9 found

View year:

  1.  1
    The “meaning of life” by Schopenhauer and Nietzsche.Wander Andrade de Paula - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):47-64.
    Este é o primeiro de dois artigos que visam discutir o problema do sentido da vida na filosofia alemã do XIX, a fim de abrir diálogo com importantes discussões da filosofia contemporânea. Para tanto, localiza-se, neste artigo, o problema histórico-filosoficamente (1); em seguida, investiga-se em que medida o mesmo está intimamente relacionado, nos pensamentos de Schopenhauer (2) e Nietzsche (3), aos temas do pessimismo e do niilismo filosóficos; por fim, indica-se conclusivamente a importância de ambos os autores no estabelecimento do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. La exclusión del otro.José Ivan Rodrigues de Sousa Filho - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):91-100.
    Book review: Habermas, J. (2023). Uma nova mudança estrutural da esfera pública e a política deliberativa. Tradução de Denilson Luís Werle. São Paulo: Editora Unesp.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. On a priori Essences and Objectualities intuited in Adolf Reinach's Realistic Phenomenology.Roberto S. Kahlmeyer-Mertens - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):101-104.
    Book review: Reinach, A. (2020) O que é fenomenologia? Uma abordagem platônica. Trad. Luis Henrique Toniolo Serediuk Silva. São Paulo: A Outra Via.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    For a philosophy of the future in Ludwig Feuerbach.Luis Guilherme Stender Machado - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):13-29.
    É possível pensar em uma filosofia que quebre com os ideais metafísicos-religiosos e traga o materialismo em seu escopo? É nessa perspectiva que pensaremos com o filósofo Ludwig Feuerbach sobre sua filosofia do futuro. Trata-se de mostrarmos como a religião e os deuses não passam de criações humanas e como essas criações se viram contra seu criador, tornando Deus um ser superior e empobrecendo o humano. Nesse sentido, Feuerbach propõe um pensamento que leva em conta o materialismo, a comunidade humana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    Discurso de graduación en el Conservatorio de Música de Nueva Inglaterra.Herbert Marcuse & Gabriel Dias - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):105-117.
    Em 1968, Herbert Marcuse proferiu um discurso ao Conservatório de Música da Nova Inglaterra. Trata-se de um texto do teórico crítico voltado exclusivamente para a música. No Discurso, Marcuse mobiliza autores como Adorno, Hegel e Schopenhauer, e também músicos como Bach, Mahler e Schoenberg, explicitando as relações entre a música e a realidade estabelecida. O resumo e as palavras-chave são de autoria do tradutor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    From Gestell to Deep Ecology: resonances of Martin Heidegger's thought in the contemporary ecophilosophical scenario.Gilvanio Moreira - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):31-46.
    O artigo discute o impacto do pensamento tardio de Martin Heidegger (1889-1976) nas linhas gerais do pensamento ecológico atual, o qual, em tese, aproximar-se-ia da crítica do autor alemão ao fenômeno da Gestell. De fato, embora em alguns aspectos se aproxime e em outros se distancie do projeto original de Heidegger, essa discussão ressoa em alguns autores contemporâneos, como Michel Maffesoli e Félix Guattari. Nesse sentido, o trabalho visa demonstrar até onde a crítica de Heidegger ao fenômeno da Gestell repercute (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    Editorial v.29 n.01.Luiz Repa - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):9-10.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Art and technique in Martin Heidegger’s Thought.Felipe Seelaender Costa Rosa - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):65-78.
    Com o presente artigo pretendemos investigar a relação de ambiguidade entre arte e técnica no pensamento de Martin Heidegger. Tendo como principais referências os textos A questão da técnica e A origem da obra de arte, o objetivo principal consiste em compreender os dois lados dessa relação, na medida em que no pensamento heideggeriano essas duas dimensões possuem diferenças fundamentais, mas uma origem e um sentido comum que podem ser pensados a partir de sua origem grega. Desse modo, procuramos destacar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    Apologia da apologia da letra h.Daniel Temp - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):79-90.
    A diatribe de Hamann contra os pretensos dogmas do Iluminismo representa uma advertência ainda pertinente no que diz respeito às ilusões que podem acometer a reflexão filosófica, sobretudo hoje, numa época em que o linguajar algorítmico próprio de alguns segmentos da ciência mostra-se propenso a abocanhar fatias cada vez maiores do nosso imaginário. Ao menos é isso o que reivindica o presente ensaio ao reconstruir as diatribes de Hamann contra um de seus contemporâneos para, em seguida, imprimir-lhes um novo fôlego (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues