Year:

  1.  5
    Esferas da Insurreição.Pedro Xavier Russo Bonetto & Alessandra Aparecida Dias Aguiar - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    A obra de Suely Rolnik traz para o debate filosófico contemporâneo a possibilidade de pensar os dias de hoje a partir de conceitos psicanalíticos e filosóficos. O livro em si não trata especificamente a área da educação, mas o fio condutor criado pela autora, o que ela denomina de descolonização do inconsciente, bem como a prática micropolítica que se dá sobre os processos de subjetivação e os demais conceitos apresentados: pulsão, linguagem, desejo, imaginação, criação, afetos e outros; são absolutamente relevantes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Educação E Direitos Humanos.Charles Lamartine De Sousa Freitas & Rosilene Da Costa Bezerra Ramos - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Pesquisa no campo da política pública educacional voltada ao adolescente autor de ato infracional. Este artigo origina-se de um trabalho de mestrado desenvolvido no Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Buscou-se investigar e analisar a percepção de adolescentes privados de liberdade sobre o papel da escola em sua vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da metodologia biográfica, cujos dados foram construídos por análise de documentos e entrevista semiestruturada. Constatou-se a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Corpos Utópicos E Heterotópicos.José Luís Schifino Ferraro - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este ensaio aborda a problemática do corpo na educação em ciências. Para tanto, toma como exemplo o corpo utópico utilizado na ciência, colocando-o em uma perspectiva crítica a partir do seu não reconhecimento como modelo corporal. Como contraponto, trabalha com a ideia de corpo heterotópico, como corpo real, singular, que se produz e se traduz como prática de resistência. A partir deste conceito evidencia-se o potencial da educação em ciências para a estetização da ciência, recolocando a discussão do reconhecimento e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Paulo Freire E Os Direitos Humanos.Luciana Barbosa Gerbasi - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Com base na pesquisa sobre a presença de Paulo Freire na produção da Pós-graduação Brasileira este artigo tem o objetivo de destacar as categorias antropológico-filosóficas que embasam a concepção de Educação do autor e que são reveladas nessas produções. Essas concepções estão presentes em forma direta em 233 dissertações e 138 teses localizadas em 32 universidades onde foram defendidas as teses que pesquisaram sobre esse autor. Os resultados revelam que as categorias filosóficas de “ser no mundo”, “ser com outros”, “ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Cidades Educadoras E Educação Em Humanidades.Patricia Ketzer & Ana Paula Scheffer - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    O presente trabalho tem por objetivo investigar como o movimento Cidades Educadoras pode contribuir para a educação em humanidades, a qual vem sendo, a cada reforma educacional, mais escamoteada. Pretende-se demonstrar a possibilidade da educação em humanidades nos espaços não formais e informais de ensino, como é o caso da cidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual serão abordados, na primeira parte o conceito de cidade e democracia. Posteriormente, apresenta-se uma análise da importância da educação em humanidades no contexto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Linguagem, Compreensão E Diálogo Como Representação Do Mundo.Miguel Junior Zacarias Lima, Maria Belo Silva Lima & Francione Charapa Alves - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este artigo objetiva refletir sobre a relação linguagem, educação e hermenêutica. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com base em Gadamer. Na educação, a dimensão dialógica da compreensão está situada como o locus primordial da ação educativa, lugar privilegiado onde o compreender se efetiva tendo por base a relação de intersubjetividade entre os sujeitos do diálogo, condição fundante da interpretação do que é proferido no ambiente escolar, mediante a abertura entre os sujeitos dessa postura. Através de uma educação dialógica podemos ter educandos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Do Espanto Ao Sublime.Felipe Tuller Moreira Machado - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este artigo tem por objetivo propor um diálogo entre o conceito de “thaumázein”, partindo do diálogo Teeteto de Platão, e a noção de “sublime” de Friedrich Schiller, aproximando-os a partir da noção de “páthos”. A função deste debate será pensar as associações entre os termos e sua função dentro da iniciação à filosofia. Em um primeiro momento, será discutido o contexto no qual “thaumázein” aparece em Platão para, em seguida, apresentar brevemente a noção de “sublime” de Schiller a modo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Educar Para Um Novo Conceito de Cidadania.João Jerónimo Machadinha Maia - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este artigo procura estabelecer os fundamentos filosóficos e epistemológicos que permitam suportar a educação para a cidadania, tendo em vista um novo conceito de cidadania que responda às necessidades da sociedade contemporânea. Neste âmbito, o artigo confronta autores clássicos com o intuito de indagar acerca dos limites e da natureza do conhecimento e da ação humana. A obra destes autores será relacionada com o trabalho de investigadores recentes, na área da epistemologia experimental e da psicologia. Isto permitirá tirar as conclusões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Democracia E Educação Em Direitos Humanos No Brasil.Helena de Assis Mota - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    O presente artigo aborda a Educação em Direitos Humanos – EDH e seu desenvolvimento na esfera educacional brasileira. Proposta formalmente no Brasil pelo PNEDH - Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a EDH é incompatível com a plataforma política da extrema-direita em ascensão nacional e internacionalmente. No ambiente escolar também pode ser considerada problemática por modelos de gestão não-participativos e produtivistas, já que promove o questionamento explícito de pilares como hierarquia, democracia e liberdade dentre os educandos, além de não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Educação E Desenvolvimento da Pessoa No Personalismo de Emmanuel Mounier.Josi Mara Nolli - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este artigo é parte do estudo de mestrado que investigou a concepção de educação e pessoa à luz do personalismo de Emmanuel Mounier. Para o personalismo mounieriano a pessoa não nasce perfeita, ou seja, pronta. O homem é chamado a “amadurecer livremente” como pessoa. Isso envolve dois aspectos fundamentais para o seu desenvolvimento – a liberdade, que lhe confere a possibilidade de escolha, e o protagonismo, que o coloca como principal responsável por seu desenvolvimento. O desenvolvimento da pessoa, em Mounier, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    Educação em direitos humanos no Brasil e em Portugal.César Augusto Ribeiro Nunes & Rafael Mário Iorio Filho - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Estudo histórico-crítico sobre a relação entre Direito, Educação e Política, desenvolvido a partir de fontes teóricas do Brasil e de Portugal sobre o tema da Educação em Direitos Humanos. Investiga as origens econômicas, políticas e sociais identitárias dos Estados brasileiro e português, a partir da intrínseca relação existente entre o processo de colonização e a contraditória transformação das sociedades nos respectivos períodos de redemocratização, alcançados no final do século XX. Apresenta a luta pelos Direitos Humanos, no Brasil e em Portugal, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Quando a Justiça Entra Na Escola.Ana Carolina Reis Pereira - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este artigo procura analisar a introdução da justiça restaurativa no contexto educacional, na cidade de Campinas-SP. Desenvolvida sob o enfoque qualitativo, foi realizada com base em entrevistas analisadas a partir do referencial metodológico da história oral de vida. As estatísticas no Estado de São Paulo apontam um crescimento dos registros de violência nas unidades escolares. O objetivo de investigar a justiça restaurativa deve-se ao fato de que esta proposta tem sido executada tendo em vista o arrefecimento da violência e das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Educação Emancipatória E Atualidade Do Pensamento Ético-Político de Paulo Freire.José Renato Polli - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este trabalho tem como propósito contribuir para a desmistificação das atribuições pejorativas sugeridas por diferentes atores do campo não progressista, sustentadas em desinformação e falta de referenciais sólidos de análise, sobre o sentido emancipatório da obra de Paulo Freire e suas incidências sobre a educação em direitos humanos. Também tem o objetivo de analisar as sugestões teóricas de Freire como caminhos para a construção de mecanismos de consolidação de uma radicalidade democrática no seio da sociedade brasileira. Setores da sociedade sugerem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    A import'ncia da família como expressão dos direitos humanos e as suas intersecções com a educação e a escola na educação básica brasileira.Guilherme de Almeida Prazeres - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    O artigo busca refletir sobre as diferentes concepções de Família, tanto em sua constituição histórica quanto em sua formação cultural e social atual, com ênfase na garantia legal e institucional do “direito familiar” no Estado de Direito do Brasil. Analisa as transformações históricas da Família e destaca sua importância sociológica, psicológica e cultural, para a humanização e a formação da dignidade de cada pessoa. Trata-se de um estudo bibliográfico e histórico, com um resgate institucional e conceitual, seguido de uma interpretação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Educação E Cultura.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este texto pretende discutir os constantes desafios enfrentados pela educação e cultura, em tempos passados e presentes, colocando em pauta a inquietação de retomar a discussão sobre educação e cultura, dentro de uma linha de racionalidade teórica e prática, ladeando dois intelectuais situados em contextos históricos bastante distintos, Tomás de Aquino e Paulo Freire. Busca-se encontrar aspectos essenciais concebidos por ambos, enquanto intelectuais dedicados a um processo de abertura e emancipação de pessoas e instituições, que não deixam de chamar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    A (in)Eficácia da Formação Dos Magistrado Brasileiros Em Direitos Humanos E Controle de Convencionalidade.José Henrique Rodrigues Torres - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    A pesquisa que fundamenta este artigo investiga a eficácia dos cursos de formação em direitos humanos e controle de convencionalidade ministrados pela ENFAM e Escolas judiciais e verificar se os magistrados estão aplicando as normas de DDHH e realizando o controle de convencionalidade. A pesquisa apresenta resultados de um estudo sobre as sentenças proferidas em Campinas, de 2015 a 2019, verificando a abordagem ou referências feitas nessas decisões sobre “direitos humanos” e “controle de convencionalidade”. Foram verificadas todas as sentenças proferidas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    Absurdar-Se Na Educação.Marcelo Vinicius Miranda Barros - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Trata-se de um artigo de viés ensaístico que tenta apontar a impressão de que a instituição escolar habita uma densa crise existencial. A suposição que norteia essa reflexão visa à crise na educação escolar como uma aparência que costuma continuar velada na maior parte dos discursos críticos acerca da escolarização atual: o afastamento do sentido humano ontológico-social e do significado da experiência que relacionam professor-estudante. A investigação nesta atividade será realizada a partir de conceito recentemente desenvolvido, o absurdar-se, em uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Violências No Contexto Escolar.Graziela Boaszczyk Dalcastagner & Camila da Cunha Nunes - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    A violência escolar tem sido um tema de constante preocupação na comunidade escolar. Esta pesquisa objetiva analisar as percepções dos alunos, gestores e professores do Ensino Fundamental II, diante das violências encontradas em duas escolas municipais de Brusque/SC. Realizou-se uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa. Participaram 18 professores e 60 alunos do Ensino Fundamental II das duas escolas municipais. Também, realizou-se uma entrevistada semiestruturada com 2 gestores que atuam um em cada escola. A partir do material coletado efetivou-se uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    A Natureza da Filosofia E Seu Ensino.João Paulo Silva Martins - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    O trabalho que aqui se propões tem por objetivo analisar as obras de Immanuel Kant buscando sintetizar suas contribuições para a compreensão da filosofia enquanto atitude filosófica, num diálogo com as pedagogias ativas, bem como refletir sobre os métodos para o seu ensino. A pesquisa partirá de um viés bibliográfico a fim de trazer os conceitos de autonomia e esclarecimento para uma reflexão sobre os métodos adequados para o despertar de uma consciência filosófica. Embora distante de sua finalidade, a educação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  3
    Signifyin(G) in Geni Guimarães’s a Cor da Ternura and the Color of Tenderness.José Endoença Martins - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    The article analyzes the translational potentialities of Gates' literary concept of Signifyin. According to the concept, black literary production engenders dual vocality, which clarifies conversation between two black texts, by means of interracial and intrarracial connections. From the black double vocality – race A and race B talk – the translational double vocality is built – language A and language B dialogue. The concept of Negriticeness is responsible for the racial double vocality; the notion of Translatio accounts for the linguistic (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    A educação de surdos e atuação de intérpretes educacionais em escolas com propostas bilíngues.Vanessa Regina de Oliveira Martins - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Apresenta-se resultados de uma pesquisa desenvolvida na área da educação de surdos, realizada no período de 2015 a 2017, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A investigação aconteceu em salas de aulas do ensino fundamental II, com a presença de alunos surdos e intérpretes educacionais, de uma escola municipal inclusiva no interior do estado de São Paulo. Percebe-se em que medida o percurso escolar anterior dos alunos surdos facilitaram a interação com os profissionais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Os Dois Jorges Nagles.Fernando Bonadia de Oliveira - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Este breve ensaio discute dois aspectos da produção bibliográfica do educador brasileiro Jorge Nagle recentemente falecido: por um lado, a feição crítica de sua primeira obra, Educação e sociedade na Primeira República; por outro, o modo aparentemente conformista de sua interpretação da Lei nº 5.5692/71 no livro A reforma e o ensino. A partir de uma narrativa pessoal, pela qual o ensaísta revive o encontro que teve com o professor Nagle cerca de seis meses antes de seu falecimento, são apresentados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    A Categoria Trabalho Nos Dizeres de Alunos da Educação de Jovens E Adultos de Brasil E Argentina.Hugo Leonardo Prata - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Apresentamos um recorte da pesquisa realizada no âmbito do doutorado em Educação na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Utilizamos partes de entrevistas realizadas em uma escola no Rio de Janeiro, BR e em Córdoba, AR. Trabalharemos com uma categoria criada e desenvolvida na tese a partir de interlocuções com a bibliografia e a posterior análise. Objetivamos analisar as condições materiais dos sentidos dos discursos de alunos da Educação de Jovens e Adultos de Brasil e Argentina sobre a categoria trabalho. Nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Reflexões Sobre o Ensino de Filosofia No Brasil.Letícia Pedrassa Prates - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    O presente artigo busca investigar, segundo os estudos da Filosofia da Educação, determinadas práticas do ensino de Filosofia na esfera da Educação Básica. Nesta direção, são analisadas duas práticas específicas de ensino: a primeira delas, fundamentada em uma abordagem histórico-linear da Filosofia; a segunda, alusiva a um suposto distanciamento das práticas pedagógicas tradicionalistas, amparada por uma vaga noção de debate. Considerando a problematização dessas práticas, destaca-se a necessidade de impulsionar o ensino de Filosofia em direção a uma potente conexão entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Filosofia da educação não formal e complexidade na intervenção comunitária.Inês Saavedra & Clara Costa Oliveira - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Os princípios emancipatórios da filosofia de educação atual, enquadrados no paradigma da complexidade e de educação ao longo da vida, incitou-nos a escrever este documento. O foco será a compreensão da vinculação a um paradigma e das suas consequências teóricas e metodológicas, demonstrando especificamente como tal se concretiza na investigação-ação enquadrada no paradigma da complexidade, teorizando em educação não formal e intervenção comunitária. Procuramos, assim, tecer um enquadramento que mostre como a investigação-ação e métodos associados se coadunam neste tipo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    War? Another Possible Relation Between Yugoslavia and its Football.Gustavo Ruiz da Silva - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3):494-508.
    This article aims to indicate another possible comprehension of war and its relations in the Yugoslavian region. Focused on the construction of national identity, this paper uses the post-structuralist theoretical argumentative movement to invert the common logic of interpretation – to which Foucault and Deleuze are used as reference. Knowing this, the problem is how war, interpreted in another way, can build not only national integration, but also a subjective identity through Football.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues