Controvérsia

ISSN: 1808-5253

9 found

View year:

  1. Agostinho e o Telos Humano.Lucio Antônio de Oliveira - 2022 - Controvérsia 18 (1):82-97.
    Este artigo visa analisar as implicações existenciais de uma das sentenças principais das Confissões, a saber, “Tu excitas para que se regozije o louvar te, porque nos fizeste para ti e nosso coração está inquieto enquanto não repousar em ti” (I, i, 1). Para esta finalidade, exploramos o pensamento do autor não apenas nesta obra supramencionada, mas também a partir de algumas que a precederam e que nutrem as colocações feitas neste escrito posterior. A tese básica com a qual o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Sobre a essência da justiça na filosofia de Platão.Marcio Renan Hamel - 2022 - Controvérsia 18 (1):110-121.
    A presente pesquisa apresenta uma investigação acerca do desenvolvimento da ideia de justiça de Platão em dois de seus diálogos: A República e As Leis. O texto aborda a essência da proposta de justiça em ambos os diálogos, considerando, também, o projeto político defendido por Platão, desde a cidade ideal da República até a cidade possível das Leis, ocorrendo a mesma situação com a ideia de justiça. Para analisar a referida temática, o caminho escolhido na presente pesquisa expõe duas seções, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Apresentação.Inácio Helfer, Jaison M. Partchel, Joel Decothé Jr, Luciane Luisa Lindenmeyer & Polyana Tidre - 2022 - Controvérsia 18 (1):01-03.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    A questão normativa à luz da filosofia moral de Santo Tomás de Aquino.Willian Kalinowski & Julian Ritzel Farret - 2022 - Controvérsia 18 (1):37-58.
    Este trabalho pretende descrever a denominada questão normativa, apresentada pela Professora Christine M. Korsgaard em seu The Sources of Normativity, e, depois, apresentar a filosofia moral tomista, procurando, nela, uma possível resposta ao problema. O trabalho, primeiro, introduz o pensamento moral de Korsgaard, apresentando o problema, e o seu argumento para encontrar a fonte da normatividade. Em um segundo momento, apresenta os fundamentos da teoria moral de Tomás de Aquino, aprofundando-se, especialmente, no estudo do ato voluntário – dado seu caráter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Emancipação da razão para quem?Rafaela Weber Mallmann - 2022 - Controvérsia 18 (1):122-135.
    Muitas revisões e críticas são feitas a partir dos estudos da teoria kantiana, e a crítica feminista é uma delas. A posição da mulher na filosofia de Kant é de exclusão da vida pública, sendo relacionada ao belo, guiada pelas emoções e não pela razão. Nesse contexto, o presente trabalho busca inicialmente demonstrar aspectos da teoria kantiana sobre a posição da mulher e considerações sobre o imperativo categórico, para após, adentrar às críticas feministas direcionadas ao filósofo. Para sua realização serão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Bentham e a justificação da Punição.Luís Miguel Rechiki Meirelles - 2022 - Controvérsia 18 (1):98-109.
    O escopo deste artigo consiste em analisar o problema da punição e como podemos justificar o dano intencional causado pelo Estado a um agente infrator no pensamento de Jeremy Bentham e na teoria utilitarista clássica. Para tal fim analisaremos a obra “Uma introdução aos princípios da moral e da legislação”, além de artigos de comentadores. O presente texto divide-se em cinco etapas, a saber, uma breve introdução, seguida de uma análise da proposta benthaniana e de sua concepção de Estado. Após, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Hegel e a apercepção pura transcendental de Kant.Júlia Sebba Ramalho Morais - 2022 - Controvérsia 18 (1):16-36.
    Neste artigo abordo a questão da interpretação de Hegel acerca do conceito de apercepção pura transcendental em Kant. Como procuro mostrar, Hegel inicialmente faz uma análise positiva do argumento kantiano acerca da apercepção, concordando com Kant sobre a unidade e o caráter pensante e autorreferente do eu. Com efeito, para Hegel, Kant elabora uma compreensão muito importante sobre a natureza do conhecimento, ao afirmar que a unidade conceitual da autoconsciência constitui a unidade do objeto. Contudo, por outro lado, Hegel analisa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    A polêmica sobre os transgênicos e a possibilidade de um método alternativo para a agricultura.Barbara Smolniakof & Ozeias F. Rodrigues - 2022 - Controvérsia 18 (1):04-15.
    Este texto propõe discutir a controvérsia sobre o uso dos transgênicos na agricultura e pergunta também pela possibilidade de uma alternativa melhor a eles. Quando falamos em controvérsia, referimo-nos a uma discussão sobre ideias que refletem posturas opostas. Serão, portanto, apresentadas duas perspectivas distintas a respeito do tema: a perspectiva dos proponentes da transgenia e a dos críticos. A partir da perspectiva crítica, a agroecologia será elencada como possível alternativa para produção de alimentos considerando sua dimensão ética.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    A questão da Profundidade no debate sobre a divergência teórica.Lucas Ribeiro Vollet - 2022 - Controvérsia 18 (1):59-81.
    Nosso artigo irá avaliar a contribuição de uma teoria intensional para projetos de filosofia da ciência. Esperamos explorar o conceito de intensão, que fez parte da polêmica semântica do século XX, para discutir a natureza dos enunciados da ciência e suas diferenças de profundidade. Optamos por dar a seguinte forma à argumentação: almejamos apresentar indícios para a plausibilidade da tese de que as intensões contribuem para marcar diferenças de conteúdo preditivo das proposições. Argumentaremos que essas diferenças falham em ser avaliadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues