Year:

  1. Aprendiz E a (Im)Possibilidade da Autonomia.Débora Cristina Vasconcelos Aguiar & Paulo Meireles Barguil - 2021 - Filosofia E Educação 13 (2):2516-2546.
    Atores com distintas perspectivas educacionais têm utilizado, cada vez mais, o vocábulo autonomia de acordo com os seus interesses. Objetivamos com este artigo, que é uma revisão de literatura, discutir sobre a autonomia a partir de enfoques da Filosofia, da Psicologia e da Sociologia. As contribuições de autores como Rousseau, Kant, Freud, Adorno, Agamben, Piaget, Kamii, Martins, Freire, Barguil, dentre outros, enriquecem uma leitura interdisciplinar da complexa relação entre autonomia e Educação. Concluímos que a autonomia não é uma característica do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A Dialética Subjetividade-Objetividade.Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, Guilherme Oliveira E. Silva & Ana Luiza Fontoura Pinheiro - 2021 - Filosofia E Educação 13 (2):2338-2356.
    O presente artigo intenciona realizar uma breve investigação da relação dialética subjetividade-objetividade numa perspectiva emancipatória da classe oprimida. Com efeito, nosso objeto de estudo, a pedagogia do oprimido em Paulo Freire, será analisado numa perspectiva dialógica com o pensamento marxiano, com vistas a encontrar algumas marcas fundamentais da contribuição do filósofo alemão na constituição do ideário crítico freiriano. Destacamos aqui que o problema central da pesquisa, qual seja: a relação mundo e consciência, institui-se como problema indeclinável para o processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Paulo Freire, o direito à educação como prática emancipatória e a identidade da educação infantil.Juliana Cristina Costa, Valdirene Costa & André Luis de Andrade Melo - 2021 - Filosofia E Educação 13 (2):2357-2384.
    O presente artigo trata de abordar a temática da busca de identidade do profissional da Educação Infantil no Brasil, fazendo um contraponto com a concepção de Educação de Paulo Freire e com a concepção de “Direito à Educação”. Analisa a luta pela Educação Infantil efetivada pelos movimentos sociais e educacionais do país. Destaca a integração da Educação Infantil e as contradições de compreensão da reorganização da Escola e do espaço pedagógico em vista do protagonismo da Criança como sujeito de Direitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Freire E o Legado Para a Educação Brasileira.Rosana Helena Nunes, Dllubia Santclair & Kleber Aparecido da Silva Silva - 2021 - Filosofia E Educação 13 (2):2397-2418.
    Paulo Freire constrói um legado para a educação brasileira que é atemporal. Diante disso, o objetivo do texto In Memorian é trazer uma entrevista póstuma com o autor. A partir de uma revisão bibliográfica, apresentamos sua história de vida e suas obras. Além disso, trazemos uma resenha das três principais obras, a saber, Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia. Os trechos dessas obras embasam as respostas construídas para os questionamentos em relação à Covid-19, ao movimento Black (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Retorno À Sombra de Uma Mangueira.Barbra Sabota, Ricardo Regis de Almeida & Rodrigo Milhomem de Moura - 2021 - Filosofia E Educação 13 (2):2212-2234.
    De natureza qualitativo-interpretativista, nosso estudo objetiva relacionar a educação linguística crítico-decolonial, bem como nossas experiências de vida e formação com as praxiologias freirianas. Redigimos narrativas autobiográficas a partir do questionamento: Como se deu seu primeiro encontro com a práxis freiriana? Produzimos, ainda, uma narrativa biográfica de Paulo, em bricolagem, com dados encontrados em cinco de suas obras. Como resultado de nossos esforços, acreditamos que este texto fortaleceu nosso sonho de vivenciar uma educação pública de qualidade, que encoraje mais sujeitos na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Pensando Num Ensino de Ciências Decolonial a Partir da Poesia Eu-Mulher de Conceição Evaristo.Bárbara Simões Barreto de Araújo, Davi Maia Rocha & Fábio Pessoa Vieira - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1917-1937.
    A partir de uma perspectiva decolonial do ensino, este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a dinâmica homogênea do ensino de ciências, a qual se comporta como veículo de reprodução de uma visão de mundo eurocentrada, visando universalizar o conhecimento ocidental em detrimento das demais culturas. Tal objetivo justifica-se na importância de analisarmos o espaço de prestígio que ainda é reservado para a racionalidade científica, a qual é propagada sem a devida contextualização histórico-filosófica. Tomaremos como base a poesia Eu-mulher de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Arte, Cultura, Educação, COVID-19 & o Pensamento Descolonial Crítico Biogeográfico Fronteiriço.Marcos Antônio Bessa-Oliveira - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1964-1995.
    A proposta deste ensaio recai em discutir criticamente, por meio do pensamento descolonial biogeográfico fronteiriço, a Arte, a Cultura, a Educação e a pandemia do COVID-19 a fim de evidenciar perspectivas outras de pedagogias e filosofias que promovam a libertação de corpos, almas e das diferenças coloniais exteriorizados pelas lógicas da razão moderna a partir do séc. XVI e/ou pós-moderna séc. XIX que imperam ainda como únicas formas de sobrevivência no Ocidente. A ideia é evidenciar que culturas fronteiriças também produzem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    É Possível Defender a Ciência Contra as Ideologias?Bruno Hümmelgen - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2172-2196.
    Este trabalho busca identificar a possibilidade de existir uma ciência objetiva, livre de ideologias, no sentido comumente atribuído às ciências físicas. As ideologias podem ser utilizadas, primordialmente, de duas formas distintas: reforçar os interesses ou crenças individuais; ou confrontar as suposições ideológicas contrárias. Assim, mesmo que um campo da ciência possa ser construído sobre ideologias ou suposições teóricas enviesadas, os testes rigorosos pelos quais as teorias são submetidas aproximam as teorias da verdade e podem levar à rejeição daquelas contrárias as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Perspectivas Didáticas Do Ensino de Filosofia a Dist'ncia.Natália Yoko Iha - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2094-2125.
    Este artigo procura fornecer uma reflexão inicial sobre as perspectivas didáticas do curso de Filosofia a distância do Centro de Mídias de SP. A adoção do regime de EAD por escolas de todo o país ocorreu devido às medidas de distanciamento social vigentes durante a pandemia de COVID-19, verificando-se a difusão inédita do ensino remoto no nível básico. Considerando a premência das discussões sobre a adequação dessa solução, propõe-se delinear alguns dos limites e potencialidades do curso do CMSP a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Narrativas de Estudantes de Comunidades Tradicionais No Ensino Superior.Paulo Alberto Sobral de Moraes - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1996-2019.
    O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que busca conhecer saberes e práticas de estudantes indígenas e quilombolas em uma universidade brasileira por meio da análise de narrativas na perspectiva fenomenológica-hermenêutica. Dois aspectos centrais foram identificados em seus relatos: diferenças entre modelos vivenciados na educação básica e no ensino superior; preconceitos sofridos por serem quilombolas ou indígenas. As histórias dos/as estudantes remetem a situações vividas individualmente durante o processo de formação e/ou a situações que dizem respeito a um grupo, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Educação de Jovens E Formação Para a Cidadania No Ensino Médio.Heitor Lopes Negreiros, Franceila Auer & Rennati Taquini - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2126-2147.
    Este artigo, sob a forma de análise documental crítica, objetiva analisar as DCNEM no intuito de discutir como o conceito de cidadania vem sendo delineado nesses documentos normativos e os reflexos dessas diferentes concepções na formação da juventude no ensino médio, à luz das contribuições teóricas de Platão e Adorno. Os resultados indicam concepção oscilante de cidadania, ora aproximada de ideais mercadológicos, ora da formação cidadã para humanidade e para o trabalho, no sentido ontológico. Conclui-se que a formação para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Nós.Simone Lucas Gonçalves de Oliveira - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2197-2203.
    O texto se refere a resenha de uma publicação cuja principal abordagem consiste na interação homem e máquina e nos aspectos que esta relação envolve - educacional, social, tecnológico, comunicacional, filosófico, etc, com a proposta de refletir a respeito das transformações que o homem sofreu a partir da invenção da internet e sobre como manter-se humano diante de tantas mudanças.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    Apontamentos Para Uma Educação Como Exercício de Espanto.Luan Alves dos Santos Ribeiro - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2148-2171.
    O presente ensaio tem por objetivo fazer apontamentos ontológicos acerca dos fundamentos da educação. Para tal, seguiremos a via do pensamento de Martin Heidegger, adentrando no âmbito da questão do ser. Para cumprir tal tarefa, subdividiremos o trabalho em três momentos distintos. Primeiramente, apresentaremos algumas críticas à educação como transmissão de conhecimento, como ensino humanista e como educação técnica. Após, apresentaremos alguns elementos basilares do pensamento heideggeriano. Por fim, faremos algumas reflexões e indicações de ordem hermenêutica e de ordem prática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    As Implicações da Reforma Do Novo Ensino Médio Na Prática E Na Formação Docente Em Filosofia.Neuza Ferreira Rodrigues & Sônia Maria Lira Ferreira - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2020-2055.
    Com a chegada do novo Ensino Médio, o ensino de filosofia mais uma vez sofre um golpe, voltando ao campo da instabilidade das políticas educacionais ao deixar de ser uma disciplina obrigatória. Compreender a aceitação e a recusa dos estudantes no que se refere ao estudo de filosofia nesse cenário é primordial para garantir a sobrevivência dessa disciplina no atual contexto educacional. Por isso, os professores de Filosofia são convocados a repensar o ensino de filosofia e a formação docente, abordando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Educação, artes e os saberes ancestrais no combate ao racismo.Ana Carla de Moraes da Silva & Beatriz Araújo da Silva - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1938-1963.
    O texto traz uma discussão sobre Educação, Artes e Saberes Ancestrais como aportes importantes para o combate ao racismo. Utilizamos teorias estruturadas no Movimento Negro, de Mulheres Negras no viés Cultural, Político, Estético, Religioso e nos pilares dos Saberes Ancestrais africanos em diásporas. Partimos da reflexão das interações socioculturais e escolares mediante uma práxis dialógica entre Educação, Arte e Saberes Ancestrais, discorrendo sobre o corpo do negro como discurso no mundo e a afetividade como uma tecnologia humana no processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    Representações femininas e as lutas pela emancipação por meio da educação e da escrita.Cassandra Rúbia Marques da Silva & Luciene Maria Bastos Bastos - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1891-1916.
    Este trabalho visa discutir as representações femininas e o trajeto histórico da mulher em busca de emancipação mediante a instrução e a escrita. Tal discussão se insere no processo de expansão das fontes e dos objetos históricos. Este trabalho foi fundamentado na abordagem da História Cultural, tendo como referencial teórico fundamental o historiador Roger Chartier. Aqui também se objetiva compreender como as representações contribuíram para a construção dos papeis sociais femininos, bem como entender sua influência na manutenção/ transgressão desses papeis.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    Education and the Task of Deconstructing the History of Ontology.Paulo Eduardo Lopes da Silva - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2082-2093.
    Throughout the history of Ontology, the comprehension of Being has often deviated from its original path and taken different directions. What are the consequences of this detour when it comes to the current conception about the phenomenon we call Education? From the Fundamental Ontology of Martin Heidegger until the considerations of other contemporary thinkers, this article proposes an involvement and commitment regarding the task of deconstructing the history of Ontology in order to enable an approach that unveils the most original (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  2
    A Lógica Na Construção de Perguntas de Investigação Na Produção Do Conhecimento Stricto Sensu.Jaildo Vilas Bôas Junior, Kátia Oliver de Sá & Moisés Henrique Zeferino Alves - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2056-2081.
    Objetivamos elaborar um balanço sobre lógica das perguntas científicas na produção do conhecimento stricto sensu. Tomamos como fontes 100 dissertações e 32 teses escritas por docentes que trabalham em cursos de Educação Física no Estado da Bahia – 1982 a 2018, abordando enquanto objeto a lógica instituída pelas perguntas científicas na referida produção. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como método o materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam que 48% das produções têm suas perguntas de investigação construída a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues