Year:

  1.  2
    Francis Bacon E Gaston Bachelard: Um diálogo sobre os obstáculos epistemológicos.David Velanes de Araújo - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):54-74.
    Este artigo trata de uma relação sobre os entraves ao conhecimento científico na perspectiva de Francis Bacon e de Gaston Bachelard. Para ambos os filósofos existem barreiras que se inserem no intelecto humano. Deste modo, causa atraso no desenvolvimento das ciências. Primeiramente buscamos explicitar a “teoria dos ídolos” de Francis Bacon e a teoria dos “obstáculos epistemológicos” no pensamento de Gaston Bachelard. Posteriormente se faz uma tentativa de mostrar algumas convergências e algumas divergências no pensamento dos dois filósofos sobre a (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  2.  2
    Diurno e Noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam as duas etapas da filosofia do autor configuram uma comunicação recíproca entre elas, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo oposição. Conceitos (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  3.  3
    A influência do pragmatismo estadunidense na filosofia da educação de anísio Teixeira: A dimensão político pedagógica na defesa da escola púbica.Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):24-39.
    RESUMO O presente trabalho resulta de uma pesquisa sobre a produção intelectual do educador brasileiro Anísio Spínola Teixeira, denominada “ A Influência do Pragmatismo Estadunidense na Filosofia da Educação de Anísio Teixeira: a dimensão político pedagógica na defesa da escola pública”. A pesquisa visa investigar a influência do pragmatismo estadunidense, de modo especial, a presença das ideias do filosófico de John Dewey na obra de Anísio Teixeira e nos movimentos renovadores da educação nacional no Brasil. O trabalho inicia conceituando o (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  4.  2
    A resposta do senso comum ao problema do mundo externo.Luis Fernando dos Santos Souza - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):40-52.
    Nosso objetivo nesse artigo é discutir o argumento do senso comum contra o ceticismo acerca do mundo externo. Apresentaremos o argumento que faz uso de hipóteses céticas e que conclui pela impossibilidade do conhecimento sobre o mundo externo. A seguir apresentaremos o senso comum segundo o filósofo G. E, Moore. Moore defende que o senso comum é capaz de refutar o ceticismo e propõe uma Prova do Mundo Externo, mas terá que livrar sua teoria de duas acusações principais: sua teoria (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  5.  3
    A ideia totalitária do “tudo é possível”.José João Neves Barbosa Vicente - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):1-10.
    A partir da obra Origens do totalitarismo de Arendt, este estudo apresenta a ideia totalitária do “tudo é possível” e a sua colocação em prática no século XX, em nome de um projeto político de dominação total que considerou o homem como um ser supérfluo com o qual se poderia fazer qualquer coisa, inclusive transformá-lo em um indivíduo capaz de obedecer cegamente os princípios ideológicos do governo totalitário encarnados na pessoa do “chefe”. Mas, por outro lado também, este estudo apresenta (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  6.  3
    O corpo E as três dimensões da sexualidade na fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-ponty.Diego Luiz Warmling - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):53-73.
    Dos estudos que Maurice Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este artigo versa sobre os modos como a questão da sexualidade pode ser compreendida. Com efeito, dentro desta perspectiva, o corpo não se confunde com aquilo que se pode pensar dela a partir de uma perspectiva tanto objetivista quanto subjetivista, mas diz respeito à nossa forma ampla de inserção no mundo da vida. Na junção entre natureza e liberdade, o corpo não é da ordem do “eu penso”, mas do “eu (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  7.  4
    Do projeto crítico kantiano: Os direitos da razão entre a lógica da verdade E a lógica da aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):76-91.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da razão (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  8.  4
    Žižek, Habermas E a recepção heideggeriana da filosofia transcendental.Ricardo Avalone Athanásio Dantas - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):37-44.
    Kant e Husserl são referências de grande importância para o desenvolvimento do pensamento de Heidegger. Contudo, o grau de autonomia ou dependência de sua filosofia em relação ao legado transcendental ainda não está precisado com suficiente clareza no que diz respeito ao debate contemporâneo sobre ontologia, metafísica e epistemologia. Pretendemos fazer uma breve incursão nesse campo a partir da análise das críticas de Žižek e Habermas sobre a ontologia fundamental de Heidegger, tendo como foco a relação entre filosofia transcendental e (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  9.  3
    Considerações sobre a folk psychology.Daniel Luporini Faria - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):92-97.
    Instigados ou tocados com o belíssimo artigo escrito à quatro mãos entre Pim Haselager e González, nesta resenha crítica não só exporemos as linhas centrais de tal artigo que versa sobre uma proposta externalista da mente, levando em consideração a teoria da cognição encorporada e situada e a teoria da auto organização; também discutiremos que pensamos ser o externalismo algo muito radical. Neste sentido, prezamos por uma perspectiva mista: nem tão externalista, tampouco demasiada internalista.
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  10.  4
    Lewis Mumford: Uma voz de resistência à civilização tecnocrática.Letícia Lenzi - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):25-36.
    A fé absoluta na capacidade da tecnologia em promover melhorias sociais sofreu fortes críticas no último século. O escritor norte-americano Lewis Mumford denunciou este mito e seus prejuízos, estabelecendo-se como uma voz de reação contra os valores impostos pela sociedade industrial tecnocrática. Embora Mumford tenha destacado as denúncias sobre o poder desmedido da esfera tecnológica da vida moderna, e as razões históricas que nos legou essa cultura, suas teses sugerem um otimismo frente à possibilidade de controlarmos e reorientarmos seu desenvolvimento. (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  11.  5
    Teologia política E utopia social: Apontamentos sobre a concepção messiânica de justiça de Walter Benjamin.Jéverton Soares dos Santos - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):45-67.
