenologia de Merleau-Ponty.Matheus Hidalgo - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):167-172.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de forma (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  1
    Comentário “A Filosofia da Psicologia E o “Novo Método” Filosófico Nos Escritos Tardios de Wittgenstein: Uma Relação Prática E Necessária”, de Gilberto Ferreira de Souza.Pedro Karczmarczyk - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):201-204.
    Resumo O objetivo deste artigo é apresentar os temas do “novo método” filosófico e da “Filosofia da Psicologia”, nos escritos tardios de Ludwig Wittgenstein, como relacionados prática e necessariamente. Para o proposto, a estratégia expositiva segue a seguinte ordem: analisam-se os pressupostos filosóficos relativamente irrefletidos que determinam a visão que o jovem Wittgenstein tinha do “método correto da Filosofia” e da “Filosofia da Psicologia”; interpreta-se a volta filosófica de 1929 como comprometida em apresentar o rosto ainda informe do “novo método” (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  1
    Tradução: de Lukács à escola de Frankfurt.Bruna Della Torre de Carvalho Lima & Eduardo Altheman Camargo Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):379-410.
    Thomas Kuhn is mostly known for his contributions to the philosophy of science. However, it was chiefly to investigations in philosophy of language that he dedicated the last part of his career. The aim of this paper is to present a systematic view of Kuhn’s main ideas on this subject. I start by describing his theory of concept, in particular what he says about kind terms. Such terms, acquired in blocks that form contrast sets or “taxonomies,” are learned through ostensible (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    Comentário: As fronteiras fenomenológicas entre cognição e mundo.Alex de Campos Moura - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):173-176.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de forma (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  1
    Caminos y Esbozos Para Una Apertura Fenomenológica Del Horizonte Mismidad Desde la Constitución Del Mundo En Ser y Tiempo de Heidegger.Juan José Garrido Periñán - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):269-294.
    Resumen El objetivo principal del artículo es terminar quién es el Dasein desde el aparecer del mundo en la obra de Martin Heidegger Ser y tiempo. Para ello, se plantea la posibilidad de aprehensión del horizonte del sí mismo del Dasein, en contra de los propios análisis heideggerianos sobre el uno, y, también, se muestra de qué manera la mismidad del Dasein se presupone ya en el modo de aparición del mundo-entorno a través del existenciario significatividad. La conclusión del artículo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  4
    Thomas Kuhn’s Philosophy of Language.Paulo Pirozelli - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):345-372.
    Thomas Kuhn is mostly known for his contributions to the philosophy of science. However, it was chiefly to investigations in philosophy of language that he dedicated the last part of his career. The aim of this paper is to present a systematic view of Kuhn’s main ideas on this subject. I start by describing his theory of concept, in particular what he says about kind terms. Such terms, acquired in blocks that form contrast sets or “taxonomies,” are learned through ostensible (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  54
    Comentário: Pluralismo, Relativismo e a Razão Instrumental. [REVIEW]Luis Felipe de Salles Roselino - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):119-122.
    Comments on the paper: Pluralismo y absolutismo en la crítica. Dialéctica reflexiva y política democrática a partir de M. Horkheimer y Th. W. Adorno, by Emiliano Matías Gambarotta.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  1
    Comentário ao artigo Caminos y esbozos para una apertura fenomenológica del horizonte mismidad desde la constitución del mundo en ser y tiempo de Heidegger.Sandro Sena - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):295-300.
    Resumen El objetivo principal del artículo es terminar quién es el Dasein desde el aparecer del mundo en la obra de Martin Heidegger Ser y tiempo. Para ello, se plantea la posibilidad de aprehensión del horizonte del sí mismo del Dasein, en contra de los propios análisis heideggerianos sobre el uno, y, también, se muestra de qué manera la mismidad del Dasein se presupone ya en el modo de aparición del mundo-entorno a través del existenciario significatividad. La conclusión del artículo (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  1
    Comentário: O realismo epistêmico em Imre Lakatos.Marcos Rodrigues da Silva - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):73-76.
    Resumen Un diagnóstico más que difundido acerca de la obra de Lakatos señala que su proyecto soslayó por completo la cuestión de la verdad como parte central del análisis del conocimiento científico. En una línea semejante, Hacking afirma que Lakatos encontró en la metodología un sustituto para la verdad. Incluso quienes descreen de estas interpretaciones acuerdan respecto de que Lakatos falla en dar cuenta de la relación entre el desarrollo del conocimiento y el aumento de la verosimilitud. En el presente (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  1
    A Filosofia da Psicologia E o “Novo Método” Filosófico Nos Escritos Tardios de Wittgenstein: Uma Relação Prática E Necessária.Gilberto Ferreira de Souza - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):177-200.
    Resumo O objetivo deste artigo é apresentar os temas do “novo método” filosófico e da “Filosofia da Psicologia”, nos escritos tardios de Ludwig Wittgenstein, como relacionados prática e necessariamente. Para o proposto, a estratégia expositiva segue a seguinte ordem: analisam-se os pressupostos filosóficos relativamente irrefletidos que determinam a visão que o jovem Wittgenstein tinha do “método correto da Filosofia” e da “Filosofia da Psicologia”; interpreta-se a volta filosófica de 1929 como comprometida em apresentar o rosto ainda informe do “novo método” (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. "Kierkegaard não se desprendeu de Hegel": Notas sobre o juízo de Heidegger sobre Kierkegaard em A hermenêutica da facticidade.Gabriel Ferreira - 2020 - Trans/Form/Ação 1 (43):51-76.
    The course delivered by Heidegger during the Summer semester of 1923, and published later under the title of Ontology – The hermeneutics of facticity, is one of the most important loci in which we can have a glimpse of Kierkegaard’s influence on and importance to Heidegger, as well as of some of his interpretations about the thought of the Dane philosopher. One of them, notwithstanding puts forward a very interesting assessment of the relation between Kierkegaard and Hegel – through F. (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues