Year:

  1.  5
    Humanidade dividida: Crítica ao determinismo científico da sexualidade.Danuska Brosin & Maine Laís Tokarski - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):12-32.
    Os discursos científicos são os principais veiculadores do modelo da diferença incomensurável entre os sexos, a partir do qual homens e mulheres passam a ser diferenciados em função de seus órgãos reprodutivos, hormônios e cromossomos. Portanto, pretende-se realizar uma investigação conceitual dedicada ao escrutínio do conceito biológico da natureza no que diz respeito à sexualidade, a partir da análise de fontes filosóficas que consideram criticamente o discurso científico tradicional.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  2.  4
    Resenha "La fé filosofia" de Karl Jaspers.José Maurício de Carvalho - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):77-83.
    Por originar-se de uma reunião de conferências, inicialmente publicadas em alemão com o título _DerphilosophischeGlaube_ e, em 2003, traduzidas pelo editor espanhol, o livro não tem o formato propriamente de um livro. Falta-lhe não somente o aspecto formal mas uma unidade bem alinhavada. Contudo, percebe-se uma continuidade nas conferências e um esforço de aprofundamento das questões propostas. Da primeira à última o filósofoquer esclarecer o que é a fé filosófica numa verdade transcendente. Jaspers a apontacomo a marca da Filosofia em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  3.  3
    A ditadura militar brasileira à Luz da filosofia política de Giorgio Agamben.Talita Marques de Matos Morais - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):59-73.
    O presente artigo busca analisar o acontecimento ditatorial civil militar brasileiro, que ocorreu de 1964 a 1988, sob a ótica da filosofia política de Giorgio Agamben, através de uma investigação dos conceitos chave estudados por este filósofo italiano, como: estado de exceção, _homo sacer_, vida nua e campo. Assim, por meio destes conceitos que serão nossos instrumentos de pesquisa, será iluminado, a partir da reflexão filosófica-política, este fato histórico transcorrido durante vinte e quatro anos e quais reflexos ele gerou para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  4.  2
    STIRN, François. Compreender Aristóteles. Petrópolis: Vozes, 2006.Maria Nunes - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):84-87.
    O livro se divide em cinco capítulos nos quais o autor descreve a vida e obra de Aristóteles, onde tem o objetivo de facilitar o entendimento para estudantes que terão o primeiro contato com o filósofo. No final do livro é possível encontrar um pequeno glossário que ajuda a melhor compreensão dos textos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  5.  2
    Filosofia hermenêutica E ética.Viviane Magalhães Pereira - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):48-58.
    A hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer se destacou por ter elevado a “hermenêutica” ao estatuto de uma teoria filosófica. Desse modo, ela se integrou ao conjunto de paradigmas, os quais forneceram no século XX uma base conceitual para refletirmos sobre problemas filosóficos contemporâneos. Falar sobre um tema partindo da _filosofia hermenêutica_ significa defender a tese de que toda compreensão de um “outro” já está assentada em uma interpretação de mundo e, além disso, tem efeitos sobre a nossa vivência uns com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  6.  6
    Resenha Filosofando no Cinema: 25 filmes para entender o Desejo.Raíssa Marcelli Rocha - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):74-76.
    A obra aqui analisada pertence ao professor, ensaísta e filósofo Ollivier Pourriol, conferencista francês, cujas temáticas dos seus projetos circundam a relação entre filosofia e cinema. Esta obra, em específico, aborda o desejo no cinema. Dialogando as narrativas cinematográficas que abordam o desejo e pontuando entre filosofia e cinema os conceitos que se expressam nas imagens.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  7.  5
    Uma analíse dos conceitos agambenianos de Campo, Vida nua E estado de exceção.Márcia Fernanda Soares - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):33-47.
    Com base no desvelamento dos conceitos elaborados pelo filósofo contemporâneo Giorgio Agamben, a pesquisa faz uma analise sucinta de estado de exceção, vida nua e campo para buscar a compreensão de fatos que perpassam na modernidade, como os regimes políticos e fenômenos que pairam pela contemporaneidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  8.  3
    Foucault E Gadamer: Entre a hermenêutica E a ética do cuidado de si.Rodrigo Diaz de Vivar Y. Soler - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):1-11.
    Nosso ensaio procura explorar as relações entre o cuidado de si e a experiência de uma ética originária no contexto da hermenêutica. Num primeiro momento apresentamos os desdobramentos do cuidado de si e os exercícios espirituais da filosofia antiga a partir das contribuições dos pensamentos de Foucault e Hadot. Esses dois intelectuais elaboram uma contextualização desse princípio como uma relação entre o cuidado de si e os exercícios espirituais compreendidos como um trabalho do sujeito sobre si mesmo no que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
 Previous issues
  
Next issues