    Partindo de premissas teóricas totalmente diferentes e até incompatíveis Jacques Derrida e Axel Honneth chegam a uma conclusão bastante semelhante sobre o significado político do messianismo de Walter Benjamin: trata-se de uma tentativa de fundamentar uma forma terrorista de ação política. Não estou seguro que essa seja a melhor interpretação do significado político do messianismo de Benjamin, ainda que não negue que em diversas passagens dos escritos do autor a impressão que fica é exatamente essa. Como alternativa hermenêutica sugiro cotejar (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  12.  4
    Severino Boécio e o problema dos universais.Claubervan Lincow Silva & Marcilio Bezerra Cruz - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):68-75.
    O presente artigo objetiva examinar o pensamento de Severino Boécio acerca da aporia dos termos universais e suas respectivas implicações nos séculos V e VI da era cristã. Tais pensamentos são postos por ele em seu Comentário à Isagoge de Porfírio, fazendo ligações com algumas das principais obras que contribuíram para com o assunto. Boécio acaba por aplicar os termos universais à pluralidade das coisas, demonstrando que podemos pensá-los num sentido singular, quando, por exemplo, os percebemos sensivelmente nas coisas individuais (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  13.  5
    A constituição existenciária da historicidade própria na analítica existencial de ser E tempo.Jean Tonin - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):11-24.
    Nosso objetivo principal é desenvolver a compreensão do conceito existenciário de historicidade, no âmbito do gestar-se próprio do Dasein, tal como Heidegger explicita na na analítica existencial de Ser e Tempo. Primeiramente, busca-se discutir o conceito vulgar de historia em contraste ao qual o filósofo apresenta o gestar-se da existência. Após, trataremos do conceito de temporalidade originária, apontando para o âmbito no qual a existência sai da impessoalidade para o ser-resoluto. Por fim, apresentaremos a compreensão heideggeriana do conceito de historicidade (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  14.  4
    Um breve estudo explicativo do livro "O movimento sofista" de G.B. Kerferd.Marcilio Bezerra Cruz - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):93-100.
    A referente resenha busca fazer uma análise mais detalhada acerca do livro: "O Movimento Sofista" de George Kerferd. Objetivamos explicitar os pontos basilares ressaltados pelo autor em contrapartida a análise tradicional dos sofistas ao decorrer da história.
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  15.  5
    O que pensar da possibilidade de funcionalização dos qualia?Daniel Luporini de Faria - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):64-74.
    Neste artigo exporemos os principais obstáculos à esperança de que grande parte dos filósofos e cientistas do cérebro contemporâneos tende a entender os aspectos subjetivos da vivência mental como sendo tangíveis às abordagens filosóficas ou científicas atuais. Avaliaremos se tal otimismo pode ser levado a sério à luz do que pensamos acerca das reflexões de Shoemaker sobre a possibilidade de funcionalização dos qualia. Veremos que mesmo sendo possível a discriminação numa tabela do que poderia ser pensado como “aspecto qualitativo da (...)
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  16.  4
    Chalmers, David. The conscious mind.Daniel Luporini de Faria - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11).
    Resenha do livro "The conscious mind" de David Chalmers.
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  17.  4
    A arte como bálsamo: Pintura E música em Schopenhauer.João Elton Jesus - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):43-53.
    Na obra O mundo como vontade e representação, Arthur Schopenhauer apresenta as manifestações artísticas como forma de objetivação da vontade, que para ele, está associada ao Bem platônico e a Coisa-Em-Si propugnada por Kant. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a estética construída pelo Cavaleiro Solitário, onde a contemplação da arte, destacando a pintura e, especialmente a música, apresenta-se como bálsamo para o ser humano superar o pessimismo causado pelo mundo passageiro dos fenômenos e assim alcançar, ainda que provisoriamente, (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  18.  6
    A ação no livro III da ética a nicômaco.Diego Ramos Mileli - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):34-42.
    Este trabalho tem por objetivo a compreensão da ação em Aristóteles. Para este fim será utilizado o livro III da Ética a Nicômaco, passando antes por uma breve definição da virtude, tal como aparece no livro II, a qual, pode-se dizer ser o bem para a ação, na medida em que é aquilo que se deve alcançar com ela. No campo específico da ação será visto como ela pode ser distinguida entre voluntária, involuntária e não-voluntária. Neste espectro insere-se igualmente a (...)
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  19.  4
    A objetividade dos juízos morais na teoria ética de John Rawls.Lucas Viana Silva - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):54-63.
    Trata do caráter objetivo dos juízos morais a partir da proposta ética de John Rawls. Inicialmente, apresenta a discussão acerca da objetividade dos juízos morais como uma questão relevante do discurso metaético contemporâneo. Em seguida, apresenta o equilíbrio reflexivo, ponto de sustentação dos juízos morais na teoria ética de John Rawls, como procedimento adequado no estabelecimento das bases para uma sociedade bem ordenada. Por fim, explicita como o equilíbrio reflexivo pode garantir objetividade aos juízos e à normatividade morais, sem recorrer (...)
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
 Previous issues
  
Next issues