19 found

View year:

  1.  4
    Intuição, crença e saber imediato: Jacobi, Fichte e Schelling entre Fé e saber e as Lições sobre a história da filosofia de Hegel.Eduardo Brandão - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):13-22.
    O objetivo do artigo é indicar que na crítica a Fichte em Fé e saber, referida à noção de crença de Jacobi, já se pode vislumbrar dentro de certos limites e desvios a posição de Hegel nas Lições sobre a história da filosofia sobre o vínculo entre Schelling e Jacobi no que diz respeito às noções de intuição intelectual e saber imediato.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Resposta de Schopenhauer a Jacobi.Maria Lúcia Cacciola - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):23-31.
    O texto analisa como o problema da coisa em si em Kant, enquanto fundamento real ou não do fenômeno, foi reelaborado pelos filósofos pós-kantianos e como estes buscaram solucionar o possível dualismo da filosofia crítica. A investigação se concentra sobretudo na resposta de Schopenhauer ao problema, evidenciado pela primeira vez pelo filósofo Friedrich Heinrich Jacobi, um dos grandes críticos da filosofia transcendental e do idealismo.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    Um diálogo entre Jacobi e Kierkegaard a partir das Proposições Preliminares sobre a Dependência e a Liberdade do homem.Marcio Gimenes de Paula - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):77-88.
    O presente artigo possui duas divisões básicas. Na primeira, almeja-se avaliar algumas das teses de Jacobi presentes na obra Proposições preliminares sobre a dependência e a liberdade do homem. Na segunda parte, o intuito é investigar a influência de Jacobi no pensamento de Kierkegaard, especialmente por meio de uma leitura selecionada de trechos dos Diários e das obras Migalhas filosóficas e Pós-escrito às migalhas filosóficas. Por fim, à guisa de conclusão, pretendemos ressaltar a importância de algumas das teses de Jacobi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Friedrich Heinrich Jacobi e a crítica à imediatez no idealismo alemão.Diogo Ferrer - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):33-44.
    Este artigo estuda o papel de Jacobi nas transformações do pensamento de Fichte e de Hegel. (1) Começamos por evidenciar como as Cartas a Moses Mendelssohn de Jacobi e a subsequente querela do panteísmo contribuíram para trazer para o centro da discussão, no final do Séc. XVIII, a ideia de uma filosofia monista. (2) Mostramos então a importância da crítica de Jacobi a Kant para os desenvolvimentos seguintes, abordando (3) o seu impacto na evolução da Doutrina da ciência de Fichte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    O sentimento moral no contexto das filosofias de Jacobi e Reinhold.Ivanilde Fracalossi - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):45-56.
    O grande número de cartas trocadas entre Jacobi e Reinhold demonstra uma forte relação intelectual entre os dois autores. A frequência dessas cartas se intensifica principalmente nos anos de 1793 a 1800, bem no período em que Reinhold questionava sua própria doutrina da liberdade e se dedicava aos estudos da Wissenschaftslehre, para a qual migra efetivamente em 1797. Menos de dois anos depois, no entanto, converte-se à filosofia de Jacobi, com quem cultiva, na verdade, maior conexão de pensamentos, pois nutriam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Jacobi e seus Leitores. Uma Leitura Heterodoxa: Friedrich Nietzsche.Oswaldo Giacoia Junior - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):57-66.
    O objetivo principal deste trabalho consiste em incluir Friedrich Nietzsche no contexto de uma leitura heterodoxa do núcleo filosófico de problemas implicados na correspondência entre Friedrich Heinrich Jacobi e Moses Mendelsohn a respeito do sistema de Spinoza, fazendo-o pelo viés da correspondência mantida entre Jacobi e Fichte a respeito de panteísmo, ateísmo e niilismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Editorial - Dossiê Jacobi.Juliana Martone - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):9-10.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. “O homem tem a razão ou a razão tem o homem?”: A relação entre o saber mediato (entendimento) e o saber imediato (crença) na filosofia de F. H. Jacobi.Juliana Ferraci Martone - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):67-75.
    O intuito deste texto é mostrar a diferença entre duas concepções de razão para F. H. Jacobi. Por um lado, a razão especulativa, mediata como sinônimo de entendimento, por outro uma razão imediata e reveladora como sinônimo de crença. As duas faculdades exprimem dois lados opostos, mas indissociáveis do homem: sensível e suprassensível, condicionado e incondicionado. Jacobi procura mostrar como é impossível um saber intelectual do suprassensível (uma filosofia natural do suprassensível), buscado sobretudo pelas filosofias que se pretendem sistemáticas, aqui (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    O “Fragmento”: Primeira resposta de Fichte à “Carta” de Jacobi.Ives Radrizzani - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):89-96.
    Este artigo examina alguns aspectos da “querela sobre o ateísmo” entre F. H. Jacobi e Fichte. Em 1799, Jacobi redige a Carta a Fichte, na qual a doutrina da ciência é designada como niilista. Especial atenção será dada à resposta pouco conhecida e não publicada de Fichte Rükerinnerungen, Antworten, Fragen (Reminiscências, respostas, perguntas) e ao fragmento de uma carta que Fichte envia a Jacobi e Reinhold. Ali, Fichte ressalta a oposição entre sua filosofia e a de Jacobi, que equivale à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    O valor em tempos de crise: uma entrevista com Anselm Jappe.Adriano Carvalheiro & Paulo Amaral - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):135-155.
