Year:

  1.  3
    Cinema Do Tempo, Profundidade de Campo E a Metafísica da Memória Em Deleuze.Ana Carolina Gomes Araújo - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    Em Imagem-tempo Deleuze quando do quarto comentário a Bergson fala em cinema do tempo remetendo a Orson Welles e ao filme Cidadão Kane. O cinema do tempo é apresentado a partir de três caracteres de um tempo não cronológico. Deleuze aponta para uma condição do cinema do tempo ao propor a substituição de uma vista pragmática longitudinal por uma visão ótica, vertical, em profundidade. A profundidade de campo é trabalhada enquanto um elemento conceitual no trato de uma metafísica da memória (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    A propriedade de si mesmo e propriedade em Robert Nozick.Keberson Bresolin - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo trabalha com algumas das principais teses desenvolvidas por Robert Nozick na obra Anarchy, State and Utopia. Inicia-se com a construção da tese basilar dos direitos individuais invioláveis fundamentados sobre a segunda formulação do imperativo categórico kantiano. Em seguida, visa-se demonstrar a tese da Self-Ownership e sua extensão para a legitimação da propriedade. Além de formular críticas as teses nozickeanas durante a exposição delas, far-se-á, como terceiro tópico, algumas críticas sobre a tese da Self-Ownership e a ideia da (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    O Ser Verdadeiro (on Alethes) Como o Modo Mais Próprio de Se Dizer o Ser: A Leitura de Heidegger Do Capítulo Theta 10 da Metaphysica.Estevão Lemos Cruz - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    A tradição aristotélica, sobretudo depois de Brentano e sua unidade analógica do ser, tem a tendência de compreender a unidade dos diversos modo de se dizer o ser a partir da categoria primeira, a ousia. Tal tendência resultará naturalmente na necessidade de se desqualificar o capítulo Theta 10 da Metaphysica no qual Aristóteles propõe o ser verdadeiro como o modo mais próprio de dizer o ser. Nossa investigação pretende mostrar como Heidegger pôde desvincular-se de tal tradição ao pensar a unidade (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Consciência E Fenômenos Mentais Inconscientes: As Visões de David Armstrong E John Searle.Tárik De Athayde Prata - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O artigo examina as concepções de consciência, bem como as concepções de fenômenos mentais inconscientes, de David Armstrong e John Searle. Enquanto Armstrong entende a consciência como decorrente de uma percepção de segunda ordem, de modo que um fenômeno inconsciente é apenas um fenômeno mental que não é percebido, Searle entende a consciência como um estado global, o que torna sua visão do inconsciente mais complicada. Estados mentais inconscientes não passam de padrões de atividade neuronal, padrões que são capazes de (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    The Origins Of Wittgenstein’s Philosophical Remarks: On Ts 208 And Ts 209.Mauro Engelmann - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    According to Rush Rhees, Wittgenstein composed TS 209 and handed it in to Russell in order to renew a grant from the Cambridge Council Cambridge in April-May 1930. Pichler and Rothhaupt challenged Rhees’ hypothesis, and claimed that Wittgenstein handed in TS 208 to Russell, and not TS 209. Against their view, I argue that Rhees’ hypothesis best explains the major motive for the composition of Philosophical Remarks, and that it best explains what Wittgenstein handed in to Russell. While I give (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Fascinação Pela Crueldade.André Luis Muniz Garcia - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O objetivo deste artigo é interpretar de modo heterodoxo algumas polêmicas afirmações de Nietzsche no segundo ensaio de sua obra Para a genealogia da moral, mais precisamente, aquelas que fazem enfática apologia aos fenômenos da crueldade e violência humanas enquanto pilares de toda cultura superior. Por heterodoxo, eu entendo aqui um modo de proceder estético no trato desses fenômenos, algo que é disseminado também em outras obras.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Cidadania E Identidade No Estado Democrático de Direito: Acerca da Inclusão Política Do Imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento intersubjetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    O além-do-homem como tarefa filosófica.Jelson Oliveira - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    Pretende-se, nesse artigo, analisar o conceito de além-do-homem em Nietzsche a partir da ideia de Züchtung, compreendendo-se esta como uma tarefa assumida pela própria filosofia nietzschiana e legada como missão para toda a filosofia. Nesse sentido, inicia-se com uma análise do conceito de Züchtung na obra de Nietzsche, articulando-a às condições próprias para o cultivo e a criação do Übermensch e à efetivação da sua doutrina. A partir daí, avaliar-se-á como a criação de tais condições exige a superação do desgosto (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Michael Walzer E as Esferas da Justiça Fundamentais: Educação E Cidadania Na Constituição Das Sociedades Democráticas Justas.Ricardo Araujo - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    O objetivo deste artigo é mostrar, segundo a teoria da justiça de Michael Walzer, o papel fundamental que as esferas da educação e da cidadania, em sua recíproca sustentação, devem representar para a obtenção de uma sociedade democrática justa. Para isto, será feita uma apresentação daquela teoria com uma reconstrução dos seus conceitos básicos. Após, será mostrado porque a cidadania e o Estado precisariam ser fortalecidos muito acima do padrão habitual das democracias existentes para cumprir adequadamente tal papel. Por último, (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Fusão de Horizontes: Um Caminho Para a Universalidade?Odair Camati - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    O trabalho se propõe a analisar em que medida a fusão de horizontes desenvolvida por Charles Taylor pode abrir espaço para uma universalização de princípios normativos nos debates multiculturais. Nas sociedades contemporâneas se impõe a discussão em torno do multiculturalismo e, consequentemente, de que forma seria possível reconhecer as mais diversas culturas sem abrir mão de princípios normativos que serviriam como critério de avaliação das próprias práticas culturais. Uma resposta possível apresentada por Taylor afirma que uma verdadeira fusão de horizontes (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    Roupnel E Bachelard: Devaneios E Espacialidades Geopoéticas.Gabriel Kafure Da Rocha - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    A presente investigação pretende defender a ideia, como homenagem após os 60 anos da morte de Gaston Roupnel, de que há uma influência que vai além da noção de Instante como descontinuidade sobre Bachelard. Por essa via, a virada da filosofia bachelardiana para a crítica literária e poética perpassa uma cosmovisão influênciada por Roupnel em Siloë. Ao ter acesso direto a esse texto percebe-se que ali se dá um recomeço, uma nova ontogênese da vida para a ideia de devaneios espaciais (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    A Querela Entre Helvétius E Diderot: Distintos Entendimentos Sobre Desenvolvimento Humano E Moral.Camila Sant'Ana Vieira Ferraz Milek - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    Existe uma reconhecida proximidade entre os materialistas franceses do século XVIII que teria se mostrado tanto em investigações sobre a natureza quanto à moral e organização pública. Porém, as divergências entre eles podem desencadear um entendimento muito diferente sobre como se considera uma sociedade. Por isso é necessário analisar no detalhe tais divergências para determinar seu ponto nevrálgico. O presente artigo dedica-se à investigação das críticas feitas por Diderot à Helvétius, reunidas em Réfutations d’Helvétius. Para tanto, centra-se na distinta concepção (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Blocking the Third Man Argument.Guilherme Kubiszeski - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    Há um conhecido argumento contra o realismo acerca dos universais. De acordo com ele, tal realismo conduz a um regresso ao infinito. Este artigo visa a mostrar que é possível bloquear o regresso sem lançar mão de recursos argumentativos ad hoc. Algumas considerações sobre a forma lógica de frases relacionais contendo termos que se referem a propriedades e relações mostram como substituir a forma viciosa de regresso por uma menos problemática.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Is God a Phenomenon? A Dialogue Between Kierkegaard and Jean-Luc Marion.Wellington José Santana - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    The present article analyses critically the paradox of phenomenon claimed by Danish Philosopher Kierkegaard and Marion’s new concept named saturated phenomenon. While the concept of God, by definition, must surpass the realm of empiricism, perhaps the something may shed light over what God must be: Excess. However, Marion developed a new concept of phenomenon that not only occupies the immanence world, but also goes beyond. It is called saturated phenomenon. In order to address the question one might understand the limit (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Direito Privado E Justiça: O Argumento da Divisão Institucional Do Trabalho.Leandro Martins Zanitelli - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    Rawls propõe uma “divisão do trabalho” entre as instituições que compõem a estrutura básica da sociedade e as regras diretamente aplicáveis a indivíduos e associações. O artigo expõe e refuta o argumento de que é compatível com a concepção rawlsiana de justiça defender um ideal de justiça não distributivo para o direito privado. Alega-se, em suma, que o direito privado é necessário para manter o que Rawls chama de “justiça de fundo”, bem como que esse papel pode ser desempenhado sem (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues