Year:

  1. Tecnociência E Política: Einstein, Bergson E o Mundo Visto da Perspectiva de Um Raio de Luz.Márcio Barreto & Pedro Ferreira - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (2).
    Desde o início da era moderna, tecnociência e política se tornaram cada vez mais indissociáveis, na mesma medida em que aumentou a nossa capacidade de manipular a matéria em um nível inacessível ao senso comum e, no limite, à própria imaginação humana. A experiência do tempo foi particularmente sensível a esse processo. Por um lado, foi dividida entre um tempo quantitativamente mensurável e um tempo qualitativo vivido . Por outro lado, este último foi crescentemente reduzido a um tempo psicológico e, (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  2. Experiência E Natureza: A Teoria da Gestalt Entre a Ciência E a Fenomenologia.Jonas Cholfe - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (2).
    Apresentamos neste artigo uma leitura da Teoria da Gestalt que enfatiza o papel da investigação fenomenológica na fundamentação de seus conceitos centrais e na construção de uma nova noção de natureza que permitiria a integração das diferentes disciplinas científicas. A essência de nossa argumentação consistiu numa análise da obra “O lugar do valor num mundo de fatos” de Wolfgang Köhler, em que a noção de demanda e a descrição da experiência de transcendência transfenomenal se articulam na refutação do fenomenalismo, indicando (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  3. A Geometria.René Descartes - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (2).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  4. Entre Lógica e Epistemologia: Carnap, Quine e o significado do método formal.Tiago Tranjan - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (2).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  5. In what sense there is no science of corruptible things: an analysis of Posterior Analytics I 8.Lucas Angioni - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (1):61-87.
    Aristotle claims that the object of scientific knowledge cannot be otherwise, and at Posterior Analytics I-8 he adds that there is no scientific knowledge of corruptible objects. These claims have been traditionally understood in terms of a strict requirement of eternal existence: objects of genuine scientific knowledge must be eternal in the sense that they must exist eternally. Sometimes the "eternal existence" is taken by scholars as equivalent to the timeless truth of universal propositions. In this paper, I offer an (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography   3 citations  
  6. Pragmatismo E o Caráter Abstrato Do Objeto Matemático Nas Regulae Ad Directionem Ingenii.Érico de Oliveira - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (1).
    Nosso artigo pretende mostrar que há nas Regulae ad Directionem Ingenii uma instituição pragmática do objeto matemático, isto é, Descartes instancia os objetos matemáticos para responder à necessidade prática de representar a quantidade – inscritas em todos os objetos –, em virtude de certos símbolos abstratos. Assim, ainda que os objetos matemáticos sejam conhecidos por intuição, não são inscri-tos num quadro de uma ontologia. Descartes permanece em silêncio sobre a ontologia desses objetos e consi-dera-os apenas como símbolos cuja função consiste (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  7.  7
    Considerações sobre a definição de eternidade na Ética de Espinosa.Marcos Gleizer - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (1).
    O artigo apresenta uma análise do significado da definição de eternidade proposta por Espinosa na primeira parte da Ética , com o intuito de defender a legitimidade da aplicação unívoca dessa noção a Deus e aos modos. Para tal, o artigo procura mostrar como a formulação dessa definição autoriza uma distinção entre o que é eterno em virtude de sua própria essência e o que é eterno em virtude de sua causa eterna, e que essa distinção, por sua vez, não (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  8.  36
    A Separabilidade Do Intelecto Possível No Contra Averroístas De Tomás De Aquino.José Antonio Martins - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (1).
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
  9. Idéias Dos Sentidos Segundo Descates.Ethel Rocha - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 19 (1).
    O objetivo desse artigo é examinar o conceito de falsidade material das idéias introduzido por Descartes na Terceira Meditação das Meditações Metafísicas. A hipótese a ser defendida é a de que o que determina a falsidade material das idéias é o fato destas envolverem uma contradição em seu conteúdo representativo. Isto é, no lugar da interpretação tradicional segundo a qual o que caracteriza as idéias materialmente falsas é o fato destas envolvem um erro categorial ao exibirem modos da alma como (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    My bibliography  
 Previous issues
  
Next issues