    A presente entrevista foi realizada no primeiro semestre de 2022 parcialmente em forma escrita (e-mail) e parcialmente através de uma conversa por videochamada com o autor. Em ambas, os entrevistadores indagaram o filósofo sobre uma grande quantidade de temas, todos presentes em suas diversas obras. Ao mesmo tempo, deu-se particular atenção à questão que se aproxima de sua pesquisa mais recente, i. e., o vínculo entre desenvolvimento capitalista da forma-valor e as formas patológicas de narcisismo em sua acepção psicanalítica. Tal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A ilusão transcendental e o seu mecanismo em geral na Crítica da razão pura.Patrícia Fernandes da Cruz - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):25-42.
    Neste artigo, percorremos os principais momentos da análise kantiana na Dialética transcendental da Crítica da razão pura sobre a relação intrínseca entre a ilusão transcendental e os princípios racionais. Kant trata brevemente da passagem entre a máxima lógica e o princípio transcendental, que é de suma importância para a caracterização do mecanismo geral da ilusão transcendental. Depois de analisarmos detidamente essa passagem, traremos da interpretação de Grier (2001) sobre a ilusão transcendental e dos possíveis desdobramentos da crítica de Longuenesse (2003) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    Notas sobre uma obra de Blumenbach.Pedro Casalotti Farhat - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):87-96.
    Resenha de: Blumenbach, J. F. Sobre o impulso de formação e a geração. Tradução, introdução e notas de Isabel Coelho Fragelli. Revisão técnica de Luciana Valéria Nogueira. Santo André: Editora UFABC, 2019.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Dedução transcendental e realismo na Crítica da razão pura.Gabriel Cunha Hickmann - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):43-60.
    O artigo aborda o mérito da Dedução Transcendental, argumento central para a Crítica da razão pura, no que concerne especificamente ao embate com o ceticismo epistemológico de Hume. Desenvolve-se a ideia de que o preço pago por Kant em seu projeto (em algum sentido) anti-humeano, a posição idealista transcendental, apesar de conceitualmente distinta do idealismo de Berkeley e aliás o desenvolvimento consequente de um antirrealismo comum aos dois autores, situa-se, ainda e exatamente por conta desse apego antirrealista, em território inapelavelmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Um convite a repensar, via Nietzsche, a import'ncia e a originalidade de Horkheimer como filósofo.Fernando Costa Mattos - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):97-104.
    Resenha de: Fernandes, Simone. Subjetividade e dominação. A filosofia de Nietzsche na teoria crítica de Horkheimer nos anos 1930 e 1940. Santo André: EdUFABC, 2022.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Nancy Fraser e os dilemas do “pós-socialismo”: Feminismo, democracia e esfera pública.Rúrion Melo - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):105-117.
    En esta revisión, trato de mostrar cómo los conceptos de redistribución y reconocimiento, formulados en el contexto del libro Justiça Interrupda, se refieren más bien a las preocupaciones de Fraser con respecto a la elaboración de un diagnóstico del capitalismo tardío y las sociedades posliberales sobre los dilemas identificados en el lo que ella llama la “condición post-socialista”. Para entender este diagnóstico, propongo que primero miremos un conjunto de preocupaciones sociales y políticas que yacen en la génesis de la formulación (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Antecedentem creavit consequens: Friedrich Schlegel’s ontology of time and literary forms in Rede an die Mytologie.Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):61-74.
    We attempt to offer a new interpretation of Schlegel’s original solution for the problem of the new mythology. We claim that, while grasping the problem of the missing center as the structure of modern thought, Schlegel develops a theory of literature which implies an ontology of time. We advance that, by identifying myth with romantic literature, Schlegel’s argumentative economy leads him to apply the metaphysical predicates of myth to romantic literature as such. We propose then to read the status of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Os Atos Sociais.Adolf Reinach, Dario Teixeira & Marcelo de Araujo - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):119-133.
    O texto a seguir corresponde ao §3, pp. 705–718, do livro “Die apriorischen Grundlagen des bürgerlichen Rechts” (“Os Fundamentos a priori do Direito Civil”), originalmente publicado em 1913 no Jahrbuch für Philosophie und phänomenologische Forschung, pp. 685–847. A numeração inserida entre colchetes no corpo do texto, destacada em negrito, refere-se à paginação desta edição. As palavras destacadas em negrito pelos tradutores remetem a um glossário que acompanha a presente tradução. Os itálicos, porém, são do próprio Reinach. A marca de intercalação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Apontamentos sobre montagem e teoria crítica em Walter Benjamin.Lucas Melo Souza - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):13-24.
    Este artigo pretende esboçar alguns apontamentos sobre o conceito de montagem nos escritos de Walter Benjamin e a relação desse conceito com a teoria crítica benjaminiana. Em fragmentos metodológicos ligados ao projeto de um livro sobre Charles Baudelaire, que só vieram a público no fim dos anos 1960, encontra-se um dos raros registros da expressão “teoria crítica” (kritische Theorie). Ela é utilizada por Benjamin para caracterizar sua autocompreensão teórico-metodológica, numa vinculação direta dessa expressão a procedimentos de enquadramento e montagem associados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    Sonho, ruína e história: a onirocrítica da sociedade capitalista nos escritos tardios de Walter Benjamin.Fabiano Veliq & Paula Magalhães - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):75-85.
    Nesse artigo, estudamos os escritos tardios de Walter Benjamin, compreendidos entre 1935-1940. Nossa hipótese é que os conceitos de sonho, ruína e história se articulam de maneira intrincada no pensamento da maturidade do autor. A estrutura do texto conta com duas partes argumentativas. A primeira, à luz dos livros N das Passagens e do Exposé (1939), visa examinar detalhadamente como Benjamin opera com uma concepção renovada de sonho a partir de sua inserção nos objetos materiais eles mesmos. A segunda parte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues