Year:

  1.  2
    Francis Bacon E Gaston Bachelard: Um diálogo sobre os obstáculos epistemológicos.David Velanes de Araújo - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):54-74.
    Este artigo trata de uma relação sobre os entraves ao conhecimento científico na perspectiva de Francis Bacon e de Gaston Bachelard. Para ambos os filósofos existem barreiras que se inserem no intelecto humano. Deste modo, causa atraso no desenvolvimento das ciências. Primeiramente buscamos explicitar a “teoria dos ídolos” de Francis Bacon e a teoria dos “obstáculos epistemológicos” no pensamento de Gaston Bachelard. Posteriormente se faz uma tentativa de mostrar algumas convergências e algumas divergências no pensamento dos dois filósofos sobre a (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  2.  2
    Diurno e Noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam as duas etapas da filosofia do autor configuram uma comunicação recíproca entre elas, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo oposição. Conceitos (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  3.  3
    A influência do pragmatismo estadunidense na filosofia da educação de anísio Teixeira: A dimensão político pedagógica na defesa da escola púbica.Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):24-39.
    RESUMO O presente trabalho resulta de uma pesquisa sobre a produção intelectual do educador brasileiro Anísio Spínola Teixeira, denominada “ A Influência do Pragmatismo Estadunidense na Filosofia da Educação de Anísio Teixeira: a dimensão político pedagógica na defesa da escola pública”. A pesquisa visa investigar a influência do pragmatismo estadunidense, de modo especial, a presença das ideias do filosófico de John Dewey na obra de Anísio Teixeira e nos movimentos renovadores da educação nacional no Brasil. O trabalho inicia conceituando o (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  4.  2
    A resposta do senso comum ao problema do mundo externo.Luis Fernando dos Santos Souza - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):40-52.
    Nosso objetivo nesse artigo é discutir o argumento do senso comum contra o ceticismo acerca do mundo externo. Apresentaremos o argumento que faz uso de hipóteses céticas e que conclui pela impossibilidade do conhecimento sobre o mundo externo. A seguir apresentaremos o senso comum segundo o filósofo G. E, Moore. Moore defende que o senso comum é capaz de refutar o ceticismo e propõe uma Prova do Mundo Externo, mas terá que livrar sua teoria de duas acusações principais: sua teoria (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  5.  3
    A ideia totalitária do “tudo é possível”.José João Neves Barbosa Vicente - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):1-10.
    A partir da obra Origens do totalitarismo de Arendt, este estudo apresenta a ideia totalitária do “tudo é possível” e a sua colocação em prática no século XX, em nome de um projeto político de dominação total que considerou o homem como um ser supérfluo com o qual se poderia fazer qualquer coisa, inclusive transformá-lo em um indivíduo capaz de obedecer cegamente os princípios ideológicos do governo totalitário encarnados na pessoa do “chefe”. Mas, por outro lado também, este estudo apresenta (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  6.  3
    O corpo E as três dimensões da sexualidade na fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-ponty.Diego Luiz Warmling - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):53-73.
    Dos estudos que Maurice Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este artigo versa sobre os modos como a questão da sexualidade pode ser compreendida. Com efeito, dentro desta perspectiva, o corpo não se confunde com aquilo que se pode pensar dela a partir de uma perspectiva tanto objetivista quanto subjetivista, mas diz respeito à nossa forma ampla de inserção no mundo da vida. Na junção entre natureza e liberdade, o corpo não é da ordem do “eu penso”, mas do “eu (...)
    No categories
    Translate
      Direct download  
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
 Previous issues
  
Next issues